guitarra para um garoto de 7 anos

Autor Mensagem
jholanda
Veterano
# abr/10


Tenho um filho de 7 anos que estar querendo aprender a tocar guitarra. Eu acharia mais fácil - e barato - que fosse violão mas ele é muito cheio de decisão ...

Ainda não o matriculei em um curso porque só quero que ele comece quando tiver um instrumento. Não fiz o mesmo com a irmã dele e ela traumatizou tanto que agora, mais velha, quer aprender bateria :-)

Ele é bem alto para a idade dele - usa roupas de menino de 8 a 10 anos. E tem um gosto musical bem variado: ele gosta de r&b, blues, rock - até metal que eu detesto. Para falar a verdade, ele até ouve miles daves sem reclamar ;-)

O problema é que ao fazê-lo pegar uma guitarra - era uma condor - achei-a muito grande. Não a escala que era de um tamanho bom para ele mas o corpo dessa guitarra me pareceu muito grande, chegando à altura do peito, além de ser bem pesada.

Por isso fiz umas pesquisas e passei a considerar uma guitarra de tamanho reduzido mas algo de qualidade. Encontrei uma dean playmate avalanchedean playmate avalanche aqui no Brasil que parece ser menor - infelizmente não achei dessas em Brasília para aferir.

Na amazon tem uma SX SSTSX SST também de tamanho reduzido e bem leve (4 kg) mas não achei no Brasil.

O que vocês sugerem? Existem algum outro modelo que o atenderia? BTW não estou a fim de comprar algo como a michael. Me pareceu bem chinfrinha. Mas não queria gastar mais do que 400 reais a guitarra - sei que teria de comprar também um amp e outros acessórios mas eu tenho um korg pandora para quebrar um galho ...

Sir.Paulo
Veterano
# abr/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Guitarra Infantil Hering Michael
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-115983582-guitarra-infantil-her ing-rosa-nova-_JM

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# abr/10
· votar


Na minha opiniao vc deveria comprar uma guitarra de tamanho normal para ele. Sei que a preocupação com a postura e a ergonomia são muito importantes, mas talvez uma boa forma seja que o garoto possa se adaptar a um "instrumento de verdade".
Essas guitarras "junior", pelo que eu pude atestar, não conheço todas, normalmente são produtos ruins. A escala possui uma medida irregular, prejudicando as notas que passam a desafinar pelo braço, coisa que nenhuma regulagem dá jeito. Outro problema comum é quanto à construção que semrpe deixa a desejar.

Acho que a melhor opção seria a compra de uma strato e ajudar sempre seu filho com relação à postura na hora de tocar e, quem sabe, fazê-lo treinar e aprender sentado.

Obs.: Lembre-se que as crianças crescem rápido e em pouco tempo uma guitarra menor se torna inútil. (Vc sabe disso melhor do que eu eheheh)

Sir.Paulo
Veterano
# abr/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Cara o ideal nessa idade é violão!

Edson Caetano
Veterano
# abr/10
· votar


não concordo com a frase

Eu acharia mais fácil - e barato - que fosse violão

não sei porque mais fácil, violão é tão ou mais dificil de tocar do que uma guitarra, principalmente se for encarar o erudito, e tambem (o violao) pode ser incrivelmente mais caro do que uma guitarra, então qualquer um dos instrumentos que for escolhido terao como a unica diferença, o gosto pessoal

E de um instrumento de adulto, com certeza o menino quando entrar na adolescencia vai ser muiiito fera

Caike_bend
Veterano
# abr/10
· votar


As Les Pauls costumam ser mais confortáveis e menores.

te indico ela.

Sir.Paulo
Veterano
# abr/10
· votar


Caike_bend
huahuahuahua

em materia de conforto é boa mesmo mas geralmente são bem pesadas.E para um garoto de 7 anos é um bico de papagaio na certa quando ficar mais velho.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


Dê um Piano.
Ele vai te agradecer quando for adulto.

_gureta
Veterano
# abr/10
· votar


jholanda
cara , tenho uma shelter california standard , bem pra começar axo que é boa sendo que paguei 300 reais nela , ela e bem leve em relaçao a maioria das stratos , sei la axo que essas guitarras pequenas nao compensam porque sao caras e uma hora ele vai crescer e voce precisara comprar outra guitarra , se for pra voce pegar uma guitarra pequena axo melhor pegar um violao pra ele nao? ai quando ele crescer voce pega uma guitarra , foi mais ou menos assim que eu comecei hehehehe
abrass!

jholanda
Veterano
# abr/10 · Editado por: jholanda
· votar


violão é tão ou mais dificil de tocar do que uma guitarra

desculpe-me o mal entendido: eu sei da dificuldade do violão. tenho muitos amigos músicos, vários deles tocam clássico. Só quis dizer mais fácil para mim pois eu não teria que gastar muito para ele começar e seria mais prático porque não precisa plugar para tocar ...


Cara o ideal nessa idade é violão!


como diria o garrincha, o problema é combinar os russos ;-) ele é cheio de decisão, o que não acho ruim. Acho bom ele saber o que quer mesmo que só tenha 7 anos.

Essas guitarras "junior", pelo que eu pude atestar, não conheço todas, normalmente são produtos ruins

poizé, é o que eu temo, embora tenha ficado impressionado com a quantidade de guitarras desse tipo (34 na musicianfriend) - na verdade, não são consideradas de criança, mas de viagem (3/4" scale)- e as resenhas favoráveis a uma dessas: a dean playmate evo

As de criança são bem menores (1/2" scale). Em termos de tamanho são bem mais apropriadas para uma criança mas pelo que tenho lido a qualidade deixa muito a desejar. A vantagem das de viagem é mais o peso: pesam menos da metade que uma strato da fender.

tenho uma shelter california standard , bem pra começar axo que é boa sendo que paguei 300 reais nela , ela e bem leve em relaçao a maioria das stratos

obrigado pela dica. eu andei dando uma pesquisada no ML e vi que da pra comprar uma SX usada por um "pouco" mais. ela tb é leve?

BTW desculpem-me mas falei besteira anteriormente: essas guitarras de 3/4 não são mais leves ...

axleWs
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
piano é caro, mas um teclado é perfeito.

Repito, quem começa a formação musical com piano/teclado, vai agradecer.

jholanda
Veterano
# abr/10
· votar



Repito, quem começa a formação musical com piano/teclado, vai agradecer.


o duro de ser criança é que os adultos sempre sabem o que é melhor para elas. acho que não custa nada deixá-lo decidir o que tocar ainda mais que, em tempos de rock band, uma criança preferir aprender um instrumento de verdade é uma dádiva.

likerock
Veterano
# abr/10
· votar


jholanda

Toco guitarra a dois meses, tenho 15 anos e desde os sete quis tocar. Só pude concretizar o sonho agora, mas a vontade durou por oito anos, entre altos e baixos.

O violão é legal sim, mas pra tocar de noite, pra compor, aprender velocidade ao trocar de acordes (nesse caso eu até prefiro o violão, pois é só pegar uma batida e já começa a sair algo mais "música", sem ser barulhento). Fora isso, as outras técnicas e pra tocar mesmo, a guitarra é do caramba!

DINO EK
Veterano
# abr/10
· votar


essa ta fera pro seu guri http://www.amazon.com/Dean-Playmate-Junior-Electric-Classic/dp/B000GAY H4E/ref=sr_1_2?ie=UTF8&s=musical-instruments&qid=1270423249&sr=1-2



Mas na boa, ja compra uma guita do tamanho normal, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137231869-guitarra-condor-rx20- stratocaster-nota-fiscal-garantia-loja-_JM pq ele se der certo no negocio mais tarde vai querer uma pro seu tamanho dai vc vai gastar bem mais....

pscb
Veterano
# abr/10 · Editado por: pscb
· votar


jholanda

Lembro que eu comecei na música com um violão Giannini menor do que o padrão. Em um ano eu troquei por um de "tamanho normal", mas nesse ano que usei o Giannini foi suficiente para aprender alguma coisa.

Na época, com R$200,00 se conseguia um violão bem razoável. Mas se falarmos hoje e citarmos uma guitarra, o preço aumenta, além de amplificador, pedais, cabos etc.

Antes de gastar um monte em equipamento, acho interessante começar com um violão de nylon, pela possibilidade de não custar muito e não ser muito grande/pesado.

Se teu filho desistir da música, um violão não terá sido um prejuízo grande. O início é difícil, então é bom conferir se o interesse dele vai perdurar. Então, algumas idéias: começar com violão barato, começar com aulas de percepção musical (até mesmo com flauta doce, é um bom início à música em si, deixando o instrumento principal para depois), fazer aula experimental de violão ou guitarra (algumas escolas oferecem uma aula cortesia).

Eu comecei com violão e continuo tocando. É meu instrumento de estudo (música erudita é bom de tocar, apesar de eu não ouvir hehehe).

Boa sorte!

Excelion
Veterano
# abr/10 · Editado por: Excelion
· votar


jholanda

Cara, nesse fórum a palavra Telecaster aparece 2 vezes por semana, mas na minha opinião são as guitarras mais fodas que existem, me arrependo até hoje quando vendi a minha, e quando acabei comprando uma strato em vez de outra Tele.

Enfim, eu acho que uma Telecaster seria ideal primeiro porque é leve, segundo porque tem um timbre lindo, bem arisco e é uma guitarra rústica, sem frescura essencialmente igual desde 1949 é uma guitarra de MACHO, e terceiro porque é confortável.

Só não me pergunte que marca, porque Telecaster eu só conheço as Fenders, e acho que você não vai querer comprar uma pro seu filho a não ser que você vá pro USA, porque comprando uma Fender Telecaster lá, mesmo se ele desistir, você acaba não perdendo dinheiro se vender aqui.

Ah, apresenta a idéia de uma Telecaster pra ele assistindo Crossroads com ele! Mas assiste antes sozinho se você nunca viu pra ver se tem alguma cena que você não quer que seu filho veja!

Abraços!

Pena Machado
Veterano
# abr/10
· votar


dê um violão pequeno ou uma guitarra normal, dar uma mini guitarra vai ser meio frustrante quando ele for trocar para a grande.

Sir.Paulo
Veterano
# abr/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar




Essa é NATHALIA da banda NOTA PROMISSÓRIA ela tem apenas 11anos!

axleWs
Veterano
# abr/10
· votar


jholanda
é verdade, me desculpe. Olha, eu aconselho a comprar uma guitarra stratocaster, acaba sendo o modelo das baratas com melhor custoxbenefício, tem algumas legais por aí.

condor rx20s

GuitarHome
Veterano
# abr/10 · Editado por: GuitarHome
· votar


jholanda
Cara muito bacana!!!

Eu comecei a tocar guitarra aos 8, 9 anos. Minha primeira guitarra foi uma SX SST62 e nunca tive problemas com ela, inclusive passei uns 8 a 9 anos com ela sem problema, vendi ela em julho do ano passado para interar em uma guitarra nova.
Eu se fosse você pensaria na hipótese de comprar uma guitarra de tamanho "normal" para ele, para não ter que trocar tão cedo, a própria SX SST62 seria uma boa, que tem 21 trastes e tal e ele não vai ter tantos problemas assim.
Abraços

jholanda
Veterano
# abr/10
· votar


é verdade, me desculpe

não há do que se desculpar pois sei que sua sugestão foi com a melhor das intenções. Inclusive eu o levei a uma loja e sugeri um piano também, que sempre quis tocar :-) obrigado pela dica da condor. essa aí é bem mais em conta.

Telecaster seria ideal primeiro
eu dei uma rápida pesquisada acerca da tele e realmente todos falavam que é ideal para iniciantes. o problema é que elas são BEM mais caras ...

Essa é NATHALIA da banda NOTA PROMISSÓRIA ela tem apenas 11anos

que gracinha. toca muito e tem muita personalidade!

jholanda
Veterano
# abr/10
· votar


Eu comecei a tocar guitarra aos 8, 9 anos. Minha primeira guitarra foi uma SX SST62

legal :) Eu já vinha namorando essa SX. O problema é que ela está acima do meu limite. a condor rx20s na musical grellman sai a menos de 300. btw algum sabe se ela é confiável?

Fabio Giavoni
Veterano
# abr/10
· votar


jholanda
Cara, a condor rx-20 é bem pra iniciante mesmo, ela não tem grandes defeitos que possam atrapalhar o aprendizado, mas também não tem grandes qualidades. Ela é bem leve também, e versátil né.
Se vc for comprar um dessas, cuidado na hora de escolher, tem bastante diferença entre uma e outra, o padrão de qualidade não é muito apurado.
Pra começar, eu acho bem legal

jholanda
Veterano
# abr/10 · Editado por: jholanda
· votar


eu encontrei a rx-30 usada aqui em brasilia por 350,00, i. e., por 50 paus a mais do que a rx20s. qual seria melhor para ele?

axleWs
Veterano
# abr/10
· votar


jholanda
A rx-30 tem a vantagem de ter um captador humbucker na ponte (indicado para coisas com mais distorção), no mais é praticamente (praticamente hein, não to sendo exato) a mesma coisa da rx-20.

Em relação a rx-20, ela é uma guitarra que atende aos propósitos do preço pago por ela. Não espere uma maravilha. Mas é honesta e atende bem a iniciantes por um bom tempo.

jholanda
Veterano
# abr/10
· votar


to quase dando um lance na rx-30 pois pelo que andei lendo ela pode ter uma sobrevida maior pois no futuro eu poderia fazer um upgrade com uns captadores alnico blues. é verdade?

DimeManiac
Veterano
# abr/10
· votar


Eu acho esse vídeo aqui bem revelador sobre oq dá pra fazer com uma guitarra pequena ;D :
http://www.youtube.com/watch?v=gAMwSQxtepM

buddy guy
Veterano
# abr/10 · Editado por: buddy guy
· votar


jholanda


Recomendo firmemente as stratocasters,por sua versatilidade e custo X benefício. Pode ser Condor GX 50,Shelter,SX,tagimas 635 das antigas e por aí vai !!!!



erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


jholanda

Também sou favorável que você já compre uma guitarra tamanho normal. Já já o muleque cresce e aí não faz sentido comprar uma guitarra infantil.

Se você insiste na idéia da guitarra infantil, procura no site da Rondo Music umas guitarras infantis da SX. Deve estar menos de US$90 com certeza. Juntando o case (obrigatório para a importação), frete e impostos; não deve passar dos R$400.

emaniox
Veterano
# abr/10
· votar


OUtra opçao é um modelo do tipo SG. Pelo o que eu sei o Angus Young escolheu este modelo porque ele é pequeno e nao se sentia confortavel com nenhum outro modelo.

Flw.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a guitarra para um garoto de 7 anos