Dúvida: É realmente possível queimar um captador?

    Autor Mensagem
    BettoSatriani
    Veterano
    # abr/10


    Pessoal, um colega meu tem uma Yamaha bem 'sambada', velha.

    Ele disse que de um dia pra outro os dois captadores duplos dela deixaram de funcionar.
    Ele levou pra um luthier (o cara se identificou como tal...) e o luthier disse que estavam queimados...=(

    Putz, eu fiz um curso de eletrônica básica, conheço o príncipio de funcionamento de indutores, a questão do eletromagnetismo, força contraeletromotriz e bla bla bla bla... mas nunca tinha escutado que que algo pequeno e que trabalha com uma tensão/corrente superbaixa pudesse queimar.
    Eu morri de rir e perguntei se ele havia ligado os captadores na tomada.
    Daí pergunto ao pessoal experiente deste site , que tanto tocam quanto manjam muito de eletrônica - realmente há uma possibilidade disso acontecer? Falei merda pro meu amigo?

    JJJ
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Talvez seja possível vir uma sobretensão através do cabo da guitarra se o amplificador estiver com problema de aterramento e coisas do gênero.

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/10 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Bom dia!!!

    BettoSatriani
    Eu nem devia postar aqui, já que não manjo muito de eletrônica, mas acho possível sim um captador queimar, já que no fundo ele é uma bobina. Pode não queimar tão fácil quanto um fusível, mas pode haver situações que levem a isso.

    Editado:
    Rolou um papo similar sobre este assunto neste tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/147292/

    Valeu!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    BettoSatriani
    Captadores não "queimam".
    O que ocorrem são quebras da fiação, desmagnetização ou danos à estrutura do mesmo. Geralmente é mais fácil e barato comprar outro do que consertar...
    Abç

    Elvenfoot
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    BettoSatriani
    Queimar mesmo é muito difícil, a não ser que um cara tenha feito alguma merda, tacado fogo, deixado cair líquidos dentro e depois tocado, mas mesmo assim é difícil...

    Como ele disse que 2 captadores duplos de um dia pro outro deram pau. Eu poderia quase afirmar que seria um dos pots, ou fiação. Estragar um já é difícil, 2! muito mais difícil ainda.

    MaicolBrevia
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Talvez seja possível vir uma sobretensão através do cabo da guitarra se o amplificador estiver com problema de aterramento e coisas do gênero

    Rezo pra que ninguem encoste as mãos nas cordas, senão o cara vai fritar, hehehehehhe

    Mas acho que pode queimar sim, caso a bobina receba uma tensão alto, tipo 110V, acho que é a mesma situação que tu ligar um aparelho que tem input 110V na rede que sai 220V, a bobina esquenta por causa do calor, e bum.
    E creio eu que seria um milagre se isso acontecer.
    Não sei se estou certo, mas está ai minha opiniao.

    MaicolBrevia
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ninguem é louco suficiente de colocar dois fios nos captadores e ligar na tomada.

    Imagina se o cara quer uma captação ativa supermegahiperblasterultra foda, e me faz isso. hjehhehehe

    emaniox
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: emaniox
    · votar


    Entendi capacitor. Falei besteira

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    O Jimi queimou lá no Monterrey Festival!!!

    :P

    Mosrite_Yoseph
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    BettoSatriani
    Bota no Fogo Pra Ver!!!

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Will Bejar

    eu ri haha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: É realmente possível queimar um captador?