Kiko Loureiro - Guitarra Rock (Pergunta sobre Harmonia)

    Autor Mensagem
    renanozzy
    Veterano
    # abr/10


    No segundo exemplo dessa video aula, ele explica que pode dar uma intenção dórico sobre uma base que está em A - F#m, aí ficaria A dórico, escala de G maior. Mas o F#m ficaria sendo lócrio... O blues tem essa coisa de improvisar com uma escala menor sobre um acorde maior, mas tornar lócrio esse acorde de F#m parece não ter ficado legal. Na parte que ele da o exemplo dessa sonoridade dórico sobre a BT da pra notar que enquanto está tocando o acorde de A o som fica legal, mas qdo passa para o acorde de F#m não encaixa tão bem. Quem tem a video aula aih da uma curtida e posta aqui se concorda ou não.

    Quem não tem a video aula mas manja de harmonia me diz se eu to certo ou se to viajando.

    PedroGtr
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: PedroGtr
    · votar


    renanozzy

    cara, ele pode estar tocando o A dórico, pra dar essa intençao dórico..mas isso nao significa que vc esteja migrando pra outra escala necessariamente.

    Dar uma intençao Dórica, no caso, é vc fazer uso de uma 6 (sexta) maior, trabalhando junto com uma terça menor..o que é bem cara (intenção) dórico. Visto que este modo, é característico a sua 3m e 6M.

    Do mesmo jeito que adicionamos uma 4 aumentada, pra dar a intençao Blues a uma pentatonica por exemplo; tambem se fizermos uso de uma 6 maior, tambem teremos um som bem interessante (que eh essa intençao dórico)..mas isso nao faz com que vc "transponha" de escala..ou nas suas palavras: " Fazer o F#m ficar lócrio".

    Em suma, dar a intençao dórico, nao significa vc tocar todas as notas da escala A dórico.., mas simplismente dar uma apimentada, tocando as 3m e 6M de A nesse caso, notas tidas como características do modo dórico.

    espero que nao tenha soado mt repetitivo o que eu disse..to com sono, pelo que eu reli, parece q eu falei a mesma coisa umas 3 vezes hauhauha

    abraço

    renanozzy
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: renanozzy
    · votar


    PedroGtr
    To ligado cara, nessa parada de intenções... Mas o que acontece eh que na video aula ele faz isso mesmo que eu falei... Usa a escala de G e as pentas Am7, Bm7, Em7, Am6 e D7 geradas pelo campo de G para improvisar sobre essa base que falei. Aí, enquanto a BT está tocando e ele improvisando em cima, os intervalos gerados sobre o F#m acabam não fechando.

    renanozzy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Up.


    Ninguém viu essa video aula ou manja de harmonia pra me dar uma luz aew??? Eu sei que posso extrapolar pra fora da teoria, mas queria saber se isso que citei ali em cima eh certo ou errado.

    Guitar_L
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    renanozzy
    O lócrio soa estranho mesmo, justamente por não ser muito usado. Tem certeza de que esse "Não soar bem", não é característica do modo? O som é meio torto mesmo, não espere algo "certinho". O dórico é muito mais "inside" que ele.
    Abraços

    renanozzy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Guitar_Luppi
    Eh que no exemplo que ele deu, tocava a escala de G sobre um acorde de A que fica legal mesmo, bem blues... e em cima do acorde de F#m tb tocava a escala de G, tornando o F#m lócrio... Aih na BT qdo tava soando o A ficava legal, qdo passava para o F#m dava pra ver que fica meio estranho mesmo.

    renanozzy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    up

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Kiko Loureiro - Guitarra Rock (Pergunta sobre Harmonia)