Teoria ajuda na pratica ?

    Autor Mensagem
    Sector
    Veterano
    # jan/10


    Olá, sou autoditata há 5 meses, hoje me matriculei na aula de guitarra, vou fazer 4h de aula durante o sabádo, só que o lugar onde me matriculei ainda esta formando a primeira turma, e parece que eles ainda nao compraram os instrumentos, ou seja, vou ter apenas aulas teoricas, pelo menos nas primeiras aulas.
    O lugar onde me matriculei se chama institudo univozes, moro do DF, alguem conhece esse lugar, sabe se as aulas são boas ? Quando fui me matricular fiquei sabendo que o professor é formado na UNB(Universidade de Brasília), e as aulas são acompanhadas com flauta doce para melhorar a percepção musical.
    Será que a teoria vai me ajudar na pratica ?

    NoAlarms
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Claro que vai. É pra isso que ela existe

    sperms
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Lógico. Se não ajudasse, ninguem estudaria.

    Sector
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Mas esse negocio de flauta doce pra melhorar a percepção musical realmente ajuda ? E será se esse professor eh bom, ja que ele eh formado na UNB ?

    Will Bejar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    No conservatório onde eu faço, no começo tínhamos aula de flauta doce. Eu acho muito bom, pq vc começa a pegar leitura de partitura e acostumando os ouvidos às notas!

    erick_guitar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Teoria é essêncial na vida de um guitarrista! Vai ter ajudar e muito cara.

    Abraço

    Metahler
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Metahler
    · votar


    sim, ajuda como todas as outras coisas que se estuda na guitarra.

    Teoria é essêncial na vida de um guitarrista!
    discordo, isso nao faz de ninguem ser um guitarrista.
    teoria, pra mim é só uma ajuda, realmente é muito bom conhece-la, use-a se quiser.

    Viics
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sector
    Aonde eu faço aula, pago R$90,00 por mês por 1hr de aula prática e 1hr de aula teórica semanais (particulares).

    Eu nunca fui em uma aula de teoria. É uma coisa que pode ajudar sim, na verdade, é óbvio que ajuda. Mais pra min, teoria é uma coisa muito chata. Em 2 anos de guitarra, essas "faltas" de aulas de teorica, não fizeram a menos diferença.
    Talvez eu estivesse melhor se tivesse feito teoria, mais prefiro a prática, deixo a teoria de lado.

    Metahler
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    fica uma pergunta
    "vc quer ser reconhecido fazendo coisas em cima de teorias, ou por tocar de um modo particular?"

    ivan_puppets
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sector
    Teoria 'não' ajuda na pratica, mas vai te ajudar bastante a entender a parte musical...

    É igual jogar futebol, você pode saber todas as taticas e formações, mas se não treinar no campo jamais vai jogar igual o Ronaldo.

    Viics
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Metahler
    Exatamente.

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sector
    cara, onde faço aula, é 70R$ mensal, e tenho 1h30m por semana.

    vale apena.
    teoria é a base de tudo.
    voce nunca poderá fazer um solo matador sem saber teoria.
    você nunca poderá fazer lindos arranjos de violão sem teoria.
    Teoria é a base de tudo, e quem quer ser um bom músico, é Obrigado a estudar teoria.
    abraços

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Viics
    voce saberia fazer as coisas 2x melhores do que sabe atualmente se tivesse teoria...
    voce diz que nao sente falta da teoria, mas qualquer hora, secompare com um cara que toca o mesmo tempo que voce, e veja a diferença

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    Sector
    Vc pode saber na prática que 2+2 é igual a quatro, mas se não souber a teoria da operação de soma não saberá calcular 2+3 a não ser que decore todos os resultados.
    Vc pode saber na prática como fazer um discurso, mas se não souber a teoria da escrita será um analfabeto.
    Não se tem um músico teórico, pois há fundamental necessidade de se praticar aquilo que se aprende, mas vc nunca será um músico completo se tiver prática mas não conhecer a teoria que rege, mesmo sem vc saber, tudo aquilo que vc põem em prática.
    Valeu!!!

    Minow
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sector
    Mas esse negocio de flauta doce pra melhorar a percepção musical realmente ajuda ?

    Sim. Tem guitarrista que toca há anos e não sabe cantar uma escala maior.
    Seu professor é licenciado, ele sabe ensinar. Fica tranquilo.

    Sector
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Sector
    · votar


    Valeu gente, ajudaram MUITO ! Realmente eu ja sabia que pra compor é necessario saber teoria, por isso estou estudando escalas, principalmente os modos gregos, mas agora eu percebi que pelo que vocês disseram, também ajuda muito na pratica, ou seja, a teoria complementa a pratica.

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sector
    isso mesmo!!!

    de nada vale você tocar arpejos de malmsteen sem saber o que está tocando ;D

    abraços

    ricolb
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sector
    Meu 1º instrumento foi a flauta doce, de vez enquanto aindo toco. Ela e ela foi super importante para o desenvolvimento da minha percepção musical, aprendi a "pegar melodias" de ouvido com ela antes mesmo de tocar guitarra. Quanto a teoria, valorize ela pois enriquece muito e facilita o desenvolvimento no instrumento seja qual for. Por exemplo: Na prática vc pode saber tocar a escala de Dó Maior, mas na teoria vc aprende como montar para tocar qualquer escala Maior em qualquer tom e com várias digitações diferentes, além de aprender os graus e funções dos acordes derivados dela, aí basta "treinar" na prática o que se aprendeu na teoria, por isso não a dispense!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Penta_Blues: Vc pode saber na prática que 2+2 é igual a quatro, mas se não souber a teoria da operação de soma não saberá calcular 2+3 a não ser que decore todos os resultados.

    Muito bom Penta! Entendimento é a chave pro conhecimento.

    Abs

    pscb
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    A teoria serve para ser um MÚSICO, não apenas um instrumentista. Por exemplo, tu podes até decorar o que é um Am7, mas tu sabes o que é uma escala menor ou um intervalo de sétima menor? Ou, ainda, um intervalo de 6ª menor?

    O estudo é fundamental. Podem ser um saco algumas aulas, mas o resultado é gratificante.

    Como já disseram, tocar uma escala decorada não adianta nada, pois depois tu não saberás fazer outra escala em outra tonalidade.

    Na minha aula, era um pessoal que tocava piano, guitarra, violão, violino etc.

    A música vai muito além do que uma tablatura cheia de números que não diz nem o tempo nem a nota nem a intensidade nem como aquilo foi formado.

    Eu estou estudando violão clássico. Tenho aprendido bastante coisa a cada partitura que leio e toco.

    Enfim, estudar sempre é bom. Aprender sozinho leva bem mais tempo e muita coisa fica faltando. Tem gente que diz que B# não existe. É só estudar para saber que existe e como funciona.

    Metahler
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Metahler
    · votar


    Sector
    ja sabia que pra compor é necessario saber teoria

    da uma olhada nessa musica:
    http://www.youtube.com/watch?v=nX_pSFXuoL0

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teoria ajuda na pratica ?