Problema: captadores single staggered - ajuda!

    Autor Mensagem
    tibuca
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: tibuca


    E ai, pessoal!!!

    Tenho um strato com 3 captadores singles Fender Texas Special com os polos staggered(polos irregulares), mas estou tendo problemas com a entonação, com som limpo tudo funciona legal, mas quando uso distorção as cordas Sol e Ré(que tem os polos dos captadores mais altos) quando faço solo da sétima casa em diante as notas ficam tremendo, oscilando pra caramba, isso não acontece na cordas Si e Mi por que os polos cos captadores nessas cordas são bem mais baixos.

    É claro, vcs vão me dizer prá afastar os caps um pouco que essa entonação vai melhorar, realmente melhora sim, mas quando saio da distorção e volto pro som limpo as cordas Si e Mi ficam com um som bem baixo e sem vida por terem ficado longe demais dos polos dos captadores.

    Seria legal se os caps da Fender tivessem os polos todos da mesma altura(ou acompanhando a curvatura da escala - radius) ou reguláveis como alguns singles da Dimarzio daí a gente regulava os polos individualmente da altura que quisesse.

    pra quem tem Strato com caps singles staggered, como vcs fazem prá melhorar essa entonação? Teria como eu abaixar os polos da 3ª corda dos captadores tipo fazendo eles afundar pra dentro até a altura que eu queira? Ou não?

    Obrigado!

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    tibuca
    Eu uso uma Fender com captadores GFS Vintage Alnico Stagger, e realmente não percebi diferença...na verdade acho que corda B perde um pouco a clareza, mas nada que sacrifique o timbre...

    Há captadores mais regulares, mas normalmente são cerâmicos (como os originais da minha Fender).

    Uma coisa que se deve pensar é que os caras sabem o que fazem, afinal são décadas de know-how pra fabricar esses captadores que são os TOP da Fender.

    Afundar não é uma boas idéia...se der pau, vc vai gastar uma grana pra substitui-los.

    Acho que é isso!!!

    Fisherman
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    tibuca

    Acho que vc tem que se adaptar a isso. Tenho uma guitarra com capts cerâmicos com polos alinhados (SX SST57), e uma Fender com Texas Especial. O som delas é bastante diferente.
    Eu gosto do som de ambos. de repente o tipo de som que vc gosta de tocar requerem outros capts.

    tibuca
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Will Bejar

    ok, obrigado pela opinião.


    Fisherman
    Não quero outro captador, gosto muito do som dos Fender Texas Special e é perfeito pro que eu toco.

    O problema é só esse dos polos serem staggered causando essa entonação na corda sol quando uso distorção. Por isso to tentando ajuda pra ver se tem solução ou se vou ter que conviver com isso.

    Fisherman
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    tibuca

    Não querendo ser indiscreto, qual é a sua guitarra?

    tibuca
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Fisherman

    É uma strato Shelter FST62 Sunburst, das primeiras a serem fabricadas, com a substituição dos captadores originais pelos Fender Texas Special a guitarra ficou com um sonzão de strato puro, timbre bem estalado e cristalino do jeito que eu sempre quis, valeu cada centavo investido.

    Will Bejar
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Will Bejar
    · votar


    tibuca
    Cara, no site da Fender, tem um "manual" de como regular a altura dos captadores...diz o seguinte

    PICKUPS
    Set too high, pickups can cause myriad inexplicable phenomena. Depress all the strings at the last fret. Using a
    6" (150 mm) ruler, measure the distance from the bottom of the first and sixth strings to the top of the pole
    piece. A good rule of thumb is that the distance should be greatest at the sixth-string neck pickup position,
    and closest at the first-string bridge pickup position. Follow the measurement guidelines in the chart below as
    starting points. The distance will vary according to the amount of magnetic pull from the pickup.

    Bass Side Treble Side
    Texas Specials 8/64" (3.6 mm) 6/64" (2.4 mm)
    Vintage style 6/64" (2.4 mm) 5/64" (2 mm)
    Noiseless™ Series 8/64" (3.6 mm) 6/64" (2.4 mm)
    Standard Single-Coil 5/64" (2 mm) 4/64" (1.6 mm)
    Humbuckers 4/64" (1.6 mm) 4/64" (1.6 mm)
    Lace Sensors As close as desired (allowing for string vibration)



    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    RESUMO:
    Apertando a corda na última casa tem que ficar
    Bass Side (Ezão) Treble Side (ezinha)
    Texas Specials 8/64" (3.6 mm) 6/64" (2.4 mm)

    Nas minhas guitarras eu usei as medidas do captador estilo vintage...funcionam normal!!!

    tibuca
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Will Bejar

    Cara, legal.

    Ajudou bastante, eu não sabia que tinha uma tabela de regulagens pra captadores direto da Fender, vou tentar usar essas medidas.

    Obrigadão mesmo, valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema: captadores single staggered - ajuda!