| Autor | Mensagem | 
| slash bsb Veterano
 | # dez/03 
 
 eu comecei a estudar escalas agora ja sei varios patteners mas eu estou querendo fazer solos e nao estou conseguindo sair daqule modelo padrao. Alguem me ajude com isso por favor!!!
 
 
 | 
| yvo Veterano
 | # dez/03 · votar
 
 po vc vê o tom da musica, e aplica a escala nesse tom, improvisando, criando solos, riffs, e4tc
 
 
 | 
| ___LC___ Veterano
 | # dez/03 · votar
 
 slash bsb
 
 Tenta pegar alguns licks
 com alguem, ajuda mto a pegar
 a sonoridade da escala, para sua aplicação.
 
 
 | 
| Freiheit Veterano
 | # dez/03 · votar
 
 slash bsb
 Eu sei bem do que você fala... Eu tava assim e ainda tou um pouco...
 Tu ja sabe vários padrões de dedilhado da escala ne? E sabe tambem q na escala c nao precisa sair executando todas as notas uma depois da outra.
 Dai, eh so tu sai ligando os padrões que tu ja tem, q não embola... Se tu descendo no braço em Am, por exemplo, tu pega uma nota de Am onde tu teja descendo e da um slide nela pra nota anterior a essa q tu tava e volta a subir por um caminho diferente do q tu desceu (isso ai ligando dois padrões).
 
 Caso não tenha entendido o q eu disse acima, eu ponho em tab exemplificando...
 
 
 | 
| smhxsrv Veterano
 | # dez/03 · votar
 
 Olha, eu acho estranho as pessoas estudarem a escala independente e sem nenhuma música associada a ela.
 Se voce tem uma escala de pentatonica, o professor deveria ensinar a tocar uma música que (de prefencia vc goste)  tem no meio da música.  Pois a musica não é a escala, a musica usa as notas até fora da escala misturando o que encaixar melhor.
 Se voce estuda escalas mais escalas sem preocupar na música, nunca vai conseguir tocar e improvisar legal, será mais um riffs obvios da escala q muita gente faz por ai.
 O melhor método para mim é tocar fielmente alguma musica
 que voce gosta e estudar como e onde foi usado a tal escala.  Voce nunca pode tocar pensando na escala, modo, mais cheio de teorias.
 Tem que tocar a música e se entrar num beco sem saida ai, dá uma analizada em teorias .
 Lembre-se a "gramatica"nasceu depois da "fala".
 
 
 | 
| zealot Veterano
 | # dez/03 · votar
 
 coloca ai pra gente em tab...
 tipo subindo o braço em Am e voltando tmb em Am mas por otro caminho...    so pra ter uma ideia...
 
 
 | 
| Freiheit Veterano
 | # dez/03 · votar
 
 Já já eu posto, perainda.
 
 
 | 
| Freiheit Veterano
 | # dez/03 · Editado por: Freiheit · votar
 
 Am Descendo (2 Digitações)
 <pre>
 e------------------------------------------------------
 B----------------------8-10----------------------------
 G------------------7-9---------------------------------
 D------------5h7/9-------------------------------------
 A-------5-7--------------------------------------------
 E--5-7-------------------------------------------------
 </pre>
 
 <pre>
 Am Subindo de onde parou na passada
 e------------------------------------------------------
 B-8-10-------------------------------------------------
 G------12-10-9-----------------------------------------
 D--------------12-10-9---------------------------------
 A----------------------12--------------------------------
 E------------------------------------------------------
 </pre>
 
 
 | 
| Freiheit Veterano
 | # dez/03 · votar
 
 http://www15.brinkster.com/epx0/Am1.mpz (puxa o arquivo e depois renomeia pra .mp3)
 http://www15.brinkster.com/epx0/Am2.mpz (mesma coisa do acima).
 
 
 | 
| Homem Cueca Veterano
 
  | # dez/03 · votar
 
 use cliches do rock ou estilo q vc prefira...
 
 
 | 
| Freiheit Veterano
 | # dez/03 · votar
 
 Meu problema eu ja localizei hj em dia... Ele consiste na minha pegada ser mais blues do qq coisa...
 eu tenho fazer qq outra coisa e geralmente sempre sai blues, e eu nem Blues tenho escutado ultimamente hehehe
 foda
 
 
 | 
| mclasta Veterano
 | # dez/03 · votar
 
 Seguinte, o "saber escalas" é sim muito importante, o que vc tem que fazer é estudar câmpos harmônicos, para saber quais e onde e quando e porque, e todas as outras respostas que quiser para usar as escalas, claro que aplicar em músicas é importante, porém a teoria é tb muito importante, pois sem ela vc pode cair na frente do público em deslises, o que acaba sendo muitas vezes comum por aí.....
 Ó, o melhor conselho que te dou, é o que eu faço, para treinar uso de escalas musicalizando, faça o seguinte, primeiro tire qualquer acompanhamento, e passe o mês 8 horas por dia solando o que tiver em mente (no começo, vc vai "tentar" fazer isso), com o tempo, vc vai aprender a passar a imaginação para a guitarra, aí vc insere o fundo musical, como por exemplo com o GUITAR PRO, ou outros geradores de mids, aí vc acompanha usando os seus conhecimentos de campos harmônicos, nunca esquecendo de não se fixar só num padrão de escala, e o mais importante, frase de Paul guilbert "não seja malabarista de escalas mais sim músico" isto é, não se preocupe com rapides, isso é só "imendação" de notas, qualquer um faz, o que interesa são as melodias, a velocidade tem que ser uma consequencia da melodia, e não a melodia consequencia da velocidade....
 é isso aí, cho que isso é válido para todos....
 
 
 | 
| GuitarMetal Veterano
 | # dez/03 · votar
 
 A dica do cara é boa. Especialmente a que diz respeito ao estudo do campo harmonico.
 Cara, usar escalas é mole. Com o tempo vc ganha velocidade e impressiona um bando de leigos. Mas não a outros guitarristas.
 Vc tem saber o que tocar e quando tocar e não apenas tocar por tocar.
 O problema de nao conseguir aplicar os padrões é normal no início.
 É como aprender um novo idioma. Vc aprende algumas palavras, mas ainda nao consegue se comunicar. Aprende algumas frases, mas ainda é pouco.
 Com estudo e dedicação vc começa a conversar (pequenos dialogos), e quando ver já está falando fluente.
 
 
 | 
| John Andrade Veterano
 | # dez/03 · votar
 
 treina uns riffs...
 tenta compor algumas frases...
 
 
 | 
| smhxsrv Veterano
 | # dez/03 · votar
 
 mclasta
 
 Não acho tão importante assim a teoria. Os músicos de hoje estuda de mais a teoria ao inves de estudar a música (escutar e analisar por si só).  Veja se os grandes músicos popular  tem conhecimento da tanta teoria. Ex Paul McCartney (quase analfabeto em teoria), John Lennon, Bob Marley, etc..  O estudo de teoria é mais pra compreender a estrutura e só. Não existe a regra para fazer bom solo , nem boa música, se tivesse o computador teria feiro obras primas.
 Se a teoria fica mais importante durante a execução provavelmente sai som bem sem graça, ou totalmente mecanico.
 
 
 |