Tutorial: Como diferenciar guitarras acústicas de semi-acústicas?

Autor Mensagem
Sir.Paulo
Veterano
# nov/10
· votar


pscb

Pow muito bonita velho!!!

Alex guitar man
Veterano
# jan/11
· votar


pessoal, sou novato aki, resolvi entao ressucitar esse topico para nao criar outro exeto se ninguem responder esse.

o que acontece se eu usar um amplificador de violao na guitarra semi acustica????

nao encontrei na busca. vlw

MMI
Veterano
# jan/11
· votar


Alex guitar man

Acontecer, não acontece nada além do esperado. Você vai ouvir o som "puro" dos captadores da guitarra, o som limpo dela. Tem gente que faz isso, especialmente com guitarras acústicas.
Era só isso que você queria saber ou não entendi sua dúvida?

OFBRITO
Veterano
# jan/11
· votar


Apenas para lembrar que em algumas regiões se falam:

semi acústicas = HollowBody (e não semi-hollowbody)
acústicas = full-hollow

Então, como mencionado acima, a Ibanez AF75 é acústica, ou seja, full-hollow.

Alex guitar man
Veterano
# jan/11
· votar


MMI
ow vlw!
o amplificador de guitarra ja tem um som proprio né, ele da uma mexida no som (pelo que li até agora), mas o som natural da guitarra semi acustica é bonito ou nao xega perto de uma num amplificador de guitarra msm?

Sir.Paulo
Veterano
# jan/11
· votar


Alex guitar man


Pode ligar tranqüilo velho!!!

Que faz isso é o George Benson só que ele microfona o amp !!!

MMI
Veterano
# jan/11
· votar


Alex guitar man

A maioria dos amps de guitarra explora um som distorcido, já que essa é uma característica famosa do som de guitarra, por isso que os amps valvulados ainda se sobressaem no mundo guitarrístico.
Algumas vertentes, como no jazz, onde se espera um som absolutamente limpo, muitos preferem os SS para não ter distorção nenhuma. Nisso, um amp de violão pode suprir alguma necessidade. No caso de uma semi, como uma ES-335, se for bem construída pode ter um som limpo interessante, mas ela funciona bem com drives, sendo que modelos desse tipo foram usados desde Chuck Berry até Malcom Young do AC/DC. Modelos acústicos, como uma L-5, usada por jazzistas, já tendem a usar quase nenhum drive. Essas são as guitarras mais caras e mais difíceis de construir uma boa, assim quem tem uma dessas de alto nível não costuma usar drive, pode usar um SS ou mesmo com a guitarra em linha, com um pré-amp, por exemplo. Uma boa guitarra dessas rola até desplugada, microfonada.


Sir.Paulo

O George Benson usa um Polytone Mini-Brute II, que é um amp de guitarra mesmo. É um SS, feito para guitarra jazz, como o Roland JC-120.

Sir.Paulo
Veterano
# jan/11
· votar


MMI

Vi um documentário sobre blues na TV Cultura no qual ele usava um Amp para violão microfonado ao vivo em determinadas musica principalmente em musicas mais lentas!
Guitarristas como ele são bem experimentais vivem trocando o set, não da para afirmar com certeza o que eles usam o tempo todo.

Alex guitar man
Veterano
# jan/11
· votar


bom aproveitando que o sir. paulo falou a palavra microfonado, vou perguntar:

qual as vantagens e desvantages da microfonaçao em amps??

se microfonar um amp tal com 15W e o mesmo amp com 50W da na mesma?

e um pobrema o microfone nao iria pegar ruidos/ barulhos externos????

MMI
Veterano
# jan/11
· votar


Sir.Paulo

Sim, verdade. Mas o amp principal dele é um Polytone desses que mostrei.
A questão é que muitos guitarristas fazem turnê SEM amp. Buddy Guy é um que vive saindo para tocar e viaja sem amp, aluga algum no local. Billy Gibbons (acredite se quiser), do ZZ Top, já fez isso, ele diz que o som dele ele tira de qualquer amp!!! Já guitarristas de jazz, por ter um som bem mais simples, usam a sofisticação da guitarra, não do amp, são mais comuns de fazer isso. Como disse, podem até plugar num prézinho e depois meter em linha mesmo. No máximo, alugar um JC-120 é muito fácil em qualquer lugar do mundo. Nesse caso nem é questão de ser "experimental", já que a chave está na guitarra, que facilmente passa dos 10 mil dólares no caso desses caras. Na hora de plugar, qualquer coisa transparente vale.

Alex guitar man

dá uma pesquisada sobre microfonação que você vai achar muita coisa no fórum.

Abs

Sir.Paulo
Veterano
# jan/11
· votar


MMI

É velho quem sabe sabe e faz bem feito hehehehehe

Um dia a gente chaga la tbm hehehehe

MMI
Veterano
# jan/11
· votar


Sir.Paulo

Olha cara... Depois de tocar nas guitarras pessoais (que não estão a venda) do Jimmy Foster e de ter conseguido comprar a minha Benedetto, que nem é a mais top de linha dele, posso te dizer com segurança... São guitarras espetaculares, se alguma guitarra tem "mojo", são essas. A minha ainda é uma carved, caras como os Pizzarelli tem desse modelo e a minha é uma "one of a kind", saiu uma que superou as expectativas do pessoal da Benedetto. Como disse ali atrás, rola até com som acústico. Já fiz gravação com ela em linha, direto na mesa, com som espetacular. O próprio Jimmy Foster usa as dele plugadas na mesa, direto, com monitores até simples, com um som impressionante (a guitarra dele vale mais de 25 mil dólares, não adianta ofertar "só" isso que ele não vende). Mas trata-se de um dos maiores luthiers do mundo, apesar da simplicidade e simpatia do cara. Já as guitarras do Benedetto (que é considerado o maior luthier vivo), passam fácil de 30 mil dólares lá nos EUA. E afirmo categoricamente, valem cada centavo, mas essas tops me contento em um dia ter tocado nelas, não são para mim, fora do alcance.
De qualquer forma, são obras de arte que conseguem mostrar a cara, com um excelente timbre, plugando do jeito que você quiser. Se tiver curiosidade, olha no site do Benedetto a nova Il Teredo 2 que ele fez. E pensar que eu ia até a fábrica dele semana passada para conhecê-la, mas a longa estrada com neve me impediu...

Rabbit
Veterano
# jan/11 · Editado por: Rabbit
· votar


Sir.Paulo

Sem querer criar discórdia, mas só essa definição de acústica pra mim já é um pouco controvérsia.

Trataremos aqui a guitarra acústica como guitarra. Violão é outro assunto...

Pra mim violão não é outra coisa, é a mesma coisa. Por isso que o resto do mundo não chama de violão e sim de guitarra.

Na minha opinião um instrumento acústico é o que produz o som pela acústica do próprio instrumento, ou seja, o som que ouvimos estará vindo da acústica do instrumento. Quando inserimos um captador no instrumento e o som que ouvimos está vindo desse captador, então o instrumento deixa de ser acústico e vira elétrico independente da massa do corpo.

Nesse raciocínio o único instrumento acústico, dentro da classe das guitarras, é o violão. Pra mim a diferença está na massa do corpo onde serve para variações sonoras, de timbre.

Se for denominar guitarras pela massa do corpo, eu denominaria assim:

Violão acústico (acoustic guitar)
Violão acústico e elétrico (acoustic-electric guitar)
Guitarra elétrica com corpo oco
Guitarra elétrica com corpo semi-sólido
Guitarra elétrica com corpo sólido.

Sendo assim acústico é só o violão. E não existe semi-acústico. Ou o instrumento produz um som acústico ou não.

Só pra esclarecer que esse meu post é só pra gerar uma discussão sadia, sem desrespeito ao caro colega do fórum.

Abraço.

Sir.Paulo
Veterano
# jan/11
· votar


MMI

Pow cara que legal!!!

Tem fotos ou som delas ai???

MMI
Veterano
# jan/11
· votar


Rabbit

Entendo sua colocação, mas acho que não dá para colocar ao pé da letra dessa forma. Encaro mais como uma questão de nomenclatura também, sem levar a ferro e fogo.

Dizem, boas guitarras (sólidas inclusive) tem bom som acústico, que é a tradução de boas madeiras usadas e boa construção. Por isso que alguns guitarristas e produtores gravam com um microfone na guitarra, pegando o som acústico, e o cabo normal da parte elétrica. Então toda guitarra seria ao menos "semi-acústica" ou parcialmente acústica.

Já respondendo ao Sir.Paulo, eu já postei algumas vezes sons e fotos. De toda forma, o melhor é ver o site dos caras. No site do Foster, tem umas gravações dele, a guitarra dele é uma Royale toda especial. No site do Benedetto, especialmente na "Bob's Boutique", o Howard Paul (que é um grande guitarrista e CEO, além de ser gente boa pra caramba) grava o som acústico das guitarras e o som elétrico. Nem por isso deixa de ser uma guitarra e vira uma "acoustic-electric guitar".

Só para concluir isso tudo, caras como o Clapton já gravaram o som acústico até de uma ES-335 (semi). Na verdade, historicamente, é o mesmo instrumento, algo que era acústico, ganhou captadores, uns malucos descobriram que com corpo sólido reduzia o feedback, outros malucos saturaram as válvulas criando a distorção e o resto é história. Talvez o ideal seria chamar de guitarras de corpo sólido, semi (para as misturadas) e ocas.

Abs

Rabbit
Veterano
# jan/11
· votar


Então toda guitarra seria ao menos "semi-acústica" ou parcialmente acústica.

Isso é o que eu estou me referindo.

Não estou dizendo que semi-acústico não existe nesse sentido. Semi-acústico existe por que foi o que decidimos chamar as semi-hollow. Mas essa noção de por que os dois sons estão soando juntos um está eliminando a metade do outro soa um pouco confuso. Mas se você disser que estou levando isso muito a sério eu concordo. :-)

Meu problema foi com definição do tópico da guitarra acústica. Não é porque o corpo é oco que a guitarra não é elétrica. Guitarra acústica seria uma guitarra que produz som apenas pela acústica do instrumento. Agora se você disser que isso é só uma nomenclatura e que o nome dado aqui não serve pra realmente definir o instrumento então eu não tenho argumento aqui. :-(

Valeu! :-)

MMI
Veterano
# jan/11
· votar


Rabbit

Cara, é esse o espírito da coisa, pelo menos para mim.

Aproveitando, cadê seus sons? Sou seu fã!

Abç!

Rabbit
Veterano
# jan/11
· votar


MMI

De vez em quando eu posto um. :-)

O ultimo foi esse: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/249842/

Abraço

kiki
Moderador
# jan/11
· votar


ó timo tópico, merece um up!

existe algum modelo de guitarra acústica atual? e mais barato que uma gibson?
esse que parece mais um violão, mas tem um captador magnético?

MMI
Veterano
# jan/11
· votar


kiki

existe algum modelo de guitarra acústica atual? e mais barato que uma gibson?
esse que parece mais um violão, mas tem um captador magnético?


Existem vários modelos assim, desde Gretsch até xing-ling, passando pelas Ibanez (que no fundo, são feitas na Ásia mesmo).

A questão aqui é que são instrumentos muito mais sensíveis à qualidade de forma geral e mais difíceis de construir. Basicamente, existem duas formas básicas de construir, uma usando laminados e outra escavando blocos de madeira. As laminadas são muito mais baratas e a maioria, como a maioria das Gibson e praticamente todas as asiáticas. As escavadas ("carved"), como as Gibson L-5 e de luthiers, como Benedetto, Foster, Moll, D'Aquisto, D'Angelico e outras são absurdamente superiores às laminadas. A minha impressão é como comparar um violão laminado com um de madeira sólida, talvez um pouco mais potencializado que isso, mas serve de exemplo um pouco mais acessível. Não é à toa que um instrumento novo desses chega a custar mais que guitarras sólidas vintage com facilidade, já que são considerados obras de arte de fato, sendo frutos de exposições em museus como o Smtihsonian. Se quiser ler um pouco sobre essas obras de arte, leia sobre as "Blue Guitars" no google ou nesse artigo da Cindy Benedetto ou no do Scotty Moore (guitarrista do Elvis). As Blue Guitars foi uma encomenda do maior colecionador de guitarras do mundo, Scott Chinery, para provar que aqueles caras podiam fazer instrumentos tão bons quanto os vintage (desde que se usasse a tinta azul fornecida), sendo que uma das que mais impressionaram foi exatamente a feita por Bob Benedetto, considerado hoje o maior luthier vivo do mundo.

leo2505
Veterano
# mai/11
· votar


http://www.pauleiraguitars.com/wp-content/uploads/2009/08/ES-335TD.jpg

Sonho de consumo!

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


pessoal essas semi acústicas que estão micro fonadas, as cordas são de guitarra ou de violão?

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

Cordas de guitarra. Mas quais semis estão microfonadas?

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Na primeira pagina, tem um video em que esta microfonada:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0fpOK5a_Xm4

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

Note que o som de uma L5 100% acústica (nem captação ela tem) é diferente da de uma hollowbody dessas mais "acessíveis" desplugada. Com "acessíveis" valendo para guitarras que no Brasil devem custar uns 3 mil reais, como as Epiphone e tal. =S

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

Como eu disse ali para trás, as archtops podem ou não receber captadores e podem ou não serem microfonadas, mesmo quando tem captadores. Ali atrás citei exatamente as Gibson L-5 e L-5 CES. Se você for ver algumas guitarras que vendem no site do Bob Benedetto (só o maior luthier vivo do mundo), é gravado o som acústico e depois plugado. Em estúdio, muitas vezes se grava a guitarra em linha e microfonada - coisa que alguns fazem até com semis e mesmo sólidas.

As cordas, acabei não explicando direito. Uma coisa é fato, não se usa cordas de bronze de violões, se usa muitas vezes cordas de níquel e das grossas, para essas guitarras se começa por 0.11 ou 0.12. Muitos caras que usam essas guitarras preferem as cordas flatwound, que não são exclusivas, mas são mais específicas para esse tipo de guitarra. Particularmente eu uso as La Bella em que o flatwound é de nylon preto, tem um som muito bom, bonito e particular. Fiz até um tópico sobre isso:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/267096/

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


nossa antigamente eu era "burro" em...... olha meus antigos post nesse tópico..

Que vergonha meu Deus! Que vergonha!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial: Como diferenciar guitarras acústicas de semi-acústicas?