Autor |
Mensagem |
everbryan Veterano |
# mai/10
galera to decorando as escalas maiores em todo braço da guitarra mas tenho duvida de qual dedo começar a escala. existe alguma regra pra isso ou comesa com odedo que te paresa mas comodo?.desde ja obrigado.
|
Andy TheCatSp Veterano |
# mai/10
· votar
cara, veja no youube. no youtube voce tira essa dúvida.
digie lá: Digitação de escalas na guitarra
ou digite: escalas de guitarra
|
everbryan Veterano |
# mai/10
· votar
Andy TheCatSp vou dar uma olhada valeu obrigado
|
Codinome Jones Veterano |
# mai/10
· votar
Começa com o dedo que fique mais confortavel..
|
LeandroP Moderador |
# mai/10
· votar
everbryan
Depende do desenho da escala.
|
malucobeleza666 Veterano |
# mai/10 · Editado por: malucobeleza666
· votar
EverBryan
E ae man, blz? Vou te ajudar aqui: (mas você tem que conhecer todos os shapes, incluindo a ordem dos intervalos, e esses numeros são os dedos, não confunda com as casas pelo amor de deus xD
1° shape (Tônica):1 2 4,1 2 4,1 2 4,1 2 4,1 3 4,1 3 4 2° Shape:(2M):1 3 4,1 2 4,1 2 4,1 2 4,1 2 4,1 2 4 3° Shape:(3M):1 2 4,1 3 4,1 3 4,1 2 4,1 2 4,1 2 4 4° Shape:(4J):1 2 4,1 2 4,1 2 4,1 3 4,1 3 4,1 2 4 5° Shape:(5J):1 2 4,1 2 4,1 2 4,1 2 4,1 2 4,1 3 4 6° Shape:(6M):1 3 4,1 3 4,1 2 4,1 2 4,1 2 4,1 2 4 7° Shape:(7M):1 2 4,1 2 4,1 3 4,1 3 4,1 2 4,1 2 4
Falou carinha e bons estudos ae, qualquer dúvida posta ae!
^^
|
everbryan Veterano |
# mai/10
· votar
malucobeleza666 ola cara blz? vamos ver os shape q tu fala es o modo( caged) chamado tambem de sistema 5 os cinco tipo de acordes que podes fazer descendo o diapazon da guitarra? i esse 2m ,3m es 2maior 3 maior? i 5j q es?. desculpa eu ja toco faz um bom tempo mas de teoria to me interrando agora. valeu cara.
|
everbryan Veterano |
# jun/10
· votar
LeandroP ola Leandro tubo belz? no caso das escalas maiores por ex:dó maior podemos fazer o acorde de dó no desenho de ré no desemho de mí etc...que seria o modo (caged) em cada desenho desse que eu fasso o acorde de dó tem um dedo espessifico pra começar a escala? .por ex: eu fasso o acorde de dó com um determinado desenho ai vejo qual dedo ta na tônica do acorde é esse dedo que tenho que começar a escala?. bom Leandro si podes meajudar desde ja obrigado.
|
Caike_bend Veterano |
# jun/10
· votar
Eu acho que você tem que fazer do jeito que fica mais confortável para você!
|
Ed Gomes Veterano |
# jun/10
· votar
Não sendo dedo do pé, tá limpo. Qualquer dedo em qualquer casa. Regras são para professores.
|
AugustoDamned Veterano |
# jun/10
· votar
existe alguma regra pra isso ou comesa com odedo que te paresa mas comodo?.desde ja obrigado.
Não precisa nem ter dedo. - Tony Iommi
|
everbryan Veterano |
# jun/10
· votar
AugustoDamned existe sim cara eu vi um video no yotube o cara disse que tem que começar sempre com dedo 2 ou 4 dependendo da escala mas nao tenho serteza si é assim mesmo mas vou descobrir. quando eu tiver serteza do assunto eu ti falo. fal. man.
|
LeandroP Moderador |
# jun/10
· votar
everbryan
Eu disse que depende do desenho porque mesmo sendo uma escala feita das mesmas notas, o formato pode ser diferente.
Veja estes dois exemplos na escala de Dó maior (uma oitava):
e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G-------------2-4-5-5-4-2------------------------------ D-------2-3-5-------------5-3-2------------------------ A---3-5-------------------------5-3-------------------- E------------------------------------------------------ 2 4 1 2 4 1 3 4 4 3 1 4 2 1 4 2 <--- nº dos dedos . e------------------------------------------------------ B------------------------------------------------------ G---------------4-5-5---------------------------------- D---------3-5-7-------7-5-3---------------------------- A---3-5-7-------------------7-5-3---------------------- E------------------------------------------------------ 1 2 4 1 2 4 1 2 2 4 2 1 4 2 1 <--- nº dos dedos
O segundo exemplo é um padrão de 3 notas por corda, onde a abertura dos dedos é maior.
Pratique os exercícios de 1, 2, 3, 4 e suas variações, como já foi mencionado. Ainda existem outras formas de digitações que não valeria a pena se extender muito, pois os exemplos que mostrei já são suficientes pra você ter uma boa desenvoltura e independência.
Boa sorte!
|
everbryan Veterano |
# jun/10
· votar
LeandroP Valeu cara,obrigado agora entendi melhor um abraço.
|