Leitura à Primeira vista.

    Autor Mensagem
    Bilelo
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Bilelo


    Uma pessoa pode ler à primeira vista uma partitura bem elaborada?Como por exemplo a lição nº 77 do Bona, que tem semínima com tercina, ponto dobrado...Ou só da pra ler à primeira vista partituras simples?

    riccieri
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bom, eu lendo partitura pareço uma criança de 6 anos lendo "O Senhor dos Anéis" em voz alta huahuahuahuahauhuahua
    Mas eu acredito que com anos de treino é possível sim =]

    Apesar de eu achar que partitura não é uma linguagem pra ser usada ali, na hora, mas sim pra ser estudada antes, e na hora da execução ser usada só pra relembrar mesmo... Mas enfim, isso é só opinião, e não duvido que exista muita gente capaz de executar peças complexas no NHS (na hora sai) XP

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bilelo


    Uma pessoa pode ler à primeira vista uma partitura bem elaborada?Como por exemplo a lição nº 77 do Bona, que tem semínima com tercina, ponto dobrado...Ou só da pra ler à primeira vista partituras simples?


    Dá sim cara,é tudo uma questão de treino mesmo,não é com um ou dois anos de estudo que o cara vai chegar a debulhar na leitura de partituras,executando tudo de prmeira,é a prática leva a perfeição mesmo.

    Eu comparo essa experiência como se fosse aprender a ler e falar [idioma natal ou não],é com o tempo que se ganha fluência,no começo tudo sai meio engasgado e enrolado,com letras trocadas,nos primeiros anos agente ainda para pra pensar nas palavras [significado,vocabulário,construção de frases,pronúncia etc],e só com o tempo de estudo e vivência com aquilo é que conseguimos a fluência necessária para fazê-lo sem pensar.

    Com partitura é a mesma coisa,vai chegar um ponto onde você vai pegar uma partitura e vai ler direto e sem o mínimo esforço,como se fosse ler um texto normal em uma revista,ou um anúncio numa placa na rua,a leitura vem de bate e pronto.

    Tendo isso basta você ter algum domínio técnico no seu instrumento, para executar de pronto o que está lendo,pois honestamente de nada adianta saber ler feito uma máquina,mas não ter a capacidade para executar aquilo

    Gambá do Rock
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu leio...

    não à primeira vista, mas leio...

    leio assim "catando milho", ou melhor "catando notas"...

    mas que dá pra fazer leitura à primeira vista de quelauer música, isso dá sim! tranquilamente! com bastante treino e dedicação.

    o lance é que vc passa por uma nova alfabetização, só que musical.

    será como ler um livro.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    E o Bona tem alguma coisa realmente díficil... claro que não vou poder mais testar isso, pois já terminei este livro a muitos anos atrás e agora ele é básico

    Cara, mas sem querer ser mala, existem coisas realmente muiiiito mais complexas de se bater o olho e executar de cara, e os meus professores o faziam com tranquilidade, e nem eram grandes virtuoses

    Vai pegar o cravo bem temperado de Bach, trocentas notas e detalhe, em duas claves Sol e Fa simultaneamente, ou alguma partitura para orgão que são 3 pautas simultaneas, acrescentando a linha de baixo com o pé

    O negócio é estudar, estudar, estudar mais um pouco, ver que ainda esta longe do que quer, continuar estudar, estudar, pro resto da vida

    Boa Sorte que tu chega lá com certeza

    Insomniac_
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Cadê o The Root pra responder a isso aí!? xD

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    Insomniac_

    Quem precisa de Root quando se tem Rafael do Baixo?

    Outro cara de quem sou fã!

    Bilelo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    mas mesmo uma música rápida e com notas rápidas que nem fusa, semicolcheia...?

    renanozzy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bilelo
    Essas é que devem ser fáceis, dá pra ver o padrão de longe.

    Bilelo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mas quando vcs dizem á primeira vista, a pessoa pega a partitura, e começa a ler do começo ao fim sem pelo menos ter analizado as partes difíceis, com comtratempo, etc?

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bilelo
    Mas quando vcs dizem á primeira vista, a pessoa pega a partitura, e começa a ler do começo ao fim sem pelo menos ter analizado as partes difíceis, com comtratempo, etc?
    Eu sou meio preguiçoso e acabo não estudando em casa, aí na aula me forço a ler à primeira vista.

    Se quer uma dica boa pra melhorar a leitura, eu sugiro que vc tire uma música (pode ser uma bem babinha, tipo Red Hot Chili Peppers ou sei lá...) e TRANSCREVA-A...vc vai ter um trabalhinho pra identificar as divisões rítmicas e mudanças de compasso e tempo (quando aplicáveis)...além de começar a identificar as notas na pauta e os acidentes (quando aplicáveis).
    Eu fiz isso e minha leitura melhorou muuuuito!!!

    Scrutinizer
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ah, qualquer partitura não... Por melhor que seja o músico, todos tem lá seus limites... Mas é possível sim executar peças bem complexas de primeira vista, depende do seu treino.

    Bilelo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Se quer uma dica boa pra melhorar a leitura, eu sugiro que vc tire uma música (pode ser uma bem babinha, tipo Red Hot Chili Peppers ou sei lá...) e TRANSCREVA-A...vc vai ter um trabalhinho pra identificar as divisões rítmicas e mudanças de compasso e tempo (quando aplicáveis)...além de começar a identificar as notas na pauta e os acidentes (quando aplicáveis).
    Eu fiz isso e minha leitura melhorou muuuuito


    Vlw pela dica ;)

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bilelo
    Estamos aí, camarada!!!

    CheshireCat
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: CheshireCat
    · votar


    Rafael do Baixo
    Comentário perfeito. =)

    Bilelo
    Cara, se você quiser, leia este tópico que também tem ótimos posts e gente dando dicas de como fazer:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/191180/
    Graças a esse tópico, eu descobri que as pessoas vão lendo compassos à frente do que estão tocando, por exemplo.
    (apenas DESCONSIDERE o ricre; as respostas a ele é que são boas)

    Bilelo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Cara, se você quiser, leia este tópico que também tem ótimos posts e gente dando dicas de como fazer:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/191180/
    Graças a esse tópico, eu descobri que as pessoas vão lendo compassos à frente do que estão tocando, por exemplo.
    (apenas DESCONSIDERE o ricre; as respostas a ele é que são boas)


    kkkkk esse ricre tava quase arrumando briga porque ele ñ acreditava que dava pra ler a primeira vista.

    Bilelo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mas vcs acham que para um guitarrísta profisional(que ainda vou ser) é muito importante saber ler partituras difíceis à primeira vista?

    Bilelo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    up

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bilelo
    Mas vcs acham que para um guitarrísta profisional(que ainda vou ser) é muito importante saber ler partituras difíceis à primeira vista?
    É importante...mas outro dia vi no programa do Jô, eles tavam com uma partitura e o Tomati não leu de primeira (aliás, acho que ninguém da banda)...então, não é IMPRESCINDÍVEL!!!

    Bilelo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    É importante...mas outro dia vi no programa do Jô, eles tavam com uma partitura e o Tomati não leu de primeira (aliás, acho que ninguém da banda)...então, não é IMPRESCINDÍVEL!!!


    Mas tbm eu acho, que partitura tem que ser estudada antes de ser tocada.

    fernandesrc91
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Desculpa trazer o tema de volta a tona, mas não vou criar outro tópico só pra isso.

    No meu caso, musica é apenas um hobby que gosto de estudar e praticar. Não quero me prender a anos de estudo de piano (Até pq toco teclado) pra ler uma partitura de primeira. No meu caso, vcs acham que é mais jogo apenas saber identificar os símbolos e tratar a partitura apenas como uma ferramenta de "ensaio" do que sair lendo mozart assim de primeira?

    Tipo, se eu pegar uma partitura agora, em algumas horas eu consigo tocar o que está nela, mas preciso de um tempo pra ensaiar. Entendo que partitura deixa o músico mais completo, mas não creio que lê-la de primeira seja tão essencial assim.

    makumbator
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    fernandesrc91

    Tipo, se eu pegar uma partitura agora, em algumas horas eu consigo tocar o que está nela,

    Mesmo que no início seja assim, o próprio estudo vai te deixar com mais prática de leitura. As horas se tornarão minutos, e com o devido tempo conseguirá ler à primeira vista, pelo menos até certo nível ( e o melhor, executando o resultado da leitura de maneira mais natural e musical).

    Como você diz que é apenas um hobby, não precisa fazer um estudo paranoico nesse tópico. Mas siga estudando naturalmente e praticando a leitura de modo contínuo e normal.

    vcs acham que é mais jogo apenas saber identificar os símbolos e tratar a partitura apenas como uma ferramenta de "ensaio" do que sair lendo mozart assim de primeira?

    Você é que decide seu caminho, mas para que parar em um certo nível de conhecimento e prática se você pode ir além? Vai estudando, sem estabelecer um ponto em que deva "parar de estudar" o assunto, só por ter decidido que ali era o limite.

    Entendo que partitura deixa o músico mais completo, mas não creio que lê-la de primeira seja tão essencial assim.

    Aí varia do objetivo do músico, seja ele amador ou profissional. Aprender a ler música não faz mal algum, aliás só tem a agregar. Acho que todos deveriam saber ao menos o básico(mesmo amadores), ainda que não se tornem "máquinas" de leitura à primeira vista.

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    fernandesrc91
    Como disse o makumbator, é legal ter esse conhecimento, e com o tempo vai acontecendo com naturalidade a leitura de primeira...
    Contei num outro tópico um "método" não muito recomendável que utilizava. O professor passava os estudos e eu nem olhava pra cara deles, aí na aula eu me forçava (e esforçava) pros exercícios saírem na primeira leitura. Até que eu ia bem!!! Maaaas, isso foi graças ao estudo que comentei no meu primeiro post desse tópico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Leitura à Primeira vista.