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etnanot Veterano |
# dez/03
É o seguinte, vou pular as formalidades e vou logo ao assunto, é o seguinte, tava montando umas escalas aqui, e de repente me veio a cabeça formar a Escala de C#, usei as intervalos de tom tudo certinho! Até aqui ainda vai
Mas em algum lugar eu vi que essa seria a formação da Escala de C# ===> C#-D#-E#-F#-G#-A#-B#-C#
Primeira dúvida essa escala acima esta correta? se estiver, porque ela não respeita os intervalos de tom?
Tentei me auto esclarecer a dúvida pensando o seguinte, a escala sustenida tem todas as notas da escala maior acrescentada do sinal sustenido e quando na escala maior já houver o sustenido ela é simplesmente aumentada meio tom a cima!
tentei usar os intervalos para escalas maiores e deu nisso aqui:
C#-D#-E#-F-G-A-B-C <=== Teria que acabar em C#, por isso que alego não respeitar os intervalos de tom!
E o acorde de C# é composto por C#-E#-G# <== o que não se encaixa na minha escala acima!
Tipo , sei lá fiquei todo enrrolado, mas a dúvia central é a seguinte, qual é a verdadeira formação da escala de C#? alguém poderia postar ae mostrando o intervalo de tons entre as notas?
Valews!
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Dave Murray Veterano |
# dez/03
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nao kra.... a escala de C# eh apenas C aumentado meio tom (como vc fez) mas assim
C = C D E F G A B
C# = C# D# F F# G# A# C
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Dave Murray Veterano |
# dez/03 · Editado por: Dave Murray
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agora vai encaixar tudo...o acorde C# (formado por C# E# (F) e G#)
sacou ?
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Jimmy Hammer Veterano |
# dez/03
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ESCALA DIATONICA DOS SUSTENIDOS!
C# D# E# F# G# A# B# C# - TA CERTO!
a escala usa a seguinte ordem
1tom 1 tom 1/2tom 1tom 1tom 1tom 1/2tom
em algumas como a escala de D# entra o dobrado sustenido tb!
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Dave Murray Veterano |
# dez/03
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e assim sucessivamente...se vc quiser a ecala de D eh soh adicionar mais meio tom as notas de C#
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Dave Murray Veterano |
# dez/03
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isso...essa q eu tava dizendo eram escalas naturais...
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Jimmy Hammer Veterano |
# dez/03
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Dave Murray
entendi!
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Dave Murray Veterano |
# dez/03
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etnanot
entendeu o caso de subir o 1/2 tom ?
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etnanot Veterano |
# dez/03
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Dave Murray
Jimmy Hammer
Valew mesmo pela ajuda amigos!! Agora saquei!
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Matheus SSP Veterano |
# dez/03
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Esse tipo de dúvida é facilmente resolvida com o auxílio do instrumento.
Pega a guitarra e faz a escala de C.
Depois pega a tônica e toca 1 casa a frente.
Acabou. Vai soar igual, depois é só conferir as notas que tá tocando.
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etnanot Veterano |
# dez/03
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Dave Murray
Sim, entendi, é que li em um artio que quando você vai passar uma música para pentagrama você não pode repetir as letras das notas, por exemplo não tem espaço pra você colocar F e F#, teria que ser F e Gb, ae nesse caso da escala eu já quis colocar bemol no meio, ae que me enrrolou todo, mas agora já consegui entender com a explicação de vocês, creio que o que me ferrou mesmo foi querer colocar bemol em escala sustenida!
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Dave Murray Veterano |
# dez/03
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saquei...mas qualquer coisa q quiseh ai da um toke
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yvo Veterano |
# dez/03
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ESCALA DE C# MAIOR NATURAL:
C# D# E# F# G# A# B#
tem q substituir o F por E# e o C por B#
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Dave Murray Veterano |
# dez/03
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yvo
jah eh...
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yvo Veterano |
# dez/03
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ah eskeci de falar,eh substituir na escrita, pq F e E# seriam a mesma nota ( eu falei seriam pq ngm usa por exemplo E# e B#)
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Dave Murray Veterano |
# dez/03
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yvo
ningeum usa pq nao existe...eheheheh
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guilhermecarli Veterano |
# dez/03
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POIS EH TEM Q SUBTITUIR O F PELO E# PORQUE NAUM EXISTE E#
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Dave Murray Veterano |
# dez/03
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agora existe....eu acabo de criar o E# :P
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Max Power Veterano |
# dez/03
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Naum é arrado escrever E#, apesar de naum ser muito usado.
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Children_Of_Bodom Veterano |
# dez/03
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a escala correta eh
C# - D# - F - F# - G# - A# - C - C#
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etnanot Veterano |
# dez/03
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Children_Of_Bodom
Sim, mas temos que lembrar que não é possivel colocar duas vezes a mesma letra em um pentagrama, por isso não podemos apenas dizer que não existe E# e B#, no pentagrama deveria ficar assim:
C#-D#-E#-F#-G#-A#-B#-C#
seria impossível escrever assim:
C# - D# - F - F# - G# - A# - C - C#
(Repetindo F - F# e C - C#)
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zidalzidal Veterano |
# dez/03
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Não tem que substituir o "E#" e colocar apenas "F" não! Pq a escala é feita através dos intervalos e colocando o "F" no lugar do "E#" vc não teria uma "3M" e sim uma "4dim"...
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John Andrade Veterano |
# dez/03
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Children_Of_Bodom
a escala correta eh
C# - D# - F - F# - G# - A# - C - C#
não senhor... tem Mi e Si sustenido sim senhor...
o que confunde é que essas notas são Enarmônicas de F e C.
na pratica pode até ser dito, mas na teoria vc vai ter que escrever E# e B#.
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crowley666 Veterano |
# dez/03
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toca ela no braço (da guitarra) e vai vendo as notas
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tiagonic Membro Novato |
# mai/16
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Essa lance de só tocar e escutar o som é importante mas para muitas pessoas não é suficiente, é preciso também compreender.
Então:
C# - D# - E# - F# - G# - A# - B# - C# é a forma como a escala maior no tom de Dó sustenido aparece no pentagrama com uma armadura de clave com sete sustenidos (#).
C# - D# - F - F# - G# - A# - C - C# é a forma como aparece na interface dos instrumentos temperados.
Bom é isto! Abraço! o/
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w3s1eyB Membro Novato |
# mai/16
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acho que a essa altura o kara já ta dando é aula kkkkkkkkk mas o conteúdo serve pra outra pessoa que estiver com a mesma dúvida =D
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Lucas Newton Pontin Jobim Membro Novato |
# out/17
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Na verdade teoricamente é mais correto dizer escala de Db. Aí ficamos:
Db - Eb - F - Gb - Ab - Bb - C
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Filippo14 Veterano |
# out/17
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Lucas Newton Pontin Jobim
Não sei dizer se é mais correto, é mais usual, mas E# e B# existem no fim das contas. A única regra de escrita que eu comheço é preservar uma nota por letra na escala, como ocorre em ambos os casos.
Abs,
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makumbator Moderador
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# out/17
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Lucas Newton Pontin Jobim
Não necessariamente. A escala de C# maior é perfeitamente válida e aceita. Posso citar inúmeras peças escritas especificamente nesse tom por grandes compositores, do barroco até o jazz.
Filippo14
Sim, há esse grande mito idiota que E#, B#, Fb e Cb não existem. Mas são perfeitamente usados há séculos sem nenhum problema. Acho que esse povo que fala isso nunca abriu um livro de teoria na vida!
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Filippo14 Veterano |
# out/17
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makumbator
Se existe duplo bemol e duplo sustenido um E# não é nada hahahah
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