Como posso resolver esse problema com minha Ibanez?

    Autor Mensagem
    Edu Sumiya
    Veterano
    # jun/10


    Fala galera tudo ok? Gente, to com um problemaço na minha guitarra... Comprei faz pouco tempo uma Ibanez RG370 DXL e olha q situação engraçada... Eu gosto bastante de alavancadas e de uns tempos pra cá eu venho usando bastante com a nova guitarra, mas só uso pra afrouxar as cordas pq se as estico, ela simplesmente perde toda a afinação... Aí quando eu afrouxo de volta, a afinação volta... O que será que pode estar acontecendo? será problema com molas? eu nivelei a ponte (Edge III) certinho tanto a angulação quanto a altura das cordas... o que pode ser?
    vlw!!!

    AugustoDamned
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Edu Sumiya
    eu nivelei a ponte (Edge III) certinho tanto a angulação quanto a altura das cordas... o que pode ser?

    Brother, vc mesmo respondeu a pergunta.
    Usa a busca que tu vai encontrar casos semelhantes.

    PGilbert
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Edu Sumiya
    AugustoDamned

    Caras, eu não uso ponte flutuante.. já tive guitarra assim e não consigo confiar em outra ponte sem ser da Gotoh...

    A EDGE III desafina mesmo?

    rafael_cpu
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    A minha é Edge III e não desafina nada, fiquei até surpreendido (sim, já tive Floyd original numa Jackson).

    Levou num luthier para a regulagem assim que comprou?

    Caso seja você mesmo que regula sua guitarra, troque as molas, elas devem estar desgastadas (compre molas de boa qualidade Gotoh, p. ex.).
    T+

    Necrophagist
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    A Edge nao desafina não, tenho uma e é muito boa. O lance deve estar na molas mesmo... mas pelamordedeus NÃO ALAVANCA NO SENTIDO CONTRÁRIO!

    Andreas Miller
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    pelamordedeus NÃO ALAVANCA NO SENTIDO CONTRÁRIO!

    pra que floyd entao?

    Necrophagist
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Andreas Miller
    nem vou comentar... espere corpos inutilizados ou uma conta absurda no seu Luthier

    L.K.R
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    pelamordedeus NÃO ALAVANCA NO SENTIDO CONTRÁRIO!

    pra que floyd entao?

    [2]

    Necrophagist
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    vou deixar essa pro Bertola

    L.K.R
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Necrophagist
    fala ai.. nao sou cabeça dura... se me explicar bem eu entendo xD

    skiva_thrash
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: skiva_thrash
    · votar


    Alavancando ao contrário, PODE ocorrer dependendo da situação, de os pivõs saltarem pra cima, saindo do corpo, entre outras coisas.

    Abraç

    EDIT. Claro q depende muuito do instrumento né.

    Del-Rei
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    hehehe... por essas e outras que eu fico com minha tune o' matic e ponte fixa!!

    haha.


    Até penso em comprar uma com alavanca, mas sei que vou ter MUITA preguiça de mantê-la regulada, trocar cordas, etc.

    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Edu Sumiya: só uso pra afrouxar as cordas pq se as estico, ela simplesmente perde toda a afinação... Aí quando eu afrouxo de volta, a afinação volta... O que será que pode estar acontecendo? será problema com molas? eu nivelei a ponte (Edge III) certinho tanto a angulação quanto a altura das cordas... o que pode ser?

    Isso é normal, porque a alavancada esticando as cordas é mais crítica mesmo. Tanto que se o Bertola ler este tópico ele vai te dar um semi-esporro por você ficar brincando com estas alavancadas esticando cordas. Como ele mesmo diz: "este recurso é para quem pode gastar com uma ponte nova e com manutenção com luthier, ou seja, guitarristas profissionais".

    Portanto, alavanque para trás com parcimônia, mesmo se a ponte for boa. Se a ponte for boa, pode ficar a vontade com as alavancadas para frente.

    Edu Sumiya
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Então galera... É aí que tá... e não estico mto as cordas... o pouco que eu estico já causa este problema... Eu não levei no luthier (pra ser sincero não confio mais en luthier, pq ultimamente nenhum que eu levo tem feito um trabalho bom e só sabe enrolar). Vou tentar trocar as molas e ver o que acontece.. Mas o engraçado é que ela tá zeradinha... Não comprei usada..

    Mera
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Del-Rei
    hehehe... por essas e outras que eu fico com minha tune o' matic e ponte fixa!!

    Cara, qnd comprei minha Jackson JS20 (com ponte trêmulo), tinha uma Cort Viva Gold na loja, não levei por causa da ponte floyd. Me arrependi. heauheuaheuaheuhaueh!!!!
    Hoje, além da Jackson, tenho uma Epiphone Les Paul Standard.

    skiva_thrash
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    cara, pergunta no tópico do bertola o pq do problema, ele vai te dizer.

    Não gaste dinheiro por enquanto, já q a guitar está zerada

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Edu Sumiya: e não estico mto as cordas... o pouco que eu estico já causa este problema...

    Neste caso pode ser que as cordas ainda estejam laceando, ou seja, não estão acostumadas com o estica-afrouxa. O mesmo pode estar acontecendo com as molas.

    Repito: alavancar esticando as cordas é mais crítico mesmo, o que torna este tipo de problema normal. Problemas de afinação com alavancada, sejam elas para frente ou para trás, só deixam de ser normais quando a desafinação é de meio tom, aí sim as coisas ficam feias.

    AugustoDamned
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Como já disseram, edge III tem seus probleminhas.
    Pode ser molas, cordas, desgaste de material e etc.

    A pergunta que o Andreas Miller fez tem sentido.
    Pra quê floyd se não pode alavancar pra cima/pra trás?

    Tive uma Cort X6 e o Floyd dela era fraco, para o MEU uso.
    Troquei por uma Gotoh e usava sossegado. 5 tons pra baixo, 3 tons e pouco pra cima.. e desafinava só quando abusava mesmo.

    Edu Sumiya, uma reguladinha por um luthier vai fazer bem. Daí é só conservar o trampo, mantendo alinhada e tudo mais.

    Abraço!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    AugustoDamned: Pra quê floyd se não pode alavancar pra cima/pra trás?

    Parafraseando o Bertola, alavancadas para trás (ou seja, esticando as cordas) danificam os pivôs.

    JP_dragon
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    danificam os pivôs,ou seja,estragam a ponte? o.o?
    quer dizer que a ponte floyd rose é uma suicida? Wtf??

    AugustoDamned
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    erico.ascencao
    ah, sei lá. Depende da frequência, não acha?

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    AugustoDamned: ah, sei lá. Depende da frequência, não acha?

    Sim, claro. Mas eu, possuidor de uma guitarra com Floyd Rose razoável (Cort X6) e que tem back box, hoje penso que o back box é dispensável. Uma futura substituta da minha Cort preferencialmente não terá back box.

    skiva_thrash
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    erico.ascencao

    Tbm to pensando assim ultimamente

    Andreas Miller
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    é aquilo cara. floyd rose é Gotoh...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como posso resolver esse problema com minha Ibanez?