Guitarra ou bateria? Não consigo decidir

    Autor Mensagem
    tomasmello
    Veterano
    # fev/10


    Então, pessoal, eu quero começar a fazer um instrumento.
    Eu só estou com uma puta dúvida se eu faço guitarra ou bateria. Por um lado, a guitarra seria mais prático, pois eu poderia tocar em meu apartamento, já a bateria eu só poderia praticar na própria escola de música, pois no meu apartamento não teria espaço. Eu acho ambos os instrumentos muito, muito legais, e tá muito difícil de tomar essa decisão.
    Por um lado, eu e meus amigos queremos formar uma banda, e a única posição que falta é a de baterista. Já a guitarra eu queria aprender só para poder tocar quando eu quiser no futuro ou até dá pra encaixar na banda. Ambos os instrumentos não são só em função da banda, eu gosto muito de ambos.
    Eu até pensei em fazer os dois, mas meus pais falaram que não tem dinheiro para bancar dois cursos este momento.
    Por favor me ajudem e me deem umas dicas.
    Valeu

    Deanlz
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Deanlz
    · votar


    depende do seu gosto..

    veja a musica yyz do rush no youtube ( ou outra que tiver bastante batera )

    e depois olha alguma musica que tem bastante solos de guitarra, e ve qual vc prefere.


    no seu caso, eu preferiria a guitarra, por que poderia tocar em casa.

    mas se estivesse precisando de bateria numa banda, e eu tivesse uma, e não tocasse nada, preferiria ela.

    Copos De Agua
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    No meu caso guitarra porque não tenho condições de ter uma bateria

    Mas bateria é outro instrumento que eu gostaria muito de saber tocar

    marcos.
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: marcos.
    · votar


    se for pra acompanha galera e fazer um som legal vai de batera.

    guitarra voce pode tocar porque gosta só pra curtir, sem curso e só na net
    ja que podes tocar em casa.
    compra um violãozinho de mercado e uma batera legal :D

    nicida
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    guitarra é uma bosta. não aprenda.





    pronto, já colaborei para diminuir a massa excessiva de guitarristas no mundo da música.

    ThiagoGuitar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Escolha oq tu achar q gosta mais ou tem mais facilidade.

    nicida

    Boa idéia, sahushau! Escolha bateria, man!

    Iommi Young
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Faça igual eu, toque os 2 ;D

    Pra treinar batera em casa, eu botava um fone e ia tocando na cama, batendo no coxao, e qnd nao estava em casa, eu sempre treinava os pés, que é oque fasso até hj.

    Faz 5 anos que toco batera.

    Guitarra eu começei a tocar assim que aprendi violao, como nao tinha uma, eu pegava as tecnicas e musicas de guitarra e tocava no violao(apenas oque dava pra fazer) pra qnd pegar uma eu executar. Comprei minha guitarra faz 2 semanas :D

    tomasmello
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Iommi Young

    Mesmo sem ter batera em casa, dá pra tocar bem?

    Iommi Young
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Iommi Young
    · votar


    Mas é claro, eu começei a tocar assim:

    Fiz aula 1 ano e meio.
    Fazia aula 2 vezes na semana.
    Escutava muita musica, eas que eu mais gostava eu tentava tirar ela.
    Fiz bateria de lata.
    Tocava na cama.
    Qnd escutava musica eu sempre tava ali batendo os pés pra pega o ritimo do bumbo...

    E vo te falar, muita coisa, e outros ritimos aprendi praticando em casa do que na aula.
    Se escolher bateria, me add no msn que irei te ajudar no que vc precisar pra evoluir :D

    vini_lojol@hotmail.com

    condor.guitar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Iommi Young
    opa mano tenhu uma batera em caso posso te add no msn pra vc me passar algo sobre a msm?sempre quiz tocar bateria.
    tomasmello
    mas como muitos pensamos,guitarra é mais barata kk e o barato acabou me saindo caro rs,na guitarra eu paguei 620+ampli 1460,preço de uma bateria RMV boa mais um SET de pratos razoaveis.o q aconteceu depois,meu irmao comprou uma bateria RMV + pratos 1400 reias rs
    agora quero aprender a evoluir na batera tambem srsr

    tomasmello
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Ioomi Young

    Vou te adicionar no msn então, o meu é tomfunk31 ok?
    obrigado pelas dicas

    condor.guitar
    Valeu também, pensando nisso é verdade, mas qual é essa bateria que seu irmão comprou? Eu não achei nenhuma nesse valor
    abraço

    felipbass
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    cara isso é uma coisa que realmente só vc poderá decidir...

    condor.guitar
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: condor.guitar
    · votar


    tomasmello
    é uma RMV Cross road,com 2 estantes de pratos,uma delas é a q sustenta o surdo e condução,R$1000,00 nova e os pratos sao os orions twister por R$386 RMV cross road+set orion twister,ta faltando o splash de 12 rsrs

    XandeGuitarPlayer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    tomasmello
    Legal você começar a entrar pra valer no mundo da música!
    Bom, eu toco guitarra desde 2003, e minha paixão por guitarra sempre vem aumentando, então vou tentar ser o mais sensato e não tentar puxar "sardinha" para o lado da guitarra.

    Olha, como tudo na vida, tem os prós e os contras, certo? Acho que você deve pensar primeiramente no lugar onde mora, e no seu post você deixou bem claro que mora em um apartamento, por conseguinte a guitarra seria melhor, até mesmo porque bateria faz mais barulho[ isso se você não ligar o amplificador muito alto, certo?], mas se você ta querendo entrar na banda, certamente, bateria seria mais indicado, bateristas dificilmente ficam sem banda, sempre você estará tocando com alguém.
    Mas você deve pensar bem, não pode tomar nenhuma atitude precipitada só porque você quer entrar na banda; para aprender a tocar bateria num nível mediano, levará tempo, e será que até lá, para você entrar na banda não abriria uma vaga na guitarra? Não acho válido você tomar sua decisão baseado nessa vaga que tem aí na banda.
    Não só pelo o fato de estarmos no fórum de guitarra mas por ser mais indicado no seu caso: Vá de Guitarra!

    Se ainda tiver com dúvidas, abra o mesmo tópico no fórum de bateria, lá o pessoal falará melhor sobre a bateria para você.

    vlwwww

    condor.guitar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    eskeci de falar uma coisa,msm tocando bem pouko na banda q eu tava tocando bateria,fizemos alguns showzinhos, e digo uma coisa o transporte é foda hein srsr meu pai tinha q levar no carro rsr,e quando falamos de guitarra,o cara ta com a bag nas costas e pedais ou pedaleira em case ou mochilas ,com um peso bem menor do q as peças da bateria q sao as principais para qualquer apresentaçao,como ferragens,pedal bumbo,caixinha pratos rsr
    dependendo d quanto vc poderá gastar quem sabe uma batera eletrica,mas isso ae é vc q tem q decidir,

    ter guitarra e poder tocar sempre,ligar no pc,fone d ouvido rsr e estar na frente do palco rsr
    ou

    bateria,apartamento correndo o risco de ser xingando pelo vizinho,ou tendo q deixar no lugar ond faz aulas,e estando no fundo do palco sendo cobertos pelos pratos dificultando q as pessoas te vejam

    boa sorte na escolha

    daniel_guitar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    condor.guitar
    será que não rola usar bateria eletríca em show não? tipo jogar no pa e tal? assim o trabalho ia ser bem menor

    condor.guitar
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: condor.guitar
    · votar


    daniel_guitar
    o foda é conseguir a batera e normalmente os shows q eu conheço sao praticamente 40 minutos+- para cada banda,e montar a batera seria meio foda em algums lugares,ou só se o cara deixar montada desde o começo kkk onde eu toquei a bateria era jogada nas PA,PAs Grande do lado direitoalem dessas PA,de baixo do pauco tinha varias outras

    pscb
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: pscb
    · votar


    tomasmello

    Eu sugiro não pensar se tem ou não vaga numa banda, já que aprender um instrumento é demorado e pode ser pra vida toda. Então, a banda é algo passageiro. Logo, logo tu e teus amigos não terão tempo para isso (leiam-se vestibular, faculdade, trabalho), mas o aprendizado continuará.

    Sobre não ter espaço no apartamento, é problema. Eu não largo meu violão porque estou estudando violão erudito. Seria péssimo só poder tocar na escola de música (que está em recesso nessa época) e eu não aprenderia nada. Também é bom reforçar o trabalho que é carregar uma bateria (mesmo que toque em estúdio, tem que levar os pratos). Se fosse pela praticidade eu tocaria flauta, o que não é o caso. Mas também não se pode negar a incomodação que é tocar instrumentos com muitas peças ou muito barulhentos (a bateria entra nos dois casos).

    A guitarra é mais prática em todos os sentidos e mais versátil, pois tu pode fazer solo, base, melodia, enquanto que a bateria trabalha só com ritmo. Então, cabe a ti escolher com qual dessas áreas quer trabalhar.

    Minha sugestão é procurar alguma escola de música que ofereça aula experimental. Daí tu faz uma de guitarra e uma de bateria para ter uma idéia do que te espera.

    Por fim, ninguém poderá decidir por ti, só podemos levantar aspectos imparciais (tipo, bateria em apartamento é incomodação).

    condor.guitar
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: condor.guitar
    · votar


    falou tudo aula esperimental,ver qual que te agrada mais,esqueça a vaga de baterista na banda.quantos anos vc tem?meu bateria é uma responsabilidade muito grande,e no caso apartamento,vc querer tocar e naum poder as vezes é osso?ou só se vc conseguisse abafar o local q a bateria fosse ficar,um membro do forum de batera disse q toca num apartamente e toca bateria no quarto dele,nesse caso vc teria q 1ºtentar abafar o maximo prosivel e tentar conversar com os vizinhos , msm num gostando do som e tal,usar baquetas tipo vassourinha mas feitas de palintinhos de churrasco q tem um volume bem baixo,eu uso uma dessa mas para reduzir ainda mais o volume eu querbrei os palitinhos rsr e deixei só o plastico dela

    gab_m
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Um bom baterista vai sempre ser requisitado, se eu fosse mais novo e não tivesse tantas obrigações fazia um curso de batera!

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Apesar de tocar guitarra, acho que como disse gab_m, um bom batera vai sempre ser requisitado, não é facil de achar... pra achar guitarrista é só voce chutar uma pedra que ja pula dois de lá... e coisa de barulho para incomodar vizinhos e tal é contornável, como por exemplo. Abs!

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-133171136-abafadores-p-bateria- silence-drums-e-pratos-p-peles-mudas-_JM

    BieuS2Rejane
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    tomasmello
    Por um lado, a guitarra seria mais prático,

    entao toca berimbau é do tamanho de uma guitarra, e so tem uma corda..

    voce tem que tocar oque voce gostar nao oque for mais pratico
    abç

    Lasanha
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Se vc mora em apartamento escolha guitarra...

    pscb
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    tomasmello

    analisando o tópico, vejo algumas opiniões:

    1) guitarra é mais prático
    2) baterista é mais requisitado, pois tem muitos guitarristas
    3) bateria incomoda vizinhos e quem estiver dentro de casa

    como nenhum desses itens é suficiente para se escolher um instrumento, eu repito minha idéia: fazer duas aulas experimentais, perguntar pros professores tudo o que quiser saber e começar um dos dois

    Obs.: Eu ia postar no teu outro tópico, mas foi fechado minutos antes, quando eu já estava escrevendo. Como eu já tinha escrito, segue aqui:

    Se o objetivo é tocar alguns acordes, a questão é conseguir fazer a guitarra soar (leva umas semanas até os dedos da mão esquerda se posicionarem de uma forma que saia som) e aprender as posições dos acordes. Depois, tem que aprender a trocar de acorde. Se tu estudar diariamente, eu digo que em seis meses já sai algo bem razoável. Menos do que isso, é possível, mas não existe milagre. O estudo tem que ser constante.

    Particularmente, não gosto dos termos "guitarra base" e "guitarra solo" porque quem vai estudar guitarra vai estudar música, que envolve tanto harmonia quanto ritmo quanto melodia, então tem que aprender tudo. Mas, obviamente se aprende a fazer um acompanhamento simples para músicas com vocal antes de aprender a fazer altos solos.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    No meu profile do Tô sem banda tá lá dizendo:

    Guitarra, violão, bateria e violão-celo (segundo o site, é o nome do instrumento)

    Até hoje, todo mundo me chamou só pra tocar bateria, ninguém nunca me chamou pra tocar guitarra.

    Na banda que eu tocava eu era baterista...

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    A banda que eu consegui montar, onde eu tocava guitarra, acabou por falta de baterista.
    A banda onde eu tocava bateria, acabou por falta de baterista quando eu sai da banda.

    condor.guitar
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    kkkk ai é foda srs a banda q eu tocava guitarra quase terminou por falta de baterista rsrdai eu fiquei na batera rs começei a aprender nakeles dias msm,dai num teve jeito a banda se desfalcou por falta de vocalista rsr e hj estou tocando baixo na banda com meu irmao rsr

    Iommi Young
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Baterista aqui ! õ/

    Duvidas me manda recado ou add no msn.

    vini_lojol

    ricolb
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    tomasmello
    Corra pra bateria! Já temos muitos concorrentes!! kkk.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra ou bateria? Não consigo decidir