Autor |
Mensagem |
Rednef2 Veterano |
# jun/10
Galera, graças a Deus sei como fazer pra descobrir o tom de uma musica quando a base é tipo: F, Bbm, A, C
mas quando a base aparece em power chord (que nao tem a terça entao nao tem como definir se é maior ou menor) tipo essa base: E5,F5,A5,B5,G5 nao sei fazer pra descobrir o tom alguem ae sabe como faço pra descobrir o tom de bases que tao em power chord???
|
makumbator Moderador
|
# jun/10
· votar
Rednef2
Nesse caso vc tem que analisar os demais instrumentos, a linha de voz(principal e backings fazendo intervalos), as notas tocadas pelo baixo(as viradas demonstram a intenção do acorde), teclado(caso exista), alguma linha melódica de guitarra ou outro instrumento, etc...
|
Iommi Young Veterano |
# jun/10
· votar
Questão de treino também, se voce consegue saber o tom das musicas que nao sao tocadas em power cord, é possivel saber tambem como é o tom dela tocada em power cord...
Treino e ouvido.
|
makumbator Moderador
|
# jun/10
· votar
Iommi Young
Acho que ele quer saber é como determinar se tal progressão é em tom maior ou menor, uma vez que apenas com powerchords(isolados do contexto da banda) não há terças para determinar a natureza dos acordes.
|
Iommi Young Veterano |
# jun/10
· votar
makumbator
hum, pode cre, mas fica a dica também :D
|
Rednef2 Veterano |
# jun/10 · Editado por: Rednef2
· votar
Vlw ae as dicas é mais ou menos isso mesmo, mas foi o que makumbator falou a duvida mesmo ta num contexto isolado da banda
vou da um exemplo, no segundo solo da musica its so easy do guns a base é A5 Ab5 Gb5 Eb5 e o Solo ta no tom de Ebm mas a nota A nao tem no tom de Ebm entao é tipo isso ae, a duvida mesmo é essa em saber se há algum macete pra saber a escala que devo usar pra solar por cima dessas bases que utiliza power chord e tipo pq o tom tem que ta em Ebm??? o Ab5 podia ser tanto um Ab ou Abm a mesma coisas pros outros power chord
|
Rednef2 Veterano |
# jul/10
· votar
?????
|
Gnarus Veterano |
# jul/10
· votar
Rednef2
Power chord é só uma forma de fazer o acorde, mas ele continua a ser ou maior ou menor. Teste os dois e veja qual encaixa.
Ou, sem testar os acordes, analise os intervalos, talvez tu encontre o campo harmônico e possa encontrar os acordes que são de emprestimo modal.
|
JJJ Veterano
|
# jul/10
· votar
Gnarus Power chord é só uma forma de fazer o acorde, mas ele continua a ser ou maior ou menor. Teste os dois e veja qual encaixa.
Esse é o jeito mais fácil, já que ele disse que sabe o tom se tiver o acorde completo...
|
Will Bejar Veterano |
# jul/10
· votar
É Mi menor!!! :P
|
Copos De Agua Veterano |
# jul/10
· votar
Cara, tente encaixar acordes maiores e menores nesses acordes.
Ou fica atento qual acorde que quando toca parece que faz a música "descansar". Não sei escrever exatamente a sensação, mas quando o acorde do tom soa, parece que faz a música ser "resolvida", sabe.
|
Gnarus Veterano |
# jul/10
· votar
Copos De Agua
O acorde dominante (V7) pede uma resolução da tônica. Achar a dominante é a melhor forma mesmo.
Tópico legal http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/145087/
|
Rednef2 Veterano |
# jul/10
· votar
Vlw ae galera agora ficou claro hehe vlw mesmo fiquem na Paz ae
|