Blues menor? QUal penta?

    Autor Mensagem
    luckseven
    Veterano
    # ago/07


    E aew pessoal...
    tava baixando uns backing tracks aqui e achei alguns com o nome assim
    BLUES Cm e outro BLUES Am9...
    blz

    q escala eu uso???

    no classico blues maior ( I7 - IV7 - V7 ) eu sei o q fazer, mas pegando esses backs aew eu vou tocar a penta menor de lá, mas qual delas?
    eu sei todos os shapes, estudo harmonia, escalas, soh queria saber qual das pentas eu vou usar?

    Snakepit
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    luckseven
    Na primeira usa a Penta de Dó menor e na outra Lá menor (relativa Dó)... é tão simples que acho que não entendi tua duvida hehehe.

    guitarg3
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    se nao me engano vc usa a penta menor

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    hm.. penta blues menor? :/

    Alfa polar
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    zaqueu_grunge
    a escala blues não é penta! pq tem 6 tons..


    luckseven
    quanto a sua dúvida, o blues menor é realmente um pouquinho mais complicado de se improvisar,
    a estrutura T 4º e 5º continua, porém em acordes menores,

    vc pode usar a escala blues na tônica, a menor natural na 4ª e a penta com 7 na 5ª pra fazer a preparação...

    qlq dúvida me pergunte.. espero ter ajudado..

    luckseven
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Snakepit
    blz, mas pensa comigo...

    o blus é menor com 9 e a penta de relativa de dó num tem 9

    Lá - Dó - Ré - Mi - Sol

    luckseven
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    mais alguém?????

    Curly
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Curly
    · votar


    por exemplo em Cm vc pode começar usando a penta menor blues C na progressão inteira, depois para variar um pouco pode pode aplicar notas dos modos eólio e dórico e seu arpejos. tem uns truques que caem bem no blues menor, como intercalar umas bends de dois tons de vez em quando, e, no V grau to "turnaround" (final do blues) , ao invés de solar tocar um acorde tipo V7#9

    luckseven
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Revivendo o tópico anos depois =)

    Agora a duvida é quais tensões usar para tocar blues menor?
    Eu quero aprender isso para usar no jazz, pois a estrutura de standarts do jazz se fazem através de blues menor. Um exemplo é a música Mr. P.C de Coltrane.

    || Cm7 | % | Cm7 Bb7 | Cm7 |
    | Fm7 | % | Cm7 Bb7 | Cm7 D7 |
    | G7 D7 | G7 | Cm7 Bb7 | Cm7 ||

    Eu estou usando basicamente a escala de blues de dó, dó dórico, dó menor melódica/harmonica e arpejos. Na hora do Fm7 eu uso as memas escalas em fá e nos compasos que tem D7 e G7 eu estou usando a escala de blues de dó pq é a que melhor está soando, mas preciso de mais dicas.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    luckseven

    Experimente utilizar arpejos. Além dos arpejos dos próprios acordes, você pode tentar arpejos de acordes substitutos. Entre um acorde e outro você pode inserir um SubV7. Por exemplo, entre o Cm7 e o Fm7, por que não um F#7(#4). Ele é o SubV7 do Fm7.

    O acorde G7 pode ter a 13a menor (b13), e também pode ter a 9a menor (b9). O arpejo de Bdim7 funciona muito bem sobre um G7(b9), isso porque é uma mera inversão do acorde - Bdim7 = G7(b9)/B.

    O uso da 4a justa em acordes menores também é uma ferramenta legal. Em acordes maiores soa tenso poque a 4a justa está um semitom apenas da 3a maior, mas no caso de acordes menores a 4a justa está a um tom de distância da 3a menor, quebrando esta tensão. E não é difícil tocar padrões em 4as sobre as pentatônicas, além de dar um toque mais sofisticado nas frases.

    Curly
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Curly
    · votar


    Como mostra o post do Panucci, as possibilidades são muitas, apenas para complementar, chamo a atenção para a questão estilística, quer dizer, diante de uma harmonia assim, vc tem que se perguntar: isso é um blues ? tem soar como um blues ? se quiser que seja um blues, pode aplicar várias soluções diferentes mas respeitando a intenção do estilo, mesmo que a harmonia seja mais complexa... aqui tem um solo que eu gravei para uma jam antiga aqui do forum onde eu tentei fazer isso:

    http://www.acidplanet.com/components/embedfile.asp?asset=958899&T=6827

    LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    se quiser que seja um blues, pode aplicar várias soluções diferentes mas respeitando a intenção do estilo

    É verdade. É mais importante do que qualquer escala.


    http://www.youtube.com/watch?v=msPiKYuuRiQ

    Esta música é do Stevie Wonder, interpretada pelo Jeff Beck (do disco Blow by Blow, de '75) e tem todos os acordes da harmonia acima.

    ROo
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    LeandroPanucci
    Jeff Beck é Deus, puta merda. As vezes da vontade de jogar a palheta fora e tomar vergonha na cara :P

    VTezao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    nao é deus nao, deus ta no céu, e edir macedo no inferno.

    luckseven
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    LeandroPanucci
    Muito obrigado, vc deveria ganhar algo para estar aqui nesse forum.
    Anotei tudo certinho e estou estudando.
    Mas diz ai, vc pode indicar algum livro que tenha uma base boa sobre improvisos?
    Eu já li almir chediak e não gostei muito, tenho um extenso material do nelson faria e ouvi falar muito bem do Ian Guest.

    Curly
    A intenção é soar o mais jazz possivel =)
    Gostei muito do som que vc postou, tá muito bem conduzido seu solo.

    MauricioGT-
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    luckseven

    Dois anos depois...
    E ae, quando vc fez o topico ainda era um ganso aprendendo a fazer as primeiras escalinhas ( Haha^^) e hoje como ta seu nível de desenvolvimento ?
    Abç

    luckseven
    Veterano
    # set/09
    · votar


    E ae, quando vc fez o topico ainda era um ganso aprendendo a fazer as primeiras escalinhas
    nossa tinha acabado de comprar minha guitarra, tava aprendendo a fazer bends ainda, tinha decorado o as pentas e a escala maior de dó por todo o braço da guitarra e me achava o mestre.

    hoje como ta seu nível de desenvolvimento ?
    Tecnicamente minha evolução foi 300% e hj eu to tocando bem as coisas que gosto, to conseguindo improvisar e tá quase saindo um jazz. Estudei bastante jazz durante esse tempo e li bastante coisa boa.
    Comprei uma guita semi acustica e to na praia do jazz. As vezes me arrisco tocar satriani e tal, mas nunca dá certo. Quanto ligo minha x-11 com distorção não sou tão bom assim. Conseguir tocar as coisas que gosta é a melhor coisa na música.

    luckseven
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Achei a resposta =)


    http://www.youtube.com/watch?v=08VtKsUEAhY&feature=related


    Assistam, tem umas boas dicas ai.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blues menor? QUal penta?