metodo como dobrar a sua velocidade (Emiliano Gomide) é bom?

    Autor Mensagem
    foliva
    Membro Novato
    # mai/15


    Bom dia,

    Sou estudante inicial de guitarra e vejo muita propaganda desse método como dobrar a sua velocidade (Emiliano Gomide), assisti alguns videos dele explicando como funciona o método, mas não conhece ninguém confiável que relatou a experiencia com esse método. Alguém poderia relatar as suas experiencia sobre esse método e se vale a pena investir na compra desse material? Obrigado

    Fabio

    Drinho
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: Drinho
    · votar


    Amigo, eu acredito que seria extremamente mal-educado eu classificar o pouco que vi deste método como bom ou ruim, principalmente pois se trata de um método de um professor que aparentemente possui experiência.
    Mas eu vou te falar por mim e com toda a certeza do que estou falando, e vou tentar falar uma vez só porque esse tipo de assunto perdeu a graça, é tipo o mesmo que discutir quem é o melhor ou o pior. Nós gostávamos de conversar disso na escola, hoje não tem mais graça nenhuma.
    Se a questão é simplesmente ganhar velocidade, acredito até que possa ser eficaz, mas a questão é a seguinte.
    Possuir velocidade nunca foi difícil, nunca exigiu inteligência, raciocínio e percepção melódica.
    Apenas exige profunda assimilação cerebral para gerar controle dos movimentos da sua mão e não existe mágica para isso além do treino, o que pode haver são treinos mais eficazes que rendam resultado em menos tempo do que outros, baseado em horas de treino.
    Quando você diz pra mim que quer "aumentar sua velocidade" você tá querendo me dizer o seguinte:
    Eu quero tocar esta frase aqui rápida (a maior quantidade de notas no menor espaço de tempo)

    e------------3-7s10-7--------------------------------------
    B----------3----------8----------------------------------
    G--------4--------------7--------------------------------
    D------5------------------9------------------------------
    A--2-5----------------------10-7s5-------------------
    E-3--------------------------------7s5-3p0-----------


    Se você repetir essa frase muitas vezes você irá conseguir tocar ela rápido. Eu consigo tocar essa frase muito rápido, tão rápido que você não consegue nem ver minha mão direito, mas soa limpinho, certinho notinha por notinha, com definição.
    E daí? Grande porcaria.
    O difícil não é tocar uma frase como essa rápido, mas sim dar um contexto melódico e de abordagem onde as pessoas compreendam o que você quer passar com ela.
    Ai ferrou, pois além da técnica, você precisa de inteligência e senso melódico.
    Então se quer o meu conselho, não perca seu tempo com exercícios (como esse que abordam apenas a questão muscular), você é músico. Treina suas técnicas sempre junto a uma musica, com abordagem e interpretação.
    Eu acho super legal quem toca rápido, devagar, não importa, mas detesto uma pessoa que não é legal de ouvir.
    E pra você ser legal de ouvir, brother, é uma caminhada sem fim no estudo da guitarra.
    Quando você estuda técnica pela técnica você dedica boa parte do tempo a apenas executar um instrumento e sem perceber deixa toda a parte comunicativa de lado que na realidade é o mais necessário.
    Conseguir tocar lento e agradar as pessoas é uma tarefa extremamente difícil.
    Conseguir tocar rápido e agradar as pessoas é quase impossível.
    Acredite no que estou falando.

    foliva
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Obrigado amigo pelas dicas, a minha ideia de velocidade é para tirar algumas musicas que eu sei que não tenho velocidade ainda, não sou um cara que gosto de solos fritados, gosto de fraseados melódicos, mas as vezes necessito que um pouco mais de velocidade e isso me trava. Agora em relação ao método do professor Emiliano Gomide, queria saber opniões de pessoas que não seja ligado ao comercial do método, mas foi a intenção falar mal do método, somente troca de experiencia mesmo, já vi alguns videos dele e sei que ele manda bem demais, mas me expressei errado. Mas obrigado pelas dicas.

    Buja
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: Buja
    · votar


    foliva
    Amigo, so dando meu pitaco aqui. Tambem nao sou nenhum fritador, pelo contrario, minha tecnica ta muito é enferrujada.

    Mas velocidade é treino. Treino mesmo. O cerebro guarda as informações mediante repetições. Faça algo várias, várias e várias vezes e voce fará de olho fechado.

    Nao é o metodo dele que fará voce ficar mais rapido. Isso é só um caminho das pedras. Se for pra pegar umas dicas de velocidade com vídeos, use o metodo do kiko loureiro que é gratis e voce acha no youtube. Mais simples.

    O que ele vai dizer é o mesmo, e o mesmo que todos dizem. Treine bastante.
    1234 subindo, 1234 descendo. Depois inverte. 4321 descendo e subindo. Na diagonal, reverso, vai até a casa 22 e vem voltando.

    Quando isso tiver rapido, faça tudo exatamente igual pra escala pentatonica maior. Depois pra penta menor. Depois que concluir tudo isso umas 50 vezes usando metronomo no 80, faça isso de novo usando 2 notas por batida. Mais umas 200 vezes.

    Quando tiver feito isso tudo, Faça isso, usando um dedo de tapping. Depois disso, com sweep. Nao tem jeito, é treino, treino e retreino. Determinação.

    E assim vai. Faça isso por uma semana, e voce vai o tanto que melhorou.
    Nao coloque uma meta muito longinqua. Coloque meta de frase uma frase a 80 bmp dentro de uma semana sem mascar nota, com zero de drive.
    Depois aumente a meta. Fazer outra frase perfeita a 90 bmp sem comer nota.

    O metodo de todo mundo é assim. Nao gaste dinheiro pra ficar frustrado. Treine bastante. Com foco, rapidinho voce fica mais rapido que 70% das pessoas deste forum.


    edit: So esqueci de dizer: isso não fará de voce um bom guitarrista. Apenas conseguirá tocar frases rapidas de algumas musicas. Logo logo, voce percebe, igual eu percebi, que consegue tocar licks rapidos, mas nao consegue improvisar nem no blues mais simples. Sad but true. =(

    foliva
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Muito obrigado pelas dicas, vou ver esse material do Kiko Loleiro tbm. Vlw mesmo.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Só eu que não tenho saco pra ficar subindo e descendo escala? Ou eu tenho algum problema?

    Buja
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    daimon blackfire
    Problema nenhum. Ninguem tem bolas pra isso.

    foliva
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    kkkkkkk.... eu também não tenho muito não, gosto mais de colocar um backing track e ficar brincando e improvisando.
    Mas para fazer exercícios, as vezes coloco uma serie para assistir e fico no automático fazendo os exercícios. rs

    leohferreira
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Putz, tava interessado em saber a mesma coisa. Tava quase perguntando em algum tópico, mas vi esse aqui aberto.
    Esse cara (Emiliano Gomide) ta com umas propagandas massivas no face, o que me fez clicar no link e assistir um pouco dele falando sobre o método. Confesso que pelo menos na lábia ele tem desenvoltura, me fez querer comprar o curso, mesmo não tendo a velocidade "insana" como uma das minhas metas principais, pois pra mim os solos mais lindos e que arrepiam mesmo são os não tão rápidos, mas que vem carregados de feeling. Pra ser sincero, velocidade e feeling são inversamente proporcionais, na minha humilde opinião. Ainda assim tive vontade de conhecer o método, pois preciso aumentar a minha velocidade, tem horas que se faz necessário, reconheço.
    O meu problema é manter uma rotina de estudos sem ter perdido uma grana, por incrível que pareça, kkk. Manter uma disciplina nos estudos pra mim é mais fácil quando eu sei que tem dinheiro meu investido alí. Certamente foi isso que despertou meu interesse em adquirir o curso, já que o cifraclub tem aulas excelentes de como pegar velocidade, técnicas e tudo mais, tudo de graça...
    Se há alguém que já tenha adquirido o curso neste fórum, manifestem suas opiniões a respeito.

    Abraços, galera!

    mjcmello
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    foliva
    leohferreira

    Vou falar uma coisa por experiência própria. Não sou músico profissional, toco desde cedo mas minha "carreira musical" sempre foi interrompida por faculdade, trabalho, etc.

    Meu instrumento principal é o baixo, mas há uns três anos decidi ter aulas de guitarra. Nunca tive intenção de ser um "fritador" pelos mesmos motivos já falados acima.

    Seguindo o método que meu professor utiliza comigo (Troy Stetina - Metal Lead Guitar), posso dizer que nestes anos de aula minha velocidade e precisão aumentaram bastante, mesmo não sendo o foco principal, pelo simples fato de me forçar a pegar a guitarra todos os dias. Ou seja, a velocidade vem com a repetição automaticamente.

    Uma dica para ajudar a aumentar a velocidade: a forma de palhetar e a posição da palheta influenciam muito.

    Discípulo_de_Bafomé
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Drinho
    palmas pelo texto e abordagem!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a metodo como dobrar a sua velocidade (Emiliano Gomide) é bom?