Campo Harmonico e Escalas.. Relacao

    Autor Mensagem
    GrungeMan
    Veterano
    # nov/03


    ae galerinha.. eu tava tentando achar uma relacao entre o campo harmonico e as escalas... ai eu acho q é algo parecido com issu , tipo : por exemplo uma musica em dó maior.. as notas teriam q ser : C, Dm, Em, F, G, Am, B por que :
    C D E F G A B ->naturais
    E F G A B C D ->tercas
    G A B C D E F ->quintas
    ai C+E+G = C .... D+F+A= Dm.... E+G+B= Em....
    esta certo issu pra uma musica no tem de dó ?...ai nas outras escalas seriam a mesma coisa ?..ou nao tem nada a ver issu ae !? hehe
    =)

    yvo
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    sim está certo, qdo eu aprendi campo harmonico meu professor fez essa parada...

    por exemplo uma musica em dó maior.. as notas teriam q ser
    nao, a musica eh tua vc faz o q quiser com ela, campo harmonico eh mais uma "ajuda" pra fazer uma boa msica

    HaKaN
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    isso ae eh tríade, tônica-terça-quinta.

    ziotti
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    isso é a harmonização em quintas...

    mas só completando o que o yvo disse kra, a música não precisa estar dentro do campo harmônico, não é regra isso... mas é claro, a maioria das músicas obedecem um determinado campo, mas tem músicos que fogem do campo e aí é que tá o dom artístico do kra, aí que vc "ignora" a lógica musical e tira uma nota que é teoricamente incorreta mas praticamente soa bem aos ouvidos...

    flw!!!

    nukebass
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    GrungeMan
    Isso mesmo cara! Agora perceba que as tríades(acordes) são formadas por terças 'empilhadas'... veja só:

    Tomamos o exemplo da tríade de Dm, mas mantendo-se no Campo Harmônico de CM:

    Da Tônica(D) para a 3m(F) temos uma terça menor(obviamente); e da 3m para a 5ª justa temos uma terça MAIOR, entende?
    Ou seja: uma Tríade Menor é formada 3 notas com um intervalo de 3m e outro de 3M(nessa ordem).

    Agora depois disso acrescente MAIS uma terça que esteja dentro do campo harmônico de CM:

    Tinhamos então: D-F-A = Dm
    Acrescentando + uma 3m: D-F-A-C = Dm7

    Formamos então uma Tétrade!

    Se vc for "empilhando" mais terças vc encontrará todas as extensões possíveis daquele acorde!

    Fácil, não???


    Abraços!!!

    DTGNR
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    eh mais ou menos isso mesmo mano tah ligado?
    Outro dia eu dei uma aulinha sobre escalas e solos, como utilizar as escalas e tal, acho que contribui pro movimento, certo?

    zealot
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    ta certo...
    agora vc pega a ESCALA ARABIAN q tem no GUITAR PRO

    tom: C

    T 2M 3M 4 4+ 5+ 6+
    C D E F F# G# A#

    e monta o campo harmonico ! e seja feliz... hueahaeu

    C-E-F# =
    D-F-G# =
    E-F#-A# =
    F-G#-C =
    F#-A#-D =
    G#-C-E =
    A#-D-F =

    rka
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    vc pode por as notas que vc quiser na musica... mas nao vai soar legal

    os campos harmonicos sao tipo, as notas que "combinam"

    GrungeMan
    Veterano
    # nov/03 · Editado por: GrungeMan
    · votar


    nukebass

    pooutss... valew ae galera ..
    =)
    bem loko esse negocio ! hehe

    iommy
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    eu to montando o campo harmonico maior, menor, menor harmonico e melodico, em todos os tons, dividido por ciclos... quando tiver pronto eu posto ae pra galera do forum..............

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Campo Harmonico e Escalas.. Relacao