Metal Extremo parte 2 - Técnicas

Autor Mensagem
Rodrigues
Veterano
# mar/10


Tópico criado para a discussão das técnicas mais usadas no Metal Extremo, que foi iniciada no tópico que segue nesse link.

Favor não postar comentários não relacionados ao assunto do tópico.
Obrigado a todos.

killer7
Veterano
# mar/10
· votar


Pô cara, curti muito essa idéia
Estou aprendendo a tocar e seria ótimo ver as técnicas de Death, Black, Thrah e etc.

Ótima iniciativa!

Prometherion
Veterano
# mar/10
· votar


As técnicas são as mesmas de qualquer outro estilo: palhetada alternada, sweep, ligados...

a.y.o
Veterano
# mar/10
· votar


metal extremo...
vou ver oq acho a respeito. postem tudo oq poderem!

Necrophagist
Veterano
# mar/10
· votar


Só pra constar que o que eu vou postar abrange até o que chamamos de metal, independente de estilo, afinal as técnicas são as mesmas...
pra começar, postem tópicos que achem interessante de serem abordados em uma ordem de dificuldade que acharem adequados, pra me ajudar na hora de escolher material, por exemplo:

ah, eu queria saber um pouco mais sobre palhetada mas acho importante formação de arpeggios mais pra frente...


ou organizado por tópicos como falei:

- Palhetadas: Sweep/Alternada
- Formação de arpeggios
- etc.


lembrando o que disse anteriormente: vou preparar um materialzinho usando o GP, postando algumas informações, e, como meu tempo é escasso, provavelmente vou poder fazer somente durante o fim de semana, postando na segunda

postem sugestões :)
e o convite para discutir tecnicas e difundir material se extende a todos que quiserem participar.

Ave Janga \m/_

daniel_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Necrophagist
rapaz mesmo não curtindo nem tocando, 1° aborda o basíco mesmo palhetada (cavalgada e tal), depois palm mute, exercícios pra acostumar os dedos ai depois entra para a parte de tecnícas

Rodrigues
Veterano
# mar/10
· votar


Prometherion
As técnicas são as mesmas de qualquer outro estilo: palhetada alternada, sweep, ligados...
exatamente , porem como o nome do estilo já diz, são técnicas normais , porem de modos mais extremos , o objetivo do tópico e exatamente mostrar como usar as técnicas mais extremamente com o máximo de prescisão e claro, sem se machucar, acredite , já torci o pulso treinando tremolo picking e não foi nada legal....

Necrophagist



Só pra constar que o que eu vou postar abrange até o que chamamos de metal, independente de estilo, afinal as técnicas são as mesmas...
pra começar, postem tópicos que achem interessante de serem abordados em uma ordem de dificuldade que acharem adequados, pra me ajudar na hora de escolher material, por exemplo:

Excelente idéia brother assim cada um poe pedir o que estiver com mais dúvidas.

embrando o que disse anteriormente: vou preparar um materialzinho usando o GP, postando algumas informações, e, como meu tempo é escasso, provavelmente vou poder fazer somente durante o fim de semana, postando na segunda

Sem problemas brother, não se preocupe em correr com os exercícios , afinal o tópico já está pronto mesmo.Só a boa ontade já compensa a espera.


daniel_guitar
rapaz mesmo não curtindo nem tocando, 1° aborda o basíco mesmo palhetada (cavalgada e tal), depois palm mute, exercícios pra acostumar os dedos ai depois entra para a parte de tecnícas

Obrigado pelo post brother, falando em acostumar os dedos, tenho uma apostila de aquecimentos que peguei aqui mesmo no forum um tempo atrás, posso upar ela no 4shared e disponibilizar por aqui depois.
Obrigado e abraços a todos

Necrophagist
Veterano
# mar/10
· votar


Rodrigues
voce tem conta 4shared?
se importa em upar os GPs?

Rodrigues
Veterano
# mar/10
· votar


Necrophagist
Tenho sim , mas nu é conta premium , fora que eu não me lembro a senha, mas se eu conseguir lembrar eu upo lá sim , mas como vc me passaria os arquivos?

FAP
Veterano
# mar/10
· votar


Legal a iniciativa, eu lhe sugiro abordar os seguintes assuntos também:
- Palm muting
- Harmônicos artificiais
- Vibrato expressivo
- Legatos
- Modos frígio e menor
- Harmônicos em terça

São técnicas muito (mas muito mesmo) utilizadas no metal, e o pessoal colocando isso em prática já dá pra ficar craque :P

GOREFESTA
Veterano
# mar/10
· votar


FAP
Legal a iniciativa, eu lhe sugiro abordar os seguintes assuntos também:
- Palm muting
- Harmônicos artificiais
- Vibrato expressivo
- Legatos
- Modos frígio e menor
- Harmônicos em terça


Boas sugetões, só trocaria a parte da harmonização em terças por uma visão mais geral de intervalos... vai que o cara queira harmonizar em 6º ou 8º?

Para o pessoal do topico
Tem um topico interessante que eu não consegui achar (nem lembro quem fez) que fala sobre power chords, tem uma otima explicação de como fazer um power chord soar maior, menor, diminuto e por ai vai... caso alguem se lembre desse topico podia postar o link aqui

Rodrigues
Veterano
# mar/10 · Editado por: Rodrigues
· votar


GOREFESTA
Boas sugetões, só trocaria a parte da harmonização em terças por uma visão mais geral de intervalos... vai que o cara queira harmonizar em 6º ou 8º?

A parte dos modos tbm poderia ser uma visão mais geral , pois alguem pode decidir usar um modo não muito tipico dentro de sua música ....

Tem um topico interessante que eu não consegui achar (nem lembro quem fez) que fala sobre power chords, tem uma otima explicação de como fazer um power chord soar maior, menor, diminuto e por ai vai... caso alguem se lembre desse topico podia postar o link aqui

Vou ver se acho algo a respeito e posto o link aqui.Me pareceu bastante interessante...

riccieri
Veterano
# mar/10 · Editado por: riccieri
· votar


GOREFESTA
Tem um topico interessante que eu não consegui achar (nem lembro quem fez) que fala sobre power chords, tem uma otima explicação de como fazer um power chord soar maior, menor, diminuto e por ai vai... caso alguem se lembre desse topico podia postar o link aqui

Não sei se é o mesmo, mas nesse tópico tem muita coisa legal sobre power chord:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/227295/

Rodrigues
Veterano
# mar/10
· votar


riccieri
Não sei se é o mesmo, mas nesse tópico tem muita coisa legal sobre power chord:

Mesmo se não for esse link quebrou um galhão, obrigado brother...

Rodrigues
Veterano
# mar/10 · Editado por: Rodrigues
· votar


Duplo

GOREFESTA
Veterano
# mar/10
· votar


riccieri
Não sei se é o mesmo, mas nesse tópico tem muita coisa legal sobre power chord:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/227295/


Caraco, minha forma de pensar em power chords esta mto longe deste tópico, to de cara! rsrsrsrs
Só para dar um exemplo, olha o eu penso quando vejo isso aqui:

e---------------x----------------
B---------------x----------------
G---------------x---------------
D---------------7---------------
A---------------4----------------
E---------------x----------------

No topico diz que é uma inversão de A com a terça maior (C#) no baixo e omitindo a quinta (E). Bom, eu vejo isso como um C#+ (C# e A, C# com a 5º aumentada ), olha a lambança kkkkkkkk

Eu acostumei com o desenho de power chord com terça maior assim:
e---------------x-----------x-----
B---------------x-----------2-----
G---------------6-----------2-----
D---------------7-----------x----
A---------------x-----------x----
E---------------x-----------x----

Nada demais, só considerei que a tonica (A) esteja no baixo. A primeira digitação pode ser usada em todas as cordas. Caso a tonica esteja na corda G é só usar a 2º digitação.
Depois de ler este topico percebi que tenho que parar com a mania de achar que a tonica sempre esta no baixo hehehe

riccieri
Veterano
# mar/10
· votar


GOREFESTA

hahaahahha
Também sempre me embolo na hora de identificar acordes invertidos =x

SevenTool07
Veterano
# mar/10
· votar


GOREFESTA

É verdade cara. Meu professor me falou ontem sobre inversões em acordes. Quando se usa um acorde começando pela 3ª se chama primeira inversão e quando começa pela quinta se chama de segunda inversão ou mesmo quando se começa pela sétima se chama de terceira inversão. E tem aqueles acordes tipo D/F# que tem o baixo lá na segunda casa da corda E.

folha_nunes
Veterano
# mar/10
· votar


killer7
aqui vai uma otima dica:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/229923/

Necrophagist
Veterano
# mar/10
· votar


Rodrigues
por email, se voce nao se importar

Stargazer
Veterano
# mar/10
· votar


FAP
Legal a iniciativa, eu lhe sugiro abordar os seguintes assuntos também:
- Palm muting
- Harmônicos artificiais
- Vibrato expressivo
- Legatos
- Modos frígio e menor
- Harmônicos em terça


Falou tudo e mais um pouco. É exatamente isso.

Rodrigues
Veterano
# mar/10
· votar


Necrophagist
por email, se voce nao se importar
Sem problemas, te passo o endereço por mensagem pessoal.Fico no aguardo.....
Abração

Rodrigues
Veterano
# mar/10
· votar


Ai pessoal , upei no 4shared alguns exercicios para guitar pro que tenho aqui no pc, nesse link.
Espero que ajude..
Abraços..

Rodrigues
Veterano
# mar/10
· votar


Ai pessoal , upei no 4shared alguns exercicios para guitar pro que tenho aqui no pc, nesse link.
Espero que ajude..
Abraços..

joabfarias
Veterano
# jul/10
· votar


Fala, galera! Decidi ler o "Tópico do Metal Extremo" desde o começo, e vi que tá rolando esse tópico aqui em paralelo.
Queria compartilhar o meu método de composição atual.

1 - Ouvir muita coisa dentro da linha de som que você quer fazer, mas ouvir também um pouco lances diferentes (diferentes mesmo, tipo música clássica ou jazz).

2 - Costumo pensar que a música que crio é a continuação das músicas que ouço. Literalmente. Por exemplo: ouço um ou dois riffs de uma determinada música, e quase que automaticamente vem em minha mente um riff que seria a continuação. Penso que esse riff, que veio da minha imaginação, é meu, apesar de ter como "riff pai" uma composição de outra pessoa. Esse método é um bom remédio pra quem tem dificuldade de compor diretamente na guitarra, pois é comum nossos dedos acabarem sempre nas mesmas casas, tocando as mesmas notas. Compondo só com a mente, nossa técnica não limita a nossa criatividade.

3 - Registrar os riffs num gravador (pode ser um mp3 player, telefone, etc), solfejando mesmo, e depois "tirar de ouvido" na guitarra. Aos poucos, organizar os riffs no GuitarPro já com sugestões de levadas na bateria.

4 - Se possível, gravar a parte da música que está composta tocando na guitarra (ao invés de só ouvir no GuitarPro), pra ter uma idéia melhor de como o lance está soando.

Tenho algumas dicas também pro lance do vocal, que aprendi lendo numa entrevista do John Gallagher, do Dying Fetus. Vou procurar a entrevista e postar o link depois.

joabfarias
Veterano
# jul/10
· votar


Achei a entrevista do John.

Procurem por "songwriting" nessa entrevista, lá ele explica o método de composição dele.

joabfarias
Veterano
# jul/10 · Editado por: joabfarias
· votar


SevenTool07
Meu professor me falou ontem sobre inversões em acordes.

Esse lance de inversão é especialmente útil quando você quer tocar algo que esteja numa afinação abaixo da que você está usando.

Por exemplo, o Unleashed afina as guitarras em Si. Pra tocar a música "Victims of War" numa guitarra em Mi, é só usar o acorde invertido:

original (numa guitarra de sete cordas):

e---------------------------------------
B---------------------------------------
G---------------------------------------
D---------------------------------------
A---------------------------------------
E--2-2-2-2-2----2-2-2-2-2---------------
B--0-0-0-0-0----0-0-0-0-0---------------
. . . . . . . . . .


Com acorde invertido:

e---------------------------------------
B---------------------------------------
G---------------------------------------
D---------------------------------------
A--2-2-2-2-2----2-2-2-2-2---------------
E--2-2-2-2-2----2-2-2-2-2---------------
. . . . . . . . . .


Experimentem tocar isso com a guitarra ligada, usando distorção, e vocês vão ver que o som sai muito parecido.

Rodrigues
Veterano
# jul/10
· votar


joabfarias








Fala, galera! Decidi ler o "Tópico do Metal Extremo" desde o começo, e vi que tá rolando esse tópico aqui em paralelo.
Queria compartilhar o meu método de composição atual

Esteja sempre a vontade brother, e obrigado pela colaboração

Esse lance de inversão é especialmente útil quando você quer tocar algo que esteja numa afinação abaixo da que você está usando.
cara, agora que eu fui me tocar disso....como eu nunca tinha pensado em algo tão bobo......

Andras
Veterano
# jul/10
· votar


Vou ver se organizo o que ando estudando e passo pra galera no findi :-)

Heaffy
Veterano
# jul/10
· votar


Rodrigues
hahaha isso q o joabfarias falou é muito útil msmo, qndo eu faço show eu não tenho como trocar de guitarra pq não tenho uma ai em músicas mais pesadas eu uso isso, e como uso corda 0.011 da pra tirar até um Lázão estilo Korn, a casa treme hahahahua

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Metal Extremo parte 2 - Técnicas