Caps singles com polos Staggered. Por quê?

    Autor Mensagem
    steve não vai
    Veterano
    # jan/10


    Strateiros de plantão, gostaria da opinião de vcs, faz tempo que eu me pergunto isso:

    Por que será que algumas empresas principalmente a Fender faz os captadores singles com os polos staggered, principalmente a Fender em quase todos os modelos da marca.

    Os polos da 3ª e 4ª cordas ficam lá em cima enquanto os da 1ª e 2ª cordas ficam lá embaixo, daí acontece o seguinte:

    se tentar aproximar os captadores das cordas por causa da 1º e 2º polo ser bem mais baixo acontece que o 3º e 4º polo se aproxima muito das cordas causando o indesejável entonação por causa da força dos ímãs.
    Se afastar os caps das cordas pra atenuar essa atração do ímã causado pelos 3º e 4º polos, daí o 1º e 2º polo fica muito distante das cordas ficando com o volume das notas um pouco baixo...caramba parece que não tem solução isso!!! Dá vontade até de cerrar o 3º e 4º polos pra igualar aos demais rsrsrs brincadeirinha, não vou fazer isso).

    Pergunto: Não seria bem mais fácil se fabricassem os caps com os pólos todos na mesma altura? Ou pelo menos acompanhando o raio de curvatura da escala?

    Stratomaníacos, poderiam me dizer porque eles fabricam esses caps assim? Alguém aí passa ou já passou por esse mesmo problema que eu?

    Obs: instalei na minha Strato um trio de Fender Texas Special que tem os polos staggered.

    Tetanossauro Rex
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    steve não vai
    Fabricam os caps assim porque é assim que Leo Fender fez.

    Isso de os 4 ultimos polos serem mais altos é devido às quatro últimas cordas serem enroladas, e vibrarem menos (na época a corda sol também era enrolada), e essa foi a solução para ter menos diferença de volume

    No mais, vários fabricantes de captadores fabricam caps não staggered.

    Symptom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Tetanossauro Rex
    No mais, vários fabricantes de captadores fabricam caps não staggered.

    Inclusive a Fender...

    steve não vai
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Tetanossauro Rex
    Isso de os 4 ultimos polos serem mais altos é devido às quatro últimas cordas serem enroladas, e vibrarem menos (na época a corda sol também era enrolada), e essa foi a solução para ter menos diferença de volume

    Sim, mas há vários anos a 3ª corda é desencapada na maioria dos encordoamentos principalmente se são cordas para strato, não justifica eles continuarem fabricando caps com o polo da 3ª corda mais alto do que todos.


    Symptom
    No mais, vários fabricantes de captadores fabricam caps não staggered.

    Inclusive a Fender...

    Sim, mas por exemplo se quero um trio de Fender Texas Special, Fender 69, Fender 57/62 etc... Não tenho como optar se quero eles staggered ou normais. Só existem eles staggered.

    Symptom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    steve não vai

    Sim, mas isso porque eles são vintage e na época que foram criados era assim.

    Zedin
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Eu tenho um SD Vintage Staggered com os pólos lixados. As alturas ficaram iguais. Pra quem curte single recomedo ;)

    Ant--
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    steve não vai
    Os polos da 3ª e 4ª cordas ficam lá em cima enquanto os da 1ª e 2ª cordas ficam lá embaixo, daí acontece o seguinte:

    Não é bem assim. Cada polo é ajustado para uma corda específica de maneira que o som fique mais balanceado. A corda SI, por exemplo, tende a produzir um som mais alto. Por isso em captadores estagiados o polo da SI é bem baixo, muitas vezes abaixo do nível da capinha.

    steve não vai
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Zedin

    Foi vc mesmo quem lixou os polos ou mandou fazer num luthier?
    Como foi feito o lixamento?

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Eu gosto de sons vintage, mas gosto de recursos também. Comprei os Malagoli S2 mid e neck, a tempos atrás, que tem os pinos/polos de parafusos allen.

    O mid foi plug'n'play, mas o neck não me agradava. Percebi recentemente que o mid é levemente estagiado, coisa de menos de milímetro, mas é. Me encarnei em mexer nisso no neck, e consegui resultados absurdos. 1/8 de volta trás a tona nuances incríveis.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caps singles com polos Staggered. Por quê?