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Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
iae galera, belezinha ? em questão de improviso, os modos gregos são as maiores dúvidas do povo...e a minha tambem.toco guitarra a 1 ano e 2 meses, e não to nem perto de ser um mestre. percebi que estou entendendo o modo grego agora, mas quero que alguem confirme isso. antigamente, eu pensava que era só escolher um modo e sair mandando Bala... EXEMPLO:tipo, tinha uma música com a sequência C#m7 - B - E , ai eu pegava escala Mixolídia e saia mandando bala....
mas hoje estou tendo este raciocínio: cada modo grego, tem que ser usado sobre uma nota, para dar a tensão que queremos (daí se tira o felling, a musica triste, emocionante, e etc)por exemplo: sequencia - C#m7 - B9 - F#m - E ai poderia fazer assim: C#m7 usar Frígio B9 usar Jônio/Mixolidio F#m usar Dorico / frígio E usar Jonio
estou certo ?? se estiver errado, alguem me corrija e eseja claro por favor.
outra dúvida, durante os power chords, só se usa a tônica a 3ª e as vezes a 8ª da tonica.nao se usa m7, nem M7...como posso saber que escala usar em power chords ??
e outra, se cada acorde tiver 1 ou 2 tempos por exemplo, como faço pra improvisar com os modos gregos ? tenho que trocar de escala nesse 1 ou 2 tempo ? tipo C#m7 - B9 cada nota dura 1 tempo, entao tenho que improvisar em cada modo grego durante esse 1 tempo ?
desculpem pelo enorme texto. grato
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JowR Veterano |
# jan/10
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tipo C#m7 - B9 cada nota dura 1 tempo, entao tenho que improvisar em cada modo grego durante esse 1 tempo ?
Eu sempre achei que se baseava pelo tom da musica. Com exceçao dos emprestimos modais.
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Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
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JowR entao, se o tom da musica ta em C#m eu tenho que utilizar dorico/frigio o tempo todo ? isso que voce disse?
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JowR Veterano |
# jan/10
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Andy TheCatSp Usa as escalas respectivas do C#m.
Só que pela sequencia, eu acho que essa sua musica é em E.
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Metahler Veterano |
# jan/10
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vc pode usar o que vc quiser, antes eu era fissurado por modos, penso assim cada modo tem sua caracteristica, por exemplo o Frigio tem cara de Metal puchando pro erudito, lidio tem cara de Rock romantico, acho que é assim, pq faz muito tempo que nao estudo essas coisas, eu tinha um amigo-professor que entendia muito disso e me passava certinho como usar, mas agora estou muito enferrujado
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Metahler Veterano |
# jan/10
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procura pelo livro "Harmonia e Improvisação" do Almir Chediak, é recomendado por praticamente todo mundo que ja leu ele, é um livro incrivel, embora precise ter um dicionario do lado, hehe
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JowR Veterano |
# jan/10
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Metahler Esse livro é FODA.
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Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
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JowR sim, a música está em E.
Metahler vou dar uma pesquisada. mas ninguem tirou minhas duas dúvidas até agora.
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Thiago0 Veterano |
# jan/10
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Pela sequencia que vc passou o melhor seria vc usar o modo eolio em c#m ficaria assim:
sequencia - C#m7(eolio) - B9(mixolidio) - F#m(Dorico) - E (Jonio)
Agora uma dica,quando eu improvisso não penso em escala por acorde (afinal de contas imagina como seria improvissar em uma bossa nova com muitos acordes)
Penso no campo harmonco e nos desenhos das escalas,junto o fim do jonio com o fim do dorico,resumindo uso todos ao mesmo tempo idependente do acorde que estiver.
Entendo o que vc quis dizer usar a escala caracteristica sobre o acorde tipo 2º usar Dorico .
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Minow Veterano |
# jan/10
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Andy TheCatSp B9 usar Jônio/Mixolidio
Não encaixa muito o jônico aí não. Além disso, você tem outras opções além das citadas.
outra dúvida, durante os power chords, só se usa a tônica a 3ª e as vezes a 8ª da tonica.
???
como posso saber que escala usar em power chords ??
Você tem que analisar a harmonia pra entender qual é o acorde original por trás do power chord.
Cara, desculpa, mas acho que você ainda não entendeu O QUE SÃO os modos gregos, não tem muito como aprender eles sem saber o conceito primeiro. E vi que suas dúvidas são um pouco básicas demais, por que você não estuda formação de acordes e escalas, campo harmônico, e depois parte pra os modos?
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Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
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Thiago0 entendi... entao tipo, o tom é E. ai voce imenda as escalas do TOM de E ? tipo, emenda E Jônio com F#m dórico, independente do acorde que esteja tocando? eh isso ?
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Minow Veterano |
# jan/10
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Andy TheCatSp Se você fizer isso, estará tocando nada menos do que a escala de E. As notas que você toca podem ser interpretadas de várias maneiras, o que vai caracterizar tudo é a harmonia sobre a qual você está tocando. Como eu disse, acho que você não entendeu direito o conceito dos modos. Você entende o que são os modos?
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Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
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Minow entendi. estou estudando isso agora ^^ valeu pela ajuda ;D
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Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
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Minow entendi o que voce disse, mas assim, simplificando tudo, qual é a hora certa de usar os modos gregos ?
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Thiago0 Veterano |
# jan/10 · Editado por: Thiago0
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Andy TheCatSp Isso mesmo assim tenho mais liberdade na hora de improvissar ,fora que fica mais facil achar as notas no braço todo
A unica correção é que eu estarei improvissando sobre o Campo harmonico de E,então se quiser posso caracterizar um determinado acorde como vc esta falando tipo a 6 no Dorico
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Minow Veterano |
# jan/10
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Andy TheCatSp qual é a hora certa de usar os modos gregos ?
Quando você estiver com vontade...?
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Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
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Minow ok.
Thiago0 entendi. valeu pela ajuda parceiro ;D
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Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
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alguem me ajuda ?
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Minow Veterano |
# jan/10
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Andy TheCatSp Qual a dúvida?
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Kyuss_Age Veterano |
# jan/10
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Todo solo que eu toco eu misturo pentas com modos na boa.
Se colocar teoria na parada aí bagunça a minha cabeça. (rs)
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Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
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Minow aquela hora voce disse que as notas usadas sao as mesmas, o que muda é a harmonia. entao quer dizer que a mesma escala que uso no metal, tmb uso na bossa nova?
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Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
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Kyuss_Age mas que modos voce usa, e quando sabe a hora certa de usar tal modo ?
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Minow Veterano |
# jan/10 · Editado por: Minow
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Andy TheCatSp a mesma escala que uso no metal, tmb uso na bossa nova?
Ué, por que não?
quando sabe a hora certa de usar tal modo ?
Cara, os modos são escalas, basta saber a formação dos acordes da harmonia e a formação dos modos pra saber aonde você pode usar qual escala ou modo. Vale lembrar que a escala maior e menor também são modos.
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Andy TheCatSp Veterano |
# jan/10
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Minow entendi valeu parcero ;D
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LeandroP Moderador |
# jan/10
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C#m7 - Eólio B9 - Mixolídio F#m - Dórico E - jônio
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MauricioBahia Moderador |
# jan/10
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LeandroP
Quando crescer quero saber tanto quanto vc! :-) É sério!
Abs
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Kyuss_Age Veterano |
# jan/10
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Andy TheCatSp
Uso todos os modos.
Depois que eu sei o tom correto da música, me baseando pela penta que inicio o solo aplico os modos... é meio simples até mas não sei explicar.
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LeandroP Moderador |
# jan/10
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MauricioBahia
Valeu! Não sou uma referência muito boa não °.°
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mjcmello Veterano |
# jan/10
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Andy TheCatSp
Vamos por partes:
Na improvisação vc pode trabalhar de várias formas.
1 - Usando pentatônicas - Este é o modo mais fácil pois evita algumas "notas problema". No caso que vc citou pode usar a penta maior de E ou sua relativa menor (C#m). Vc pode ficar o tempo todo nessa escala que vai dar certo.
2 - Usando pentatônicas diferentes para cada acorde - vc analisa as notas que fazem parte do acorde e procura pentatônicas que vão utilizar aquelas notas. Ex: No F#m vc pode tocar a penta de F#m mesmo, pode usar a pentatônica Bm (analise a penta de Bm que vc vai ver que tem várias notas do acorde F#m)
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mjcmello Veterano |
# jan/10
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3 - Usando a escala do tom da música. No caso E maior ou qualquer escala dos seus modos derivados (F# dorico, G# frigio, A lidio, B mixolídio, C# eolio, D# lócrio).
4 - Usando o mesmo raciocínio usado no caso da pentatônica para cada acorde. Por exemplo no F#m poderíamos usar F# eólio, F# frígio ou F# dórico que são modos menores. Lembrando que cada modo tem um "colorido" próprio, sua percepção e gosto é que vão determinar quando usar cada uma.
Dá pra usar outras escalas também (escalas de tons inteiros, menor melódica, harmônica, dom-dim, etc).
Melhor que decorar isso tudo é aprender formação de acordes e campo harmônico (conforme dito acima) para que vc "entenda" tudo isso.
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