Como fugir da pentatonica ?

Autor Mensagem
lro_fox123
Veterano
# mai/10


aew galera peço ajuda a voces para fugir da escala pentatonia e da de blues, to muito viciado nessas escalas(que sao praticamente iguais) e gostaria de aprender a tocar e improvisar usando outras escalas, dsd ja fico grato.Se puderem mandar licks tbm agradeço em dobro.

Monsfogueri
Veterano
# mai/10
· votar


fugir da pentatonica

traiu o movimento rock'n'roll véio :P









hehe, zuera.

Uma dica é vc usa a BUSCA cara, e procurar sobre Modos Gregos.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


lro_fox123: e gostaria de aprender a tocar e improvisar usando outras escalas, dsd ja fico grato.Se puderem mandar licks tbm agradeço em dobro.

Pô, aqui no FCC tem muita informação. No Youtube tem milhares de vídeos das mais diversas escalas.

É só buscar. ;-) Fácil e rápido.

Abs

Zandor
Veterano
# mai/10
· votar


Começa a tocar as notas que voce não toca quando toca a pentatonica

andregui7
Veterano
# mai/10
· votar


Tem gente que faz miséria com a pentatônica.

Curly
Veterano
# mai/10
· votar


Como fugir da pentatonica ?

não fuja. estude-a. vc vai descobrir que existem vários tipos diferente de pentatônica e cada uma dessas pode ser aplicada em infinitos contextos diferentes.

aqui tem um bom artigo para começar:

http://proframon.blogspot.com/2009/12/o-uso-de-pentatonicas.html

Tomaz.
Veterano
# mai/10
· votar


é difícil de fugir cara... mas nem vejo essa necessidade

até onde eu sei, a pentatônica é uma escala chinesa
mas o que dá a sonoridade, é o jeito que tu aplica ela

e isso funciona com qualquer escala.
tu pode fazer uma pentatônica soar rock'n roll, blues, funk, jazz, pop... depende da forma que tu for aplicar ela. é uma escala bem versátil

qew
Veterano
# mai/10
· votar


lro_fox123

E pra que fugir dela?! Melhor que ela, só ela!

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10
· votar


lro_fox123

aew galera peço ajuda a voces para fugir da escala pentatonia e da de blues, to muito viciado nessas escalas

Estude, aprenda outras escalas e misture com as pentas. Você terá um vocabulário melhor na hora de solar. Já sabe blue note? Se não sabe, estude também.

Fora que penta é campeã na hora de um improviso sem fazer merda. E mesmo assim tem gente que faz.

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


lro_fox123

Se tu curte blues, aprende o dórico.

mzloko
Veterano
# mai/10 · Editado por: mzloko
· votar





ainda tem problemas?

Filippo14
Veterano
# mai/10
· votar


mas apenta tá nos modos, se vc estuda eles vc vai estuda a penta de certo modo, as pentas na minha opinião são as melhores coisas da guita, o som fica mtu loko quando vc usa elas, tem um feeling, mas como falaram aí procura modos gregos e arpejos

Caike_bend
Veterano
# mai/10
· votar


Como fugir da pentatonica ?

Largue a guitarra.

two
Veterano
# mai/10
· votar


Como fugir da pentatonica ?
Pra quê?

Curly
Veterano
# mai/10
· votar


pelo visto fugiu do tópico também...

Slash Hammett
Veterano
# mai/10
· votar


estude modos gregos :D
no mais penta >>>>>>>>>>>>>> all hehe

Slave of hell
Veterano
# mai/10
· votar


sobreponha a menor natural,melodica e egípicia na penta..q ja é algo ou usa os gregos ou tabm sai com a a penta na sexta corda mas deixa a tônica na quinta corda. ou em outras cordas...p n ficar tão na cara,é oq faço mas aida estou estudando iso

andregui7
Veterano
# mai/10
· votar


Slave of hell
sobreponha a menor natural,melodica e egípicia na penta

falou grego agora

LeandroP
Moderador
# mai/10
· votar


lro_fox123

Como disse o De Ros em outro tópico: estude harmonia.

Pentatônica é uma tríade com mais duas notas boas. Daí tu estuda harmonia e conhece outras escalas de 7 notas, enxerga nelas as notas evitadas (+/- duas notas) desta escala e cai na pentatônica de novo. Você foge da pentatônica hoje, mas amanhã ela te pega numa esquina ;)

erick_guitar
Veterano
# mai/10
· votar


CAra não fuja dela não, apenas misture com modos gregos e outras escalas, aqui no fórum acredito que tem bastante coisas assim que da para você estudar. Abraço.

Czr
Veterano
# mai/10
· votar


ei alguem sabe me dizer qual é a distorção certa da musica do van halen I can´t stop loving you para uma zom 505 II

LeandroP
Moderador
# mai/10 · Editado por: LeandroP
· votar


Czr

Como fugir do assunto..... °.°

Jim Marshall
Veterano
# mai/10
· votar


Czr

Aproveitando o tópico, vendo Fusca 68 ...quer comprar?

lro_fox123

O legal é misturar penta, modos gregos, escalas cromáticas, etc...


Acho muito dificil "fugir" por completo da pentatônica, mais cedo ou mais tarde você acaba usando novamente...rs.


Abraço,

See ya!

emaniox
Veterano
# mai/10
· votar


Eu tambem tenho este problema. Sempre caio na pentatonica.
O que eu fiz foi experimentar notas fora da pentatonica. Pega uma base onde vc improvisa com pentatonica e pega uma unica nota fora da pentatonica, qualquer nota. Tenta tocar esta nota no meio do improviso e ve o que acontece. Troca a nota de fora da pentatonica.

A propria "blues note" é a nota fora da pentatonica. Mas tenta outras. Com o tempo vc vai sentir quando o solo pede uma nota fora da penta, e qual nota precisa ser.

Vai ficar feio no começo. Vai parecer desafinado. Mas aí é prática.

Flw.

jimmy vandrake
Veterano
# mai/10 · Editado por: jimmy vandrake
· votar


Os maiores gênios da guitarra construiram os maiores hits da história do rock em cima de pentatonicas, seja em solos ou em riffs. acho que não é o caso de fugir mas sim desenvolver-se num uso mais amplo.
Veja que Page, Blackmore, Gilmour, Clapton o próprio Hendrix faziam o diabo em cima de pentas adicionando algumas notas fora e que acabavam gerando um efeito arrasador. Isto acabou motivando novos guitarristas de uma outra geração a usarem tantto pentas como outras escalas e inovando mais ainda.
O que vc não deve fazer é usar qualquer tipo de escala num sobe desce de notas sem sentido que soam como exercício e achar que esta solando.

Pepe Le P
Veterano
# mai/10
· votar


Cara, estude outras escalas, estude harmonia. Dependendo do som que tu quer fazer a penta é uma escala muito útil, mas sabendo outras da pra misturar e tirar uns sons legais. Eu começei a estudar guitarra a pouco e por coincidência estou dando uma terinada no Dórico misturado com a penta menor (com blue note e tal). Tem uma sonoridade bem peculiar.

Tem gente que usa praticamente só penta e faz um som do caralho, assim como tem gente que quase não usa e também mata a pau, vai do teu gosto.

Em suma, fica aquele velho chavão sempre presente nas minhas postagens: "quando mais possibilidadfes tu dominar, mais rico pode ficar teu som".

Daniel_MV
Veterano
# mai/10
· votar


Depois da penta o legal é estudar a escala diatônica maior

Ed Gomes
Veterano
# mai/10
· votar


Se voce toca blues ou blues rock, então isso é tudo que voce precisa. Ou quase.
Use a lição dos grandes. Além da penta e da penta-blues, use notas envolvidas nos acordes utilizados. Mas use com bom senso. Isso já vai te dar trabalho para a vida toda.

Slave of hell
Veterano
# mai/10
· votar


alguém sabe a fórmula do lóló ?

AugustoDamned
Veterano
# mai/10
· votar


Como fugir da pentatonica ?
de bike.
Caloi 10 ruleia! \m/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fugir da pentatonica ?