O que é um bom guitarrista?

Autor Mensagem
paato
Veterano
# jan/10 · Editado por: paato


dando continuidade ao tópico do MauricioBahia
o que é um bom guitarrista?
creio que muitos dirão 'um cara que toca bem'
mas o que é tocar bem então?
fritar de uma escala à outra?
fazer bends fudidos?
feeling?
uma boa improvisação?
e uma outra pergunta que me intriga bastante

O que o Jimi Hendrix tinha/fez para ser considerado o melhor guitarrista de todos os tempos?
não conheço muito sobre ele, só ouço que ele é o melhor e ponto.

grato :)

obs: sem me xingar, por favor.

jonas.hetfield
Veterano
# jan/10
· votar


paato
Bom cara,creio que não haja um padrão.

Técnicamente falando é um cara que domina diversas técnicas e a área téorica, porém música é uma arte, então isso é relativo.

ohm777
Veterano
# jan/10
· votar


Não existe melhor guitarrista.
Melhor guitarrista é aquele que você prefere.
Ou ainda, melhor guitarrista é aquele que não cria tópicos inúteis como esse.

luquinhas12
Veterano
# jan/10
· votar


quis aparecer né

só pq o topico do mauriciobahia fez um topico original

close logo o topic e para de tentar aparecer

GustGuitar
Veterano
# jan/10 · Editado por: GustGuitar
· votar


fritar de uma escala à outra?
fazer bends fudidos?
feeling?
uma boa improvisação?

Talvez um conjunto de tudo isso.

O que o Jimi Hendrix tinha/fez para ser considerado o melhor guitarrista de todos os tempos?
não conheço muito sobre ele, só ouço que ele é o melhor e ponto.

Então pesquise ;)

guitarclub
Veterano
# jan/10
· votar


um cara que toca bem

paulinho pc
Veterano
# jan/10
· votar


paato

É...acho que se ele souber tudo o que vc citou,já dá pra dizer que o cara toca bem.Conhecer tudo sobre harmonia,saber transpor uma composição em todos os tons,com os acordes dissonantes,diminutos,conhecer tudo mesmo.É obvio que um guitarrista fritador é bonito de ver,usando floyd,fazendo a guitarra dar agudos que estoura tímpano...mas,tinha um cara aqui na minha cidade,que era o solista do metallica cover.O cara era fudidasso,fazia os solos do kirk em cima mesmo.Uma vez,ele foi em um churras,e a rapaziada pagando pau pra ele.Aí surgiu um violãozinho e as meninas queriam ver o cara tocar...e pediram coisas simples,como legião e tals,adivinhe...o cara não sabia fazer uma simples batidinha pop,foi feia a coisa.Elas diziam:
___ Esse é o cara que vcs tanto falavam?

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


ohm777
Não existe melhor guitarrista.
Melhor guitarrista é aquele que você prefere.


ele não perguntou quem é o melhor, ele perguntou o que é um bom guitarrista!!

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


paato

Na minha humilde opinião, um bom guitarrista é um guitarrista que consegue executar com eficiência o tipo de música a que se propõe.
Por exemplo, um bom guitarrista de hard rock, tem que ter uma pegada legal, mandar bem nas pentas, e saber executar riffs com destreza.
Já um de blues, tem que ter um timming legal, bends afinados, e vibratos expressivos...
é claro que isso não é uma regra, é apenas minha opinião, mas acho que é por ai, são varias pequenas coisas que caracterizam a qualidade de um guitarrista dentro de um estilo.

Konk
Veterano
# jan/10
· votar


Cara... Como o jonas disse... Não há um padrão...
Eu considero caras como Fareri, Rusty Cooley, MAB... Simplesmente incríveis, não tem igual...
Como também considero BB King, Eric Clapton e outros, reis...

Acho que na verdade um bom guitarrista é um cara com imaginação, não precisa ter um puta conhecimento teórico, e nem sequer uma puta habilidade pra ser virtuoso... O cara tem que ser ele mesmo... Eu sou um cara que adora técnica, sinceramente, amo de paixão... Mas tem que ter um certo equilíbrio... Pra mim grandes exemplos de bons guitarristas são Jason Becker e Timo Tolkki...

Gosto principalmente do Becker, pois mesmo depois de ele perder os movimentos dos braço continuou fazendo musicas... Esse cara ama o que faz, quando comecei a ler a história do cara, saiu lágrimas dos meus olhos, por ver que um cara que sofreu tanto ainda tinha tanto amor pelo que fazia...

Acho que Hendrix era considerado um deus, digamos assim, pois ele fazia musicas que mexiam com as pessoas na época... Como as músicas do Becker mechem comigo... Vocês não imaginam minha vontade de pegar e tocar a Altitude do Jason Becker.

Acima de tudo, o que eu levo em consideração pra ver se vale a pena ou não botar o cara na listinha de influências é o amor dele pelo que ele faz... Parei de gostar do Metallica por causa disso, parecem que os caras só querem grana...

Isso é só minha opinião é claro, não abordei o que você perguntou, mas acho que o que escrevi aqui resume praticamente o que penso e sinto... Aliás, musica foi criada pra ser ouvida e apreciada, sentida...

Espero que me entenda... Do contrario torrei meu tempo por nada. Huehaheau

Abraços,
Konk

Obs: SEM DISCUSSÃO CAMBADA ! :D

luquinhas12
Veterano
# jan/10
· votar


um toque de tudo,nao se prenda a tocar uma coisa so sempre do mesmo jeito

um que nao fique 10 min fritando mas um que fique deez min tocando improvisando harmoniosamente

um que um que nao se prenda a tecnicas velhas,e que inove o mundo da musica,seja pela sua inovações ou por saber tocar bem mesmo.

é isso :)

Carregando
Veterano
# jan/10
· votar


Sou eu!

paulinho pc
Veterano
# jan/10
· votar


paato

ou ainda tbém um cara que faça todas as coisas que o Leblues citou.

a.y.o
Veterano
# jan/10
· votar


que esse tópico queime no fogo do inferno

Konk
Veterano
# jan/10 · Editado por: Konk
· votar


paulinho pc
ou o Metal_Defender
Obs: Essa é velha, não é ? 2005 ? 2006 ? HEUAHEUHAE.

Morva
Veterano
# jan/10
· votar


luquinhas12

Pega leve com o cara, num começa a fala isso só pq ele eh novato, pq provavelmente se fosse um veterano continuando o topico todos iam fala bem.

paato

Foi boa a ideia de continuar esse topico, apesar da ideia naum ter começado com vc eh sempre bom a criação de topicos originais como esse.

Enfim, essa do jimi hendrix ser considerado o melhor de todos os tempos eh papo de quem naum entende nada de guitarra e nem de musica, pois quem entende sabe q (repetindo a frase de Dimebag Darrel) "ninguem eh melhor q ninguem" na musica.

o jimi hendrix eh pra mim o guitarrista mais influente de todos os tempos (e naum o melhor!), ja q ele (junto com bandas como led zepellin) começaram com os primeiros indicios do q viria a ser o rock pesado, alem disso os solos e a maneira dele tocar foram mto revolucionarios para a epoca dele, e ele tb popularizou alguns pedais, como o fuzz, wah e octavia (esse provavelmente ele foi o primeiro a utilizar). Sendo assim mtos dizem q ele foi o "melhor", mais a expressão certa seria "o mais influente".

Metahler
Veterano
# jan/10
· votar


um guitarrista bom é aquele que toca sem se preocupar como esta tocando, sem se preocupar com o que os outros estão achando

qew
Veterano
# jan/10
· votar


É o cara que consegue tocar mais notas por segundo.

Ave Malmsteen.

Yusuke Urameshi
Veterano
# jan/10
· votar


paato

Com certeza te digo que um bom guitarrista é aquele que toca pra multidões , e não para músicos somente.

Palavras do meu prof. E eu assino embaixo.

André Maciel
Veterano
# jan/10 · Editado por: André Maciel
· votar


paato
pra mim um bom guitarrista é aquele que consegue se expressar com uma guitarra... seja c/ bends chorosos ou c/ arpejos a quantas bpms satisfizerem a lascívia fritadora do cara... ele obtendo êxito em usar o instrumento para veicular emoções já tá de bom tamanho...

guschard
Veterano
# jan/10
· votar


Yusuke Urameshi
chimbinha eh melhor que paul gilbert??????

por mais que seja uma questao de opiniao, existem sim padroes para um bom musico...

Yusuke Urameshi
Veterano
# jan/10
· votar


guschard

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


definitivamente, vc não entendeu o que eu quiz dizer. Quando me refiro a músico para multidões, é alguem que saiba agrqadar tanto técnicamente falando, quanto em termos de feeling. que é o principal fator pra vc atingir as pessoas que não são do "ramo", por assim dizer.

Kyuss_Age
Veterano
# jan/10
· votar


De novo isso de fulano X cicrano ou quem é o melhor?

Deve ter um multi sacaneando, não é possível.

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


paato

O que é um bom guitarrista?

R= Dá uma olhada neste aqui,que vc vai logo saber o que é um !!!!

http://www.youtube.com/watch?v=3W6hBI1SAL4

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


os anos de forum me mostraram que a maioria dos que puxam essa discussão técnica x feeling costumam ser ruins nas duas coisas, rs...

o bom guitarrista é aquele que toca o que música pede, nem mais, nem menos...

allansom
Veterano
# jan/10
· votar


Curly

Foi perfeito em sua frase: Bom guitarrista toca para o som, de acordo com o tema, sua ritmica, melodia e harmonia, nem mais nem menos.

bicinh
Veterano
# jan/10
· votar


Konk
ahahahaha mais um pouquinho.. mal existia sites de tabs na epoca
era 2002, 2003

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Esse assunto é complexo pra caramba... Tenho certeza que não haverá 1 única resposta.

Mas se o pessoal quer discutir o assunto, ok. Eu acho que vai acabar naquela lenga-lenga. Well...

Pra mim, o bom guitarrista é aquele cara que sabe o que está fazendo com a guitarra, toca de acordo com o que a música "pede" e é criativo. Sabe a hora de acelerar e frear. Um piloto de Fórmula 1! ehhe

Sobre o Hendrix, eu não o acho o melhor de todos os tempos. No estilo dele sim, mas falando de Blues considero o Albert King. EVH pra mim foi melhor que Hendrix no estilo de rock mais pesado... Cada um no seu tempo. Outra coisa complicada de se abordar. ;-)

Abs

ohm777
Veterano
# jan/10
· votar


Leblues
Eu não estava respondendo a pergunta dele, mas sim comentando sobre a seguinte afirmação:

O que o Jimi Hendrix tinha/fez para ser considerado o melhor guitarrista de todos os tempos?
não conheço muito sobre ele, só ouço que ele é o melhor e ponto.


Renatowisky
Veterano
# jan/10
· votar


Um bom guitarrista...
Caraca todo mundo aew falando e tals...Cara guitarra é arte antes de tudo...Qqer um pode aprender umas notas mas saber tocar guiatarra é o que poucos conseguem fazer...E quem consegue fazer isso todos nós, nos espelhamos neles, e pq?...Pq o dom nos fascina, enlouquece, babamos nas alavancadas de steve vai, na tecnica de jimmy page, nos efeitos que Sr. Jimmy Hendrix consseguia naquela epoca, na velocidade insana de malmmesten...e tantos outros que eu nao vo fica falando...Mas um bom guitarrista é aquele que realmente toca com a alma...
Nao sei se alguem aqui ja sentiu isso...Mas em For Love of the God do Steve Vai...Da pra escuta o que a guitarra diz...Pois ali esta uma verdadeira musica, armonia, tecnica, e alma de quem ama o que faz.
Antes de tudo sempre se espelhem em algum guitarrista, mesmo que todos falem mal dele, se pra voce serve de incentivo va em frente pois este é o melhor pra voce!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é um bom guitarrista?