Músico ou guitarrista?

Autor Mensagem
GuiMolusco
Veterano
# jan/11 · Editado por: GuiMolusco


Criei esse tópico para uma discussão saudavel sobre a diferença entre um músico e um guitarrista. Você, se considera um músico, ou guitarrista, ou os dois?
Qual seria o exemplo de um músico e de um guitarrista pra vocês?
Existe uma diferença real?

Lukz.Guitar
Veterano
# jan/11
· votar


Nenhum dos dois(ainda) mas se fosse pra escolher um seria musico a guitarra pra mim é uma ferramenta para se produzir musica.

Math-Ador
Veterano
# jan/11
· votar


Guitarristas fazem música(alguns rsrsrs)
Músicos fazem música...
então todo guitarrista(que saiba tocar e produzir algo) é conseguentemente músico....mas nem todo musico obviamente é guitarrista

tito lemos
Veterano
# jan/11
· votar


Guitarrista - Michael Angelo Batio
Músico - The Edge

O primeiro é extremamente técnico, porém, só é atraente pra quem gosta de técnica. O segundo está longe de ser um virtuose, mas cria coisas fantásticas.

Existe o cara que toca muito e o cara que é criativo mesmo sem tocar tanto. Eu trabalho pra me encaixar na segunda descrição.

MathGuitar
Veterano
# jan/11 · Editado por: MathGuitar
· votar


cara, um guitarrista pode ser considerado um musico quando ele conhece a essencia da música, ou seja, conhece a parte digamos teorica e "intelectual", quando ele sabe o que faz no braço da guitarra com convicçao e clareza. Aquele que é apenas guitarrista, pode sim tocar bem, porem fora do mundo guitarristico ele nao conhece muito sobre os outros assuntos correlacionados, ou seja, ele não entende o que esta sendo passado para ele!

Minha opiniao. Abraço

--EDIT--

Estou buscando conhecimento para me tornar um guitarrista musico! Um dia eu chego la... Tomando como exemplo temos o Jason Becker, que mesmo após sua tragica doença tomar conta de seu corpo continuou compondo belissimas obras! Abraço.

Math-Ador
Veterano
# jan/11
· votar


MathGuitar
Então Hendrix não era músico?
VIXE!

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


Math-Ador

cara, um guitarrista pode ser considerado um musico quando ele conhece a essencia da música, ou seja, conhece a parte digamos teorica e "intelectual", quando ele sabe o que faz no braço da guitarra com convicçao e clareza.

o hendrix naum era assim!?

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


mais uma discussão conceitual inútil

Math-Ador
Veterano
# jan/11
· votar


GuiMolusco
Que eu saiba hendrix nunca estudou teoria....sabia sim algo porém de aprender em outras musicas

MathGuitar
Veterano
# jan/11
· votar


Math-Ador

nao citei hora nenhuma hendrix, e deixei bem claro que era minha opiniao.

no mais entenda como quiser abracos.

Kold
Veterano
# jan/11 · Editado por: Kold
· votar


tito lemos
Guitarrista - Michael Angelo Batio
Músico - The Edge

O primeiro é extremamente técnico, porém, só é atraente pra quem gosta de técnica. O segundo está longe de ser um virtuose, mas cria coisas fantásticas.

Existe o cara que toca muito e o cara que é criativo mesmo sem tocar tanto. Eu trabalho pra me encaixar na segunda descrição.

Muito legal,eu tb penso assim!

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/11
· votar


velho, me considero músico. Não porque toco violino, violão e guitarra, mas porque ja tenho uma historia na música.

Comecei na música aos 10 anos, no violino
com 12 anos, já estava numa orquestra, sendo considerado um prodígio. tocava quase tudo o que me davam, e tinha um ouvido excelente...
aos 14 anos comecei no violao, e 6 meses depois, na guitarra...

Outro fator para se discernir um músico de um guitarrista, é o que ele faz. Isso é algo pessoal meu, mas um guitarrista de quarto, é u guitarrista. Um guitarrista que está sempre na estrada com sua banda, considero músico
fora a minha enorme paixão pela música hehehe
enfim, ta ai minha opinião

MathGuitar
Veterano
# jan/11
· votar


Andy TheCatSp

Violino é massa, curto essas parada classica e neo classica ! Tu tens algum video misturando com guitarra? Abraço

Math-Ador
Veterano
# jan/11
· votar


MathGuitar
po cara tu falou que músico tem que saber o que faz no braço...e ter conhecimento teórico...ai diz que não falou do hendrix? tem algo errado aí ein!

MathGuitar
Veterano
# jan/11
· votar


Math-Ador

tu viu eu escrever hendrix? Nao? Intao nao falei!

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


Math-Ador

cara, eu ja flei isso em varios outros tópicos, mas eu sinceramente duvido q o hendrix naum manje d teoria

eu li uma vez q o pai do hendrix era saxofonista de jazz, imagino eu q ele deve ter ensinado alguns lances pra ele

mas sei lá, eu num acredito muito nessa história q o hendrix naum saiba teoria =/

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Um guitarrista que está sempre na estrada com sua banda, considero músico

então se o johny ramone nunca tivesse tido banda e tivesse tocado no quarto a vida toda ele seria um guitarrista, mas como ele teve uma carreira com os ramones ele é musico?

MathGuitar
Veterano
# jan/11
· votar


Há, e mais uma coisa, ele sabia o que fazia na guitarra ok! Se ele nao estudou, ele aprendeu tocando.

felipelfln
Veterano
# jan/11
· votar


Eu acho que não precisa ser músico pra fazer música, basta viver, sentir (ou não...). Música vem de onde nem a gente sabe. Música se faz de qualquer jeito, seja pensando ou não, sabendo ou não teoria, sendo músico ou guitarrista ou nada a ver com isso =)
Eu acho que a palavra músico deveria ter outro significado. Músico é quem faz música! Seja o Ventania ou o Vai! Ou vc vai dizer que ventania é menos músico que Vai? Não! Sabendo ou não a teoria, ventania fez música sobre o que pensava ou sentia e coisas mais estranhas(cogumelos azuis... acho que foi ele) e foi ouvido por muitos. E isso é o que importa. E vc vai falar que um tiozinho duma aldeia africana la dos 5o dos seilaonde que toca seu tambor como ninguem mais toca não é músico?

Isso é só um exemplo um pouco exagerado, mas de certa forma é o que eu acho.

Não sei se sou músico.. Não sei se sou guitarrista..

Andy TheCatSp
Veterano
# jan/11
· votar


MathGuitar
nem tenho video cara.
mas tentarei gravar algo

Pé de chinelo
não ao pé da letra, mas teoricamente, sim.
A não ser que ele rave muitas coisas, e crie muita coisa sozinho

Kold
Veterano
# jan/11
· votar


Andy TheCatSp
Ao som do coração,lindo filme assista vai se indentificar muito!

Math-Ador
Veterano
# jan/11
· votar


MathGuitar
É que eu faço...nunca tive paciencia para aprender teoria (aprendo shapes de estilos no maximo)
não discordo de vocÊ que não é qualquer um que pegue uma guitarra pode ser chamado músico...e nem qualquer um que toque guitarra pode ser chamado guitarrista... ao menos que tenha algo de sua própria autoria baseado em principios anteriores...se não qualquer porrada no braço da guitarra era um estilo novo de música...

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


acho que essa discussão é muito conceitual , depende do ponto de vista, opinião e gosto musical...

pra mim o johny ramone foi tão músico quanto bethoven.....

apesar do johny não saber nem a escala de Dó maior e o bethoven conseguir fazer uma sinfonia surdo, ambos viveram a música intensamente e influenciaram milhões de pessoas!

felipelfln
Veterano
# jan/11
· votar


Admiro uma parte da teoria, mas é a parte que realmente importa pra se fazer música: A forma como se registra sua criação. Isso é realmente importante.
Mas querendo ou não a gente usa teoria, nem que vc só conheça uma pentatônica.. Sei la. Já to me confundindo.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


felipelfln

q nada cara.....

kurt cobain, billy joe, johny ramone entre vários outros que fizeram sucesso num sabem nada de teoria

eles seguem a intuição musical

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


eu axo q a teoria só facilita as coisas, pelo menos pra mim sempre foi assim, é dificil aprender um determinado assunto, mas dpois q aprende, chora!

pra mim c teoria só torna as coisas mais dificeis e vc acaba c confundindo e naum intendendo nada, tem algo errado

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


eu tb acho que a teoria só ajuda

quem não estuda teoria fica limitado

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


eu axo q a diferença entre um guitarrista e um musico num esta bem em saber teoria ou naum, ta meio q entre fzer exercícios e música

MathGuitar
Veterano
# jan/11
· votar


quanto ao que eu falei sobre teoria, as vezes me expressei mal, como disse, para mim o verdadeiro musico conhece a essencia da musica, ou seja ele conhece alem da guitarra (nao digo outros instrumentos) mas ele conhece digamos que o que ele pode aplicar na guitarra. Eu sei que ficou meio confuso, mas nao estou desmerecendo hora nenhuma algum guitarrista como o Math-Ador insinuou. Minha intencao estava longe disso. Abraços

tito lemos
Veterano
# jan/11 · Editado por: tito lemos
· votar


Certa vez, o Sidney Carvalho (grande guitarrista e músico) falou algo que é verdade demais: A técnica é importantíssima, mas pode se tornar a grande maldição de um guitarrista. Há quem saiba de olhos fechados digitar todas as escalas imagináveis, mas não consiga extrair música delas.

Já há aqueles iluminados como David Gilmour, que usa praticamente só pentatônicas, que só veio aprender a ler partitura recentemente, e pra tocar sax (isso mesmo, vejam o DVD da turnê do On a Island, nos extras ele fala isso), e com tão pouco ele causa tanto impacto...
Gênio absoluto.

Então posso descartar a técnica? Não, a técnica possibilita que possamos nos expressar sem dificuldades na guitarra! Mas é preciso não se prender somente a ela.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Músico ou guitarrista?