Música erudita ajuda mesmo?

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil

É que eu preciso da resposta dele para continuar, porque eu não entendi o que ele quer.

A minha pergunta foi:

Tu quer estudar violino para melhorar a técnica na guitarra?

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


De Ros
Tu quer estudar violino para melhorar a técnica na guitarra?


Digamos que a resposta seja "Sim!" (pelo que ele postou, eu acho que é), o que você tem a dizer? =]

Slave of hell
Veterano
# mai/10
· votar


estudar violino na guitarra eu faço isso...

benefícios?

técnica em geral,partitura e musicalidade perfeita e mtas vezes vc tem algo pra mostrar com a guitarra solo apenas,nem precisa de acompanhamento

"malefícios?"

a partitura erudita não vem com bends,nem alavancadas o instrumento original não é guitarra! então vc é guitarrista e deve usar os efeitos característicos do instrumento e isso cabe a vc colocar com bom senso..afinal quem és tu para avacalhar paganini por exemplo? iehieheiuh mas se não por os efeitos a coisa continua perfeita


eu penso assim e faço isso

FAP
Veterano
# mai/10
· votar


Na minha opinião, ajuda pra caramba. Não é preciso treinar violino, mas a teoria da música erudita é muito rica. Eu diria que, no mínimo, você vai sair com um ouvido musical melhor.

Ramon Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros
Desculpa nao te responder..
Sim, quero aprender violino para eu ter uma visao aprimorada sobre instrumento de cordas..

E tbm quero teorias e mais teorias
Abraço

pscb
Veterano
# mai/10
· votar


Ramon Guitar

Violino é complicado de tocar. Não tem trastes, tem que aprender a usar o arco... Isso pode te tirar a paciência.

Então, se o foco for música erudita: teoria musical e violão erudito são boas opções.

Mas se quiser aprender violino para saber outro instrumento, ok. O problema é tentar aprender um instrumento completamente diferente apenas para se aprimorar na música erudita, coisa que é possível fazer até com a própria guitarra.

makumbator
Moderador
# mai/10 · Editado por: makumbator
· votar


Ramon Guitar

É sempre saudável aprender mais de um instrumento. Mas já te adianto que o início nos instrumentos de arco é frustrante para quem acha que vai sair tocando alguma coisa.

Eu toco contrabaixo acústico com arco, em orquestra, há vários anos. No início, era chato só estudar cordas soltas, golpes de arco, arcadas, etc...mas é fundamental. Eu já tocava baixo elétrico, o que me ajudou na parte de leitura musical(eu já lia bem), localização das notas, teoria, etc.. mas o arco exige MUITO estudo até sair algo minimamente decente.

Ainda hoje, faço estudo de corda solta(com vários golpes de arco). É algo que nunca se deixa de fazer na família do violino.

Não espere começar a estudar violino e em 1 ano estar tocando um capricho do Paganini, pois provavelmente ainda estará desenvolvendo a habilidade no arco, tocando escalas e arpejos e executando pequenas peças mais fáceis.

Nos instrumentos da família do violino, o arco é muito mais importante que a palheta para a guitarra, e seu estudo direcionado é mais longo(na verdade nunca termina) e difícil.

Dito isso, te incentivo a estudar violino, pois abrirá uma nova gama musical.


Assim como o De Ros, eu também adoro transcrever peças do universo erudito para guitarra, e de maneira geral, funciona muito bem, além de ser um excelente repositório para se praticar musicalidade, expressão, variedade dinâmica, etc...

A música chamada de erudita, é vastíssima(no tempo,espaço, estilos, estética e técnicas), e com muito mais bagagem e história que o Rock, por exemplo. O que a torna uma excelente ferramenta para se sair do esqueminha de licks e riffs, intro, verso, refrão e solo...

As duas abordagens são válidas, e podem ser feitas paralelamente, que é o meu caso,(tocar um instrumento do universo erudito, e aplicar o universo erudito na guitarra).

luquinhas12
Veterano
# mai/10
· votar


Andy TheCatSp

caramba,tu tocava violino desde os 11/12 anos?

:O
aí fica mais facil,é tipo numa comparação de aprender com aqueles violões de braço de taco de baseball e depois pasasr pra guitar

chr
Veterano
# mai/10
· votar


Treinar seu ouvido é bem mais interessante . Pode ser com qualquer música . Com um ouvido bem treinado para tons e intervalos se consegue tocar qualquer instrumento , ou pelo menos vem a facilitar .

De Ros
Veterano
# mai/10 · Editado por: De Ros
· votar


Ramon Guitar

Bah velho, a resposta do makumbator foi muito mais ampla do que a que eu pensei em escrever!!

Um único adendo - O beneficio técnico será mínimo, porque você estára exercitando mecanismos muito distintos do que os da guitarra.

Mas os beneficios musicais são muitos!

Hoje em dia, se eu estivesse com a mesma idade de quando comecei a estudar violino, iria optar pelo piano como segundo instrumento, pois as possibilidades harmônicas são muito mais vastas.

O benefício técnico será praticamente o mesmo do violino, mas tu terá a vantagem de uma maior independência das mãos, caso futuramente decida seguir os passos do Stanley Jordan.

Abraços!!

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


De Ros
mas eu ACHO que as questões musicais do violino, de expressão, articulação, frases, etc., conforme voce e o makumba falaram, são diretamente mais uteis à guitarra, se for pra solo.

por que a guitarra já dá conta da harmonia.

eu penso que se alguem que toca um instrumento mais solista, como um violino, um sopro, algo assim, seja interessante aprender algum instrumento harmonico, ocmo o piano.

a questão da independencia das mãos já é válido em qualquer caso.

sei lá...

de qualquer forma, eu sempre acho que aprender mais de um instrumento, independente de ser erudito ou popular, ajuda.

Ronalunático
Veterano
# mai/10
· votar


*Musica erudita é muito mais mais do que um pote de técnica e teoria.

*Ela tem muitos estitos completamente diferentes, e há grande risco da pessoa ficar louca!!! rsrsrsrsr....


*não entendo porque as pessoas procuram musica erudita pra acabarem se obrigando a ser técnicas e teóricas. enquanto poderiam estudar teoria, e percepção musical em seus estilos habituais.

*acredito que o universo erudito deve, primeiramente ser apreciado, depois dissecado.

Andy TheCatSp
Veterano
# mai/10
· votar


luquinhas12
siim cara, comecei cedo no violino.
atualmente, não me dedico mais ao violino, pois nao tenho muito tempo livre, e o tempo livre que tenho dedico ao violao e guitarra, mas o violino me ajudou, e ainda ajuda muuito.

Ramon Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


makumbator
Resposta perfeita, mais eu acho q conhecimento sempre eh bom para um musico independente se ira aumentar a tecnica ou nao, estou certo? Agora q sei q violino n tem nada a ver com guitarra/violao me interessei mais hehe''

Abraço gente

riccieri
Veterano
# mai/10
· votar


Aproveitando o tópico:

Sempre ouvi dizer que aprender a tocar piano (principalmente quando se é bastante novo) melhora e muito a audição e a percepção musical conforme se envelhece...Isso é uma característica do piano mesmo, ou conta pra qualquer instrumento?

makumbator
Moderador
# mai/10
· votar


riccieri

Conta para qualquer instrumento. O mais importante é começar bem cedo(coisa de 4 ou 5 anos de idade).

Ramon Guitar
Veterano
# mai/10
· votar


Tem uma musica do linkin park q o cara começa tocando violino, fica show neh? hehe !!

pscb
Veterano
# mai/10
· votar


Ramon Guitar

Tem uma banda polonesa (Ankh) de progressivo (punk progressivo erudito seria uma boa definição) que tem violino do começo ao fim





Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música erudita ajuda mesmo?