Review fender southern cross

    Autor Mensagem
    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/10


    Essa guitarra foi um presente que eu ganhei de um tio que é guitarrista há muitos anos, ela foi comprada por ele em 1995, ela esta nova, pois ele toucou muito pouco com ela, ele me falou que ela ficou por quase três anos guardada, pois ele usava mais as suas fender americanas, em fim eu considero ela uma raridade pelo fato de ter sido feia aqui no Brasil e pelo excelente estado de conservação dela.

    • Corpo – Cedro
    Corpo muito bem trabalhado com curvas leves ela tem o peso médio de uma Strato,a pintura é excelente com ótimo acabamento ela é Vermelha.

    Nota: 9,5

    • Braço – Pau-Marfim
    Braço muito confortável e bem accessível as casas mais baixas, os trastes eu troquei os originais por trastes Dunlop médio-jumbo,escala é clara de Marfim.

    Nota: 09

    • Ferragens
    De original só restou provisoriamente a ponte, os trastes como já dito agora são Dunlop as tarraxas são agora Wilkinson Standard com travas.

    Nota: 8,5


    • Captação
    Eu troque os originais por três Single Coil Malagoli tradicional Texas, excelentes captadores são ótimos para aqueles que assim como eu gosta de muita distorção e muito ganho.

    Nota: 10


    Para resumir depois de uma boa regulagem e troca de alguns componentes ela é uma excelente guitarra eu diria até de nível profissional, pois é muito bem construída e com um acabamento excelente!

    buddy guy
    Veterano
    # mar/10
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    Sir.Paulo


    Fala meu camarada,beleza? Bom review,só falta boas fotos aí,para gente curtir !!!!

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/10
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    buddy guy
    Pois é cara vou ver se consigo uma câmera emprestada de um amigo, pode deixar!

    Bigtransa
    Veterano
    # mar/10
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    Sir.Paulo
    As southern cross são guitarras muito legais..... só o que eu acho estranho é a valorizada que elas deram ultimamente..... tem gente no mercado livre querendo até 2k nessas guitarras

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/10
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    Bigtransa
    Cara só se pode pagar isso se ela estiver muito bem conservada e bem modifica com captação trocada e principalmente a ponte trocada ai sim vai valer um pouco mais, mas se estiverem vendendo ela original por esse preço é roubo!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/10
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    Bigtransa
    tem gente no mercado livre querendo até 2k nessas guitarras
    Picaretagem pura!!!
    Abç

    Overdriver
    Veterano
    # mar/10
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    Toquei numa dessas assim que lançaram. Gostei muito, tá mais pra Fender Americam que uma mexicana da vida. O som também me agradou muito na época. É uma guitarra interessante.

    Dilaurim
    Veterano
    # abr/10
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    algum dia ainda vou ter minha fender *-*
    mas por enquanto to na luta pra arranja uma mg-32 :X

    old steel
    Veterano
    # abr/10
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    Overdriver
    tá mais pra Fender Americam que uma mexicana da vida.
    Desculpa colega,mais acho que não hein.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10
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    old steel
    Cara os captadores dela não são tão bom quanto uma fender americana e mexicana, mas em matéria de acabamento e construção são melhores que uma mexicana!

    Zero Zen
    Veterano
    # abr/10
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    Sir.Paulo
    old steel

    Cara os captadores dela não são tão bom quanto uma fender americana e mexicana, mas em matéria de acabamento e construção são melhores que uma mexicana!


    Só depois de ver a data do teu post é que eu entendi a piada! hehe

    Enviado: 1/abr/10 09:01

    T+.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10
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    Zero Zen

    velho voce ja pegou uma southern cross em bom estado de conservação? cara eu coloco minhas maos no fogo e digo que elas foram melhor construidas que uma Mexicana!
    http://brazilianguitars.blogspot.com/2010/01/fender-southern-cross-par te-1.html

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10
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    Zero Zen
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Zero Zen
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    Sir.Paulo

    velho voce ja pegou uma southern cross em bom estado de conservação? cara eu coloco minhas maos no fogo e digo que elas foram melhor construidas que uma Mexicana!

    Sim ! Algumas, para não dizer várias. Inclusive nas lojas, quando eram novas. É uma das vantagens de ter uma certa idade.

    Todas me pareceram com o mesmo padrão Giannini. Acabamento tosco e irregular. Trastes quadrados e por aí vai...

    Quanto ao filme e o link que você forneceu, cabe dizer que você foi muito mais longe que o engenheiro responsável, pois voce considerou a Southern Cross superior à mexicana, lembra:

    Cara os captadores dela não são tão bom quanto uma fender americana e mexicana, mas em matéria de acabamento e construção são melhores que uma mexicana!

    O proprio entrevistado as coloca em pé de igualdade, veja:

    E: As Fender brasileiras tinham a mesma qualidade que as americanas, mexicanas e japonesas?
    C.A.: Conheci bem essas fábricas e seus produtos. Posso dizer com segurança que, fora o hardware e a captação, não há nenhuma diferença em relação às americanas. Com as outras não há nenhuma.


    Quem conta um conto aumenta um ponto. Eu não esperaria modéstia do engenheiro, admitindo suas falhas, mas não custa lembrar que ele é o criador das Dolphin. Para mim isso só desvaloriza a opinião dele !

    E você ainda "aumentou" a qualidade da Southern Cross por sua conta..., dizendo ser ela superior às mexicanas !

    Ademais, dizem que mentira tem perna curta. E tem mesmo. Tanto que o nobre engenheiro, que elogiou seu produto e o equiparou à produção Japonesa e Mexicana, confessa em seguida que sua Fender Brasileira foi completamente alterada, desde o hardware à pintura ! Veja:

    Eu tenho uma desde 93 e fiz um upgrade com Texas Special, tarraxas Gotoh, escudo white pearl, neckplate, ponte, knobs, strap lock, trastes dunlop, mudei a cor e parte elétrica tudo original e também tenho uma American Standard desde 96 que continua original

    Se ela era tão boa de fábrica, por que razão ele mudou tudo, excetuada a madeira ?

    Seja sensato ! Não se trata de desvalorizar seu instrumento. Eu mesmo tive e tenho violões Giannini da década de 70. Mas não vamos criar um mito de qualidade onde ela inexiste.

    Meu caro. Dou de barato que a Southern Cross seja um instrumento aceitável, mas não a ponto de equipará-lo aos instrumentos fabricados no Japão e México.

    Infelizmente a Giannini sempre se caracterizou por um trabalho relaxado e descuidado. Fruto de anos de reserva de mercado e da dificuldade de obtenção de bons instrumentos. Giannini era o que tinha ! Ela abusou, fez a fama e deitou na cama !

    T+.

    Hansen
    Veterano
    # abr/10
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    Quem tem a mexicana diz que ela é melhor...

    Quem tem a Southern diz que tem a melhor...

    Quem num tem nenhuma das duas (eu) diz:

    - Deixem dessa viadagem e vão tocar, pô!

    [/alborguetti]

    nichendrix
    Veterano
    # abr/10
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    Zero Zen

    A única coisa que dá essa impressão de qualidade nas Southern Cross é o logo da Fender no Headstock... hehhehehehe

    Por idos de 95 eu me apaixonei por uma, mas um belo dia pude testar ela e uma Am. Standard lado a lado e toda a boa impressão foi por água abaixo. Mesmo comparando com a finada linha California (MIM), a Southern Cross não se sustentava.

    Zero Zen
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Zero Zen
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    Hansen

    Quem tem a mexicana diz que ela é melhor...

    Quem tem a Southern diz que tem a melhor...

    Quem num tem nenhuma das duas (eu) diz:

    - Deixem dessa viadagem e vão tocar, pô!



    Hehehehe. Não pega o bonde andando não !

    O problema aqui não é disputa de beleza !

    Nem que tem o instrumento mais categorizado !

    Fiz questão, apenas, de aparar certos exageros.

    A importância do debate reside na capacidade informativa do forum. Daqui a um tempo um gaiato vai ler os elogios imerecidos a um determinado modelo/fabricante, vai se iludir, comprar por uma soma considerável e depois ficar frustrado. E depois vai dizer:

    - Putz, o pessoal do FCC não entende "lhufas" de guitarra/gear !

    Acho que este tipo de descrédito e de dicas "frias", é sempre bom evitar.

    nichendrix

    A única coisa que dá essa impressão de qualidade nas Southern Cross é o logo da Fender no Headstock...

    Para o bem e para o mal ela é uma Giannini ! Boas madeiras, mão-de-obra ruim !

    Simples assim ! (Até deu rima) kkkkkkkkkkkkkkk

    T+.

    HALzheimer
    Veterano
    # abr/10
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    Sir.Paulo

    Como é que é?

    Corpo 9,5? Braço 9? Ferragens 8,5? Captação 10?

    Bahhh........

    Não estressa, cara, mas se tua escala de notas vai de zero até 10, tu tá precisando reavaliar essa coisa toda.

    Se tua escala de notas vai de zero até 20 (ou 30), tá ok.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10
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    HALzheimer
    Como é que é?

    Corpo 9,5? Braço 9? Ferragens 8,5? Captação 10?


    Falai ai garoto blz

    Cara acho que você não prestou atenção no meu review

    Os Trastes foram trocados por Dunlop
    A captação é Malagoli Texas
    As tarraxas são Wilkinson Standard

    Com relação ao corpo ele é muito bem construído sim e o braço é bem confortável para mim sim!

    Cara não é por nada, mas preste atenção antes de postar!

    Claro que os materiais originais eram muito ruins iguais as fenders mexicanas!

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10
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    Zero Zen
    nichendrix
    Caras respeito a opinião de vocês,acho valido expor os pontos negativos seja do que for!

    Eu falo bem da minha southern cross porque eu fiz varias modificações ao decorrer do tempo, com certeza ela quando estava toda original ela não se comparava as outras fenders,mas também acho que rola um certo preconceito só por se tratar de algo nacional mas em fim a opinião é de cada um e eu respeito!

    Agora uma coisa eu acho errado quem fala bem das fenders mexicanas e japonesas eu desmerecem as southern cross falando que foram mal feitas, se alguém aqui já teve a oportunidade de conhecer a mão de obra nas fabricas Asiáticas ou latinas sabe que não se comparam a mão de obra Americana, eu trabalho em uma multinacional japonesa de automóveis em minha cidade e já fui para alguns paises da América do sul e visitei muitas empresas e tenho que falar que chega a ser um verdadeiro absurdo a forma de trabalho, quando olho para um carro na rua de uma marca na qual eu já visitei uma fabrica eu penso coitado desse cara!

    Bigtransa
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Bigtransa
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    Sir.Paulo
    Uma coisa que não engulo muito é esse mito de que as dolphin eram boas..... talvez na época em que concorriam com as tonantes podiam ser..... As poucas que vi eram instrumentos toscos...... Quanto às southern cross, na minha opinião elas perdem feio em acabamento pra qqr japonesa ou mexicana que eu já vi.... O ponto positivo dela pra mim é o corpo em cedro que deixa a guitarra com uma sonoridade característica bem legal, bem ressonante e com mais sustain que o normal pra strato..... Assim como disse o Bertola não concordo com esse status de "vintage" e com o preço que estão querendo nelas atualmente..... Há uns 2 anos o preço delas no ML girava entre 500 e 700 reais..... Agora tão cobrando preço de fender japa..... Outro detalhe é que se vc pegar uma stratossonic do começo da década de 90 as guitarras são praticamente idênticas (com o detalhe de a stratossonic vir com tarraxas e ponte bem melhores) e a giannini custa atualmente um terço de uma SC (mesmo assim mais do que vale)....

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
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    Zero Zen
    nichendrix
    Concordo TOTALMENTE com vocês.
    Abçs

    rafael_cpu
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: rafael_cpu
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    Zero Zen
    Infelizmente a Giannini sempre se caracterizou por um trabalho relaxado e descuidado. Fruto de anos de reserva de mercado e da dificuldade de obtenção de bons instrumentos. Giannini era o que tinha ! Ela abusou, fez a fama e deitou na cama!

    Pura verdade... (nesse momento percebo como estou velho...rsrs...pqp).

    Para o bem e para o mal ela é uma Giannini ! Boas madeiras, mão-de-obra ruim !
    Simples assim !


    Realmente, faltava controle de qualidade efetivo e mão-de-obra qualificada. Bom, também, concorriam com Tonante... não é preciso dizer mais nada...

    Bigtransa
    Outro detalhe é que se vc pegar uma stratossonic do começo da década de 90 as guitarras são praticamente idênticas (com o detalhe de a stratossonic vir com tarraxas e ponte bem melhores)

    Verdade, minha primeira guitarra foi uma Stratossonic preta, comprei nova na década de 90 (creio que em 92...não lembro ao certo). As tarrachas e ponte eram japonesas e muito boas por sinal.
    T+

    Sir.Paulo
    Importante é que você está feliz com ela. Bom, já fez o upgrade que julgava necessário... agora é gastar os trastes...rsrsrs.
    Parabéns pela guitarra (e de presente ainda!!!).
    Post umas fotos que todo mundo quer ver!!!
    Abraço.
    T+

    nichendrix
    Veterano
    # abr/10
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    Sir.Paulo

    Cara, você fala de preconceito, mas sinceramente, eu na época das Southern Cross eu era doido por elas, realmente eu só percebi que elas não eram essas cocadas todas, quando comecei a comparar elas com outras séries da Própria Fender.

    Ele toda original não consegue ser superior nem às Mexicanas e nem Japonesas, e não seria exagero comparar elas às tops da Coreanas daquele período. Eu não sei se você sabe, mas até meados dos anos 90, as Fender Japonesas eram feitas pela Fujigen e pela Tokai, ambas as fábricas ficaram conhecidas por produzirem instrumentos superiores á maioria das Fender americanas nos anos 80 e inicio dos, só perdendo em linhas top americanas. Só por volta de 93-94 que a Fender realmente conseguiu reestruturar toda a linha dela de forma a ficar com todos os modelos superiores à Fender Japan.

    Existem séries da Squier produzidas pela Fujigen, como as Squier JV da primeira metade dos anos 80, que tinham um woodwork tão bom, que hoje são vendidas pelo preço de Fender Am. Standard nova, eu tenho uma guitarra dessas e pude testá-la inumeras vezes lado a lado com Fender Southern Cross, e nem se compara em termos de timbre.

    Sobre as Fender Mexico, pra mim o primeiro ponto a se considerar é que a fábrica de Baja Enseada é literalmente a mesma fábrica que era usada pela Fender Americana em Corona até a primeira metade dos anos 90, quando a Fender reformulou toda a fabrica de Corona, desmontou tudo e montou do outro lado da fronteira.

    Eu nunca pude botar uma Fender Standard MIM ao lado de uma Southern Cross, mas já pude comparar com as California (a primeira série fabricada no Mexico, mas montada e com controle de qualidade feito nos EUA). O que posso dizer é que as Southern Cross também não ganham delas.

    A Fender também sempre foi conhecida por usar mão de obra latina. Quando você ouve falar das lendárias Fender dos anos 50 e 60, ela foram feitas não por americanos, mas mexicanos, porto riquenhos e até brasileiros, inclusive um dos melhores luthiers da Fender na década de 50 e 60 era o Tadeu Gomes, brasileiro que trabalhou como luthier de violões da DiGiorgio antes de ir pra america.

    Obvio não tenho nenhuma ilusão sobre as Fender Mexicanas, são instrumentos adequados e de boa qualidade para quem não vai fazer um uso profissional deles ou para quem precise de um instrumento ótimo, mas de baixo custo e não dos "pluses de qualidade".

    No fim, acho que você mesmo concorda conosco, já que da sua Southern Cross só sobrou a madeira, se ela fosse tão boa, porque não conservou o resto?

    Se era tão boa, porque o contrato foi cancelado por incapacidade da Gianinni de manter o padrão de qualidade exigido pela Fender?

    E concordo com o Bigtransa quando diz que na época do lançamento das Southern Cross, existiam dentro da linha da própria Gianinni guitarras similares, mas que eram produtos superiores.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/10
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