Diferenças evidentes de timbre - Nitro X PU;

Autor Mensagem
janick
Veterano
# mar/10


Sinceramente, alguém pode me dar evidências concretas da existência de uma diferença significativa ou perceptível realmente ao ouvido humano da diferença de qualidade no som de uma guitarra em relação à esse tipo de acabamento?

Eu estava outro dia lendo um tópico sobre as Epiphones Elitist, e tinha gente falando que o som de uma guitarra com acabamento em Nitro é superior ao de uma com acabamento em PU. Porque? Qual a explicação plausível para isso? Algum de vocês realmente consegue perceber essa diferença caso comparassem duas guitarras com mesmas madeiras e especificações, porém com o acabamento diferente?

Fica a questão ai para discussão dos colegas.

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


janick
alguém pode me dar evidências concretas da existência de uma diferença significativa ou perceptível realmente ao ouvido humano da diferença de qualidade no som de uma guitarra em relação à esse tipo de acabamento?


Não.
Primeiro que teriam que estabelecer padrões de comparação, utilizar sistemas pouco variáveis para tocar as duas guitarras, medir as propriedades sonoras de cada uma, realizar testes estatísticos para comparar os resultados e dizer se as diferenças são ou não significativas...

É muito improvável que alguém tenha feito este tipo de teste, portanto, é muito improvável que tenham estes dados, que se obtidos desta forma seriam científicos.

Messiah King
Veterano
# mar/10
· votar


janick
é só frescura de fritador babaca. :)

ogaitnas
Veterano
# mar/10
· votar


pura viadice...

janick
Veterano
# mar/10
· votar


The Root Of All Evil
Messiah King
Pois é, pensei a mesma coisa. O camarada lá, insistia em falar que a Gibson era melhor que a Epiphone MIJ da Fujigen porque era em Nitro, ao invés de PU, mesmo ambas possuindo ótimas madeiras, e mesma parte elétrica. E simplesmente não entrou na minha cabeça a ideia de que o ACABAMENTO seria um fator altamente relevante na qualidade sonora do instrumento.

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


janick

Mas acho que ele se referia não ao som, e sim ao fato da madeira respirar mais facilmente com o nitro. O que manteria o instrumento mais estável ao longo dos anos.

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


janick

O ponto é sobre o secamento da madeira. Uma guitarra nova em PU é igual a uma em Nitro, mas em 10, 20 anos a que tem acabamento em Nitro estará BEM mais seca, isso faz com que os veios da medeira unam-se mais, deixando o corpo mais compacto do que a de PU o qual "cela" a mdeira.

AGORA, se isso vai deixar a guitarra melhor pior, com mais timbre menos timbre não sei. Sei que a EXPLICAÇÂO da peleja é essa. Mas deixando minha opinião, se eu pudesse só teria guitarras em nitro.

janick
Veterano
# mar/10
· votar


makumbator
Como alguém vai comprovar isso? Que ao longo de 40 anos o som de um instrumento de nitro vai ser melhor que o de PU? Como medir o quanto que as duas madeiras "secaram" ou não?
Isso pra mim tem cara de balela.

janick
Veterano
# mar/10
· votar


ogner
Exatamente essa a minha dúvida.

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


Mas pensando aqui com meus botoes, não sei se procede, da mesma forma que a madeira pode secar mais em Nitro ela pode "molhar" mais tb, acredito que Nitro de menos proteção a madeira de forma geral, por isso o cuidado com armazenamento e manejo da guitarra em Nitro deve ter mais atenção! To chutando aqui!! ahuehuha...

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


janick
Como medir o quanto que as duas madeiras "secaram" ou não?
Isso pra mim tem cara de balela.


Ué, basta furar a madeira e medir o grau de umidade. Os fabricantes tem esses dados, pois eles testam esse tipo de coisa, em peças "iguais" de madeira.

Também acho que isso influencia muito pouco(ou nada o timbre), mas é perfeitamente possível de ser verificado.

Em uma peça não muito seca de madeira, o nitro seria melhor, pois ele permite que se consiga secar e estabilizar mais facilmente a madeira.

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


ogner
isso faz com que os veios da medeira unam-se mais, deixando o corpo mais compacto do que a de PU o qual "cela" a mdeira.

Na verdade as fibras se soltam e a vibração do corpo é que aumenta.....

Isso não se aplica tanto atualmente pois os a madeira não pode ser 100% seca..... é preciso manter uma certa taxa de umidade pra garantir a resistência física dos instrumentos e teoricamente eles já saem de fábrica no ponto ideal.....

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


janick

Cara, mas na minha opinião isso é papo pra uma galera que curte um som muito especifico, que ai sim pode fazer diferença.

Resumindo, sé vc vai usar caps de 10k pra cima ( humbs ), drive pra dedéu, higan e afins, a madeira é oq menos importa, sinceramente acho isso, vide as Ibanez de compensado pulverizadas no mercado, guitarras de acrilico que muitos usam, entre outras marcas que usam plywood lamineted em varias series de guitarra....E no fundo não muda porr@ nenhuma.

emaniox
Veterano
# mar/10
· votar


Se verniz de PU nao permitisse que a madeira secasse, os braços com acabamento em PU nao iam sofrer os efeitos da humidade e estariam sempre ajustados, sem necessidade de mecher no tensor nunca.

Alem disso, se isso fosse verdade, poderia se fazer guitarras com madeiras verdes e com PU, pois elas nao vao perder a humidade. Madeiras, quandos secam, podem se deformar. Entao, acabamento em nitro seria pior porque a madeira vai secar e tem mais chance de se deformar com o tempo.

Como tanto guitarras com PU como com nitro podem se deformar se forem feitas com madeiras verdez, eu acho que os dois deixam a madeira sofrer as influencias da variação da humidade.

O que eu acho que influencia é a espessura do acabamento, independentemente de ser nitro ou PU. Pelo o que eu sei, o nitro fica mais fino com o tempo, o PU nao. Mas um acabamento fino em PU deve ser bom.

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


emaniox

Cara é FATO sobre o efeito celagem que o PU tem sobre a madeira, vc esta sendo meio radical. Não concordo com oq vc escreveu. Regulagem de tensor? construir com madeira verde, acho que há uma falta de bom senso ae.

Bigtransa
Veterano
# mar/10
· votar


ogner
concordo com vc..... tb acho bobagem usar nitro hj em dia..... O verniz bicomponente na minha opinião é a evolução natural..... é mais bonito, mais resistente e dá pra polir...... Sem falar que quando vc compra uma guitarra ela tem que estar ideal para o uso logo que sai da loja..... o envelhecimento das madeiras tem que ser preocupação do fabricante e não do consumidor.....

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


emaniox
Se verniz de PU nao permitisse que a madeira secasse, os braços com acabamento em PU nao iam sofrer os efeitos da humidade e estariam sempre ajustados

Ninguém disse que ele não permite secar nada ao longo do tempo, mas o nitro permite MUITO mais.

Will Bejar
Veterano
# mar/10
· votar


várias teorias conspiratórias...hehehehe...

emaniox
Veterano
# mar/10
· votar


Só estou exagerando baseado no que foi dito.

Sei lá, até agora nao vi nenhuma evidencia de nada.

Por favor me explique onde esta a o erro, a falta de logica ou falte de bom senso na sequencia de argumentos:

1- PU sela a madeira (como vc falou)
2- Madeira com acabamento em nitro seca (como vc falou)
3- Dos argumentos 1 e 2, infere-se que madeira com acabamento em PU nao seca
4- Deve-se usar madeiras estaveis na construção de guitarras
5- Madeiras verdes nao sao estaveis porque sofrerao variaçoes na sua "secura".
6- Fazer um acabamento em PU sela uma madeira, inclusive uma madeira verde.
7- Utilizando argumentos 6 e 3, conclui-se que madeira verde com acabamento em PU nao seca
8-Logo, madeira verde com acabamento em PU nao sofre variação de "secura"
9-Logo, madeira verde com acabamento em PU é estavel
10-Logo, madeira verde com acabamento em PU é bom para construir guitarra.

Continuando:
11- madeira nao muito seca, com acabamento em nitro, vai secar
12- Logo, ela pode sofrer deformações e ser uma madeira ruim para guitarra.


Só estou tentando através disto mostrar que nao faz sentido dizer que madeira com nitro seca e madeira com PU nao seca.

Sei lá.

Entre nitro e PU, eu sou a favor de tocar guitarra.

Manubio
Veterano
# mar/10
· votar


O fato é o seguinte:

PU tem uma propriedade que é de criar impermeabilização, ou seja, impossibilita a passagem de água, seja saindo ou entrando na madeira, talvez não seja 100% impermavél, mas tem uma taxa alta, eu chutaria entre 98% e 100%.

Enquanto isto o Nitro não tem esta propriedade, assim como falado, se cair água, é possivel que ocorra penetração se não for seca em pouco tempo.

Quando a água sai, se forma microcompartimentos, onde a madeira começa a resoar, apesar da reaproximação dos veios da madeira.

Este tipo de fato faz com que uma guitarra pintada em nitrocelulose depois de algumas dezenas de anos, tenha um som com mais sustain, além de um som mais equilibrado.

Basta ver o quanto uma Gibson R9, feita com madeiras dá decada de 20-30 ressoa, não acredito que tenha variado muito, mas acredito que isto realmente gere diferenças.

Além disto, as guitarras de hoje tem a umidade retirada de maneira artificial, isto faz com que os microcompartimentos e os veios da madeira se juntem de maneira artificial, perdendo uma certa parcela em relação ao natural.

Isto é algo que aprendi com uma certa quantidade de pesquisa, e estou repassando, não sei se está ao todo certo, mas foi o que aprendi.

Abraço

Will Bejar
Veterano
# mar/10
· votar


madeira verde com acabamento em PU é bom para construir guitarra.
...se ficará boa...

emaniox
Veterano
# mar/10
· votar


Manubio
Entendi, faz sentido, obrigado.
Flw.

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


[emaniox

Ok.

Will Bejar
Veterano
# mar/10
· votar


acabou???
O_o

ogner
Veterano
# mar/10
· votar


http://jose.gs/acabados-de-guitarra-poly-contra-nitro/

Will Bejar
Veterano
# mar/10
· votar


ogner
Ógão...da hora a matéria!!! Tem esses mistérios e místicas que envolvem a Fender...igual o lance da morte do Paul, tenho certeza que ele será o último e nunca vai contar...igual a Copa da França, tô esperando o Edmundo abrir o bico!!!

Enquanto isso, é melhor se preocupar em tocar...hehehe

ogaitnas
Veterano
# mar/10
· votar


ogner

boa matéria, ainda mais na parte que diz que as fenders atuais com acabamentro em nitro usam plástico por baixo, o que anula qq efeito de madeira respirar e etc...


Ainda que o som deve mudar tão pouco que deve ser nada o efeito...

ogner
Veterano
# mar/10 · Editado por: ogner
· votar


ogaitnas
boa matéria, ainda mais na parte que diz que as fenders atuais com acabamentro em nitro usam plástico por baixo, o que anula qq efeito de madeira respirar e etc...


Exato, interessante essa parte.....Que até as Fenders mais antigas ( a partir de 63) usam este artificio, não entendi 100%, parece ser um "tipo" de PU, que até foi batizado com o nome de Fullerplast, mas que de qualquer forma interfere no respiro das guitas. Salvo alguns modelos especiais que são os Thinskins
EDIT: De acordo com o texto do link acima:

Esse seu usam plastico foi tremendamente tendencioso, hein!! hauhuhuae..Apesar do autor do texto usar esse termo...

emaniox
Veterano
# mar/10 · Editado por: emaniox
· votar


Isto quer dizer que a black strat do Gilmour, as stratocasters do Hendrix, Clapton, SRV e outros tem uma camada de poliuretano selando a guitarra.

Se tá bom pra eles, ta bom pra mim.

EDit: nao pra SRV, pq a guitarra dele seria de 1962

Overdriver
Veterano
# mar/10 · Editado por: Overdriver
· votar



Emaniox

Nessa época não usavam PU.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Diferenças evidentes de timbre - Nitro X PU;