Programa do curso de Luthieria - 2010

    Autor Mensagem
    Valter Bergamo
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Valter Bergamo


    Segue abaixo o programa do curso de luthieria oferecido no tópico Curso de Luthieria - 2010 (Valter Bergamo)

    programa - Curso Luthieria

    Aqui estão os módulos vistos no curso Módulos - Curso Luthieria

    Os procedimentos sobre o curso encontram-se no primeiro arquivo, as demais informações seguem abaixo.

    Grato!

    Valter Bergamo
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Valter Bergamo
    · votar


    Sobre o curso

    O curso de luthieria básica é oferecido gratuitamente, num período máximo de 12 meses. Assim cada aluno podera fazer e seguir com as aulas conforme suas possibilidades e recursos dentro desse período, em caso de nao conclusão do projeto, o aluno será convidado a realizar o curso novamente.
    As aulas serão disponibilizadas, e para que o aluno passe para as proximas aulas, sera necessário a entrega de uma avaliação que sera informada ao aluno junto com as aulas.
    Algumas aulas pedem atividades, onde o aluno terá que postar fotos e comentários em topico a ser divulgado.

    O curso compreende todo o estudo e pratica pra fabricação de instrumentos de cordas de corpo sólido.

    Num determinado momento do curso o aluno podera optar se deseja constuir um instrumento, caso queira, podera adquirir ferramentas e peças no site, na loja virtual, ou em qualquer loja de sua preferencia, co todas orientações sobre tipos de peças, marcas, caracteristicas, etc.

    As orientações sao dadas por email, msn, site, forum, etc, em datas e hora predefinidas alguns dias na semana. Sendo avisado no topico e na página agenda do curso.

    Toda orientação será apontada no perfil do aluno, tão quanto as médias, fotos e projetos. Ficando exposto aos demais colegas toda o perfil do curso do aluno. (exceto-se dados de cadastro).

    Duvidas Freqüentes
    Amanha estarei criando um topico com as duvidas mais frequentes do curso.... OK

    GOREFESTA
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Show de bola!
    Espetinho
    Tenho só uma duvida... posso estar meio por fora, mas alguns equipamentos, como aqueles usados para lidar com a madeira, são meio caros. Como faria nesses casos? Tem equipamentos, digamos, "genéricos" mais em conta?

    Valter Bergamo
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Valter Bergamo
    · votar


    Bom, muito do processo bruto, muitos luthiers utilizam a terceirização do serviços como corte bruto, plainar, desengrosar, etc numa marcenaria, que possuem todas as ferramentas e o conhecimento pois trabalham muito com isso.

    No caso de outros serviços mais detalhados, são feito com ferramentas eletricas manuais.
    Essas ferramentas são de uso comum, como furadeira, serra tico-tico, tupia, retifica, etc.. e existem aos diversos preços no mercado.


    Claro que se for de condição do luthier possuir algumas ferramentas estacionárias, obtem um serviço melhor por ele mesmo operar a maquina, assim observar os detalhes com mais precisão

    Outras ferramentas mais especificas manuais são de utilização mais comumente a arte da luthieria ou artesão que tem como arte o trabalho mais preciso com madeira, como um miniaturista por ex.

    OK
    Qualquer duvida estou a disposição!

    Loues
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Achei muito legal tu compartilhar com todo mundo teu conhecimento de luthieria!

    A periodicidade das aulas serah semanal, quinzenal ou o que? Eh que nao sei se vou ter muito tempo disponivel, mas queria aprender pelo menos a teoria, pra por em pratica nas ferias...

    Valter Bergamo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Loues

    cada aluno baixa a aula e estuda, conforme tem tempo, dai para baixar mais aulas tem q fazer uma avaliação.

    OK

    GOREFESTA
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Espetinho
    Bom, muito do processo bruto, muitos luthiers utilizam a terceirização do serviços como corte bruto, plainar, desengrosar, etc numa marcenaria, que possuem todas as ferramentas e o conhecimento pois trabalham muito com isso.

    Isso ja me deixa mais tranquilo... vlw pela resposta!

    Caio Gonçalves
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Boa Espetinho!!

    Valter Bergamo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    GOREFESTA

    OK
    Ate+

    Valter Bergamo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Caio Gonçalves

    Obrigado

    crisão
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Já estou inscrito, só falta a confirmação...
    quando começamos??
    abraços

    Carregando
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Carregando
    · votar


    eu so o unico que não concegue acessar os links?

    edit : consegui

    Valter Bergamo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    crisão

    Segunda os alunso q estiverem ativos com seus dados confirmados ja poderão acessar as aulas

    crisão
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Espetinho
    valeu... to ansioso

    tadeuRJ
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    eu já mandei um e_mail, vo fazer o curso pra ter uma noção legal, e ter como um hooby tambem, não tem luthier a pelo menos 100km de onde eu moro...rsrsrrs ai fico com a guitarra meio desregulada pois é difícil me deslocar pra longe com ela sem carro, esse curso será de grande utilidade pra mim.


    Abç!!!

    Valter Bergamo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    tadeuRJ

    Que bom, e tambem podera ser um trabalho extra, já que é muito prazeroso o oficio.

    menininha baixista
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    poxa. muito bacana seu trabalho. podemos ter acesso a alguma aula via internet? moro no RN, nunca vi um curso assim antes, de graça. tem um de rabecas mas é voltado pra crianças carentes de um bairro longe pra caramba de onde morro (pelo menos é na mesma cidade)

    falando nisso, alguém sabe me informar como afino uma mini harpa citara? tem 15 cordas. alguém sabe??

    Ally_Slash
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Espetinho
    bom cara,você vai ensinar o que?
    A fazer instrumentos,regulagem,essas coisas?
    Pois tenho interesse em regulagem e a fazer instrumentos(queria fazer uma guitarra) mais não tenho peças e ferramentas.

    baixolouco
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    cara eu quero me escrever de ultima hora, blz

    Valter Bergamo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pessoal, so olhar no topico http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/229738/p6#7003354

    OK

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Programa do curso de Luthieria - 2010