Vale a pena restaurar?

Autor Mensagem
testemunha
Veterano
# mai/10 · Editado por: testemunha


Olá galera, a minha primeira guita (no ano de 2002) eu comprei pela pexinxa de 100 reais, por que meus pais não queriam pagar um instrumento mais caro, pra depois descobrir que eu não iria usar. Agora que há muito tempo, tenho duas outras guitarras, melhores, resolvi fazer algo nesta pra que ela sirva para algo mais do que enfeite. Pois bem, não vou descrever muito a guitarra em questão, vou postar fotos pra vcs darem um veredito.

http://img207.imageshack.us/img207/9558/img0214mo.jpg
http://img405.imageshack.us/img405/8165/img0215r.jpg
http://img35.imageshack.us/img35/7467/img0217po.jpg
http://img9.imageshack.us/img9/5256/img0218ks.jpg
http://img80.imageshack.us/img80/7475/img0219p.jpg

O maior problema dela é a elétrica, dois captadores não funcionam (os pretos) e ela tem muito chiado. A cor original dela era preto fosco, com uma superfície rugosa. Muita gente que entende de musica que viu essa guitarra, elogiou a madeira dela (ela tem um som acústico bem alto). E ai, será que valhe restaurar ela? Possui valor emocional, mas nenhum valor de mercado :D

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


Se vc gosta dela vai em frente!!!!

zackslashvai
Veterano
# mai/10
· votar


quanto voçe que gasta nela?

testemunha
Veterano
# mai/10
· votar


quanto voçe que gasta nela?
kra, nem to pensando muito nos gastos, será q com uns 200 reais eu consigo dexa ela legal? com captção simples, sem muita frescura. O que um lutier cobraria pra arrumar mais ou menos, alguem tem ideia?

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


testemunha

Aparentemente os trastes dela estão bem ruins. Ela não aparenta ser muito confortável, mas caso seja, acho que voce teria que no mínimo fazer uma troca de trastes e colocar uns caps novos... só aí ja vai 500 a 600 conto dependendo se voce pegar um cap humilde ainda... tem que ver se compensa recuperar ou se ela será mais útil como ornamento de parede... rsrsrs...

testemunha
Veterano
# mai/10
· votar


tem algum mérito ela ser inteiriça? (corpo e braço sem nenhum tipo de união)

Penta_Blues
Moderador
# mai/10
· votar


Boa tarde!!!

testemunha
tem algum mérito ela ser inteiriça?
Pode ser que o braço tenha sido colado ao corpo. Não acredito que seja "inteiriça".
De qualquer forma, na minha opinião há vantagem e desvantagem.
A vantagem é que se bem construída aumenta o sustain; a desvantagem é que qualquer reparo é oneroso e difícil de ser feito.
Valeu!!!

testemunha
Veterano
# mai/10 · Editado por: testemunha
· votar


Pode ser que o braço tenha sido colado ao corpo
não não amigo, ele é inteiriço, como dizia, eu já pintei ela, e pra issu eu tive q lixar ate aparecer a cor da madeira, e n tem nenhuma marca nas ranhuras da madeira de "peças diferentes disfarçadamente grudadas"
edit: inclusive quando se remove o escudo, da pra ver q eh uma peça de madeira unica, sem emendas.

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


testemunha
ela tem chave seletora? os captadores pretos não estão apenas desligados? manda em alguém só pra fazer a parte elétrica dela..... é fácil e não sai caro

dufrayer
Veterano
# mai/10
· votar


guitarra mais feia que eu já vi!!!

Compra uma Gianninny de segunda QUE É MELHOR!!!

Desculpe a sinceridade...

JJJ
Veterano
# mai/10 · Editado por: JJJ
· votar


Dá uma olhada no que eu fiz no meu Tonantão véio de guerra (era pau-a-pau com essa sua guitarra aí). Talvez te inspire...

Esse braço "zebrado" aí é coisa de louco, hein?!? kkkkkkk

Pra poupar tempo:

como era

como ficou

testemunha
Veterano
# mai/10
· votar


ela tem chave seletora?
não, eles estão estragados mesmo, meu irmão intende de eletrônica, e as bobinas dos dois captadores estão estouradas.
guitarra mais feia que eu já vi!!!
o gosto e particular amigo, e não se trata de comprar outra, e sim se valhe gastar uma grana pra ela ser mais util, do que apenas enfeite (eu ja possuo duas outras guitarras modernas). Quero saber basicamente se ela tem alguma característica que vale salvar, como por exemplo o corpo inteiriço q eu ressaltei.

testemunha
Veterano
# mai/10
· votar


Dá uma olhada no que eu fiz no meu Tonantão véio de guerra (era pau-a-pau com essa sua guitarra aí). Talvez te inspire...

Esse braço "zebrado" aí é coisa de louco, hein?!? kkkkkkk

Po kra, alguem que me intende hahahaha
to lendo lah seu topico e to curtindo, era bem issu q eu queria fazer. So queria a opinião do pessoal que ja fez issu, pra saber se vale gastar a grana hehehehe

JJJ
Veterano
# mai/10
· votar


testemunha
saber se vale gastar a grana

Pelo instrumento em si, não. Mas pela diversão e para "brincar" de luthier, vale muito a pena!

testemunha
Veterano
# mai/10 · Editado por: testemunha
· votar


JJJ
fico muito show teu baixo cara, e pode ter certeza que incentivou hahahaha
vamo ve se mais alguém opina positivamente como você fez ai ^^
a propósito, a blindagem eu ate fiz mas nem funcionou :S

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


testemunha
Cara, eu trocaría em 1º lugar essas tarrachas, por essas aqui:
http://store.guitarfetish.com/viniklsttufo.html
Depois, lixaría toda a escala para deixá-la numa coloração uniforme. Depois faria uma retífica epoliría os trates (talvez trocar logo em um bom luthier). E, por fim, arrancaría essa placa horrível e confeccionaría outra, com um design mais "clássico" (algo semelhante à essa:http://www.thinmanmusic.com/IbanRSIIf.jpg), com esses captadores:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-141242094-captador-traditional- hb-hot-sound-ponte-ou-braco-_JM
Mais uma chave tipo Les Paul e dois potenciômetros (vol. e tone).
Abç

testemunha
Veterano
# mai/10
· votar


Cara, eu trocaría em 1º lugar essas tarrachas, por essas aqui:
sim as tarraxas seria mesmo a primeira coisa a mudar... Sabe se eu encontro no brasil esse modelo que você me mostrou? ou nesse mesmo site da pra encomendar?

Depois faria uma retífica epoliría os trates (talvez trocar logo em um bom luthier)
poderia me dar uma media de preço para troca?
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


testemunha
Cara, compre direto nesse site que te indiquei (Guitarfetish).
Cara, não posso dar preços aqui. Consulte o seu luthier.
Abç

testemunha
Veterano
# mai/10 · Editado por: testemunha
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Você acha que com isso vai dar pra tirar um som legal dela?
Edit: será que tem algum tipo de ponte melhor q caiba no lugar ou que de pra mim adaptar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


testemunha
Acho que sim.
Não precisa trocar a ponte não, basta fixá-la.
Acho também que vc podería lixá-la toda, como o JJJ fez com o dele, embora isso não seja tão necessário assim.
Abç

testemunha
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Será que dava pra meter uma ponte de les paul ali?
insisto nisso, por que a original está bem gasta e velha.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


testemunha
Repito: Não há necessidade.
Apenas desmonte e limpe tudo.
Repare que a ponte é tipo Fender Jaguar; ou seja, embaixo daquela placa tem uma cavidade. Para colocar uma ponte LP vc tería que preenchê-la com enxerto. Trabalhoso e desnecessário.
Outra questão: Essa guitarra tem uma pestana plástica vagabunda e um traste "zero". Se eu fosse o seu luthier retiraría isso e refaría a pestana com osso ou latão.
Abç

testemunha
Veterano
# mai/10
· votar


já to calculando gasto em torno dos 500 heheheh
mas eu acho preferível "tuna" essa guita que eu já tenho, do que pagar um nova, com esse preço (que seria uma guitarra meia boca também por 500 reais)

testemunha
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
sim amigo, eu estou ciente, pois já a desmontei para a pintura. mas eu tinha pensando em manter esta parte da placa como está, e somente usar a outra parte da ponte, aquela onde possui as regulagens, me entende?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


testemunha
Não creio que vc vá gastar tudo isso não, principalmente se vc fizer em casa o escudo e a instalação dos capts. A retífica dos trastes ou colocação de novos trastes e pestana tem que ser feita por luthier mesmo.
Essa ponte é do tipo Jaguar, nada tem à ver com as Tune-o-Matic. Vc não podería instalá-la de qualquer modo.
Se vc tem R$500, compre essa guitarra aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139562514-guitarras-sx-modelo-s st-57-novas-com-nf--_JM
Mesmo assim vc terá que levá-la a um bom luthier para a regulagem geral inicial, pois isso é IMPRESCINDÍVEL.
Abç

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


testemunha
mas eu acho preferível "tuna" essa guita que eu já tenho, do que pagar um nova

É igual colocar roda de liga leve e maçaneta cromada em brasília velha... se voce tem a grana, compra a SX que o Bertola indicou que é bem mais negócio.

testemunha
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
muito obrigado pela atenção Bertola, sabia que você não me deixaria a ver navios heheheh
e sim, eu conheço a SX, inclusive quase adquiri uma dessas. Gosto muito das guitarras desta marca. Mas a questão não é adquirir uma nova, e deixar esta parada. A questão é fazer esta funcionar de um modo tão bom quanto, e penso que com suas dicas, isso seria mais que possível.

marcioguita
Veterano
# mai/10
· votar


Jeniffer from hell

testemunha
Veterano
# mai/10 · Editado por: testemunha
· votar


igual colocar roda de liga leve e maçaneta cromada em brasília velha...
Amigo, tenho certeza que você já assistiu o lata velha do caldeirão do huck. O principio é o mesmo hehehehe
Edit: até pq eu já tenho as outras duas guitarras (uma tagima strato e uma stagg com ponte flutuante), que me satisfazem no nivel de "aprendizado" que me encontro, então seria mais por aventura, e por amor ao "madeira velha" hahahahah

Iversonfr
Veterano
# mai/10 · Editado por: Iversonfr
· votar


testemunha

hahahha verdade.... mas sei não colega, essa tua guita ae não parece ser daquelas que compensaria gastar uma grana pra reformar, só valor sentimental mesmo que explicaria isso... se fosse tipo uma fender dos anos 60 caindo aos pedaços era otra história... rsrs

Edit: se tem valor sentimental mesmo e ela é confortável de tocar, da um trato sim então... ve com o Bertola qq ele acha de por uns malagoli ou cabrera nacional mesmo e trocar os trastes... acho que não compensaria ao ponto de por uns emg da vida... mas da um tratinho nela então... abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a pena restaurar?