Problemas com Floyd Lo Pro

    Autor Mensagem
    Pepe Le P
    Veterano
    # mar/10


    Dei uma procurada nos tópicos relacionados mas não achei nada especificamente sobre o meu problema então lá vai:

    Eu tenho uma Cort Viva Gold II que tem Floyd Lo Pro, que pode até não ser a floyd mais top, mas até onde sei (não muito na verdade) é de boa qualidade.

    O problema é que sempre que eu subo a afinação com a alavanca ela não retorna ao ponto original (paralela ao corpo) ficando levemente levantada. Quando baixo ela fica um pouco abaixo. A afinação geralmente sobe/desce igual para todas as cordas (da pra ver que é por que a ponte não retornou ao lugar certo).

    Já levei em dois luthiers e nenhum resolveu meu problema. Um deles até me disse que a galera que usa a lavanca pra valer tem um macete pra "ajeitar ela no lugar" logo depois de dar uma alavancada, o que não me convenceu muito.

    Eu uso cordas 0.10 D'Addario e minha guitarra tem 4 molas (antes tinha só duas). Eu tentei dar uma regulada nas molas por conta e até resolvi um pouco o problema da afinação quando uso a alavanca pra baixo, mas pra cima não teve jeito.

    Isso me atrapalha bastante pois as vezes basta eu tocar de leve (ou apoiar de leve) a mão na ponte que minha afinação sobe...

    Será que é somente um problema de regulagem de molas? Será que pode ter a ver com a altura da ponte? será que a minha Lo Pro é de qualidade contestável? ...

    Se alguém tiver alguma sugestão ou pista do que pode ser eu agradeço!

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pepe Le P: O problema é que sempre que eu subo a afinação com a alavanca ela não retorna ao ponto original (paralela ao corpo) ficando levemente levantada. Quando baixo ela fica um pouco abaixo. A afinação geralmente sobe/desce igual para todas as cordas (da pra ver que é por que a ponte não retornou ao lugar certo).

    Estranho... eu acho natural ocorrer o contrário: quando você alavanca no sentido de afrouxar as cordas a ponte deveria retornar e ficar levantada, e quando você alavanca no sentido de esticar as cordas a ponte deveria retornar e ficar abaixada.

    De modo geral, quando você dá a alavancada no sentido de esticar as cordas (ou seja, aumentando a afinação), a ponte tende a desregular mais. Percebi uma vez que as cordas tendem a dar uma escorregadinha no lock nut. Veja se não é este o problema.

    Pepe Le P
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    erico.ascencao

    Cara, acho que o problema é no floyd mesmo, pois da pra notar que ele não fica alinhado depois de usar a alavanca. E eu posso dar bends furiosos que ela não desafina nada, mas é só tocar de leve na ponte que já altera a afinação...

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pepe Le P: é só tocar de leve na ponte que já altera a afinação

    Para ficar claro: você toca na ponte, tira a mão dela e percebe que a ponte saiu do lugar e as cordas desafinaram por igual?

    lipe_2104
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    erico.ascencao
    Estranho... eu acho natural ocorrer o contrário: quando você alavanca no sentido de afrouxar as cordas a ponte deveria retornar e ficar levantada, e quando você alavanca no sentido de esticar as cordas a ponte deveria retornar e ficar abaixada.

    Então, a minha ta ocorrendo isso, já levei em luthier, e não resolveu tb, a guitarra é uma Ltd F-250 com o floyd que veio nela.
    E está acontecendo exatamente isso! Quando eu alavanco no sentido de afroxar as cordas ela vai quase em Eb, e quando alavanco no sentido de esticar, ela vai quase em F... então não posso usar a alavanca, vc ou alguem por aqui pode me ajudar?
    Pepe Le P desculpa por usar seu tópico, mas é pq eu ia criar um e procurei achei seu tópico aqui, abração!

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    lipe_2104
    Pepe Le P
    Algumas perguntas pertinentes, só a título de verificação:
    1) As cordas foram trocadas há pouco tempo?
    2) Ao colocar as cordas que estão na guitarra, elas foram laceadas seguindo aquele procedimento de afinar e dar uma puxada na corda com a mão?

    lipe_2104
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: lipe_2104
    · votar


    erico.ascencao

    1) Não

    2) Não

    Amanhã vou levar ao luthier, explicar meu caso e ver o que acontece, e se voltar boa ou não, eu aviso aqui! To meio preocupado, pois da outra vez que levei em um outro luthier, ele deu a mesma desculpa esse luthier ai que deu pro Pepe Le P .

    Bom, meu prof disse que talvez possa ser o lockin nut tb! Vou verificar com o luthier isso, abração man valeu!


    Edit: vou perguntar ao bertola oq ele acha que possa ser!

    Pepe Le P
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    erico.ascencao

    Cara valeu as dicas... sobre suas perguntas...

    1) Não, mas rola igual com corda nova... acredite já testei com cordas de todas as "idades".

    2) Sim, sempre dou as puxadas e toco bastante nela pra "afrouxar" as cordas assim que coloco cordas novas. E as vezes até repito quando vou afinar (com o nut solto antes que me perguntem ;))

    lipe_2104

    Fica tranquilo parceiro, se é o mesmo problema melhor colocar tudo num só tópico, derrepente conseguimos uma ajuda ae...

    O quew me deixa bolado é que eu vejo gente judiando da ponte nas alavancadas e as guitarras não desafinam quase nada, por isso tenho esperança que talvez seja um lance de regulagem, afinal nem todo mundo tem uma Gotoh ou uma Floyd furiosa, mas tem uma penca de gente dando alavancadas por aí...

    lipe_2104
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pepe Le P

    Aham... vou levar no luthier na quarta-feira! E dependendo do que acontecer de repente eu até te ajudo aqui :)

    abração!

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    lipe_2104: 2) Não
    É, este item é importante.

    Pepe Le P
    Reflita também sobre o seu rigor para com a afinação. As vezes nos vemos um Eb no afinador e acreditamos piamente nele, quando na verdade a desafinação é mínima aos ouvidos. Eu mesmo me pego com neuras de afinação tentando fazer o E ficar aceso bonitinho para ter certeza que a guitarra está afinada, quando muitas vezes isto é desnecessário.

    lipe_2104
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: lipe_2104
    · votar


    É lá se vão 9 meses e ainda não solucionei,
    mesmo levando pra luthier :/
    E aí Pepe Le P tu consegiu resolver?
    Alguém aí sabe o que seria esse problema?
    Grato, abraços
    God Bless
    (;

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    lipe_2104

    Normalmente isso são pivôs e molas de baixa qualidade. Um pivô que sanou o problema do original da minha Cort G/VT, foi o Gotoh, hoje já não tenho mais este problema... Mas...

    Tive uma Cort Evl K4, Tenho um Amigo que tem uma X-11 e chegamos em um consenso... As pontes originais da Cort que não tem marca, são mesmo de baixa qualidade. Falo isso baseado também em mais guitarras que regulei ou que meu professor regulou...

    No caso da minha antiga Evl, coloquei uma ponte Gotoh, e todos os problemas cessaram. Mas no seu lugar faria três experimentações:

    1 - Colocaria um Trio de molas gotoh, daquelas marronzinhas que são uzinadas em um material altamente resistente;

    2 - Colocaria um par de pivôs da Gotoh ou Condormusic, ambos excelentes...

    3 - Regular após tudo isso, a altura da ponte de forma linear, para que os dois pivôs fiquem exatamente na mesma altura, e nenhum deles sofra desgaste demasiado.


    Isso tudo é de baixo custo, especialmente usando peças da condor, que são bem honestas... Mas te digo que se nada resolver,investir em um floyd novo de alta qualidade, vale muito a pena, porque essa Cort é uma dessas guitarras para casar, parece que vira outro instrumento...

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    lipe_2104
    É cara, se as nossas dicas não solucionaram o problema o negócio é mesmo pivô ou molas. Vai no site da Stewmac e procura por estas peças da Gotoh. Ou já junta uma graninha e bota uma ponte Gotoh mesmo, aqui no ML sai por uns R$600.

    Marcosrcf
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Pepe Le P
    Um deles até me disse que a galera que usa a lavanca pra valer tem um macete pra "ajeitar ela no lugar" logo depois de dar uma alavancada, o que não me convenceu muito.

    Se for dar uma puxada no sentido contrário depois da alavancada, funciona sim (mas não faz milagre).

    Tem um tópico aqui de um cara que trocou o lock nut da guitarra dele e resolveu o problema com a afinaçõa, talvez se você conseguir um pra testar...

    Pepe Le P
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    lipe_2104
    Resolvi sim, mandei travar a ponte e encomendei uma guitarra com Floyd Gotoh, hehehe.

    Eu acredito que o problema fosse desgaste excessivo nos pivos ou algum outro componente da ponte. Levei num luthier experiente e ele me sugeriu ou trocar a ponte ou travar, como tinham 500 reais de diferença entre as duas opções fiquei com a segunda.

    Floyd Rose exige um monte de cuidados e tem que ser bem regulada por quem manja, é possível que algum dos luthier menos experientes que já levei (ou eu mesmo) tenha danificado algum componente da ponte por descuido/desconhecimento.

    Com a ponte travada eliminei o problema da desafinação excessiva (embora de vez em quando ela baixe um pouquinho a afinação) e até acho que ganhei um tiquinho a mais de sustain.

    Possivlemnte você terá que trocar alguns componentes (pivos, molas, etc.) ou trocar de ponte. Tem também a opção de baixo custo de travar (perde a ação de subir afinação).

    lipe_2104
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Pepe Le P

    HUAHEHUE,
    eu tô pra comprar minha gotoh tb \o
    A minha não fica subindo a afinação não, ela fica afinadinha!
    Só se eu encostar na alavanca pra trás ela sobe a afinação D:
    Mas é isso, floyd gotoh que venha pra nós
    uhahue
    abração !

    guitarrafuriosa
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Tenho uma COrt dessas, e acho que essa ponte é de alumínio...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com Floyd Lo Pro