Tutorial - Fazendo um "Strap Lock"

Autor Mensagem
iRock
Veterano
# fev/10 · Editado por: iRock


Bom, depois da guitarra quase cair no chão várias vezes por se soltar da correia, depois de olhar os preços dos Strap Locks digamos "profissionais"(em torno de 100 reais), resolvi fazer isso.

O "Strap Lock" consiste em uma tampinha de refrigerante cortada de um jeito que seja possível encaixá-la por cima da correia, ficando entre a roldana e a correia, impedindo que a correia saia da roldana.

Bom, mãos á obra:


1) Ferramentas e Materiais Necessários:
Tesoura, Marcador, Lixa, Canivete, e é claro 2 tampinhas de refrigerante.

Ferramentas e Materiais

2) Cortando e Lixando a Tampinha:
Primeiro tire aquela parte alta que fica ao redor do fundo da tampinha, e depois lixe, deve ficar assim:

Tampinha Depois de Cortada 1

Tampinha Depois de Cortada 2

2.1) Marcando e Cortando a entrada da Tampinha: Use o marcador para marcar a tampinha, fazendo uma bola mais ou menos da espessura da parte inferior da roldana da sua guitarra, e um "corredor" para deslizar a tampinha pela roldana. Depois use a tesoura e o canivete para cortar.

Tampinha Marcada

Tampinha Depois de Cortada 3

2.2) Acabando o "Strap Lock": Após ter acabado de cortar a tampinha, veja se entra na roldana da sua guitarra e depois lixe ela nas partes onde você cortou para evitar que alguma parte com ponta risque ou danifique sua guitarra. Depois de terminar com a primeira tampinha, use-a como "molde" para a segunda.

Tampinhas Depois de Cortadas e Lixadas

3) Usando o "Strap Lock":
Coloque a sua correia na guitarra e em cima da correia, coloque a tampinha por cima dela, e cheque se a correia ficou presa.

"Strap Lock" na Guitarra 1

"Strap Lock" na Guitarra 2

"Strap Lock" na Guitarra 3

Aqui está uma imagem feita no Paint, nada muito sofisticado, mas da pra ter uma idéia melhor de como marcar, cortar e utilizar o "Strap Lock" com ela.

"Strap Lock"

Bom, não é nada muito "sofisticado", mas cumpre sua função, e você gasta menos de 5 reais pra fazer isso, uma solução eficiente e barata, só não tentem falzer malabarismos com a guitarra alá Malmsteen, pois não garanto nada. Espero que tenha sido útil.


Abraços.

Marc Snow
Veterano
# fev/10
· votar


Engenhoso! Parabens!

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Muito legal... vou fazer!
hehe

guilhermebarros
Veterano
# fev/10
· votar


ótimo tutorial cara !!!!
Abração !!!

Tivertimailaif
Veterano
# fev/10
· votar


muito bom cara, se fazer um bangui desses de ferro deve ficar troo

joaormrt
Veterano
# fev/10
· votar


cara essas imagens tão gigantes impossivel de ver

Endurance
Veterano
# fev/10
· votar


iRock
Cara, ótima idéia, mas, tenta melhorar a qualidade das fotos...usa a função "macro" da sua câmera, e diminui o tamanho da foto, assim, fica mais rapido pra upar as fotos nos sites, e melhor pra nos, que demora menos pra abrir e fica mais fácil de abrir junto com a página.

joaormrt
Veterano
# fev/10
· votar


se algm poder fazer a gentileza de salvar as fotos e diminui-las eu ficaria tmo grato, elas simplesmente não carregam aqui!

abç

LeandroP
Moderador
# fev/10
· votar


não carregou aqui também...

SiaD
Veterano
# fev/10
· votar


as imagens nao abriram, mais captei a idéia, puta criatividade.

bpv
Veterano
# fev/10 · Editado por: bpv
· votar


iRock

Buchas de parafuso também servem!

Abçs

Necrophagist
Veterano
# fev/10
· votar


muito punk a ideia, velho
mas deveras engenhoso :)

iRock
Veterano
# fev/10 · Editado por: iRock
· votar


Marc Snow
Niandra Lades
guilhermebarros
Necrophagist

Valeu, espero que seja útil pra vocês.

Tivertimailaif

Valeu cara, deve ficar legal mesmo.

bpv

Servem? Como daria pra usar elas?


SiaD
LeandroP
joaormrt
Endurance
joaormrt

Opa, então, ja editei o post e botei todas as imagens em 800x600, espero que fique melhor, desculpem o transtorno. Eu não consegui focalizar as imagens muito bem com a camera, mesmo tentando várias vezes, acho que por estar muito perto, mas como agora ja cortei e não tenho outras tampinhas a disposição, nao tenho como tirar outras fotos. Quanto ao site não carregar, isso também acontece aqui, quado acontece isso eu espero um tempo e tento de novo, se não der eu reinicio o modem da internet, normalmente funciona.

tomasbignoto
Veterano
# fev/10
· votar


iRock
Cara, o tutorial parece ser legal, mas não consigo ver nada nas fotos. Estão sem foco algum.

bpv
Veterano
# fev/10
· votar


iRock

Vou tirar uma foto aqui depois e te mostro.

iRock
Veterano
# fev/10
· votar


tomasbignoto

Acho que agora deu, editei o post e postei uma imagem feita no Paint, mostrando as marcações, cortes e o "Strap Lock" pronto e em uso, para ajudar.

bpv

Beleza cara, quando puder posta.

Carregando
Veterano
# fev/10
· votar


legal!

isso segura bem? da pra rodar a guitarra no pescoço? hehe

SiaD
Veterano
# fev/10
· votar


Carregando
--prevendo contusões

Will Bejar
Veterano
# fev/10
· votar


iRock
Aê...demorou mas cumpriu a promessa...hahahaha...parabéns, cara, boa dica!!! Eu já fiz com palhetas velhas...hehehe

e você gasta menos de 5 reais pra fazer isso
...e ainda toma uma cerveja (ou Coca-Cola no meu caso;;;rs)

Monsfogueri
Veterano
# fev/10
· votar


cara, nem precisa de nada disso não... auehiauhe

a minha correia sempre ficava saindo tb, aí eu pedi pra minha mãe costurar a abertura da correia direto no lugar q ela fica...

agr nunca mais a correia escapou..

joaormrt
Veterano
# fev/10
· votar


Pode crer cara, entendi a mecânica, vou tentar fazer com certeza!
Depois posto os resultados, ela segura bem mesmo?? Hehe.
Abs

iRock
Veterano
# fev/10 · Editado por: iRock
· votar


SiaD

Pior, ja to vendo a reportagem:

Músico morre após girar guitarra no pescoço.

Will Bejar

Pois é cara, mas finalmente saiu. :D

Eu pensei nas palhetas também, mas eu acho elas muito pequenas pra fazer isso, acho que a chance de quebrar é maior, pois as tampinhas são mais flexiveis, mas acredito que funcionem também.

Monsfogueri

E a ainda da pra tirar a correia?

joaormrt
Carregando

Segura bem sim, comigo nunca deixou a guitarra cair.

Carregando, como ja disse, não tentem fazer malabarismos alá Malmsteen pois não garanto nada, e no seu caso não garanto que você sobrevivera a isso. :P

Carregando
Veterano
# fev/10
· votar


SiaD

hehehe... sentir dor é sinal de vida! ahuaha

iRock

vo fase e testa aqui, vlw!

SiaD
Veterano
# fev/10
· votar


o ruim e tu não sentir mais nada depois da dor. "strap lock caseiro causa morte" pense nisso.

joaormrt
Veterano
# fev/10
· votar


não consigo cortar a tampinha, pqp

tomasbignoto
Veterano
# fev/10
· votar


não é tão fácil quanto eu imaginava.. haha

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


iRock


Criativo !!!!!

Mas posso dar uma idéia? Antes de todo processo,meça com um paquímetro o diametro interno da "roldana" que suporta o peso da guitarra. E depois com esta medida nas mãos encontre uma broca da medida que vc encontrou e fure a tampinha no centro. Aí depois vc inicia todo o processo de lixar e tals. Depois que ficar só aquela "arruela",vc faz um corte fino nela,suficiente para que vc abra à "arruelinha" e encaixe na "roldana" com a devida correia no lugar !!! Será que ficou claro? A dica valeu?

joaormrt
Veterano
# fev/10
· votar


buddy guy

valeu sim, é um jeito mais facil...

como vcs cortaram a borda da tampinha, estou tendo uma certa dificuldade

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


joaormrt
buddy guy

valeu sim, é um jeito mais facil...

como vcs cortaram a borda da tampinha, estou tendo uma certa dificuldade


João,boa noite !! Então,eu disse isto por ver que nesta técnica que o coléga iRock passou, envolve riscos ao se manusiar instrumentos como facas afiadas e ponteagudas(E É IMPORTANTE FRIZAR QUE NESTE CASO TODO CUIDADO É POUCO). Vc pode proceder o rebaixamento da tampinha para que fique só a arruelinha,com uma lixa numa mesa plana e com movimentos circulares(para cansar menos o braço) vc gira a borda da tampinha na lixa até rebaixar. É mais seguro assim,ao meu ver. E assim sendo,evita-se de utilizar facas afiadas e ponteagudas(QUE NESTE CASO,É SEMPRE UM PERIGO) !!!!

joaormrt
Veterano
# fev/10
· votar


buddy guy

é verdade
não tinha pensado nisso ainda, vou comprar uma lixa dessas amanhã!

valeu buddy!
abração

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial - Fazendo um "Strap Lock"