Ajuda com Blues

    Autor Mensagem
    PeoPsy
    Veterano
    # fev/10


    Quando usa se a penta maior e menor em conjunto. usa se as notas da penta maior como "blues notes" da menor, ou seja, apenas notas de passagem. Ou se alterna licks em menor e maior (faz um link em menor, dps um em maior... )

    se alguem puder ajudar
    Obrigado

    kiki
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    use a busca!
    =)

    Daniel_MV
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Tome um gole de WHisky e mande a teoria para o inferno.

    Bigtransa
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    PeoPsy
    pode usar de qqr jeito, alternar licks ou misturar escalas.....

    PeoPsy
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    vlw ae, eu tentei usa a busca, mais n achei nada especifico, que tirasse minha duvida

    mais vlw pela ajuda.

    e a ideia do whisky foi a melhor dica. ;X

    Bigtransa
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    PeoPsy
    a diferença das 2 pentas tá só na terça..... se vc coloca uma terça menor (9#) em cima de um acorde dominante maior vai ter um efeito alterado típico do blues......

    PeoPsy
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    mais nao existe nenhuma restriçao sobre os acordes?.
    tipo, usar a maior soh no acorde I... ou algo do genero...


    Agradeço a Ajuda

    Bigtransa
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    PeoPsy
    não chega a ser uma restrição mas dá problema no IV grau..... considerando uma sequencia I7/IV7/V7 a 3° maior do grau um acabaria sendo 7+ no grau IV..... vc pode usar essa notar, se tomar cuidado pra resolver as frases não tem problema nenhum......

    PeoPsy
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    ok. vlw pela ajuda cara...
    vou voltar aos estudos

    Obrigado.


    logo apareço com outros problemas pra vcs ARIOUAROIUAR

    Konrad
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Konrad
    · votar


    PeoPsy

    mais nao existe nenhuma restriçao sobre os acordes?.
    tipo, usar a maior soh no acorde I... ou algo do genero...



    Como você é um jovem inteligente e interessado em blues vou tentar ajudar-te em linhas gerais. (hehe)

    Há guitarristas que mesclam magistralmente escalas maiores e menores. Como o Bigtransa falou, a sobreposição dessas escalas num acorde maior é o que caracteriza o blues, por causa da sonoridade triste e melancólica. Mas não se esqueça de que o tempo é muito importante também.

    Em uma progressão C, F, G, uando as escalas pentatónicas menores de cada acorde são.

    C= C, Eb, F, G, Bb (blue note. F#)
    F= F, Ab, Bb, C, Eb (Blue note B)
    G= G, Bb, C, D, F (blue note= C#)

    A única nota não comum aos três é o Ab. Tome cuidado com ela, e com as notas de parada. (repouso). Lembre-se também que as notas F#, B, C# devem ser usadas com parcimónia, como notas de passagem, não de repouso, pois vão soar horríveis.

    Então, considerando que você vai mesclar escalas maiores e menores, a probabilidade de errar diminui consideravelmente.

    Aqui no FCC há um tópico com vídeos legendados que ensina licks de blues, lá você pode ter um bom insight sobre o tempo e a escolha de notas. Vou procurar e postar aqui o link.

    No mais, é ouvir os grandes do blues e tentar assimilar um pouco de cada, no sentido de entender as diferenças entre eles.

    Espero ter ajudado um pouco. Caso eu tenha dito alguma besteira, algum colega forista vai me corrigir. =)

    Konrad
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    PeoPsy

    Olha aqui ó:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/208556/

    No youtube, procure por um canal de um cara chamado Justin Sandecore (no google também). Ele tem excelente didática, e você pode aprender bastante mesmo sem falar inglês.

    Curly
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    tem algumas discussões boas sobre o assunto:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214626/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/169015/

    PeoPsy
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    vlw galera ;D

    PeoPsy
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    aproveitando o embalo... quais mais "blue notes" sao usadas alem da 4#?

    vlw pela ajuda ae

    gosto bastante de blues, e ouço mt os grandes. e otra coisa dificil de assimila e aprende sao os double stops que eles usam, principalmente o clapton, o vaughan....

    PeoPsy
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    e nao kerendo parecer "burro"... mais ja vi varias vezes e nunca entendi

    "C= C, Eb, F, G, Bb (blue note. F#)
    F= F, Ab, Bb, C, Eb (Blue note B)
    G= G, Bb, C, D, F (blue note= C#)"

    no caso entao, eu posso usar pentatonicas em tons diferentes perante seus respectivos acordes?. penta de Sol sobre o acorde de Sol (mesmo na progressao em C) e assim por diante.

    PipaAvuada
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Veja o desenho:
    No tom de Em, vc teoricamente pode usar a penta maior e menor.
    Nesse desenho vc ver as notas da escala menor em preto, a nota raiz (Mi nesse caso) a blue note em azul e as notas da penta maior em cinza.
    Desenho Penta Em

    Konrad
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Konrad
    · votar


    PeoPsy
    no caso entao, eu posso usar pentatonicas em tons diferentes perante seus respectivos acordes?. penta de Sol sobre o acorde de Sol (mesmo na progressao em C) e assim por diante.


    Sim ué! hehehe. Não pense em escalas, cara, pense em notas.....

    Decore as escalas claro, mas não se atenha a elas como regra fixa. Quebre-as em pedaços menores. Elas (as escalas) são o alfabeto, tente recombinar as letras.

    Penta maior e menor sobre o acorde de Sol maior não tem como não ser blues.

    Ouça "Reconsider Baby" na versão do Clapton, se possível procure por uma tablatura e veja como ele mescla as escalas sobre um acorde de G, em que notas ele para, quais ele "bendeia" (hehe), para quais ele "bendeia". Isso pode te ajudar a entender melhor o conceito da coisa ao mesmo tempo em que você vê uma ótima aplicação prática.

    PeoPsy
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    entao no caso ele uso notas da pentatonica de Sol menor sobre as de Do ? pelo menos foi a primera coisa que eu notei, fora a genialidade do grande mestre Clapton ;x.

    PeoPsy
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    sobre as de sol maior **

    PeoPsy
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    e no fim do primero "lick" ele para na Si. terça maior de Sol. e em outra parte ele parou na mesma nota, tanto sobre um Sol, como sobre um Do.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com Blues