O incrível Anton Oparin!

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# fev/10 · Editado por: De Ros
· votar


The Root Of All Evil

Ah, tu curte os virtuoses do piano é? Então toma isso!



Não vou nem assistir porque não consigo dormir depois de tão "adrenalizante" que são essas performances!





Duas músicas que eu tocava. Parei de toca-las depois de assistir a isso, não sei porque, hehehe...

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


De Ros

Muito fodas estas músicas! Já vi teus dois vídeos tocando elas. São duas músicas que eu uso pra treinar aqui ehehe atpe hoje não cheguei aos 160 BPM da Flight Of The Bumble Bee =/

Edit: Foda esta versão do Rondo do Mozart, hein.

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


De Ros


Amigo De Ros,eu respondi ao post do amigo direcionado a mim. Veja se o nobre amigo esta de acordo e se vc curte o video que postei !! Abração !!!!

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Bigtransa
algum velho meio viado grita:
- Bravo!.... Acho isso ridículo


auhauahuhauahuhauauhauhah muito bom =P

Eu acho engraçado é quando acaba a apresentação dai começam a aplaudir e então o maestro sai por uma porta e volta segundos depois, enquanto todos continuam aplaudindo.

Nunca entendi qual o significado disso =/

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


buddy guy

O video é ótimo! Gostei demais!
Acho que, na verdade, o que tu curte é música lenta ou com melodias bem "marcantes". Acho bacana!!

Eu já gosto mais de coisas mais intensas, não é a toa que além de Metal, eu toco umas coisas de erudito "metido" a virtuose, tango novo (coisas a lá Piazzolla) e dentro do contexto de música Brasileira, to mais para Choro, Baião, Maracatu etc.

Bossa nova definitivamento não é a minha praia. Começa um banquinho e um violão e eu saio de fininho.

Curto blues, mas também não toco muito, porque qualquer bluesman fica indignado no primeiro sweep, hehehe. Então para não ofender os puristas (que, na maioria, são um tipo de gente bem chata) eu fico na minha!

Tive um professor que disse que quando eu envelhecesse e ficasse mais "maduro", eu ia curtir mais esses lados musicais (bossa nova, traditional jazz etc...).

To achando que vou apodrecer mas não vou amadurecer, hehehe!

Grande abraço!

nichendrix
Veterano
# fev/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Paganini eu só acho legal os trabalho pra quarteto de cordas, o Capricho 24, as sonatas (especialmente a de viola) e só, os demais trabalho dele são geniais, mas não são do meu gosto.

É só eu que gosta mais das pirações do Vivaldi que das do Paganini???

E já que o assunto é fritação, embora eu não seja o tipo que curte tocar coisas rapidas, uma das poucas vezes que eu me bati com um metronomo tentando tocar rápido foi depois de ouvir La Tempesta di Mare do Vivaldi... eu fiquei uns 3 meses enfurnado no quarto com um arranjo dela pra violão e flauta, mas aí arrumei namorada nova e o treino foi pro brejo, nunca cheguei nessa velocidade toda, eu tava tocando ela a parcos 100 bpm, ainda longe da velocidade em que é pra ser tocada.

Ainda hoje eu fico impressionado com as partes pra flauta, oboé e fagote das peças do Vivaldi.



nichendrix
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil

Não esqueça que sempre tem um pra tossir no meio... dando uma quebrada daquelas que tu jura que as costelas do cara racharam junto... heheheheheh

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


Bigtransa

O que eu não gosto em música erudita é quando entre aplausos ao final das apresentações algum velho meio viado grita:
- Bravo!.... Acho isso ridículo


Huahuahuahua!!!

Cara, para te falar bem a verdade, concordo contigo! Acho uma coisa super forçada, tipo, "Olha os Brasileiros querendo se passar por Europeus!".

Mas deixa o público de lado e curte o espetáculo. Tem muita coisa fantástica que as vezes a gente não curte porque não se dá o trabalho de prestar atenção!

Ouve essa pianista acima e me diz se não é um absurdo o que essa guria ta fazendo!

Abração!!

nichendrix
Veterano
# fev/10
· votar


De Ros

Cara, o lance de sweep no Blues, eu nem acho que seja lá essas coisas não, ao menos se usado com bom senso fica muito massa... o problema é quando se transforma Thrill is Gone no Capricho 24. Acho que tem que manter pelo menos o suficiente da identidade de um estilo e depois ir construindo em cima, trazendo novos elementos. Como o Gary Moore, Roben Ford, Scot Henderson ou mesmo o Derek Trucks fizeram, eles não tocam blues puro, cada um trouxe sua bagagem para as interpretações no estilo, mas mantiveram pelo menos o suficiente da identidade dele pra tu dizer, ei ali é um blues invocado.

Sobre jazz mais tradicional, tu curte bebop e cool jazz?

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


nichendrix


Paganini para quarteto de cordas? Juro que nunca ouvi falar!!!

As sonatas que tu diz são as de Violino/violão? Porque de viola, também nunca ouvi falar...

Cara, o capricho 24 é o que eu menos gosto, acho que de tanta versão que já ouvi por aí!

E os concertos? O primeiro e o segundo (o que tem La Campanela) são fantásticos (eu tenho todos, mas esses são os mais famosos).

Essa peça do Vivaldi está separada aqui a muito tempo! Ela só não entrou no Masterpieces 2 porque já tinha duas do Vivaldi, Alla Rustica e Concerto em G, mas para o terceiro, acho que ela não escapa (apesar de que já tenho um outro concerto do Vivaldi na manga para o Masterpieces 3... Senão entrar outra, vai rolar a "Tempesta"!

Vivaldi é ótimo, tem sempre essa coisa bem energética do Barroco!

Abraço!

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


nichendrix

Gary Moore, Roben Ford, Scot Henderson ou mesmo o Derek Trucks

Velho, o dia que eu tiver um décimo da expressividade de qualquer desses monstros, eu morro feliz. Principalmente o Scott Henderson e o Tucks!

Sobre jazz mais tradicional, tu curte bebop e cool jazz?

Gosto de ouvir, mas não gosto muito de tocar com muitas "changes", fico muito preso na harmonia e não desenvolvo as idéias.

É falta de prática, eu sei, mas na hora de praticar, prefiro priorizar o que me dá mais prazer, então ao invés de treinar trocas de tom com o metronomo (coisa que faço também, só não tanto quanto o necessário), prefiro compor algo, praticar o que componho, estudar um Choro ou uma música Erudita.

É aquela coisa, chega um momento que tu escolhe o que tu quer ser, porque não dá para ser astronauta, bombeiro e piloto de corrida, hehehe!

Abraço!

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


De Ros
Paganini para quarteto de cordas? Juro que nunca ouvi falar!!!

É foda!
O quarteto de cordas dele é composto por violino, viola, violoncelo e violão.
Eu baixei todos os 15, mas ainda não ouvi toos. Legal que ouvi ele fazendo em alguns quartetos coisas que nunca tinha ouvido ele fazer, tipo música só com contraponto e até uma fuga.

A sonata pra viola eu nunca ouvi também não, só as pra violino e violão mesmo, to baixando uma integral delas e tem umas que ele manda ver numas variações, ele era mestre nisso, o capricho 24 mesmo é todo feito em variações, dai tem umas sonatas que cada movimento delas é uma variação do tema. Cada música que eu ouço dá vontade de tocar, mas infelizmente não tenho o tempo necessário pra isso =/



E porra, La Campanella é o que há!! O melhor rondeau dele, sem dúvida! O do concerto No. 4 também é muito foda, os meus preferidos são na ordem: 2, 4 e 5.

O Adagio do concerto 4 é um dos mais "feelentos" que tem, até o nosso amigo buddy guy iria gostar.

Uma das sonatas dele que eu mais gosto [note o segundo movimento, bem enérgico, vou a loucura ouvindo aqui](ps:aqui no Piano ao invés de violão)



nichendrix

Eu AMO o Vivaldi! \o\
Ele é o segundo dos que eu mas ouço, só perde pro Liszt!
Ele é tudo de mais bonito que há, enfim, ele é muito foda.

thmenezes_RJ
Veterano
# fev/10
· votar


Fera o mulecão, já conhecia ele. Tá ficando cada vez melhor. Será (na verdade já é) um guitarrista fantástico.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


De Ros
To achando que vou apodrecer mas não vou amadurecer, hehehe!

Eu estou relativamente jovem, mas pelo andar da carruagem, to contigo, hein!

nichendrix
Veterano
# fev/10 · Editado por: nichendrix
· votar


De Ros

Ele tem 15 composições pra quarteto de violino, violão, viola e violoncelo.

Sim eu falava das sonatas pra viola e violão, mas ele tem uma sonata para viola também.

O Capricho 24 eu me apaixonei por ele por conta da interpretação do Perlman.

Eu não conheço tudo dele, mas o primeiro e o segundo concerto são muito bons também, só não caem tanto no meu gosto mesmo, nem é a questão de não gostar, mas me soa meio estranho as coisas do Paganini, meu avô gosta bastante dele, mas eu sempre preferi o Vivaldi, nem tanto por algum aspecto técnico ou musical, mas porque o som dele tem uma qualidade visual pra mim, se eu fechar os olhos e ouvir, eu crio uma imagem mental, algo que não acontece com o Paganini.

Outros que me passam essa coisa visual da musica de cara são Wagner, Bach, Beethoven, Offenbach, Chopin, Mozart, Tchaichovisky, Debucy, Stravinsky, Ravel, Rachmaninov e outros.

É algo que o Ennio Morricone, o John Williams e o Howard Shore são muito bom de fazer em trilhas sonoras, trazer um carater visual pra musica.

Um outro cara bom de fazer isso em trilhas era o Tommy Tedesco, embora a praia dele seja o jazz.

nichendrix
Veterano
# fev/10
· votar


De Ros
Gosto de ouvir, mas não gosto muito de tocar com muitas "changes", fico muito preso na harmonia e não desenvolvo as idéias.

Cara, eu recomendo tu dar uma olhada nos bebops mais antigos, tipo Charlie Parker, Dizzie Gillespie, Thelonius Monk, Django Reinhardt ou Charlie Christian... os pioneiros do estilo, eu só falto pirar com esses caras, os caras passam meia hora improvisando com variações do mesmo tema, Confirmation está aí de prova... heehehhe

O Parker tb tem umas mituras legais com naipe de cordas ou com orquestra de musica caribenha.

Só pra deixar um gostinho, vou deixar aqui minha versão favorita de Confirmation, a primeira gravação do Bebop:



nichendrix
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil

Procura Sonata pra viola em C menor do Paganini, essa eu descobri na época que tinha a loja, embora eu fale muito de instrumentos, nosso produto principal era CDs, especialmente musica erudita e jazz, eu tenho em algum lugar aqui um box comemorativo de alguma coisa da Deutcshe Grammophon que tem a Sonata para viola em Cm do Paganini.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


nichendrix

Vou procurar! Paganini é mó dificil de achar as coisas na internet =/
Quando acho uma integral dou graças e já baixo logo antes que suma.
Os quartetos e as sonatas pra violão solo penei pra achar na net.

nichendrix
Veterano
# fev/10 · Editado por: nichendrix
· votar


The Root Of All Evil

Só pra facilitar, aqui vai a Sonata para Viola em CM do Paganini que achei no Youtube, não é a melhor interpretação, mas vale a pena ouvir.






Tu já tentou procurar pelo emule, lá eu acho mais fácil de achar.

Foda que eu tenho um monte de coisa em cd, mas deixo tudo encaixotado pq não tem espaço pra tanto cd no meu quarto, aí dá aquela preguiça de procurar pra ripar hehehehehehe

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


nichendrix

O terceiro movimento desta sonata ai é uma das sonatas pra Violino e violão! ehehehe

É a Sonata No. 15 em A maior M.S. 112, ouve só ai!

Agora resta saber quem veio primeiro, esta ai pra viola ou a de violino =P

nichendrix
Veterano
# fev/10 · Editado por: nichendrix
· votar


The Root Of All Evil

Eu não sei porque mas a primeira parte dela só me vem à cabeça um casal dançando tango no meio da rua. E parando toda hora pra discutir porque um errou... hehehehehe

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


De Ros

buddy guy

O video é ótimo! Gostei demais!
Acho que, na verdade, o que tu curte é música lenta ou com melodias bem "marcantes". Acho bacana!!

Eu já gosto mais de coisas mais intensas, não é a toa que além de Metal, eu toco umas coisas de erudito "metido" a virtuose, tango novo (coisas a lá Piazzolla) e dentro do contexto de música Brasileira, to mais para Choro, Baião, Maracatu etc.

Bossa nova definitivamento não é a minha praia. Começa um banquinho e um violão e eu saio de fininho.

Curto blues, mas também não toco muito, porque qualquer bluesman fica indignado no primeiro sweep, hehehe. Então para não ofender os puristas (que, na maioria, são um tipo de gente bem chata) eu fico na minha!

Tive um professor que disse que quando eu envelhecesse e ficasse mais "maduro", eu ia curtir mais esses lados musicais (bossa nova, traditional jazz etc...).

To achando que vou apodrecer mas não vou amadurecer, hehehe!

Grande abraço



Hehehe,legal,legal De Ros. Eu já notei isso mesmo(essas coisas intensas). Vc além de um cara muito gente boa é um grande músico. Um coléga que deixa os demais amigos e colégas orgulhosos de te-lo por aqui no Cifra. Manja muito de guitarra e tem muita estrada na música !!! É sempre muito bom poder contar com um coléga como vc que manja muito. Pois assim,de certa forma agente tem direcionamente mais certo na hora de esclarecer muitas dúvidas sobre guitas e aprender coisa boa. Amigão,grande abraço e me desculpe se eu não curti as paradas por aqui ou se de certa forma desvirtuei algo por cá. Mas saiba que pelo amigo e coléga tenho muito apreço !!!! Grande abraço !!!!

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


nichendrix

Desse pessoal de Jazz que tu citou, eu adoro o Django Reinhardt e, consequentemente, sou muito, mas muito fã mesmo do Birelli Lagrene!

Muito bonita essa Confirmation! Aposto que se o McLaughlin (meu MC favorito, hehehe) gravasse uma versão, entrava no meu player!

Na tua lista de eruditos, eu só acrescentaria o Prokofiev, que é um cara alucinado! Sempre quis gravar alguma coisa dele, mas o que eu encontrei disponível, não tenho nível para fazer. Quem sabe um
"O Amor das Três Laranjas" ou um "Pedro e o Lobo", sei lá...

Cara, eu devo ter uns 12 CDs de gente tocando Paganini e não sabia da existência desses quartetos!

Valeu pela informação, vou tentar achar esse material, se bem que tentar comprar CDs específicos de música clássica em cidade pequena é brabo...

Valeu!

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


buddy guy

Valeu velho! E não precisa pedir desculpa por nada, gostar ou não gostar é teu direito, ué!

Muita sorte nas tuas paradas e um grande abraço!

The Root Of All Evil

Muito massa os Paganini que tu colocou aqui! O primeiro video, quando a guria toca as duas primeiras notas eu já achei que era outra versão da "La Campanella"! Mas é uma linda música.

Aliás, deveríamos ser todos fans de Paganini, afinal, não é dele o hino Brasileiro? Hehehehe!

Abraço!

nichendrix
Veterano
# fev/10 · Editado por: nichendrix
· votar


De Ros
Desse pessoal de Jazz que tu citou, eu adoro o Django Reinhardt e, consequentemente, sou muito, mas muito fã mesmo do Birelli Lagrene!

Muito bonita essa Confirmation! Aposto que se o McLaughlin (meu MC favorito, hehehe) gravasse uma versão, entrava no meu player!


Eu não duvido nada que o McLaughlin tenha alguma versão dela... agora pra mim os dois grandes genios dessa geração são sem duvidas o Charlie Parker e o Charlie Christian, o Christian foi o cara que popularizou o solo de guitarra e a guitarra elétrica, antes dele o papel da guitarra era de instrumento de acompanhamento, ele era saxofonista e trompetista, e resolveu usar a guitarra como um instrumento de sopro, é também uma grande influência do Django Reinhardt, do Barney Kessel, do Herbie Ellis, do Jim Hall, Wes Montgomery, do B.B. King e do T-Bone Walker, entre outros. Isso pra um cara que começou a gravar em 1939 e morreu em 1942, é sem duvida um gênio pra ter influenciado tanta gente em tão pouco tempo.

Charlie "Bird" Parker nem tem o que falar, ele está pro saxofone como o Jimi Hendrix está pra guitarra ou Paganini pro violino, foi o cara que deu o pontapé inicial no jazz moderno, antes dele a improvisação no jazz era limitada, ele quem abriu as portas pro enriquecimento harmonico, melódico, pra fusão do jazz com outros estilos e acima de tudo transformou a improvisação na pricipal caracteristica do estilo.


Na tua lista de eruditos, eu só acrescentaria o Prokofiev, que é um cara alucinado! Sempre quis gravar alguma coisa dele, mas o que eu encontrei disponível, não tenho nível para fazer. Quem sabe um
"O Amor das Três Laranjas" ou um "Pedro e o Lobo", sei lá...


Esse eu não lembro de conhecer, mmas vou dar uma conferida.

Cara, eu devo ter uns 12 CDs de gente tocando Paganini e não sabia da existência desses quartetos!

Valeu pela informação, vou tentar achar esse material, se bem que tentar comprar CDs específicos de música clássica em cidade pequena é brabo...


Cara, compra os cds pela amazon, são mais baratos e além de tu achar tudo que tu quiser, ainda acha em qualidade melhor que aqui.

ROo
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Essa versão do Kempff de Moonlight é linda. Tem umas escapadinhas, mas acho muito boa a interpretação dele

Sioux
Veterano
# fev/10 · Editado por: Sioux
· votar


Porque ele é bom, é monstro ? porque ?

Pq é rápido e toca com fluidez ?

isso só prova que ele é rápido, nada mais. Aonde estão as composições dele?

Outra, ele não fala por "si" ? Pq ele não respondeu as questões quando foi perguntado sobre sua guitarra ?

Enfim... Engraçado é que a gde. maioria aqui nem conhece e nem ouve música classica e idolatra a mesma quando interpretadas por guitarristas velozes e sem feeling.

De Ros
Veterano
# fev/10 · Editado por: De Ros
· votar


Sioux

Porque ele é bom, é monstro ? porque ?

Para mim ele é bom porque toca algo que estudei alguns anos e não fui capaz de fazer com a mesma desenvoltura que ele.

isso só prova que ele é rápido, nada mais. Aonde estão as composições dele?

Não sei se ele tem composições. O Itzhak Perlman é um violinista maravilhoso, aclamado mundialmente e eu sou fã, e ele não tem nenhuma composição. Se não me engano, um músico pode ser compositor e/ou intérprete se assim o desejar.


Outra, ele não fala por "si" ? Pq ele não respondeu as questões quando foi perguntado sobre sua guitarra ?

Porque ele é russo e não fala inglês...

Enfim... Engraçado é que a gde. maioria aqui nem conhece e nem ouve música classica e idolatra a mesma quando interpretadas por guitarristas velozes e sem feeling.


ironia on/

É, agora tu me pegou. Fiquei sem resposta para essa! Ninguém que está conversando nesse tópico curte música erudita!

Afinal, o carinha não tem nenhum feeling mesmo! Tocou todo o capricho de Paganini e não deu nenhum bend!! Nenhuma frase de blues bem lenta e chorada, lembrando da dor do Paganini colhendo algodão na fazendo dos patrões dele...

ironia off/

O velho, desculpe aí a brincadeira, mas acho chato a maneira que alguns músicos "julgam" o trabalho de outros músicos. Um "não gosto" eu respeito e admito. Agora, dizer que não tem feeling... Quem somos nós para julgar o sentimento de outras pessoas?
Bom, não vou repetir o que já respondi ao Buddy Guy na página anterior.

Para mim, alguém falar que ele só é rápido tem a mesma falta de sentido do que dizer "E daí, o Gilmour só toca umas frases bonitas com vibrato lindo, nada demais..."
Sabe aqueles caras que dizem que Blues é tudo a mesma coisa? Ou que dizem que Pink Floyd é uma chatice? Que o B.B. King não tem velocidade?

Pois é, eu acho que falar qualquer uma dessas coisas é um absurdo, são icones do instrumento que tanto amamos e que dedicaram grande parte de suas vidas para chegar aonde estão.

E adivinha o que eu penso desses guitarristas que tocam com grande desenvoltura, dominando aspectos técnicos da guitarra e mostrando sua música para o mundo?

São músicos que talvez se tornem icones do instrumento que tanto amamos e que dedicam grande parte de suas vidas para chegar aonde estão.

Não se engane, eu sou grande admirador do Gilmour (tenho um Fuzz por causa dele), do B.B. King, Clapton, Derek Trucks e outros monstros sagrados do "feeling" mas também adoro o Paul Gilbert, Guthrie Govan, Jason Becker e também o pequeno Anton Oparin.

Sem contar as centenas de outros guitarristas que conheço, escuto, admiro e aprendo com eles todos os dias.

Tudo é música!


Abração e espero que tu não me leve a mal, afinal, somos todos músicos e colegas, deveriamos nos ajudar e não nos julgar.

Minha opinião, claro.

Valeu!!

Bigtransa
Veterano
# fev/10
· votar


De Ros
Guitarrista (na verdade músico em geral) é pior que cobra..... antes de aprender a tocar aprende a falar mal dos outros.....

De Ros
Veterano
# mar/10
· votar


E o guri voltou com tudo!!



Só não sei se é composição dele ou um cover, mas que está hiper bem tocado, isso não tenho dúvidas!!

Valeu!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O incrível Anton Oparin!