Guitarra canhota para destro

    Autor Mensagem
    Educassiano
    Veterano
    # jun/10


    Gostaria de saber se eu tendo uma guitarra canhota, invertendo as cordas dela para um destro tocar, nao vai danificar alguma parte da guitarra tipo ponte, headstock, braço, captadores, molas e ajustes em geral... Vai?

    carnisa1
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    pensava que era só eu que tinha essa ideia de inverter cordas...

    A minha pergunta é a inversa da sua. da no mesmo.

    Vamos ver se alguem responde

    cortesx
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    o Hendrix usava de destro pra ele (canhoto)

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Educassiano
    O problema de fazer isso esta no NUT da guitarra, para ser mais especifico nas ranhuras dele.

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Sir.Paulo
    O problema de fazer isso esta no NUT da guitarra, para ser mais especifico nas ranhuras dele.
    É...mas é só inverter o nut tbm!!! ;)

    dnreis
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Se for stratocaster nem da certo, por causa do escuto que atrapalha. Também tem os potenciometros pra canhoto e etc.
    O melhor a fazer seria vender a guitarra e comprar uma pra destro ou aprender a tocar guitarra de canhoto (perda de tempo, na minha opinião).

    Gareth
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Ah, eu sou canhoto mas toco como destro ;)
    Acho mais facil aprender assim, visto os "problemas" que tem em ser canhoto =(

    luquinhas12
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    cara,se fosse violão,sem cuwtay,ainda era só inverter o rastilho e o nut,agora guitarra,os pots,cara,nem rola.

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    mais tem uns nuts que não da para virar o lado pois a cava no braço da guitarra são um lado fino e o outro grosso então se inverter não ira encaixar fora isso e o desconforto de tocar ralando o braço nos potênciomentros da pra tocar sim! muitos já fizeram isso!

    Peace!

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Se for stratocaster nem da certo

    Hendrix que o diga.

    Surita
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Cara, não é legal fazer isso não... Que funciona, funciona, mais tem vários problemas envolvidos, já que as bobinas de alguns captadores são diferentes pra cada corda, além disso, haveria uma modificação na força aplicada na ponte (o que deve ser bem trágico em tune-o-matics, presentes em grande parte das Les Pauls). Além disso, as tarrachas teriam de ser reguladas e a Nut deveria ser invertida.

    Eu se fosse você trocava a guita por uma destra mesmo. Eu como canhoto toco em guita de destro.

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Hendrix que o diga.(2)

    precisa pelo menos regular as oitavas na ponte e inverter o nut (pestana). e trocar a roldana da correia.


    Surita
    já que as bobinas de alguns captadores são diferentes pra cada corda,
    sério isso?
    nunca tinha ouvido falar.
    mas acho que single de strato nem tem isso...
    o que tem é aquele cap na diagonal, mas não chega a ser grave.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Estando bem regulada, seria como um canhoto tocando uma guitarra de destro. Teria as suas limitações, como o encaixe da mão no corpo da guita, a posição da alavanca (SRV usava ao contrário e Hendrix também) e os potenciômetros. Mas dá pra tocar numa boa.

    Levando em conta que você tem a guitarra eu não vejo nada de mal. Agora se você for comprar uma eu acho besteira. Uma porque é um pouco mais caro e outra são essas pequenas limitações... Mas repetindo, não é nenhum bicho de 7 cabeças também... Faça o que tu queres °.°

    carnisa1
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Subindo o tópico para não criar outro...

    Como se faz para inverter o nut da guitarra?

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    carnisa1
    depende da guitarra, mas em geral ele é colado... se for com trava deve ser parafusado.

    o ideal é levar num luthier, até por que se for inverter as cordas (como o pessoal do topico tava falando) tem outras regulagens envolvidas.

    mas se quiser aprender como fazer, duas dicas:
    - pesquise nos topicos de luthieria do seiji e do bertola, acho que ja deve ter rolado essa questão lá. se nao, pergunte.
    - pesquise em outros sites. tem um que tem varios tutoriais bons, é capaz de ter como trocar o nut: www.projectguitar.com

    raf.pp
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    carnisa1

    Só para constar minha experiência...

    Sou canhoto e minha primeira guitar foi uma Ephiphone Lp Special (para destro)... toquei com ela mais de um ano invertida e nunca tive problemas. O único problema mesmo é a correia é os controles de volume, nada de outro mundo.

    Hoje tenho uma Strat Fender (MEX) canhota, mas caso tivesse oportunidade de dar um up e pegar uma USA Destra, faria isso sem problemas.

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra canhota para destro