Regulagem, replanagem e abafamento de cordas (Ibanez RG370DXL)

    Autor Mensagem
    SANCHES_RG370DXL
    Veterano
    # mai/10


    Olá amigos. Sou novo aqui no forum.

    Comprei a pouco tempo uma Ibanez RG370DXL (canhota) semi nova com menos de 1 ano de uso. Bom, mandei pra um cara de Rio Preto regular e a guita voltou com a quarta corda abafada e com as cordas com quase 1 dedo de altura!!!!!!!

    Eu não entendo de regulagem, mas acho que isso é muita coisa não?? Eu tenho um violão aqui com as cordas mais baixas que esta guitarra... rsrsrsrsrs

    Seguem os termos que ele usou pra se justificar:

    "apresenta trastejamento devido a um desnivel de alguns trastes que pode ser resolvido com replanagem..."

    " a ação das cordas um pouco altas é devido a melhor regulagem possível, a regulagem pode ser revertida..."

    Gostaria da orientação do pessoal ai mais entendido no assunto para que me indiquem o que posso fazer pra salvar essa guita e a sugestão de algum bom luthier que possa resolver estes problemas (abafamento da quarta corda e abaixar as cordas sem trastejamento).

    Muito Obrigado.

    marcosshrp
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Leva a outro profissional e pede a opinião, como se vc fosse no médico saca?

    SANCHES_RG370DXL
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Sim, pretendo levar para um luthier de sampa. Gostaria de sugestões de bons luthiers que não são muito careiros, ou algum que participe aqui dos foruns que saiba o tipo de problema que a guitarra tem. Valew.

    SANCHES_RG370DXL
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ajuda ai pessoal!!!!

    Esse negócio de replanagem dos trastes ajudam mesmo a baixar as cordas????

    Ibz7
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Boa noite
    cara pergunta no tópico de perguntas ao Bertola (sempre é o 1° ou 2° tópico de guitarra..... ele manja muito ...vai poder te responder melhor do que qualquer um aqui....

    SANCHES_RG370DXL
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ow, blzz cara, valew pela dica!
    sou novo aqui e to meio por fora ainda!!

    Ibz7
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    blza cara.....fico feliz em ajudar....boa sorte com a guita

    sebastorama
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Tente fazer você mesmo =P Eu comprei minha guitarra faz pouco tempo, e já mexi nela toda, é bom pra aprender. Especialmente se você conhece alguém que manja um pouco dessas coisas, pra te guiar.

    Se você quiser tentar, é o seguinte (você tem de saber remover/recolocar a ponte antes de tudo..):

    A regulagem acontece em 2 parafusos na ponte, um ajusta a altura da parte superior, e o outro da parte inferior da ponte. São de fácil acesso (olhe no manual). Apesar de a Ibanez não dar essa recomendação, eu acho que é melhor você retirar a ponte antes de fazer a regulagem.

    O motivo é que essa ponte (Edge III né?) tem os knife edges (parte da ponte que fica em contato com esses parafusos) feitos de material frágil. Você pode danificá-los ao girar o parafuso, porque isso vai gerar uma fricção entre os parafusos e os knife edges.

    O que você faz é o seguinte, você remove a ponte, ajusta os parafusos para uma ação mais baixa (é normal o parafuso de baixo estar muito mais afundado do que o de cima), recoloca a ponte, regula/afina e testa em todo o braço. A altura das cordas é algo pessoal, mas se você quiser abaixar o máximo possível, o jeito é abaixar até você encontrar trastejamento. Quando isso acontecer, só sobe um pouco até isso parar de acontecer.
    (O processo é tedioso, e eu só faria, se você souber bem como regular sua ponte, antes de tudo)

    www.ibanezrules.com - A sessão "Tech" desse site tem muita informação sobre guitarras Ibanez, vale a pena conferir, se você quiser conhecer um pouco mais sua guitarra.

    Eu até tava querendo postar umas coisas sobre essa ponte. Postei uma pergunta esses dias, mas não consegui uma resposta mto precisa, nem com a busca (na verdade eu ainda recebi uma advertência e tive o tópico fechado hehe). Tive de caçar em forum gringo, até achar a solução. Logo, logo faço um tutorial.

    Abraços

    SANCHES_RG370DXL
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    sebastorama

    Fala cara, to ate afim de me aventurar um pouco pra aprender sim... valew sobre a dica pra regular a Edge III!

    o duro é q existe um desnivel nos trastes, e se baixar só um pouco as cordas ja da trastejamento...

    os bordões tem q ficar com pelo menos 5mm de altura pra não trastejar nada!!!! isso que ta me quebrando...

    será q essa tal retificação dos traste resolve essa zica??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem, replanagem e abafamento de cordas (Ibanez RG370DXL)