Tocar com distorção: mais difícil?

Autor Mensagem
BrenoAkiy
Veterano
# mai/10


é só eu ou tocar guitarra com distorção é muito mais difícil?
geralmente o pessoal fala que tocar com som limpo é muito mais difícil pq dá pra perceber todos os erros, mas pra mim é muito mais complicado quando vc tá usando distorção
o som fica todo fudido quando vc "muda"de corda num solo e sem querer deixa ela vibrando
e aí, o q vcs acham?

guitar-rero
Veterano
# mai/10
· votar


BrenoAkiy
Tocar com distorção: mais difícil?

acho que não

o som fica todo fudido quando vc "muda"de corda num solo e sem querer deixa ela vibrando

sem querer deixar ela vibrando?
como assim?

Van_Lorien
Veterano
# mai/10
· votar


BrenoAkiy
A distorção ajuda numa coisa mas complica em outras. Alguns erros (como nota "comida") ela mascara, mas tocar sem querer em alguma outra corda (acho que foi isso que tu quis dizer), com distorção fica bem evidente. O negócio é aprender a abafar as cordas que tu não tá tocando. Outra coisa que a distorção facilita é que com maior ganho, fica mais fácil de realizar ligados.

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10
· votar


BrenoAkiy

O bom guitarrista toca com e sem, seja rápido ou lento.

Certa vez comecei uma aula com um cara que disse que não conseguia toca rápido sem distorção. Levantei e fui embora.

E sim, com distorção se você esbarrar nas outras cordas durante o solo vai dar uma embolada, aprenda a tocar, inclusive abafando.

AugustoDamned
Veterano
# mai/10
· votar


pra mim é muito mais complicado quando vc tá usando distorção
vc usa qual pedal, brutal distortion? rs

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


Tocar com distorção: mais difícil?
não, é diferente.

não tem mais facil e mais dificil, depende da musica.
tanto com distorção como sem dá pra ser dificil ou facil.

Pepe Le P
Veterano
# mai/10
· votar


No seu caso é provável que você tenha que cuidar mais o posicionamento das mãos para abafar as cordas que não estão sendo tocadas. A mão da palheta geralmente abafa as cordas graves (as de cima) que não estão sendo tocadas enquanto a da escala abafa as agudas (mais abaixo), de uma verificada se não poderia ser este o problema.

Como o Van_Lorien disse a distorção mascara alguns tipos de erros e evidencia outros.

ohm777
Veterano
# mai/10
· votar


Com certeza é mais difícil no quesito de fazer com que o som saia limpo sem aquelas sujeiras provenientes de esbarrões em cordas e notas mortas, etc.

Mas o que tem de gente que "engana" com distorção não está no gibi. O bom guitarrista tem que saber tocar bem limpo primeiro.

Manubio
Veterano
# mai/10
· votar


Acho que para treino, melhor tocar sempre no limpo, porque não mascara as notas comidas, o que sai no amp é muito mais parecido com o que você tocou.

A grande sacada da dist. é realmente aprender a abafar as outras cordas.

Abraço

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


É mais difícil sim.

Veja por exemplo um violonista, pode fazer um arpeggio só montando um acorde e ferindo as cordas uma após a outra.
Faz isso na guitarra com distorção pra tu ver que merda sai...
Tu tem que fazer altas intervenções pra isso poder sair limpinho, praticamente só pode soar uma nota de cada vez e isso torna o arpeggio bem mais difícil de executar.

Fora que tu tem que ter um cuidado bem maior pra abafar as notas, pois qualquer merda que você encoste será amplificadae portanto vai aparecer bastante.

E também ao tocar com distorção, principalmente pra fazer solos, a necessidade de lapidar o som com a pegada fica muito mais evidente. Tu tocar uma nota aguda e longa simplesmente com distorção, aos meus ouvidos pelo menos ela sai feia pra caralho, se tu não botar pelo menos um pouquinho de vibrato...

ohm777
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil

Concordo com tudo o quê você falou ali!
Exceto a parte da nota aguda sem vibrato.
Em uma guitarra com cordas novas e de qualidade, bem regulada e com um bom timbre isso não deveria acontecer não...
Aliás isso é uma corrente de pensamento que virou unanimidade entre guitarristas, toda nota aguda prolongada tem que ter vibrato!
Na minha opinião às vezes ele simplesmente não é necessário, e uma melodia pode ficar agradável sem o vibrato, desde que a entonação estaja correta claro.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


ohm777
desde que a entonação estaja correta claro.

Na guitarra, nunca vai estar correta, acho que é por isso que o vibrato é tão necessário, porque ai a gente acaba passando pela afinação correta.

ohm777
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil

Na guitarra, nunca vai estar correta

Será cara? Eu já toquei em muitas guitarras, a maioria realmente não era correta... mas dizer que em todas?
Pra mim um dos diferenciais das guitarras realmente top em que toquei era justamente esse.

Alguns dizem que isso só é possível com trastes tortos ou aquele sistema (esqueci o nome) que alguns guitarristas famosos usam.
Eu já acho que é possível conseguir um ótimo resultado com uma guitarra convencional.

Além do mais, existem truques para conseguir uma entonação nas casas agudas em guitarras mais baratas.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


ohm777
Será cara? Eu já toquei em muitas guitarras, a maioria realmente não era correta... mas dizer que em todas?

Sim, em todas, menos naquelas que tem os trastes tortos, justamente pra corrigir esta falha natural do instrumento.

Eu já acho que é possível conseguir um ótimo resultado com uma guitarra convencional.


Mas baseado no que você acha isso?
Eu acho que não da não, os caras mais exigentes não usariam aquele sistema de trastes a toa.
E eu tenho 3 guitarras aqui, cada uma tem um tipo de escala diferente (Strato, Les Paul, Explorer com 24 trastes), todas foram reguladas por Luthier e eu em nenhuma delas a afinação é perfeita em todas as casas, fora o que eu já li sobre isso.

Além do mais, existem truques para conseguir uma entonação nas casas agudas em guitarras mais baratas.

Fora afinação das oitavas, quais são os truques?

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Não que seja mais fácil, mas acho que a distorção pode disfarçar erros. Com a guitarra limpa qualquer deslize aparece facilmente.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Eu já acho o contrário.
O único erro que acho que distorção disfarça é o de notas capadas quando você toca rápido.

GTotti
Veterano
# mai/10
· votar


Tb acredito que a distorção ajuda (mt) para "disfarçar" pequenos deslizes.

Unico porém é na hora da troca de cordas, que há uma dificuldade de abafar as cordas para n embolar o som

ohm777
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil

Mas baseado no que você acha isso?
Na própria experiência que tive ao experimentar tocar guitarras mais top. Em toda guitarra que eu toco eu observo isso, além de outros fatores.
Já toquei em uma PRS dragon em que a afinação na minha opinião era praticamente perfeita da primeira até a última casa!
Isso obviamente com cordas brilhando, sem nenhum ponto de ferrugem e regulagem muito bem feita.

Com certeza esse sistema de trastes tortos (ouvi falar de um nut também chamado de earvana) deve algo perfeito e indefectível!!!
Mas se ainda existem ótimos guitarristas tão exigentes com a entonação (Joe Satriani, Jeff Beck, Chris Poland, etc) que usam o sistema tradicional é porque essas guitarras devem estar atendendo a necessidade deles.

ohm777
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Fora afinação das oitavas, quais são os truques?

Ferir as cordas nas regiões mais agudas com um pouco mais de força (ou fazendo tipo um mini-bend) para aumentar o pitch delas...
Afinar as cordas um pouco mais altas (não muito para não prejudicar tanto o pitch das primeiras casas) também ajuda.

GuitarHome
Veterano
# mai/10
· votar


ohm777
(ouvi falar de um nut também chamado de earvana)

Meu Luthier botou um nut desses na minha antiga SX, melhora mesmo.

BrenoAkiy
Veterano
# mai/10
· votar


vlw pelas respostas!

Andreas Miller
Veterano
# mai/10
· votar


ja que voces estao falando de como melhorar os agudos me ajudem ae por favor: minha guitarra tem as cordas bem baixas, e a mizinha d acasa 18 pra frente ta trastejando demais; o que eu devo fazer? valeu.

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10 · Editado por: Kyuss_Age
· votar


ohm777

Com certeza esse sistema de trastes tortos (ouvi falar de um nut também chamado de earvana) deve algo perfeito e indefectível!!!

Eu tenho nut earvana na minha LTD, acho uma bosta. Não vejo a hora de trocar por um de osso.

buddy guy
Veterano
# mai/10
· votar


BrenoAkiy

Acrescentando algo dentre o que já foi dito: Distorção ajuda para tirar harmônicos artificiais também !!!

Slave of hell
Veterano
# mai/10
· votar


o drive facilita umas coisas e dificulta outras..creio q se deve estudar com e sem,,,

marcos.
Veterano
# mai/10
· votar


Andreas Miller
coloca corda mais pesada :]

...

oque é essa earvana?

ohm777
Veterano
# mai/10
· votar


Kyuss_Age
Mas tu não curte por causa do som ou pela afinação?

GuitarHome
Pagou quanto?? Acho que em guitarra com floyd não deve rolar né...

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10
· votar


ohm777

Mas tu não curte por causa do som ou pela afinação?

Primeiro, é de plástico.

Segundo, não percebi nada de diferente. Mesma bosta de qualquer nut de plástico, só é meio esquisito.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


ohm777
Mas se ainda existem ótimos guitarristas tão exigentes com a entonação (Joe Satriani, Jeff Beck, Chris Poland, etc) que usam o sistema tradicional é porque essas guitarras devem estar atendendo a necessidade deles.


Ou porque eles sempre fazem vibratos nas notas agudas longas para este problema ficar imperceptível.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil: Eu já acho o contrário.

Então estamos quites! hehe

abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar com distorção: mais difícil?