Autor |
Mensagem |
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# fev/10 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
Eae galera, vou disponibilizar algumas conversas que eu e um cara que tem o nick de André Maciel, ele é aqui do FCC mas eu sempre esqueço o nick dele =(. Quem tiver conversas interessantes salvas no MSN podem passar. Na conversa que vou postar agora é ele me ensinando sus2 e sus4 (e outras dicas). Quem acompanhar a conversa vai ver que uma hora vai ter uns downloads que ele me passou, ai eu baixei, coloquei números nos downloads que ele passou e criei um rar pra vocês pegarem os sons e acompanharem. Lembrando, quem ta ensinando ai é ele e os sons são dele. Vou postar a conversa no post debaixo pois ela é um pouco grande.
|
· votar
Carlão diz: massa vc já viu os sus? sus2 e sus4? Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: what? nem Carlão diz: eles tão dentro das tríades então vamos lá Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: ainda não acabei tudo, ok Carlão diz: sabe o acorde maior e o menor certo? Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: s Carlão diz: o que determina o "sexo" do acorde vai ser a terça se o intervalo for de terça maior, temos um acorde maior c/ aquele som mais aberto e se for terça menor temos o acorde menor c/ a sonoridade mais "triste" Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: isso mesmo Carlão diz: ao invés de usar o intervalo de terça, você pode "suspender" o acorde e aplicar um intervalo de 2ª ou 4ª nele transformando num sus2 ou sus4 acorde sus2 = T II V acorde sus4 = T IV V esse acorde é assim por dizer assexuado e tem um som bem legalzinho Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: não muda nada na quinta então? Carlão diz: no caso de C vc teria essas notas, por exemplo não Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: aham Carlão diz: só suspende a terça ou pra segunda ou pra quarta no caso de C C = C E G Cm = C Eb G certo? então Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: s Carlão diz: Csus2 = C D G (o E (terça maior) desce 1 tom) Csus4 = C F G (o E (terça maior) sobe ¹/2 tom) ele parece c/ o IVadd9 eu tou meio lagado hj Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: hehe Carlão diz: tou mto gripado mas prosseguindo vc tem o sus2 e o sus4 Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: tmbm to, mais minha voz fica parecendo de metaleiro, kk Carlão diz: um uso bem legal pra vc fazer deles é intercalando c/ o acorde maior um clichê bem comum é fazer isso e|2-4-2-0-2 b|3-3-3-3-3 g|2-2-2-2-2 ops onde tem 4 3 2 leia: 3 3 2 Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: ok Carlão diz: ai vc tem D - Dsus4 - D - Dsus2 - D toque isso vai no mínimo lhe remeter a alguma música do Guns Jota Quest usa isso, Bon Jovi abusa disso Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: vo pegar violao man. ja volto Carlão diz: geral usa Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: voltei Carlão diz: então teste ai Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: s, parece mesmo Carlão diz: faça c/ batida ou dedilhando outro uso legal de acorde sus é em Panama do Eddie Van Halen a intro dela nada mais é que uma sequência de tensões bem colocadas ora como suspensão pra terça hora como adição pro acorde Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: o Van Halen ja usava isso? kkk, achava que era algo mais atual Carlão diz: a intro dela é E | Esus4 | B/E (ou Badd11) | seguidos de D | Dsus4 | A/D (ou Aadd11) já isso é antigo pakas bem clichê até aquele som bem cliche da dêcada de '80 que o Van Halen popularizou c/ Panama é básicamente isso Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: meio Hard Rock né? Carlão diz: é Lobão usou progressão semelhante na leitura dele de Vida Louca Vida Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: nunca ouvi essa música ai Carlão diz: acho que a original é do Cazuza ela tem um feel mais mpb a do Lobão é mais Hard Rock http://www.youtube.com/watch?v=8FQ2myUsMPY dps que vc se familiarizar c/ as tríades veja as tetrades e um conselho ae acostume a fazer duas coisas ver o braço em termos de notas Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: ahh, isso eu to tentando decorar ja Carlão diz: ao invés de olhar pra ele e ver traste veja notas Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: ja sei os da mizinha e da lá Carlão diz: e procure ver o intervalo entre elas isso é bem útil se vc quiser desenvolver um fraseado nessa linha aqui Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: ok, to ouvindo a música, ficou legal mesmo. Carlão diz: 1 Reproduzir/parar Salvar como Carlão diz: 2 Reproduzir/parar Salvar como Carlão diz: 3 Reproduzir/parar Salvar como Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: ta parecendo uns licks do Slash na primeira Carlão diz: 4 Reproduzir/parar Salvar como Carlão diz: aeahueahuea eu adoro esse tipo de fraseado pra vc solar MPB é bem legal pq por exemplo mpb usa muita tetráde c/ tensão acordes do tipo 7/11 ou 7M/9 que geralmente são acordes que detém uma sonoridade mais bonita daí cabe encaixar frases diferentes tipo pra um Asus2add11 que seria o que sus2add11 = T 2 5 11 no caso de Lá Asus2add11 = A B E D Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: ok, vo montar aki Carlão diz: vc pode jogar uma frase tipo b|--10----- g|7---6-9~ Carlão diz: 5 Reproduzir/parar Salvar como Carlão diz: uma frase que eu adoro usar Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: caramba, que sonoridade deu no violão Carlão diz: pra jogar em acordes c/ 7ª é por exemplo pega um Bm7 por exemplo Bm7 = B D F# A g|16*-14b16r14~ * = staccato Carlão diz: 6 Reproduzir/parar Salvar como Carlão diz: isso ai vc emendando uma frase tipo antes dela uma frase c/ o B descendo em staccato fica massa Carlão diz: 7 Reproduzir/parar Salvar como Carlão diz: isso foge um pouco a sonoridade padrão do "rock" aquela coisa clichê do blues
|
Monsfogueri Veterano |
# fev/10
· votar
putz cara, q bagulho foda de ler... nas próximas dá uma editada pra saber qdo um fala e outro fala..
|
Carregando Veterano |
# fev/10
· votar
carai, tendi quase nada
ahuhau
|
· votar
Monsfogueri Ok, é que agora só postei pra tentar ajudar, ai vai um mais facil, sobre escala pentatonica (algumas dicas e licks interresantes).
Coversa:
Carlão diz: hmm posso te dar uma dica? Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: não saio dele fala Carlão diz: funciona um pouco pra mim pensando em Am mesmo vc tem 3 pentas menores certo? Am Dm Em Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: sim Carlão diz: bem próximas vc sabe a escala de Am, as notas né? Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: sim Carlão diz: pegue essas pentas como "esqueleto" e vá jogando as notas dentro nisso vc vai formar 3 shapes ai é só alterar o tom tem gpro ai? Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: sim Carlão diz: pronto farei uma tab pra vc visualizar o negócio Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: ok brigado man! Carlão envia: Abrir(Alt+A) Carlão diz: disso é vc transpor pra o braço todo e uma dica se for treinar uma escala lá pros trastes altos à partir do 15° treine ela tbm uma oitava abaixo Você recebeu D:\Meus documentos\Meus arquivos recebidos\visualização-pentas.gp5 com êxito de Carlão (8). Carlão diz: assim vc vai adiquirindo fluência em tocar em todas regiões do braço isso ai meio que me ajuda ver as escalas dessa maneira de resto é transpor Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: ok Carlão diz: e olhar pra elas Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: brigadão msmo cara Carlão diz: pensando nos desenhos de acordes que tão ai dentro as "conchas cordais" como diria Lukather agora essa é uma visão que é legal ter mas cara é legal vc não só pensar em termos de desenhos/trastes mas tbm em termos de nota c/ isso pensando em termos de escala maior Am = C vc cobre o I, II, III, V e VI graus de uma escala ficaria faltando o 4° e o 7° o 4° vc pensa na penta de fá maior e coloca as notas dentro outra maneira de fazer isso essa meu antigo psor me falou que usou muito é memorizar as pentas e a partir daí inserir as notas de acordo c/ a tonalidade Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: cara, tu ta me ajudando que tu não tem noção vou treinar mesmo Carlão diz: se ele tava tocando em C e tava usando a penta de Dm, ele inseria dentro as notas da escala de C pra transformar aquela penta na escala de C começada pelo 2° grau se ele tava tocando em F, ele colocava as notas da escala de F de modo a transformar a penta numa escala de F começada pelo 6° grau de nada cara =D e só pra fechar, outra dica que te dou é pensar em frases pra acordes tem acordes que respondem super bem a determinadas frases em especial acordes c/ tensão se você quer usar um fraseado interválico fica show tipo Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: o louco que coisa foi essa Carlão diz: g|16br14---------- d---------14------- a------------14s16~ Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅| diz: tu estudou bastante né? Carlão diz: Arquivo 1 essa frase casa perfeita num acorde do tipo C#m7 ou um acorde tendo B c/ 9ª (já que o repouso tá num C#) e tenha uma 7ª ou 11ª no arpejo ou até mesmo um E11/13 ou um E6add9 acordes de som bonitinho, mto comuns em MPB e que rendem frases assim outra massa é essa pra Bm7 ou Aadd9 Arquivo 2 Carlão diz: g|14*-14b16r14~ * é staccato nada cara isso eu nem peguei com estudo é só tipo sei lá são metodologias de improvisar não sei explicar
|
Bigtransa Veterano |
# fev/10
· votar
A parte não divulgada....
Carlão: Como vc esta vestido Slash: Estou apenas de cueca Carlão: Liga a cam pra eu ver
Slash convida Carlão para conversa de vídeo
Carlão: Nossa! quanta coisa dentro dessa cueca.....
e por aí vai.....
|
# fev/10
· votar
Conversas com esse cara já teve varias, mas as unicas que eu salvei são essas, o cara é bem bacana mesmo, dá umas dicas legais. Por causa dele eu parei de jogar todos os jogos que jogava e ele me deu um monte de dicas. Ele deu uma puta alavancada na minha vida guitarristica.
|
# fev/10
· votar
Bigtransa Nem eu nem ele temos webcam. fikdik.
|
Bigtransa Veterano |
# fev/10
· votar
LeondelFefon Que bom...... Não dá moleza pro Carlão não..... se não me engano o nick dele é Carlão30cm-c/local
|
ogner Veterano
|
# fev/10
· votar
AUheuhuahuehuhauhea.... Ahhhhhh eu me divirto!!! Me divirto sim senhor!!!
Haueuhuahuehuahuhesa!!!!!!
|
Carregando Veterano |
# fev/10
· votar
se não me engano o nick dele é Carlão30cm-c/local
hmmm, ta sabendo demais sobre o Carlão
|
Bigtransa Veterano |
# fev/10
· votar
ogner Esse tópico é um dos melhores que eu já vi......
|
# fev/10
· votar
Bigtransa Qui bom.
|
André Maciel Veterano |
# fev/10
· votar
LeondelFefon boa sorte ae nos estudos xD
Bigtransa e onde vc viu minhas medidas? o.O"
|
Vagabond Veterano |
# fev/10
· votar
andré maciel o.omeu sobrenome também é maciel, de onde vc é??
|
Tomaz. Veterano |
# fev/10
· votar
Tem como por pra download o arquivo do guitar pro?
|
Excelion Veterano |
# fev/10
· votar
Slash |̲̅<̲̲̅̅>̲̅|
Putz...
|
buddy guy Veterano |
# fev/10
· votar
AUheuhuahuehuhauhea.... Ahhhhhh eu me divirto!!! Me divirto sim senhor!!!
Haueuhuahuehuahuhesa!!!!!!
[2]
|
LeandroP Moderador |
# fev/10
· votar
Ele deu uma puta alavancada na minha...
°.°
|
ohm777 Veterano |
# fev/10
· votar
Meu deus, dei muita risada lendo esse tópico...
|
# fev/10
· votar
Tomaz. O do guitar pro tá no link que eu passei, é um rar, ai vem tudo que ele me passou na conversa.
|
# fev/10
· votar
Excelion Sou eu, algum problema?
|
Carregando Veterano |
# fev/10
· votar
hauhauhauhuahuahsudhaisuhdiuas.. carai
pow, o cara só tentou ajudar, já que ele foi ajudado!
|
viniciusra Veterano |
# fev/10
· votar
Bigtransa
Vc é famoso por falar merda nos tópicos heim HUAHUAUHA
|
Bigtransa Veterano |
# fev/10
· votar
viniciusra Acho que não estão dando o valor merecido este tópico..... sugiro a criação de um novo com o título "pergunte ao Carlão".....
|
Hsan Veterano |
# fev/10
· votar
Bigtransa
Ta querendo levar a alavancada do Carlão!
|
Andy Summers Veterano |
# fev/10
· votar
LeondelFefon Carlão diz: isso foge um pouco pra jogar "sexo" c/ Eddie Van Halen ele parece c/ o metaleiro toque isso faça c/ batida ou dedilhando
Essa dica foi sinistra...Essa juventude...
|
Will Bejar Veterano |
# fev/10
· votar
Ele deu uma puta alavancada mmmmmm....Ramóóóóóóón!!!
|