Metodo meu de improviso! (Descoberta)

    Autor Mensagem
    Makosnever
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Makosnever


    Aee galera Faz tempo que procuro um modo de improvisar e percebi que não existe um modo correto pra improvisar,as regras basicas são:Tocar no tempo, Estar no tom, Notas de tensão e outras, mas sempre procurei no google e outros modos de achar em algum lugar qual era esse segredo pra improvisar, aee eu parei e pensei as escalas são feitas de intervalos que por sua vez formam os acordes e o campo harmonico,parei um pouco pensei que tirando solos de outros guitarristas seria um bom modo pra explorar o braço da guitarra de modo a enxerga-lo mais amplamente, o pessoal sempre me dizia tire solos de outros guitarristas eu ia la e tirava e nada acontecia nada mudava, porque? porque quando você estiver tirando o solo você precisa ver e estudar que intervalo é em cada casa e em qual corda pressionada, tirei alguns solos e percebi maior fluência na hora do improviso na questão de se mover pelo braço sem bloqueios (Estudando esse metodo corretamente claro), minha conclusão foi: quanto mais solos tirados e observados detalhadamente podemos melhorar nossas formas de improvisar e solar e saber como funcionam as escalas que nossos guitarristas preferidos usam!!

    eu postei isso, é que eu procuro muitos modos de improvisar e essa foi a descoberta mais eficaz que fiz ate agora e mesmo que muitos jaa saibam disso tentei explicar o mais detalhadamente para os que não sabem não sei porque mais fiquei feliz em descobrir isso e pensei em compartilhar com vocês!!

    Se eu estiver errado quanto a alguma coisa vocês podem me falar de algum modo melhorar o metodo.

    vlw pessoal!

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Makosnever

    Realmente esse "seu" metodo é bem eficaz e ajuda muito na hora do improviso sim, mas eu recomendaria que voce fizesse aula com um professor experiente, pois isso que voce demorou algum tempo para descobrir, ele te falaria na primeira aula, pois é bem comum de se fazer (analisar solos, licks de guitarristas famosos para aprender a improvisar e caminhar no braço)... mas por outro lado, é legal qd voce aprende sozinho pois nunca mais esquece! abs!

    Kyuss_Age
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Faz tempo que procuro um modo de improvisar e percebi que não existe um modo correto pra improvisar, as regras basicas são: Tocar no tempo, estar no tom, Notas de tensão e outras

    Aprendi na primeira aula de guitarra, isso é o básico.

    Não existe modo correto nem pra improvisar e nem para compor.

    Makosnever
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Iversonfr

    concerteza esse metodo não é meu só coloquei a palavra meu porque tipo eu descobri agora mais concerteza ja foi utilizado e muitas vezes por muitos!!

    xD

    Lucast
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Lembrei do cara que descobriu o som de violino na guitarra. huahua
    Mas é muito bom quando descobrimos algo por nós mesmos! Minha opinião é que um bom professor é essencial. Ele te ensinará muito, e mais do que isso, ele possui um método de ensino já trabalhado, e assim pode te ajudar para melhorar ao máximo o seu aprendizado.

    Da mesma forma, como você mesmo pode notar o papel de cada nota nos solos de guitarristas famosos, mantenha sempre sua mente aberta para poder entender isso, seja nas aulas, seja em músicas de outros guitarristas, seja mesmo em coisas simples que pareçam não ter aplicação destes conceitos musicais.

    Busque sempre os padrões existentes nas músicas do dia-a-dia que você aprenderá mais e mais, e continuando seus estudos, fazer música e improvisar ficará cada vez mais fácil!

    ricolb
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Makosnever
    Realmente é muito bom aprender algo sozinho, é realmente gratificante. Creio que todo mundo algum dia descobriu algo "novo" sozinho, mas não pense que poderá aprender tudo sozinho, o auxílio de algum mestre poderá encurtar caminhos.

    Quanto a sua descoberta, eu não aconselho você a ouvir só guitarristas, ouça tb saxofonistas(mesmo que vc não goste) flauta e instrumentos de sopro em geral ou qualquer instrumento que soe melodias, até canto lírico, porque não? VC pode tentar copiá-lo tb utilizando o método de análise que vc aprendeu.

    Nós guitarristas temos o costume de cair na mesmice, tocando sempre os mesmos acordes, escalas e clichês. Nos trancamos no nosso mundo e não damos ouvidos a mais ninguém(falo por mim mesmo) quem perde somos nós mesmos. Ouvir outros instrumentos ajuda a descontaminar um pouco disso.

    bpv
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Makosnever

    É um método antigo mas eficiente.

    Quanto mais solos você sabe, mais licks você sabe. Assim será mais fácil será improvisar, tendo em vista que "sua biblioteca de licks" estará mais vasta.

    erick_guitar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Makosnever

    È isso ai cara, pelo pouco que sei tocando há alguns anos na igreja e em bandas posso te afirmar uma coisa: Na improvisação o que mais se leva em conta é a Criatividade o conhecimento de escalas (Ter segurança com as escalas, conhecer o braço) aplicar técnicas também, ter em mente alguns solos tirados é legal também, mas o ideal mesmo que eu levo comigo e tem dado certo é isso, Cratividade, Escalas, Técnica e Feeling! As vezes não precisa nem ter muita técnica, tendo um bom feeling, creatividade e um bom fraseado fechou!

    ESpero ter ajudado, abraço!

    Monsfogueri
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Makosnever

    cara, isso eu te falei em um tópico há um tempão atrás... auheiaueh

    mas é isso aí, eu sou q nem vc, não faço aula e só vou tirando músicas de outros guitarristas e analisano o q eles estão usando e tals..

    o caminho é esse aí

    Vagabond
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Makosnever
    só por curiosidade, que solos vc tirou?

    Makosnever
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Vagabond

    6 - sweet child o mine - Welcome to the jungle - Back in black - Amazing - paradise city - Nightrain (Ainda não terminei) -

    TappingBOY
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: TappingBOY
    · votar


    Verdade isso que tu falo, eu também tenho observado amplamente isso, pensar como meus guitarrista preferidos, eu quando to tirando la o solo, me pergunto '' por que ele faz assim ? '', e tento desvendar o segredo por tras do solo, e isso me ajudou bastante em improvisar, do que so ficar na velha penta, agora eu fico passeando no braço da guitarra viajando que nem os cara bons fazem.

    Fato : eu so um lixo =D

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    ricolb
    Quanto a sua descoberta, eu não aconselho você a ouvir só guitarristas, ouça tb saxofonistas(mesmo que vc não goste) flauta e instrumentos de sopro em geral ou qualquer instrumento que soe melodias, até canto lírico, porque não? VC pode tentar copiá-lo tb utilizando o método de análise que vc aprendeu.

    Nós guitarristas temos o costume de cair na mesmice, tocando sempre os mesmos acordes, escalas e clichês. Nos trancamos no nosso mundo e não damos ouvidos a mais ninguém(falo por mim mesmo) quem perde somos nós mesmos. Ouvir outros instrumentos ajuda a descontaminar um pouco disso.



    Falou tudinho.

    Makosnever
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    TappingBOY

    huaheuaeaeuhaue
    Vou ver se assim consigo melhorar!!
    xD

    Marcos Francês o lindo Galã da Periferia
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    parabens, vc descobriu o que todo mundo ja sabia

    /chato

    nao cara, to brincando :P
    eh muito bom mesmo tirar solos de outros artistas, eu por ex ficava mais descendo escala e subindo nos improvisos, depois d tirar uns solos eu percebi que voce tem q se movimentar com mais liberdade pelo braço, pular cordas é algo essencial hoje eu acho

    bpv
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Makosnever
    6 - sweet child o mine - Welcome to the jungle - Back in black - Amazing - paradise city - Nightrain (Ainda não terminei) -


    Tira também o solo de Stairway to heaven. Te ensina uns licks clássicos, repetitivos e como dar uma "sambada" entre os shapes da penta menor em Lá.

    Um dos solos que mais me ensinou licks e como usar o braço inteiro para um solo.

    Andreas Miller
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    bpv

    boa dica. vou começar a tirar aqui valeu

    Vinicius Nogueira
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Meu método é tirar trocentos solos, e no improviso copiar lick de todos eles, aprovado!11!!

    Essa forma sua de estudar é muito legal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Metodo meu de improviso! (Descoberta)