quais melhores guitarras para para tocar forró e axé

Autor Mensagem
makumbator
Veterano
# ago/10
· votar


J. S. Coltrane

sahhsahassah! É, tem de tudo por esse Brasil!!

alemao_111
Veterano
# ago/10
· votar


cara tu tem q v aquela q mais te agrada mas as mais versateis sao as strato

nichendrix
Veterano
# ago/10
· votar


makumbator

Cara, é por aí, só que por aqui, o conhecimento do sul e do sudeste no geral é bem maior, tanto pq praticamente toda família tem um emigrante aí pro sudeste/sul, mesmo as mais abastadas já que por muito tempo as universidades daqui tinham pouquíssimas vagas, quanto pq chega muita informação, a mídia, seja televisiva ou impressa, dá muita ênfase para a vida aí.

Tirando o ES eu já morei em todos os estados do SE, mas eu acho que as semelhanças entre um estado e outro aí são bem maiores que aqui, o que ainda muda um pouco mais são nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que tem uma cultura um pouco mais diferenciada em relação ao interior e ao resto do dos dois estados.

Mas no geral o interior dos estados do sudeste embora tenha muitas diferenças entre sí, tem muito mais semelhanças que nos estados do nordeste, acho que porque já há muito tempo as pessoas tem uma mobilidade maior por conta de ter tido as primeiras grandes estradas e linhas férreas.

No nordeste por muito tempo houve um certo isolamento de um estado em relação ao outro, as estradas eram poucas e especialmente o interior era bem isolado de um estado para o outro.

Acho que essa é uma das maiores diferenças daqui da região meio-norte (PI, MA e parte do CE), já que por serem regiões de passagem pro centro-oeste e pro norte e de lá para o nordeste, então houve um intercâmbio maior que faz com que a cultura dessa região seja bem diferente dos demais estados, outro fator é que a colonização dessa região embora tenha começado nas capitanias hereditárias, só ocorreu de fato quando os bandeirantes vieram para cá montar fazendas aqui, então parte da cultura dos 3 estados, especialmente no interior tem um ponto comum.

Um exemplo disso é o Bumba Meu Boi, que é uma festa baseada em uma lenda Piauiense, toda a história se passa numa cidade do Piauí chamada Oeiras (a primeira capital do estado). No entanto essa festa embora piauiense, sempre foi mais celebrada no Maranhão.

Enfim as diferenças aqui no Nordeste são extremamente interessantes para quem passa tempo o suficiente para percebê-las, pode ficar maravilhado com tanta diversidade.

Na musica isso é tão interessante que dita até o tipo de instrumento que o musico usa. Por exemplo, no Piauí há uma tradição muito grande da viola caipira (inclusive tem o maior festival de violeiros e de repente do mundo). Mas enquanto as duplas de violeiros do nordeste em geral usem principalmente a viola comum, aqui tem uma formação que é de viola comum e viola "resonator", que embora exista em todo o nordeste é mais comum aqui, assim como as duplas de viola caipira comum, com viola "resonator" de 6 cordas é uma marca registrada da região de Sergipe e Alagoas.

No forró isso também acontece, por exemplo o naipe de metais no piauí tende a ser maior e mais presente, uma vez que o estado tem uma tradição muito grande de bandas de dobrado, que são bandas no estilo marcial, só com metais e alguns palhetas (sax, flauta e picolo). Da mesma forma, especialmente Teresina, tem uma tradição "rocker/metal" muito mais presente que na maioria dos outros estados, e isso reflete no tipo de equipamento usado na hora de tocar forró e outros ritmos.

Da mesma forma enquanto a rabeca pernambucana e paraibana é mais rustica e estreita, a rabeca no Piauí tem uma profundidade maior, e um acabamento mais trabalhado, chegando um pouco mais perto do violino e da viola.

Enfim são muitas as nuances e acho que isso que tora tudo tão interessante.

Mas deixa eu parar de desvirtuar o tópico alheio.

Strato_Master
Veterano
# ago/10
· votar


apesar de não curtir o estilo a gente deve reconhecer que não é trivial ter o "swing" pra tocar....


@topic: uma strato SSS...

Briton
Veterano
# ago/10
· votar


Acho que uma strato seria mais adequado.Boa sorte.
Abraço.

SHMA
Veterano
# out/10
· votar


qual dessas marcas alguem mim indica CONDOR RX-20S , GIANINNE E TAGIMA

J. S. Coltrane
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix
viola "resonator"

e o que seria isso?

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


J. S. Coltrane

Já viu violão ressoador (resonator)? É uma viola com o mesmo sistema.

Basicamente existem cones metálicos dentro que amplificam o som acústico. Aqui vai uma foto.

http://1.bp.blogspot.com/_oHF_xwBzZOw/SB-wLe9mNSI/AAAAAAAACQg/ayZV56zA qVo/s400/DSCF2567.JPG

LipeGuitarrero
Veterano
# out/10
· votar


No Show do ChicleeeeTeeeeee EEE eEEE EEE suahsuhsu o cara parece que usa uma lespaul, mais é um pouco diferente do modelo tradicional gibson, pode ser uma LTD ou PRS.
mais axo que uma lp ou strato é o mais convencional mesmo.
strato é a mais versatil.

J. S. Coltrane
Veterano
# out/10
· votar


nichendrix
saquei

May BA
Veterano
# out/10
· votar


Já ví um maluco tocar pagode baiano com uma JA não sei se a 1 ou a 2, mas, acho que strato SSS casa melhor, porém, só vc mesmo pra saber

F.BankZ
Veterano
# out/10
· votar


Strato, com certeza!

Já vi um cara usando uma Ibanez JEM.

SHMA
Veterano
# out/10
· votar


qual dessas marcas alguem mim indica CONDOR RX-20S , GIANINNE ou TAGIMA.

ghb
Veterano
# out/10
· votar


LipeGuitarrero
Chiclete é só Parker e PRS hehe.

SHMA
As Tagima's nacionais são uma boa pedida, mas entre as três, é a que tem o preço mais elevado. Um amigo meu toca em uma banda de axé e prefere o timbre da Tagima a Fender MIM, que virou a guitarra de backup. Enfim, um video dele tocando com a Tagima (som rachando): http://www.youtube.com/watch?v=qubTMUUUqgY; e um vídeo dele tocando com a Fender: http://www.youtube.com/watch?v=RTJ2-r6AhFw, mas acho que sá pra ter uma idéia. Tem mais vídeos no canal dele. No caso das guitarras do Lucas (do vídeo), a Tagima tem mais "som de strato".

osmar85
Veterano
# dez/11
· votar


Para tocar axé existem vários modelos, cantores como Tomate e Tuca Fernandes (ex-Jammil) já utilizaram Les Paul, já vi outros cantores de axé utilizarem modelos como Floyd Rose mas o mais comum é a Stratocaster, de preferência Fender, na dúvida pesquise as guitarras tocadas pelos axezeiros, além dos já citados: Bell Marques (Chiclete com Banana), Durval Lelys (Asa de Águia), Luiz Caldas, Alexandre Peixe, etc. Uma boa pedaleira também é indispensável.

osmar85
Veterano
# dez/11
· votar


Voltei a pesquisar sobre guitarras para tocar axé music, posso te dizer que Bell Marques (Chiclete com Banana) costuma usar guitarras do modelo Parker Fly e PRS Santana (pessoalmente essa é melhor para solos), já Durval Lelys (Asa de Águia) praticamente só usa Stratocaster, Alexandre Peixe também usa muito Parker Fly, Tomate já usa mais a Les Paul, se bem que alguns cantores de axé, como Ricardo Chaves, encomendam seus próprios instrumentos num luthier. Agora músicos que integram bandas como a de Ivete Sangalo ou Ara Ketu podem variar, além desses modelos costumam usar guitarras com ponte Floyd Rose, já guitarristas de bandas de pagode baiano (tipo É o Tchan, Parangolé, Léva Nóiz) geralmente usam a Stratocaster mesmo, por isso considero esse modelo de guitarra mais útil, pois dá para tocar de tudo, desde blues até heavy metal, com certeza dá para também tocar forró e arrocha numa boa com ela. Só lembre-se de usar os pedais ou efeitos da pedaleira se necessário e uma palheta adequada (0,80 mm é a ideal, de material flexível).

gabitereza
Veterano
# dez/11
· votar


cara!! eu vejo muito o cantor do chiclete com banaba usar les pau!!!

gabitereza
Veterano
# dez/11
· votar


caraca!! eu botei les pau !!! desculpa!! o nome é les paul !!! tá ae!!! rsrsrs

danielfz
Veterano
# dez/11 · Editado por: danielfz
· votar


gabitereza
Kakakaka Vou te dar uma dica ótima para estes casos! Ao invés de fazer outro POST tentando corrigir o erro! heheh CLIQUE EM EDITAR E CORRIJA!

KAKAKAKAK

buddy guy
Veterano
# jul/13 · Editado por: buddy guy
· votar


Desculpem o up tardio,mas.....sou obrigado a concordar com tudo(ou quase tudo) que o camarada nichendrix,comentou. Estes lances de "guitarra forrózeira",não é fácil mesmo de tocar,não.A rítmica do negócio é froid. Os caras variam pra caramba o tom no decorrer das músicas.
Sem contar que,estes caras que estão tocando na atualidade,são tudo "handbanger enrustidos". Os caras no geral,mandam muito.Pode ver,prova disto,é a leva de grandes guitarristas que quase sempre,vem da região nordeste(lembro de já ter comentado este lance,vez ou outra por aqui no Club).
Agora,quem ainda duvidar da complexidade de tocar estes lances,basta se aventurar a tocar,que logo de cara vai perceber,que a coisa não é tão simples. E no âmbito de guitarras utilizadas por estes caras: Vai desde Stratocasters turbinadas,até as Ibanez tops(em sua grande maioria) !!
É isso !! Espero ter agregado algo por aqui,além de claro,aquilo tudo que o camarada nichendrix,já agregou ao tópico.Muito bem explanado por ele !!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quais melhores guitarras para para tocar forró e axé