Dobrar. Como proceder?

    Autor Mensagem
    Pâmela L
    Veterano
    # fev/10


    Pessoal, estou aqui novamente, tocando pouco e esperando que não me xinguem hahaha!

    Enfim, me expliquem sobre DOBRAR. Pesquisei aqui no fórum mas os tópicos não foram muito diretos.
    Existe várias maneiras de se fazer, em terça, quinta, etc? Alguém poderia me explicar quais são as formas de dobrar, a mais usada pelo povão e como se faz cada uma (somente as principais se forem muitas).

    Beijos.
    Aguardando anciosa!

    fill.zanchez
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Pâmela L
    Enfim, me expliquem sobre DOBRAR.

    Explica melhor isso aí... O que quer dizer com "dobrar?"

    ghb
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: ghb
    · votar


    Pâmela L

    A maneira mais objetiva é pegar a escala do tom da música em que você está tocando e fazer a dobra na mesma mesma escala a partir de outro ponto da mesma. EX:

    Dobra de terças em C:

    C D E F G A B - guitarra 1
    E F G A B C D - guitarra 2

    Dobra em quartas em C:

    C D E F G A B - guitarra 1
    F G A B C D E - guitarra 2

    Ou, utilize a mesma escala, porém começando, por exemplo da terça, e a dobra com a quinta:

    E F G A B C D - guitarra 1
    G A B C D E F - guitarra 2

    Ainda está no tom de C. Cada intervalo uma cor : ]


    Ou seja, basta repetir a escala a partir do intervalo que você quer (pensando de uma maneira tonal), lembrando (em relação a C):
    C
    D - 2/9
    E - 3
    F - 4/11
    G - 5J
    A - 6/13
    B - 7M

    Algumas soarão melhores que outras. Mas as principais dobras realmente são as de terça, simplesmente sobrepostas. As de quarta são legais - vide a música Chuva Morna, de Heraldo do Monte (eu tocava essa música dobrada com flauta hehe) - e quintas, pra mim, ficam mais como complemento hehe, mas as b5 ficam "soturnas" kkk.

    - edit - para complementar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dobrar. Como proceder?