Autor |
Mensagem |
makumbator Moderador
|
# jun/10
· votar
Les Guitar Velho uma dúvida nas fritações elas são tudo notas ligadas ou se utiliza mais o staccato?
Acho que vc está confundindo palhetada alternada com Staccato. São duas coisas diferentes. Pode-se fazer muita palhetada alternada sem staccato, e é perfeitamente possível fazer staccato sem palhetada alternada(fazendo só para baixo, ou para cima, por exemplo).
Staccato vem do italiano "destacado", é uma forma de se articular, e significa que a nota é separada das demais(destacando-as), consequentemente há uma separação entre elas. Essa articulação é de certa forma oposta ao legato(ligado).
Sobre as músicas, deram várias sugestões. Mas é importante que tente peças que estejam ainda ao seu alcance.
O ideal seria uma música um pouco acima de sua capacidade técnica. Assim, ao estudá-la, vc cresceria em habilidade, e de maneira progressiva. Caso perceba que a música está muito acima de nível, passe para outra, e se notar que está abaixo ou no seu nível, procure algo um pouquinho a frente.
|
Les Guitar Veterano |
# jun/10
· votar
jonas.hetfield Se for levar em consideração a facilidade das músicas que eu toco digo que o meu nivel técnico tá baixo ainda.
O solo mais chatinho que eu tirei (que na verdade ainda estou tirando) é The godfather theme. E a base mais chatinha é a de Don't damn me. Ou seja não são dificeis.
Minha maior dificuldade em solos é que eu não sei diferenciar quando estou tirando solos um lick que tenha ligados. Mesmo que tenha, eu tento palhetar todas as notas, e realmente dessa forma fica meio complicado haha. Os licks que eu digo seria licks como esse aqui:
e |-7-8p7-11p7-8-11-12/14-11-12--14/15-12-14-15p14-12----14p11-12h14p12- --| B |---------------------------------------------------15---------------- 15| G |--------------------------------------------------------------------- --|
Acima é aquela descida de sweet child o'mine. Aí eu palheto todas as notas, fica muito escroto :/
E|----------------------------------------19^-19^--19~--- B|-------------------------h-------17-19----------------- G|------------------h----14-16/18------------------------ D|--------h-------14-16---------------------------------- A|-h----12-14/16----------------------------------------- E|12-14---------------------------------------------------
E acima aquela descida no final do solo de Crazy train (bem essa eu nem tentei mas é só um exemplo do tipo de lick que estou falando)
|
Les Guitar Veterano |
# jun/10
· votar
makumbator Não entendi cara. Staccato não é quando tu "não liga" as notas, ou seja, toca todas elas?
|
makumbator Moderador
|
# jun/10
· votar
Les Guitar
Não. Staccato é um tipo de articulação de nota desligada(coisa que a palhetada alternada também é), mas nem todas as notas desligadas são staccatos! Stcaccato é um tipo específico de nota desligada, em que elas são encurtadas na duração, e há um pequeno silêncio entre cada uma delas(por isso elas se "destacam", se "desconectam" uma das outras, daí o nome).
Da mesma forma, nem todo legato precisa ser tocado com ligadura(apesar de toda ligadura ser em legato). Pode-se fazer até palhetada alternada com "intenção" de legato, ou seja, deixando todas as notas da frase bem conectadas umas às outras, sem nenhum tipo de respiração entre os ataques de cada nota(e esses ataques são feitos de maneira menos incisiva, para dar uma idéia de som fluindo).
Minha maior dificuldade em solos é que eu não sei diferenciar quando estou tirando solos um lick que tenha ligados.
Então. acho que vc deve treinar o foco do problema, que são os ligados. Treine-os separadamente, e de diversas formas:
notas ligadas de: 2 a 2 3 a 3 4 a 4
Depois misture, ou seja, faça grupos com 2 notas ligadas, + 2 desligadas, 3 em uma ligadura e 2 em outra ligadura, etc...
Tudo isso trabalhando em uma corda por vez.
Por fim, faça ligados em desenhos que usem cordas diferentes, e os misture com notas desligadas no meio disso tudo.
Treine com metrônomo, assim vc saberá que não está correndo ou atrasando o andamento.
Inicie lento, e APENAS quando dominar totalmente aquela frase em determinado tempo, aumente a velocidade gradativamente.
Eu considero dominado, quando a frase sai limpa, sem erros, nota mascada, problema de sincronia entre as mãos, sem esbarrar nas cordas acima e abaixo, e principalmente: com o som bonito.
|
Les Guitar Veterano |
# jun/10
· votar
makumbator Então não é lei o uso de ligados, o que eu devo fazer é analisar o lick e ver como para mim ficaria melhor tocar?
Aos outros, tirar Layla do Eric Clapton, sei que não é muito dificil mas, seria uma boa evolução (aos que me recomendaram tirar Clapton)?
|
makumbator Moderador
|
# jun/10
· votar
Les Guitar
Bem, depende, se vc quiser tocar da forma original terá que respeitar os ligados que foram feitos, mas se quiser fazer uma versão, aí pode mudar(incluisve improvisar o solo). Mas isso não é desculpa para não saber fazer bem os ligados. Como vc diz ter dificuldade, então tem que treinar justamente isso, e não decidir que não vai mais usar. Não querer fazer um liagdo em determinado trecho é uma coisa, mas não conseguir fazer é outra bem diferente.
Sugestão: estude com afinco o foco do problema, que é a execução dos ligados.
|
jonas.hetfield Veterano |
# jun/10
· votar
Les Guitar Você tem a escolha de fazer ligados, ou tudo com palhetada alternada ou palhetada em um sentido só, porém é importante estudar e praticar todas essa técnicas, pois elas produzem nuances diferentes e até facilitam em alguns momentos...
Com o tempo voce vai começar a sacar a diferença, e só de ouvir ja vai perceber... Seu ouvido, e suas concepções musicais vão mudar muito com o tempo...
Ah , e como disse q tem dificuldade em ligados, treine eles! em velocidade menor para que todas notas saiam nitidas e no tempo certo.
abraços
|