Pra que tantas guitarras?

Autor Mensagem
Metahler
Veterano
# fev/10


Ibanez
Superstratos:
59 modelos 6 cordas, sendo 24 signatures
10 modelos 7 cordas, sendo 3 signatures

Fender
Stratocasters:
51 modelos, sendo 17 signatures
Telecasters:
37 modelos, sendo 6 signatures

ESP
Superstrato - HORIZON
44 modelos 6 corda, sendo 14 sig
5 modelos 7 cordas, sendo 3 sig

Jackson
superstratos - Dinky e Soloist
32 - 6 cordas, 2 sig
2 - 7 cordas
_____________________________________________
bom, depois desses dados gostaria de perguntar a vcs
vcs nao se sentem confusos ao entrarem em um site de uma marca de guitarra e ver tantas guitarras?

- ah, mas tem que ser assim, para agradar a todos

aqui vai minha opnião:
ah ta, agradar a todos, a primeira coisa que uma pessoa pensa quando vai compra uma guita é no custo, ta vamos colocar no calculo:
só para um modelo de guitarra
dividindo o custo das guitarras em:
R$600 - R$1000
R$1100 - R$1600
R$1700 - R$2200
R$2300 - R$3000
R$3100 - R$3900
R$4000 pra cima
aqui ja foram 6 modelos de guitarra
vamos supor que tem gente que goste de tremo e tem gente que quer economizar e nao quer tremolo. gente, pra que dar um outro nome pro mesmo modelo de guitarra só pq mudou o estilo da ponte?
ta, vamos continuar, - ah, tem as madeiras que diferenciam o timbre. tudo bem ae eu concordo que tenha que mudar o nome do modelo, vamos acrecentar 2 tipos de madeira para cada nivel, guita de R$600 - R$1000 num precisa ter 2 tipos pq de qualquer jeito vai sair lixo. entao acrescentamos mais 5 modelos
total = 11 modelos.
-ah, tem o acabamento que o gosto das pessoas mudam.
na minha opniao, nao precisa mudar o nome da guitarra só pq mudou a pintura ou colocou um tampo, e quanto mais cara a guita, melhor trabalhada é, agora a respeito dos debstes, rebaixos e outras fescuras, gostaria de deixar este ponto para as signatures e customs. mas tudo bem vamos colocar mais um tipo de talhar a madeira nas guitas de R$1700 pra cima, pq nas de R$600 - R$1600 a pessoa que continuar a tocar guita vai comprar uma mais cara, entao acrecentemos mais 4 modelos de guitarras.

total = 15 tipos de guitarras para cada modelo

eae pessoal, vcs concordam comigo que essas fabricas fazem muito tipos de guitarra desnessessarios do mesmo modelo? e pra que os artistas tem mais que um tipo de guitarra do mesmo modelo? pra mim só precisa ter 2 signatures por artista, como na tagima, uma cara e uma muito cara

gostaria de saber a opnião de vcs

NoAlarms
Veterano
# fev/10
· votar


É a simples lei da demanda. Se tem muita procura, tem muita oferta.

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Cara...
eu tbm fico confuso.

Mas sinceramente pra eu não ligo pra isso não... nem cheira e nem fede.

Abraço

mum
Veterano
# fev/10 · Editado por: mum
· votar


Metahler
Imagina voce chegando na loja e falando:

- Oi, quero uma Fender Stratocaster.
- Beleza, Mexicana ou americana? Top ou de entrada? com tremolo ou sem tremolo? Com Single ou Humbucker? Com Shape de braço V, C ou D? Com acabamento fosco ou brilhante? Escala de Maple ou rosewood? Com S1 Switch ou sem? Caps com saída baixa ou alta?


Mais fácil decidir dentre 44 modelos de guitarra, do que escolher entre 15 modelos, cada um com diversas configurações.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


"— Oh, vovozinha, pra que essa boca tão grande?
— É para engolir você melhor!!! "


Marc Snow
Veterano
# fev/10
· votar


Jackson
superstratos - Dinky e Soloist
32 - 6 cordas, 2 sig
2 - 7 cordas


Eita, coisa linda!

erick_guitar
Veterano
# fev/10
· votar


Fender
Stratocasters:
51 modelos,


Eu tendo pelo menos 1 modelo dessa marca ficaria muito mas MUITO feliz!

erico.ascencao
Veterano
# fev/10
· votar


No caso da Fender, por exemplo, este conjunto enorme de modelos é resultado de várias combinações de: madeira do corpo, maeira da escala, captadores, tipo de traste, tipo de ponte, etc.

Seria legal se eles disponibilizassem no site algum tipo de ferramenta de busca na qual você vai filtrando os modelos de guitarra de acordo com cada um destes itens. Eu, por exemplo, estava outro dia fuçando Fenders que tivessem trastes médio-jumbo e captadores mais quentes. Fiquei zonzo com a quantidade de modelos, até chegar nos que se encaixaram nos meus requisitos.

Powerslave158
Veterano
# fev/10
· votar


legal o Keith Richards que tem uma casinha só para as guitarras

Metahler
Veterano
# fev/10
· votar


mum
a ordem da perguntas seriam
qual custo?

mexicana ou americana? (a unica diferença que vejo entra na questao "custo")

Shape do braço? (como ja disse, isso entra na parte de signatures)

Com acabamento fosco ou brilhante? (vc acha que precisa mudar o nome?)

Escala de Maple ou rosewood? (isso ja entrou no calculo que fiz, 2 tipos de madeiras por custo, e mais que isso ja entra na questão signature, como tambem a questao escalope).

Com S1 Switch ou sem? (nao sei o que é isso)

Caps com saída baixa ou alta? (entra na questão signature)

mas cara, eu fiz tudo isso com a minha opnião de como deveria ser, cada um tem a sua, só quero saber a opniao das pessoas daqui

ogaitnas
Veterano
# fev/10
· votar


Quanto mais melhor... já pensou se só existissem as bo didley signatures...

Intrueland...
Veterano
# fev/10
· votar


ogaitnas


Gretsch G6138 Bo Diddley

mum
Veterano
# fev/10
· votar


Metahler
Na boa, NUNCA o tipo de captadores e Shape do braço vão ser o que fazem um instrumento Signature. Os signatures são as especificações dos músicos, nao tem nada a ver po. São instrumentos diferenciados. A fender tem varios tipos de captadores e varios tipos de shapes, não tem nada a ver com a linha signature. O que você entende por signature?

Com acabamento fosco ou brilhante? (vc acha que precisa mudar o nome?)
Acho. As Fenders Higway one tem acabamento em nitrocelulose, igual aos fenders PRE-CBS, que roda aquela lenda que melhora o timbre pois a madeira respira melhor. As outras são em PU, aquele acabamento brilhante. Isso é mudança de custo pra empresa, pois as pinturas necessitam de trabalhos diferentes, então justifica sim ter modelos diferentes para uma pintura diferente (não que a higway one seja higway one por causa da pntura)


Mas e ai, você prefere responder um questionário de 30 perguntas ou só chegar na loja e falar "quero uma Strato American Deluxe HSS"? Se for pra responder questionário, vai num luthier e faz uma guitarra com suas especificações hehehehe

GuitarHome
Veterano
# fev/10
· votar


Sem graça seria todo mundo ter o mesmo modelo de guitarra.

tomasbignoto
Veterano
# fev/10
· votar


Metahler
Até concordo que tenham modelos demais de guitarras no mercado.
Mas qual o problema disso?

Socomegaton
Veterano
# fev/10
· votar


Agora você pega tudo isso, e transforma em left-handed rs.

Metahler
Veterano
# fev/10
· votar


mum
essas coisas que vc citou é frescura, e pra mim frescura é coisa de signature ou custom, pra mim guitarrista que é guitarrista só tem que gostar estar bem com o instrumento que toca, não precisa ser um casamento perfeito, tudo bem, vc tem outra opnião.

mas esse negocio de que vc falou de chegar na loja e responder um questionario tambem é uma questao boa de ser feita para ter tantos nomes de guitarra

mas tipo, por mim eu chegaria na loja e pediria:
-quero uma Jackson Dinky de baixo-medio custo com ponte fixa em Swirl Vermelho e Branco

só isso, o resto é frescura

GuitarHome
kkk, verdade, mas é só pegar com pinturas diferentes

mum
Veterano
# fev/10
· votar


Metahler
Po, captador é frescura? Shape do braço também? Tô ficando velho...

Metahler
Veterano
# fev/10
· votar


tomasbignoto
não tem nenhum problema. é só uma opnião minha.

erico.ascencao
Veterano
# fev/10
· votar


GuitarHome
Sem graça seria todo mundo ter o mesmo modelo de guitarra.
Nisso eu acho os violões muito sem graça. Todas as marcas fazem folks, e não contentes fazem uns 15 modelos com shape idêntico.

Zero Zen
Veterano
# fev/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


Metahler

eae pessoal, vcs concordam comigo que essas fabricas fazem muito tipos de guitarra desnessessarios do mesmo modelo?

Eu não concordo. De jeito nenhum !

Daqui a pouco vai aparecer um gaiato dizendo que bons eram os tempos em que a gente tinha apenas as duas grandes marcas nacionais para escolher. Giannini e Finch. Três ou quatro modelos de cada !

Você podia escolher entre oito versões do ruim de uma marca ou o igualmente ruim de outra !

MauricioBahia

"— Oh, vovozinha, pra que essa boca tão grande?
— É para engolir você melhor!!! "


Fiquei sem entender qual o significado de "boca grande" na sua analogia...

Foi uma crítica à indústria que cria diversos modelos com preços e especificações para abranger qualquer gosto, bolso ou preferência possível ?

Ou foi uma crítica à boca grande daqueles que tem a exclusividade do mercado, como nos anos 80 ? Uns amigos do poder arrumavam uma boca/exclusiva para vender um produto ruim, sem nenhuma concorrência.

Na minha opinião é preferível poder escolher, sempre ! Seja quanto à modelos, preços, ou mesmo, se vale a pena comprar ou não !

Quando comecei no mundo guitarrístico, graças a boquinha/boca da Gianneca, você não conseguia nem um pot de 250 K ou 500 K para reposição da sua guitarra. Só a indústria podia importar.

Decerto algum entendido do governo na época pensava:
- Para que pots de tantos valores.
- Eles que fiquem com ou ou dois modelos no máximo.
- Se tiver muita opção eles são capazes de se confundir !

Valha-me Deus !

mum
Veterano
# fev/10
· votar


Zero Zen
Acho que a critica foi ao amigo que escreveu pacas, eu fiquei umas 3 horas pra ler o post todo uahauhauhauh

Manubio
Veterano
# fev/10
· votar


Metahler
mas tipo, por mim eu chegaria na loja e pediria:
-quero uma Jackson Dinky de baixo-medio custo com ponte fixa em Swirl Vermelho e Branco



Deixa eu ver se entendi, vc quer uma guitarra com Swirl, mas não se preocupa com o shape do braço nem com o captador que vem?

Então me desculpa ser rude, mas vc num tá nem ai pra merda da guitarra, vc só tá interessado em conseguir ter uma guitarra cara por um preço baixo porque ela é bonitinha.

Abraço

Caio Gomes
Veterano
# fev/10 · Editado por: Caio Gomes
· votar


Catalogação.

Explicando melhor: Fazendo analogia à processadores de computador, o que existe que é a matriz é um problema, e existem vários modelos em que geralmente a única coisa que muda é a velocidade, porém são modelos diferentes. Acho que fica mais explicíto ao se comparar com placas-mãe pois são mais variáveis, no caso a matriz seria o chipset.

GuitarHome
Veterano
# fev/10
· votar


GuitarHome
kkk, verdade, mas é só pegar com pinturas diferentes


Mesmo assim cara não é questão de estética, questão de timbre tudo, mesmo sabendo que o timbre não vem apenas da guitarra.
E outra, se podemos ter diversos modelos de diversos preços para escolher de uma unica marca, para que ter menos?

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Esse ai tava sem nadinha pra fazer mesmo, hein.

GuitarHome
Veterano
# fev/10
· votar


Por que está dando voto não computado???

Bombastik
Veterano
# fev/10
· votar


Metahler
eae pessoal, vcs concordam comigo que essas fabricas fazem muito tipos de guitarra desnessessarios do mesmo modelo?

tem certeza de que vc realmente gosta de guitarra?

pra mim, guitarra é que nem mulher. quanto mais, melhor...

mesmo que eu não as tenha em mãos...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Zero Zen
Ter que escolher entre uma guitarra ruim e outra pior de fábricas incompetentes é uma coisa, ter uma "muntueira" de modelos que apenas copiam uns aos outros é outra. Uma coisa não explica a outra.
As fábricas adoram convencer as pessoas a lhes comprar os produtos, e, ter um monte deles (que na verdade não são tantos assim), é uma estratégia de marketing eficaz ( o sujeito acha que tem algo "exclusivo", quando não tem. E isso não tem nada à ver com faixas de preço/qualidade). Se não fosse, já teria sido abandonada à muito tempo.
Abç

Zero Zen
Veterano
# fev/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ter que escolher entre uma guitarra ruim e outra pior de fábricas incompetentes é uma coisa, ter uma "muntueira" de modelos que apenas copiam uns aos outros é outra. Uma coisa não explica a outra.

Acho que precisamos abordar dois aspectos aqui: O que representa a "muntueira" e Quem será o "capacitado" para fazer a seleção.

Que existem diversos modelos de guitarras semelhantes, não há dúvida. Mas são iguais ? Não creio. Sempre haverá diferenças quanto ao preço, acabamento, captação de melhor qualidade, ferragens mais duráveis e precisas, etc...

Cumpre ao interessado compará-las e optar pela que mais lhe agrada. A competitividade é a seleção natural do mercado.

Até pela atividade de Luthier/Consultor deste FCC você sabe bem que muitas vezes um guitarrista quer um modelo com determinado captador, determinada tarraxa de sua preferência, cor ou mesmo uma chave ou pequena alteração na parte elétrica.

É o caso de se perguntar: Não pode o fabricante, reconhecendo determinadas preferências de um grupo, prover já na linha de montagem um modelo com estas pequenas alterações ? Eu acho que pode ! E deve, pois determinadas alterações "de fábrica" saem bem em conta.

Estas diferenças, dependendo do fabricante e do importador, do volume de vendas e do padrão de qualidade tem um preço maior ou menor. O interessado que busque os esclarecimentos. A internet está aí para isso. No meu tempo era só na Guitar Player e Guitar World importadas. Era muito mais difícil e enganoso.

O outro aspecto que me parece fundamental é se vamos/devemos delegar a alguém o papel de sensor, grande irmão, orientador, guia, ou seja lá o que for, a nossa possibilidade de escolher entre um produto ou outro.

Essa idéia realmente não me atrai ! Imagina se "o cara" não gosta de single-coils pois os acha muito ruidosos, ou se ele acha guitarras de mogno muito pesadas (fazem mal para a coluna). Já pensou se ele detesta o Van Halen e resolve abolir o uso do Floyd Rose !

Podemos, sendo mais realistas, imaginar que o "selecionador de modelos permitidos" resolve levar uma "bola" de um ou outro fabricante para escolher os seus modelos... Ah esqueça ! O ser humano é incorruptível, jamais faria isso ! hehehe

De qualquer forma, prefiro reter em minhas mãos o poder de escolha. Não delego para ninguém.

Ademais, transferir a outro nos retira, inclusive, a capacidade de aprender, ainda que cometendo erros.

As fábricas adoram convencer as pessoas a lhes comprar os produtos, e, ter um monte deles (que na verdade não são tantos assim), é uma estratégia de marketing eficaz ( o sujeito acha que tem algo "exclusivo", quando não tem. E isso não tem nada à ver com faixas de preço/qualidade). Se não fosse, já teria sido abandonada à muito tempo.

Não são só as fábricas que querem vender seu peixe. Os governos, as igrejas, o merceeiro, o açougueiro, o padeiro, a prostituta e, principalmente, o peixeiro. Enfim, todo mundo quer.

O guitarrista que compra uma guitarra de produção seriada numa loja e imagina que está adquirindo um produto exclusivo é um iludido, que ignora tudo sobre o instrumento que está comprando.

Tudo que ele pode e deve pensar é que está optando por um modelo mais próximo das suas necessidades em termos de configuração, captação, modelo, acabamento. Exclusividade, jamais.

Reitero que a melhor escolha é fruto do conhecimento, jamais da limitação de possibilidades.

E para conhecer a gente nem precisa comprar, pois também é possível aprender com a experiência alheia.

T+.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pra que tantas guitarras?