Escalopação, vale a pena?

    Autor Mensagem
    DINO EK
    Veterano
    # fev/10


    Bom, Vou fazer uns upgrades no braço da minha guita, ela é uma TAGIMA JA S

    eu mandei escalopar, mas o luthier vai demorar para iniciar, dai queria saber se vale a pena mesmo escalopar o braço, da 12º casa pra frente, porque é bom ser ali da frente, antes pode dar desafinação nos acordes completos...


    Vale a pena, ou seria melhor mandar ele só invernizar o braço, para impermeabilidade e tals?

    Sir.Paulo
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Sir.Paulo
    · votar


    DINO EK

    Depende de quanto você pagou pelo trabalho talvez tivesse valido a pena pegar uma J2

    DINO EK
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    O bertola falo que nao vale a pena escalopar o braço pela metade em um otro tópico ai, mas se eu fizesse um escalopamento das 4 ou 6 ultimas casas e mandasse envenizar valeria bm a pena né???

    Manubio
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    DINO EK

    Cara, de verdade, tudo depende de vc, já tocou em uma guitarra com o braço escalopado?

    Eu tenho uma JA2 e gosto muito do braço dela, é extremamente confortavél, e faço acordes e num sinto desafinar.

    Abraço

    buddy guy
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    DINO EK


    Cara no meu caso,se eu fosse fazer(coisa que eu não faria),mas....se fosse fazer,eu faria somente da casa 12 para trás.Ou seja,12,13,14 e tals. E não faria escalope com mais de 3 mm de profundidade,para que com isso,não venha tirar resistência mecânica do braço da guitarra. No mais,boa sorte por aí !!!!!

    marcioguita
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: marcioguita
    · votar


    Comprei uma gianini malmsteen tabajara ,usada,há tempos numa loja em curitiba com braço td
    escalopado e cordas 0.012 , muito bom, tanto pra solo qt prá
    rítimo. O braço e a escala nao eram envernizados. Dá um pouco de problema com as marcações tipo "bolinha"', Gostei mt .

    DINO EK
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    buddy guy
    Vlw, tbm quero fazer uma coisa bm rasinha

    marcioguita
    Boa resposta, me deu animo....

    Morva
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    DINO EK

    depende, se vc gostar de braço escalopado eu acho q vale a pena sim, se fosse EU, colocaria uns trastes extra jumbo e resolveria o problema, pra mim eh o ideal.. mais isso eh só o q EU faria.

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    DINO EK

    Não sei se os dois modos estão corretos, mas até onde sei, o correto é ESCALOPAMENTO.

    Por muito tempo eu quis escalopar minha guita tambem, mas depois de avaliar várias coisas, creio que não seja interessante.

    Na minha opinião, desvaloriza a guitarra, além de dificultar bastante a revenda, não é todo mundo que se acostuma com uma guita escalopada, afeta a resistência do braço (paranóia minha, não sei se é verdade, é apenas lógica), corre o risco de estragar o braço da sua guita dependendo do luthier e no seu caso ainda pode-se considerar um investimento alto considerando o valor da guita, dentre outras coisas que no final acho que não compensa. Assim como disse o Morva, minha opinião é colocar traste jumbo e ta resolvido o problema... abs!

    tomarock
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Tenho 2 guitarras escalopadas, e o resultado acho fantástico. Só que no começo foi foda pra acostumar, mas depois é so alegria. Porém, ainda gosto de guitarras sem escalope também. Gosto de escalopes em stratos e super stratos.

    DINO EK
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Iversonfr
    Spo acho q vc se confundiu no valor da guitarra, minha ponte é gotoh, uma cap seymour e um malagoli, tarraxas gotoh... Não é uma guitarra tão barata assim...


    tomarock
    Hahumm

    ,



    e oq vcs acham... fazer o escalope da 12º casa em diante, da 17º casa em diante, braço inteiro, ou nao fazer, e se sim pq???

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    DINO EK

    Confundi mesmo, foi mal... rsrs... mas mesmo assim, pelos vários outros motivos que citei, ainda acho que compensaria mais colocar traste jumbo, o resultado final com esses trastes teria praticamente o mesmo efeito.

    Eu ainda pretendo ter uma guita escalopada tb, mas como segunda opção. Escalopar a guita principal (no meu caso a única) acho que não rolaria... mas sei lá, vai do seu gosto mesmo... abs!

    DINO EK
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Iversonfr e outros

    Qual a diferença do traste jumbo??????

    rui luis
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: rui luis
    · votar


    Oi

    o traste Jumbo é mais alto, largo e grosso

    abraço

    Morva
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    DINO EK

    eu esqueci de falar antes.. mais uma das desvantagens dos braços escalopados eh q, por terem menos madeira, "mexem" mais com variações de temperatura, gerando a mudança na ação das cordas..

    GuitarHome
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Eu em praticamente dez anos de guitarra nunca peguei uma guitarra escalopada para tocar. Tenho muita vontade, mais por curiosidade mesmo. Mas acho que não iria me adaptar pois tenho a pegada da mao direita mais "firme" e pelo que ouço falar escalope (pelo menos os mais profundos) fica mais legal para quem tem a mão mais leve.

    Nednada
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Eu tenho uma guitarra com o braço todo escalopado, mas como o escalope não é muito profundo, nem atrapalha pra fazer acordes e etc... e a escala escalopada mais trastes jumbo... fica INCRÍVEL pra solar.

    Daniel_MV
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Se é pra escalopar faz na escala inteira logo, aumentando gradativamente a profundidade.

    MMJr
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    DINO EK

    Antes de mais nada:

    Porque voce quer escalopar o braco da sua guitarra???
    Qual e o seu objetivo com isso???

    Valeu...

    DINO EK
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MMJr
    Técinicas, e gosto de ecalope...

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Galera, posso parecer ignorante, mas não sei o que é braço escalopado, o que é?

    DINO EK
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    digita no google imagens, braço escalopado, vc vai ver um monte de fotos de um braço escalopado

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    DINO EK
    Qual a diferença do traste jumbo??????

    Bom, aproveitando sua explicação, digita no google imagens "Traste Jumbo" que voce vai ver a diferença tambem... são bem mais altos, fazendo mais ou menos a mesma coisa do escalopamento... pelo menos pra mim ja ta pra lá de bom

    http://i220.photobucket.com/albums/dd230/luthierbrasil/dreamer/2009/fb 6dd2ad.jpg

    Márcio André
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    DINO EK
    olha kra isso depende de vc!ex:se ainda ñ tocou com um braço escalopado faça um teste...no meu caso..eu toquei uma vez numa guita de um amigo q todas as casas eram escalopadas...mas somente da corda G pra baixo..achei mto bacana na hr de vibratos e bends.qto aos acordes,vc acostuma a tocar com leveza e da tudo certo no final rsrssrrss..cmecei escalopando da corda G pra baixo e qdo comprei uma tagima "meti a faca no braço inteiro" e acho uma delicia o braço do jeito q ta>
    abraço!

    Keith Young
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    cara isso é mto pessoal... eu por exemplo... até hj não entendo pq fazem isso no braço da guita... mas cada um é cada um... mas antes de fazer isso... ache alguem q tenha o braço assim e toque varias vezes e tal antes de fazer isso... é um caminho sem volta! entao pense mto, mto, mto bem... como o pessoal falo... acho interessante tu expermentar trastes jumbo... eu comprei uma strato que veio com esses trastes... um tesao!

    Marcosrcf
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    DINO EK
    Dica de macaco (qse) velho:
    Tenho uma strato escalopada da 10º pra frente.
    Só faça isso se você tiver outra guitarra.

    É um caminho sem volta, seria bom se vc tocasse bastante em uma escalopada antes de tomar essa decisão, a minha eu fiz por causa de uma Fender que um professor meu tinha que era escalopada da 10º pra frente também. (e ele deixava eu 'brincar' com a guitar dele).

    No mais, pense bastante no que o MMJr disse:
    Porque voce quer escalopar o braco da sua guitarra???
    Qual e o seu objetivo com isso???


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalopação, vale a pena?