Sobre a madeira das Tagima custom

    Autor Mensagem
    pscb
    Veterano
    # mar/10


    Quando leio aqui no fórum sobre guitarras da Tagima que ultrapassam os R$2000,00, a resposta costuma ser: "nenhuma Tagima vale isso". Mas, em alguns casos, a pessoa se baseia numa má experiência com uma Tagima de modelo mais simples (635, 735 ou, ainda, as special).

    Vamos à dúvida: alguém tem conhecimento sobre a qualidade das madeiras das guitarras top da Tagima? Nos modelos T737 Custom, Infinity Custom e T737 Custom Kiko Loureiro, a madeira do corpo é definida como "cedro top selecionado". Num daqueles vídeos da Tagima, o Zaganin fala que essa madeira "é dum estoque muito antigo da Tagima, para ser usado em guitarras especiais" (um vídeo da mesma safra que fala que MG 32 tem o melhor custo x benefício do mercado).

    Enfim, essas 3 guitarras que eu citei (que custam de R$2500,00 a R$4000,00, mais ou menos, sendo mais cara a do Kiko Loureiro) possuem madeiras dignas de uma guitarra custom ou são apenas "madeiras secas em estufa" com captação e ferragens top?

    Para constar: as K1, JA1, E1 não recebem a denominação de "cedro top selecionado", apenas "cedro"

    Insomniac_
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Costa 85
    Seguinte cara, é difícil te responder isso com exatidão. Eu acredito que sim, essas madeiras realmente são de boa qualidade e de uma safra especial; O que acaba encarecendo também as guitarras é que elas tem hardwares tops ... Pontes, tarraxas e caps de qualidade. Essas guitarras Custom são fabricadas cuidadosamente, e são feitas no estilo que as linhas custom tem: nada de máquinas fazendo milhões de guitarras, por isso o preço elevado. Alguém com mais experiência e/ou que tenha testado essas guitarras pode te responder isso melhor \o/

    pscb
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Insomniac_

    Opa, obrigado pela resposta. Eu sei que é complicado alguém saber a procedência da madeira de tal guitarra, mas estou tentando ver se é lenda aquele papo de que Tagima não presta.

    Eu acho a Infinity Custom bem interessante em captação, ponte e tarraxas, mas fico na dúvida sobre a madeira. Afinal, custa uns 3 mil e ainda nem tenho esse dinheiro. Queria que os que dizem "não gasta 3 mil numa Tagima" dessem alternativas ou colocassem argumentos do tipo "toquei e não gostei por causa disso e daquilo" em vez de dizer que a Tagima fazia guitarra com madeira verde.

    Independente disso, é bem difícil achar essas 3 guitarras em loja. Tudo indica que foram feitas poucas unidades para justificar a nomenclatura custom.

    guitar_VLP
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Cara gastei R$2800,00 em uma JA1 e não me arrependo.

    GustGuitar
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Eu acho que é bem isso cara: quando se fala de uma 737 custom por exemplo, vão dizer certamente pra pegar uma fender não sei o que.
    Eu acho que essa custom deve ser excelente, mesmo sem nunca ter testado.
    Se você estiver afim dessa Tagima LP Custom, cara, nada melhor que testa-las e comparar com outras marcas do mesmo valor.
    Abraço

    luquinhas12
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    GustGuitar
    Costa 85

    Se alguem chegar perguntando da les paul infinity vao falar:
    ´´compre uma clp2 s ou uma epiphone standard,tagima é uma porcaria sem custo beneficio``
    Apesar de eu só conhecer as memphis(segunda linha da tagima)eu acredito serem boas,só as special que nao.

    pscb
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    guitar_VLP

    tu chegou a comparar com outras de preço similar? por que escolheu a JA1?

    GustGuitar

    o problema de testar essa Tagima é que nunca vi em loja... quando eu for comprar uma guitarra nessa faixa de preço, vai ter que ser no escuro, porque conheço todas as lojas aqui e nada me interessou... então, eu pergunto aqui no fórum antes de fazer a besteira hehehe

    luquinhas12

    é estranho que eu tô disposto a investir 3 vezes o preço da CLP2S e, mesmo assim, muita gente diz para comprar a CLP2S... deve ser uma guitarra interessante, mas a ponto de desbancar guitarras com muito mais detalhes na construção e hardware top de linha? a CLP2S usa nato no corpo (o tal mogno asiático) e captação genérica, além do preço obviamente mais baixo do que as guitarras que citei aqui ("ah, mas a Condor é honesta"... tão honesta que cobra 3 vezes menos o preço duma LP Tagima e ainda assim é melhor?)... tô levantando essas questões para não virar lenda urbana essa história que toda Tagima é ruim e toda Condor é boa... eu tenho um trompete Condor e é bem meia boca... até desisti de tocar e voltei pras cordas hehehe

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Cara eu sou louco por uma T737 estou tentando guardar uma grana pra comprar uma, mas tem momentos que penso que quero muito uma Fender Americana cara ainda não sei qual das duas pegar mais as Tagimas são excelentes guitarras também em fim quem sabe se um dia consigo comprar as duas.

    SteveRayMorse
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Costa 85

    Cara, eu estava pronto pra comprar a T737 custom, mas daí tive imprevistos e não vou poder juntar uma grana dessa para investir numa guitarra por muito tempo, então eu comprei uma classic vibe da squier no ebay, e estou completamente satisfeito.
    Por isso te digo, tenho absoluta certeza de que é uma excelente guitarra mas não acho que vale o preço que é pedido assim como a classic vibe aqui no Brasil e a maioria dos equipos, mas quanto à isso não podemos fazer nada.
    Se tu tem essa grana pra invertir aconselho a dar uma olhada no ebay ou lojas fora do país que você consegue uma fender por menos. Convenhamos, pelo menos pra revenda é muito mais jogo. Comprar uma guitarra sem testar você é obrigado a filtrar pela marca e ainda sim corre riscos. Mas se tu tiver a oportunidade de testar e gostar vai fundo, só em captação e ferragens ela já vale uima graninha, agora se o resto justifica o preço daí é só vendo e ouvindo.

    Abçs

    pscb
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: pscb
    · votar


    Sir.Paulo

    Fender Americana começa em R$6 mil, aí se tu economizar e chegar a R$2500,00 (preço duma T737) é de se pensar: vale a pena economizar mais alguns (muitos) meses para ter uma Fender superfaturada? Acho que Fender só se tiver viagem marcada pros Estados Unidos. Pode pegar usada, mas vá saber a procedência do produto.

    SteveRayMorse

    Sobre os preços, é como eu falei pro colega Sir.Paulo. Se tiver viagem marcada pra qualquer país do mundo (preferência Estados Unidos), vale a pena comprar uma Fender (ou Gibson, se preferir LP). Mas como eu não pretendo viajar esse ano, tenho que enfrentar os preços praticados no Brasil. Talvez essas Tagima que eu citei sejam bom negócio, afinal o preço é metade de Fender American ou um terço de Gibson Standard.

    Como os preços nunca vão cair (não a curto prazo), a questão é: pegar uma Tagima top de linha vale a pena? Outra opção é fazer em luthier, mas em qual? Outra opção é Ebay, como tu falou, mas acho muito arriscado. Já ouvi casos de Fender vir com captador Squier (no MercadoLivre, no caso).

    Ser músico no Brasil é difícil demais. O jeito é escolher um bom equipamento, pagar, esquecer que pagou e tocar por muitos anos pra valer o investimento :-)

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    [i]se tiver viagem marcada pros Estados Unidos[/

    Ai esta o ponto meu Tio mora lá no Colorada ele falo que traz uma é só juntar uma grana que ele me ajuda um pouco.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre a madeira das Tagima custom