Você é músico ou guitarrista?

Autor Mensagem
Deco_ufrj
Veterano
# mar/10
· votar


Pra mim músico é quem vive da música.

Respeito sua opinião mas discordo!

Existem grandes músicos que não vivem da música, vivem com outros empregos para sustentar sua familia e mesmo assim são músicos.

assim como existem pessoas q vivem de musica e não sao musicos... (Dj, produtor, etc...)

Slowhand-
pra mim músico é quem é formado em Música, independentemente do exercício ou não da profissão

eu tbm acho...

Elvenfoot
Veterano
# mar/10
· votar


Po cara...

Eu não sou um guitarrista foda, mas toco legalzinho, tenho uma bandinha legal, e tamo brigando ae pra tentar tocar nuns lugares melhores, compor umas músicas e talz.

Uma grande evolução na banda foi parar de fazer cover igual, cover não tem que ter igual, se for igual vc perde identidade, tem que botar um temperozinho da banda na música.

Eu não sei quase nada de teoria, e num duelo de guitarra eu me fodo. Mas acho que sou músico por hobby, não sou profissional, nem almejo ser. Mas nada... Acho que não hein?

erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


assim como existem pessoas q vivem de musica e não sao musicos... (Dj, produtor, etc...)

Sim, também existe esses casos por ai!

pra mim músico é quem é formado em Música, independentemente do exercício ou não da profissão

Ai eu ja não concordo, existem musicistas que não precisaram fazer faculdade de música para se tornarem músicos e muitos deles são! Claro que quem se forma em música é musicista profissional, mas isso não quer dizer que foi atravéz de la que eles viraram músicos até porque para entrar em faculdade de música o candidato ja precisa entender muita coisa inclusive partitura, ou seja existem muitos candidatos que entram na faculdade de música e ja são músicos, assim como muitos tecnicos em informática entram em faculdades de informática. Enfim, na minha opinião ser um instrumentista, saber teoria musical, tocar em igrejas, tocar em bandas, conviver com a música constantemente isso são caracteristicas de um músico e sim esses são músicos, também tem o lance de algumas pessoas terem o dom para música. Mas voltando um ao tópico acredito que quem é GUITARRISTA é músico sim, não tem como ser Guitarrista e não ser músico.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/10
· votar


A pergunta é ótima. Ao meu ver existe o Tocador de guitarra e o Guitarrista.
O tocador de guitarra não está preocupado em tocar musica, mas sim em executar suas técnicas no instrumento, seja por hobby ou exibicionismo.
O guitarrista toca musica através da guitarra, participa da formação de um conjunto e sabe a medida exata do que a musica pede, independente de suas habilidades.
Sem dar margem à discussões sem fim do que é melhor ou pior, a questão é saber se posicionar.
Acho que o não entendimento desta diferença é que promove aquelas colocações de fulano é injustiçado porque toca pra carai e ninguém da bola, ou por que Slash é uma bomba e Malmsteen é o " Deus " da guitarra e etc. . .
Uma das piores coisas que ocorre com a guitarra como instrumento é uma confusão onde tecnica e ego se misturam e confundem a cabeça de muitos sobre quem realmente é musico.

Powerslave158
Veterano
# mar/10
· votar


sei lááá, um dia eu chego lá!

Theozim
Veterano
# mar/10
· votar


Concordo com o jimmy vandrake + é normal guitarristas tem de natureza além de uma paixão por instrumentos uma preguiça enorme de pegar 1 livro ou ouvir uma aula e aprendem tudo so de ouvido A.K.A=EU
Mais eu percebi que se posso ser os 2 por que não?

folha_nunes
Veterano
# mar/10
· votar


cara sou guitarrista e gosto de tocar outros instrumentos, mas a guitarra reina!!!

erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


jimmy vandrake

Exatamente! (Y)

_peixe_
Veterano
# mar/10
· votar


Nem um nem outro to na tentativa...

Deco_ufrj
Veterano
# mar/10
· votar


erick_guitar
Ai eu ja não concordo, existem musicistas que não precisaram fazer faculdade de música para se tornarem músicos e muitos deles são! Claro que quem se forma em música é musicista profissional, mas isso não quer dizer que foi atravéz de la que eles viraram músicos até porque para entrar em faculdade de música o candidato ja precisa entender muita coisa inclusive partitura, ou seja existem muitos candidatos que entram na faculdade de música e ja são músicos, assim como muitos tecnicos em informática entram em faculdades de informática.

Pra começar, musicista também é quem gosta ou ama musica, não necessariamente toca algum instrumento... e pra isso, realmente nao precisa de curso nem nada...

Se o cara é técnico em informatica e entra pra faculdade de informática, entao ele ja fez um curso técnico de informática... por isso ele é TÉCNICO de informatica... assim como o cara que sabe muito de computador mas nao fez nenhum curso não é tecnico nem porra nenhuma, e não deveria se chamar de tal... isso só denigre a imagem da profissão...

Enfim, na minha opinião ser um instrumentista, saber teoria musical, tocar em igrejas, tocar em bandas, conviver com a música constantemente isso são caracteristicas de um músico e sim esses são músicos, também tem o lance de algumas pessoas terem o dom para música. Mas voltando um ao tópico acredito que quem é GUITARRISTA é músico sim, não tem como ser Guitarrista e não ser músico.

mas você não precisa ser um escritor pra escrever bem... MÚSICO é nome de profissão, e só quem é formado pode se considerar um tal... voce pode ser um excelente instrumentista, e saber fazer boas musicas, isso nao quer dizer que você seja um MÚSICO... assim como você pode ser formado, mas ser um merda de um músico... não deixa de ser musico por ser formado...

eu sou músico, tenho um diploma que diz isso... mas eu sou um péssimo guitarrista se comparado a muitos que tem aki mesmo no forum...

cantVaria
Veterano
# mar/10
· votar


Eu sou fazedor de barulho!!

E tem gente que gosta... Tem gente que adora...


E gente que detesta!!

Arimoxinga
Veterano
# mar/10
· votar


Cara só algumas palavras tô enfiado na lama na vida da guitarra até agora só consegui por os braços para fora da lama só bem fraco em comparação para quem é foda! mesmo sem ser famoso!
mas acho que sou só um mero [b]guitarrista de quarto![/b]

Andy TheCatSp
Veterano
# mar/10
· votar


RSKD
desculpe cara, mas voce esta confundindo as coisas.
um guitarrista É UM MUSICO!!!
musico, é aquele que toca algum instrumento...mesmo se voce toque flauta doce, voce já é um musico ;D

Deco_ufrj
Veterano
# mar/10
· votar


mesmo se voce toque flauta doce, voce já é um musico
desculpa, mas mesmo que você seja formado em direito você não é um advogado... se ele toca flauta doce, ele eh um tocador de flauta...

Andy TheCatSp
Veterano
# mar/10
· votar


Deco_ufrj
tocador de flauta, e consequentemente musico.
ou voce acha que pra ser musico, voce tem que fazer conservatório e pegar diploma ? entao quer dizer que meu professor que toca violao e guitarra a quase 30 anos não é músico, só pelo fato de ele ser auto-didata?

Nednada
Veterano
# mar/10 · Editado por: Nednada
· votar


Eu acho que quem consegue se expressar e passar emoção para outras pessoas através de algum instrumento musical, ou da própria voz, ou do próprio corpo... é um músico. Independentemente se quem estiver tocando for formado em música, ou não, ou se quem estiver apreciando o que ouve, ser formado em música, ou não...

Música vai muito além de uma profissão ou de fórmulas de compasso... Música é expressão.

felipegoffi
Veterano
# mar/10
· votar


Apenas guitarrista.

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/10
· votar


Sou músico sim, músico

mas encho a boca pra falar que sou guitarrista

Deco_ufrj
Veterano
# mar/10 · Editado por: Deco_ufrj
· votar


Andy TheCatSp
claro... por isso q hoje qq merdinha se diz musico... se você vira e fala pro seus pais: pai vou ser musico ele vai pensar: meu filho virou vagabundo... epoca boa que MUSICO era respeitado...

eu defendo: Musico é aquele q tem formação e pertence à ordem dos musicos... ou você acha correto qq merdinha q se forma em direito se auto-intitular ADVOGADO?

erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Deco_ufrj

Cara eu respeito a sua opinião, mas ainda descordo! Eu sei que você é formado em música como disse anteriormente, so que eu sinto que você defende essa opinião como um meio para honrar o seu diploma e claro ele deve ser honrado. Não me leve a mal mas essa é a impressão que tive...

Mas na boa cara, como eu disse eu respeito sua opinião mas descordo, continuo achando que existem músicos que não precisam de formação e nem precisam pertencer a ordem de músicos, basta ser Músico! Mas claro que quem se forma em Música e pertence à ordem dos musicos é também é um músico, porém tem um diploma muito merecido!

Nerferus
Veterano
# mar/10
· votar


eu me considero um futuro musicista
por ser estudande do curso tecnico de musica da escola de música do estado
apenas isso

Switchsiders
Veterano
# mar/10
· votar


Sou guitarrista iniciante, falta muito ainda pra me tornar um bom guitarrista, e falta quase o infinito pra me tornar um músico, pois pra ser música precisar viver da música quase 24 horas!

Deco_ufrj
Veterano
# mar/10
· votar


erick_guitar
realmente opiniao cada um tem a sua... ta trankuilo... eh q no brasil, qq instrumentista pode ganhar dinheiro tocando na noite (barzinhos), tocando em banda na noite ou até mesmo correr atrás do sucesso... faz uma bandinha emo! kkkk

soh q mt gente faz isso de maneira amadora, sem pensar com objetividade que MUSICÓ é uma profissão, e que deve ser levada a serio... um musico de orchestra por exemplo tem um salario de 6 a 10 mil por mes dependendo da sua função... e esses amadores, se intitulam de musicos, e na maioria das vezes não ganham dinheiro com isso, tem um emprego durante a semana, levam a musica como um hobby...

eu tava soh defendendo a parte que musico é profissão, e que deveria ser levado como tal... eu nao vejo nenhum problema em ser guitarrista... eu mesmo nao trabalho com musica (alias, trabalho como Dj, não como guitarrista), e me considero guitarrista, afinal eu fiz curso de guitarra... e sinceramente, acho até melhor falar sou guitarrista do que falar sou músico! tira a pressão! kkkkkkk

stenin
Veterano
# mar/10
· votar


eu sou um zero a esquerda!!!
zueira
eu toco o que eu quero e não vivo disso , primeiro q não sou nem de maior
então q eu acho sou "guitarrista"

erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


eu tava soh defendendo a parte que musico é profissão, e que deveria ser levado como tal

Claro, também, mas por exemplo existem músicos que tocam em igrejas e tocam por voluntariedade não ganham nada por isso, mas tocam todos os finais de semana, um exemplo disso é um amigo meu que toca na igreja, antigamente ele tocava em bares, ele ja é um pouco mais de ''idade'' mas eu considero ele como um músico porém ele não leva como profissão, como você disse.

Eu penso assim existem músicos que ganham dinheiro com a música, existem músicos que não são conhecidos que não são formados em faculdade de música mas são músicos, existem músicos que tocam só por hobby. Também sou da seguinte opinião de que qualquer pessoa que conhece teoria musical, que está constantemente envolvido com música com músicos, com bandas, tocando em igrejas e desde que esses músicos passem uma certa emoção aos ouvintes e faça um trabalho bom, para mim não tem porque não ser músico.

Talvez a resposta concreta para esse tópico é que GUITARRISTA é músico, não tem como tocar guitarra sem conhecer a música, sem conhecer teoria...

Enfim encerro aqui a minha humilde opinião, sobre esse tópico. Respeito muito a opinião de todos e espero não ter causado problemas.

Um abraço a todos!

Andy TheCatSp
Veterano
# mar/10
· votar


Deco_ufrj
sim cara, minha opiniao é a mesma do erick_guitar.

respeito sua opiniõ, voce é formado e talz, mas mesmo assim, existem músicos, que nao sao formados, nao ganham dinheiro com música, mas tocam MUITO MAIS do que alguns que são formados e ganham dinheiro com musica (nao desmerecendo essas pessoas)
essa é minha humilde opiniao²
eu toco a pouquissimo tempo, tenho 2 anos de violao e 1 ano e meio de guitarra, mas isso nao faz com que eu deixe de ser musico, até porque me dedico muito, e tenho um papel importante, pois toco na igreja.

Deco_ufrj
Veterano
# mar/10
· votar


eu só não entendo qual o problema de dizer: sou guitarrista... pq precisa dizer: sou musico?

Slash Hammett
Veterano
# mar/10
· votar


sou um cara q ACHA q sabe tocar usahuashasuhsau

Deco_ufrj
Veterano
# mar/10
· votar


erick_guitar
Eu penso assim existem músicos que ganham dinheiro com a música, existem músicos que não são conhecidos que não são formados em faculdade de música mas são músicos, existem músicos que tocam só por hobby. Também sou da seguinte opinião de que qualquer pessoa que conhece teoria musical, que está constantemente envolvido com música com músicos, com bandas, tocando em igrejas e desde que esses músicos passem uma certa emoção aos ouvintes e faça um trabalho bom, para mim não tem porque não ser músico.

essa discussão iria longe, cada um defende um ponto... eu ainda defendo que o cara que é formado em direito, trabalha com acessoria juridica, está involvido com leis, NÃO É ADVOGADO pelo simples motivo de não pertencer à ordem dos advogados... pq q com o musico é diferente?

eu concordo que existem excelentes instrumentistas, melhores do que muitos "músicos"... mas só pq o cara é bom, entao ele deixa de ser um instrumentista pra se tornar um músico? claro q nao, assim como o melhor aluno de direito não é advogado soh pq ele eh bom... o cara q entende de informática, muitas vezes melhor do que muitos técnicos, não é tecnico de informatica...

pra mim, com musico, é a mesma coisa... o cara pode ser o melhor guitarrista do mundo, se nao pertence a ordem, ele não eh musico.. e sim guitarrista... eu sou guitarrista com orgulho, foi o instrumento que escolhi... mas opinião é q nem bunda...

Deco_ufrj
Veterano
# mar/10
· votar


não quer dizer q pra ser musico precisa ser bom... tem um vizinho meu que é musico, tem uma carteirinha q diz isso e eu preciso respeitar... ele tocou uma musica do legião urbana (nossa, MUITO dificil) no teste e passou... o cara eh baterista... bateria de legiao eh no minimo boçal... não eh por isso q eu vou dizer q ele nao eh musico... nao toca porra nenhuma, mas passou pra ordem, o q eu posso fazer?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você é músico ou guitarrista?