Ajuda com Harmonia - Escaping (Kiko Loureiro)

    Autor Mensagem
    CeeJay
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: CeeJay


    Salve galera,

    É a primeira vez que posto alguma questão aqui no fórum , embora ja o acompanhe há muito tempo. Aprendi muita coisa com horas e horas de navegação rs. Meu mais novo objetivo é aprender sobre os Modos Gregos. Eu já saquei como são formados os intervalos de cada modo e ja sei usá-los, embora ainda encontre dificuldade para começar qualquer modo de qualquer lugar do braço , mas isso pego com o tempo! Mas a questão é a seguinte, nesse estudo que estou fazendo sobre modos gregos e harmonia eu entendi que para saber que modo usar tenho que definir o tom da música (Ex: C Jônio) daí dependendo do grau que eu estiver tocando no momento eu vou usar um modo diferente.

    Assim: I - V - VI - IV + C Jônio = C - G - Am - F

    Dessa forma,

    Tocando - Improviso
    C - Jônio
    G - Mixolídio
    Am - Eólio
    F - Lídio

    (Corrijam-me se estiver errado até aqui e qualquer observação é importante pra mim =D)

    No entanto, eu consegui dois DVD de Vídeo Aulas do Kiko Loureiro (Guitarra para iniciantes / Rock Fusion Brasileiro e Tecnica Criativa) no segundo DVD ele ensina uma coisa chamada "Improviso sobre Modulações" e toma como exemplo a musica Escaping do CD No Gravity



    O ponto a que me refiro fica no tempo 2:43 em diante

    A harmonia dessa parte é E - C - B - G - E mas todos os acordes são X7M(#4). Então ele diz que tem que se improvisar usando o modo Lídio em todos os acordes. Como é possivel?

    [EDIT] Se puderem definam pra mim o tom dessa parte tambem[EDIT]

    LeandroP
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    CeeJay


    A harmonia dessa parte é E - C - B - G - E mas todos os acordes são X7M(#4). Então ele diz que tem que se improvisar usando o modo Lídio em todos os acordes. Como é possivel?


    É isso mesmo. Não dá pra pensar tonal neste caso porque os acordes são todos do modo lídio - possuem as notas características deste modo: maior com 7a maior e 4a aumentada.

    Neste caso você toca Mi lídio, C lídio, B lídio e G lídio, respectivamente sobre os acordes.

    CeeJay
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    É isso mesmo. Não dá pra pensar tonal neste caso porque os acordes são todos do modo lídio - possuem as notas características deste modo: maior com 7a maior e 4a aumentada.


    Então ele harmonizou isso como? Ele só achou que soava bem e usou, sem nenhuma regra?

    Eu não consigo pensar numa harmonia sem ser de forma tonal. Como podemos criar alguma coisa parecida? Só tocando mesmo neh?

    Jim Marshall
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Jim Marshall
    · votar


    CeeJay


    Então ele harmonizou isso como? Ele só achou que soava bem e usou, sem nenhuma regra?


    O Kiko tem uma "alma" jazzistica, pensamento rápido em improvisação...a maioria de seus solos saem na hora...por íncrível que pareça...

    Esse tipo de harmonização é bem utilizada no Jazz...quando você tem vários acordes com passagens rápidas, porém apenas em determinado modo.

    Para criar algo parecido só tocando mesmo...de tanto "improvisar", com o tempo acaba se tornando uma coisa natural e você começa a pensar na relação "acorde-escala" isoladamente.

    Não existe regra...um bom exemplo é o final do solo da música "Running Alone'....há uma frase antes dos arpejos com tapping que não está em escala alguma...apenas "soa bem"...palavras do próprio Kiko.

    Outro exemplo acontece no final da música "Jump" do Van Halen...uma sequência de ligados que não está em escala alguma...apenas a nota final pertence a tonalidade.


    Abraço,

    See ya!

    CeeJay
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: CeeJay
    · votar


    Jim Marshall

    com o tempo acaba se tornando uma coisa natural e você começa a pensar na relação "acorde-escala" isoladamente

    Então, para eu ter um raciocínio mais rapido durante o improviso eu devo pensar assim?

    É errado eu pensar na música de forma tonal?

    Se eu fosse compor uma musica eu jamais pensaria de tal forma que os acordes ficassem fora da escala. Cara eu não consigo pensar assim!

    Eu poderia criar alguma coisa só com, digamos, MIXOLÍDIO por exemplo?

    Jim Marshall
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Jim Marshall
    · votar


    CeeJay

    Então, para eu ter um raciocínio mais rapido durante o improviso eu devo pensar assim?

    É errado eu pensar na música de forma tonal?


    A verdade é que não existe fórmula...faça a música que está na sua cabeça...

    É como sempre me diziam no IG&T : Para quebrar as regras...primeiro é necessário conhecê-las.

    continue seus estudos na forma tonal...e não deixe que as "regras" impessam você de fazer boa música.


    Eu poderia criar alguma coisa só com, digamos, MIXOLÍDIO por exemplo?

    Sim...e digamos que depois do modo Dórico...esse é meu segundo modo preferido...hehehe.



    Abraço,

    See ya!

    CeeJay
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: CeeJay
    · votar


    Jim Marshall

    A verdade é que não existe fórmula...faça a música que está na sua cabeça

    Acho que to começando a entender como o Kiko, vc e outros musicos conseguem fazer isso. Tudo é de acordo com a sonoridade que vc quer dar a musica. Eu devo parar de pensar em Jonio, Dórico, Frigio e etc como escalas e pensar como sonoridade da musica devido às suas peculiaridades estou certo? Daí eu sei que acordes inserir para dar aquele toque "lidio", "Dórico" ou seja lá oq for .... é mais ou menos por aí?

    é como uma frase importante do Leandro Panucci?

    É nesta hora que você precisa esquecer a "parte matemática" da coisa e pensar somente na "parte musical". A parte matemática vem pra nos esclarecer as diferenças entre os modos, pelo lado teórico. Não devemos tocar teoria, devemos tocar música, pensarmos na sonoridade.

    Vi isso no topico Harmonia Modal - Preceitos Basicos do JRCINTRA

    Jim Marshall
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    CeeJay


    É isso ai...agora você entendeu...rs.

    Teoria é muito legal...mas ela tem que somar...e não atrapalhar...

    Eu estudei muiiiito teoria , harmonia improvisação e tudo mais...mas na hora de compor ou improvisar...não fico pensando em que escala usar...simplesmente sai...naturalmente.


    Grande abraço e bons estudos !


    See ya!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com Harmonia - Escaping (Kiko Loureiro)