Leitura à primeira vista

    Autor Mensagem
    renanozzy
    Veterano
    # out/09


    Tem varios topicos no site perguntando sobre como aprender a ler partitura, mas nem um sobre como aprimorar a leitura. Eu ja sei ler partitura mas sou cabaço pra caralho, queria saber de algum livro com tecnicas pra melhorar a leitura ritmica e melodica. Tipo bater o olho na partitura e sair lendo de primeira.

    Se for pra dizer que eh soh praticar nem se de o trabalho de digitar, quero praticar sim, mas com um livro que me de alguma base do que estou fazendo.

    Bruh_figura
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Que eu saiba isso é pratica e mais pratica...

    qew
    Veterano
    # out/09
    · votar


    renanozzy

    É só praticar.

    cortesx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Faça todos os exercicios da BONA (só o nome da medo), tenho certeza que no fim sua leitura terá melhorado pelo menos 150%!

    renanozzy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    cortesx
    Tu sabe onde posso baixar o De Bona??

    cortesx
    Veterano
    # out/09 · Editado por: cortesx
    · votar


    4shared...
    Acho que nao pode mandar link aqui, manda seu email
    ou procura Método de Solfejo ( Bona)


    pra falar verdade, acho que é melhor você procurar um bom professor que te passe exercicios que melhorarão conforme a avaliação de sua condição de leitura.

    renanozzy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    cortesx
    agora eu to lembrado, nao eh aquele de divisao?? ou eh outro???

    keitisk8
    Veterano
    # out/09 · Editado por: keitisk8
    · votar


    esse eu acho que é o pozolli ou pozzoli sei la como escreve

    cortesx
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Eu até baixei esse, é o mesmo

    Boa sorte usando o Bona, Mr Nervos de Ferro
    aeuaeuea
    é muito chato ;o

    renanozzy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    E o topico do Felipe Dylon bombando hsuashusa mas que merda...
    Aew ninguem sabe de mais algum livro? tenho uns dois aqui mas os exercicos tao com as linhas da partitura apagadas.

    renanozzy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Aew ninguem sabe de mais algum livro?

    renanozzy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Nada?? Um livro bom, com exercicios pra desenvolver a leitura.

    LeandroP
    Moderador
    # out/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Eu escrevo e leio, mas a minha leitura à primeira vista tá longe de ser boa.

    O lance é escrever. O Guitar Pro é muito bom neste sentido, porque ele é "ignorante" - não admite erros e pinta tudo de vermelho °.°

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    As linhas estão separadas das linhas por intervalos de 3as genéricas, e os espaços também. Veja as notas desta forma na pauta.

    renanozzy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    HUAshuahsu o guitar pro eh foda, qdo eu era mais cabaço ainda e tentava escrever alguma coisa sem saber a metrica dos compassos era soh aquele vermelhao.

    blonski
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    LeandroP
    Moderador
    As linhas estão separadas das linhas por intervalos de 3as genéricas, e os espaços também. Veja as notas desta forma na pauta.


    Poderia falar mais a respeito ? Achei seu comentário bastante embasado, curto e objetivo no tema do tópico, com deve ser.

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Fiquei bom em leitura à primeira vista quando parei de estudar em casa... aí chegava na aula e tinha de fazer de qualquer jeito!!! kkkkkkkkkkkkkk

    LeandroP
    Moderador
    # nov/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    blonski

    Vamos supor que você tenha uma nota no primeiro espaço inferior da pauta. (pode ser uma nota qualquer, já que não falamos de nenhuma clave até agora). A nota do próximo espaço será uma terça em relação a primeira nota do primeiro espaço. O próximo espaço será uma quinta em relação a primeira nota do primeiro espaço, mas será uma terça em relação a nota do segundo espaço. Obviamente que as notas que estão distribuída nas linhas serão os graus pares, respectivamente: segunda, quarta e sexta, dentro de uma oitava. Chamei de intervalos de genéricos porque ainda não importa se é terça maior ou menor, desde que seja uma terça.

    Colocando na clave de Sol, temos no primeiro espaço a nota Fá, e pensando nos próximos espaços superiores, vemos as terças empilhadas: Lá, Dó e Mi.

    Pensando na nota da primeira linha, nota Mi, vejamos as notas das próximas linhas superiores: Sol, Si, Ré.

    Uma nota é terça da outra, e isso ajuda na leitura, em qualquer clave.

    Não sei se consigo desenhar uma partitura na clave de Sol.


    linha ----Ø---- FÁ -------------
    Ø MI espaço
    linha ----Ø---- RÉ -------------
    Ø DÓ espaço
    linha ----Ø---- SI -------------
    Ø LÁ espaço
    linha ----Ø---- SOL ------------
    Ø FÁ espaço
    linha ----Ø---- MI -------------


    Will Bejar
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    LeandroP
    Logo que entrou em intervalos enquanto eu estudava, logo percebi isso!!!
    Às vezes o pessoal se assusta quando monta-se um acorde na partitura, mas depois de entender isso fica tudo mais fácil.
    +1

    blonski
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    LeandroP
    Moderador # há 21 horas · Editado por: LeandroP
    citar · denunciar

    blonski

    Vamos supor que você tenha uma nota no primeiro espaço inferior da pauta. (pode ser uma nota qualquer, já que não falamos de nenhuma clave até agora). A nota do próximo espaço será uma terça em relação a primeira nota do primeiro espaço. O próximo espaço será uma quinta em relação a primeira nota do primeiro espaço, mas será uma terça em relação a nota do segundo espaço. Obviamente que as notas que estão distribuída nas linhas serão os graus pares, respectivamente: segunda, quarta e sexta, dentro de uma oitava. Chamei de intervalos de genéricos porque ainda não importa se é terça maior ou menor, desde que seja uma terça.

    Colocando na clave de Sol, temos no primeiro espaço a nota Fá, e pensando nos próximos espaços superiores, vemos as terças empilhadas: Lá, Dó e Mi.

    Pensando na nota da primeira linha, nota Mi, vejamos as notas das próximas linhas superiores: Sol, Si, Ré.

    Uma nota é terça da outra, e isso ajuda na leitura, em qualquer clave.

    Não sei se consigo desenhar uma partitura na clave de Sol.


    linha ----Ø---- FÁ -------------
    Ø MI espaço
    linha ----Ø---- RÉ -------------
    Ø DÓ espaço
    linha ----Ø---- SI -------------
    Ø LÁ espaço
    linha ----Ø---- SOL ------------
    Ø FÁ espaço
    linha ----Ø---- MI -------------


    ====

    Muito Bom, é exatamente sobre isto que estava lendo aqui;

    Sight Reading




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Leitura à primeira vista