Improvisação por acorde

    Autor Mensagem
    Jimmy_Page
    Veterano
    # mar/10


    galera, na busca não tem extamanete o que procuro.
    é o seguinte: já vi em vários lugares(métodos, video aulas...) a relação de um acorde com várias possibilidades de escalas( ex: IM7 -> escala maior, pentatonica do II ou IV grau, frígio.... e muito mais). aí é que tá... quando for improvisar em uma harmonia, a cada mudança de acorde terei que mudar a escala? isso nao fica muito mecanicoe muito "pensado"(artificial)? complica mais ainda em uma hamornia de bossa nova ou jazz, onde, além das mudanças de acordes serem rápidas, são diversos acordes que geralmente não seguem um padrão de repetiçao.

    Blackus
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Sim, a cada mudança de acorde, justamente pra frisar os graus alheios a uma harmonia mais normal..

    Quanto a soar artificial, não soará, se você fizer com naturalidade. E eu não sei de onde você tirou que pensado=artificial, até porque, que eu saiba, pensar é muito natural. Música não é só esse sentimentalismo barato, não, música é alimentopro cérebro também, senão não tem graça.

    Jimmy_Page
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    em uma hamronia com diversos acordes e com mudanças rápidas, voce fica pensando a cada mudança de acorede qual escala usar?

    SeteTroxas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Kra é só treina que tu te acostuma, eu acostumei faz poko tempo xD

    SeteTroxas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Depois de um certo tempo você nem precisa pensa você apenas faz xD

    Blackus
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Blackus
    · votar



    Depois de um certo tempo você nem precisa pensa você apenas faz


    E é nesse tmepo que seu improviso vira um lixo... porra, músicos são artistas, e artistas PENSAM pra criar o que quer que seja, não é só fazer barulhinho pra impressionar menininha. o negócio nãoé treinar até fazer sem pensar, é treinar astante pra pensar rápido. é mais um treino neural e cognitivo do que qualquer outra coisa.

    Curly
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Jimmy_Page

    em uma hamronia com diversos acordes e com mudanças rápidas, voce fica pensando a cada mudança de acorede qual escala usar?


    nesse caso fica realmente complicada a aplicação de escalas, não dá tempo de pensar, vc terá que encontrar uma maneira de simplificar o raciocínio, pode ser por exemplo improvisando pelos centros tonais ou aplicando arpejos ou ainda, convergindo para as notas do próprio acorde usando notas passagem e aproximações cromáticas... em geral o improvisador acaba chegando em um modo pessoal de raciocínio misturando um pouco de tudo, inclusive modos e escalas, com o tempo vc vai pegando as manhas

    SeteTroxas
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: SeteTroxas
    · votar


    Blackus

    Você ta certo o kara começa a pensar mais ligeiro e não para de pensar me expressei errado. Sorry :(

    Mas é tri impressiona uma menininha de vez em quando! Eu acho rsrrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improvisação por acorde