Um "tweaking" diferente na stratocaster

    Autor Mensagem
    Poyares
    Veterano
    # jun/10


    1-Situacao

    Ola pessoal! Bem, vou explicar a situacao (me desculpem os erros ortograficos, mas o meu note e americano): peguei minha strato da eagle, comprei um escudo para humbucker, movi o captador do meio para junto do da ponte e girei o mesmo 180 graus, porque senao nao caberia junto ao proximo devido a parte que ocorre a solda dos dois fios nele. Assim podemos dizer que eu "inverti" e desloquei o captador central para ponte sem tirar fiacao nenhuma. Aparentemente parece ser um guitarra com humbucker mas nao e na verdade.

    2-Agora as consequencias:
    Primeiro, que a chieira que nao acontecia na posicao 2 da chave seletora passou a acontecer. Nao ha diferenca no som entre as posicoes 1 e 2, exceto na 2 pelo uso do tone, que permite deixar o som mais grave. E quando eu seleciono a posicao 3, que ativa so o captador central, que eu desloquei agora para a ponte, nao sai mais som. Estou com duvidas sobre o que pode ter acontecido nesse processo, se e algo com a polaridade (nao sei se inverter o captador eu mudo a polaridade dele) ou com a distancia entre eles.

    3-Para o futuro:
    Estava pensando em instalar na stratocaster com o escudo original um captador gfs hot rail inclinado na ponte, um fender central e outro fender vintage no braco. Seria uma boa alternativa para uma strato da eagle?

    Obrigado pela atencao e um abraco a todos!

    ogner
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Poyares
    Rapaz a ligação dos fios que saem dos caps são muito, muito delicados...Nesse puxa estica ta parecendo que o cap do meio foi pras cucuias...

    gfs hot rail inclinado na ponte
    O que é isso??

    Ronalunático
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    cara que doidera!!! o que vc pretendia juntando 2 singles, que eles agissem magicamente com hb???

    tenho uma eagle daquelas que tem o head da fender , não gastaria nem a pau com caps fender ou qualquer componente caro, mesmo sendo uma ótima guitarra.

    eu provavelmente colocarei caps malogali, e tem uns spirits ao estilo hot rail , os gfs vale a pena só se for importar. mas não testei nenhum deles.

    veja a opinião de quem entende mais sobre o assunto.

    alias, qual o defeito da tua guitarra pra vc querer mudar os caps???

    Poyares
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Mas entao, a guitarra nao tem defeito pra eu trocar de captador mesmo nao. Eu so queria eliminar o chiado deles quando selecionados individualmente, exceto o do braco que desejo nao mecher. Por que afinal de contas as posicoes 2 e 4 na strato nao chiam? Por causa da polaridade entre eles que e invertidaa. Mas eu girei o captador central 180 graus, entao polaridade nao inverte tambem ou da no mesmo?

    veja a imagem...
    http://img824.imageshack.us/img824/9074/eaglecircuit.jpg

    Afinal de contas: o que era para acontecer dando tudo certo nesse meu processo todo? A guitarra continuaria nao chiando nas posicoes 2 e 4? Lembrando que o captador central esta girado 180 graus e colocado na ponte agora!!

    Abraco a todos!

    ogner
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: ogner
    · votar


    Poyares

    Velho, sobre a polaridade não é somente inverter o cap, ele tem a bobina invertida e a polaridade do imã invertida também.

    Nesse esquema que vc tentou fazer, se não tivesse queimado o cap do meio, vc teria apenas timbres diferentes na posição 2, 3 e 4.

    vc deveria ter procurado info antes de fazer isso, não é difícil achar explicações sobre polaridade e cancelamento de Hum...

    EDIT: Complementando, algumas correntes defendem que somente a ligação invertida já daria o resultado de cancelamento de hum, mas li que isso cancela tb algumas fases alterando o timbre...Alguns fabricantes perguntam se vc deseja comprar invertido ou não, logo acho que existe diferença na fabricação sim...

    Ronalunático
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Cara o chiado pode vir de diversos lugares diferentes, então vc deve revisar todasas ligações e principalmente o aterramento. Talvez colocar potenciometros e chave de marca razoalvel, mas temque saber soldar certinho!!! dá sim se não melhorar vc vai pros caps.

    ah, esse chiado pode vir até da rede onde vc liga o ampli, é meio complexo!!!


    que estilo vc toca??? porque se vc mete uma distorção muito pesada qlqr single faz barulho.

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Poyares
    primeiro de tudo, verifique se voce nao quebrou nenhum fio ou nenhuma solda. teste os caps individualmente (em cada posição da chave seletora, toque os imas dos caps com uma chave de fenda e veja se faz toc no ampli)

    pesquise mais sobre o cancelamento de hum

    eu nao sei muita coisa tambem, mas o cancelamento tem a ver com a distancia entre os caps, pois é uma interferencia no campo eletromagnetico. entao mudar a distancia vai mudar esses chiados.

    eu acho que só girar ele como voce fez nao teria problema, mas é melhor verificar.

    agora, a duvida: pra que voce fez isso? tava esperando voce falar que ia botar um quarto cap no meio...

    Poyares
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Bom, eu toco um estilo vintage anos 60, 70 e 80. Eu fiz esse processo inteiro com o objetivo de cancelar o hum. Mas pelo que li nas respostas acima, se eu inverti o captador a bobida se inveteu tambem, ficando entao o mesmo polo do captador da ponte. Entao hum continua. A inversao foi so para caber 2 singles no escudo mesmo. O meio vai ficar sem captador nesse caso, pois eu nem uso nessa posicao. Engracado que quando eu testei ele nao invertido junto com o da ponte antes, ele nao chiou. Eu coloquei entao as cordas e ele comecou a chiar bem de leve, mas ai ja era problema de ateramento. E na posicao 2, com ambos na ponte, nao chiou. Quando eu resolvi inverter, o cap do meio nao saia mais som e o hum continuava...

    Ronalunático


    O hum nao vem do amp, eu ja verifiquei...

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Poyares
    cara, é legal tua iniciativa de fuçar e mexer, isso é importante tambem.
    mas já inventaram alguns metodos de cancelar ou reduzir o hum, e acho que voce pesquisou pouco sobre eles antes de sair mexendo.

    o esquema de strato já tem uma dessas tecnicas, que é casar as posições 2 e 4 pros singles reduzirem esse hum. a tele faz o mesmo com a posição do meio.

    e melhor que isso, só humbucker, que já dá outro som.

    não vejo como esse seu esquema seria mais eficiente que o padrão strato, voce só mudou a distancia...

    Poyares
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Mas resumindo entao, quanto mais perto os dois captadores, mais hum vai existir? Eu pensava que ao inverter a polaridade o caso ja estava resolvido. Pra ser sincero, depois dessa modificacao que eu fiz o hum abaixo sim com certeza, mas ainda existe...

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Poyares
    eu ACHO que é o contrario, quanto mais perto, menos.
    mas nao vai deixar de existir. o humbucker elimina ele (se nao inteiro, mais que os esquemas de single), mas pra isso os caps tem que estar em linha, nao em serie.

    testemunha
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    compra logo um humbucker generico e não inventa moda não cara :D

    Poyares
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    hauahaua eh a melhor solucao msm! Vou comprar um hambucker mas vai ser um hot rail Saymour Duncan. Fica melhor melhor esteticamente na strato.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um "tweaking" diferente na stratocaster