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Mensagem | 
Andy TheCatSp Veterano | 
 # jan/10 
  
  iae galera, belezinha ? em questão de improviso, os modos gregos são as maiores dúvidas do povo...e a minha tambem.toco guitarra a 1 ano e 2 meses, e não to nem perto de ser um mestre. percebi que estou entendendo o modo grego agora, mas quero que alguem confirme isso. antigamente, eu pensava que era só escolher um modo e sair mandando Bala... EXEMPLO:tipo, tinha uma música com a sequência C#m7 - B - E , ai eu pegava  escala Mixolídia e saia mandando bala....
  mas hoje estou tendo este raciocínio: cada modo grego, tem que ser usado sobre uma nota, para dar a tensão que queremos (daí se tira o felling, a musica triste, emocionante, e etc)por exemplo: sequencia - C#m7 - B9 - F#m - E ai poderia fazer assim: C#m7 usar Frígio                                      B9 usar Jônio/Mixolidio                                      F#m usar Dorico / frígio                                      E usar Jonio
  estou certo ?? se estiver errado, alguem me corrija e eseja claro por favor.
  outra dúvida, durante os power chords, só se usa a tônica a 3ª e as vezes a 8ª da tonica.nao se usa m7, nem M7...como posso saber que escala usar em power chords ??
  e outra, se cada acorde tiver 1 ou 2 tempos por exemplo, como faço pra improvisar com os modos gregos ? tenho que trocar de escala nesse 1 ou 2 tempo ? tipo C#m7 - B9 cada nota dura 1 tempo, entao tenho que improvisar em cada modo grego durante esse 1 tempo ?
  desculpem pelo enorme texto. grato
  
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JowR Veterano | 
 # jan/10 
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  tipo C#m7 - B9 cada nota dura 1 tempo, entao tenho que improvisar em cada modo grego durante esse 1 tempo ?
  Eu sempre achei que se baseava pelo tom da musica. Com exceçao dos emprestimos modais.
 
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Andy TheCatSp Veterano | 
 # jan/10 
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  JowR entao, se o tom da musica ta em C#m eu tenho que utilizar dorico/frigio o tempo todo ? isso que voce disse?
 
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JowR Veterano | 
 # jan/10 
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  Andy TheCatSp Usa as escalas respectivas do C#m.
  Só que pela sequencia, eu acho que essa sua musica é em E.
 
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Metahler Veterano | 
 # jan/10 
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  vc pode usar o que vc quiser,  antes eu era fissurado por modos, penso assim cada modo tem sua caracteristica, por exemplo o Frigio tem cara de Metal puchando pro erudito, lidio tem cara de Rock romantico, acho que é assim, pq faz muito tempo que nao estudo essas coisas, eu tinha um amigo-professor que entendia muito disso e me passava certinho como usar, mas agora estou muito enferrujado
 
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Metahler Veterano | 
 # jan/10 
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  procura pelo livro "Harmonia e Improvisação" do Almir Chediak, é recomendado por praticamente todo mundo que ja leu ele, é um livro incrivel, embora precise ter um dicionario do lado, hehe
 
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JowR Veterano | 
 # jan/10 
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  Metahler Esse livro é FODA.
 
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Andy TheCatSp Veterano | 
 # jan/10 
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  JowR sim, a música está em E.
  Metahler vou dar uma pesquisada. mas ninguem tirou minhas duas dúvidas até agora.
 
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Thiago0 Veterano | 
 # jan/10 
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  Pela sequencia que vc passou o melhor seria vc usar o modo eolio em c#m ficaria assim:
  sequencia - C#m7(eolio) - B9(mixolidio) - F#m(Dorico) - E (Jonio)
  Agora uma dica,quando eu improvisso não penso em escala por acorde (afinal de contas imagina como seria improvissar em uma bossa nova com muitos acordes)
  Penso no campo harmonco e nos desenhos das escalas,junto o fim do jonio com o fim do dorico,resumindo uso todos ao mesmo tempo idependente do acorde que estiver.
  Entendo o que vc quis dizer usar a escala caracteristica sobre o acorde tipo 2º usar Dorico .
  
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Minow Veterano | 
 # jan/10 
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  Andy TheCatSp B9 usar Jônio/Mixolidio
  Não encaixa muito o jônico aí não. Além disso, você tem outras opções além das citadas.
  outra dúvida, durante os power chords, só se usa a tônica a 3ª e as vezes a 8ª da tonica.
  ???
  como posso saber que escala usar em power chords ??
  Você tem que analisar a harmonia pra entender qual é o acorde original por trás do power chord.
  Cara, desculpa, mas acho que você ainda não entendeu O QUE SÃO os modos gregos, não tem muito como aprender eles sem saber o conceito primeiro. E vi que suas dúvidas são um pouco básicas demais, por que você não estuda formação de acordes e escalas, campo harmônico, e depois parte pra os modos?
 
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Andy TheCatSp Veterano | 
 # jan/10 
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  Thiago0 entendi... entao tipo, o tom é E. ai voce imenda as escalas do TOM de E ? tipo, emenda E Jônio com F#m dórico, independente do acorde que esteja tocando? eh isso ?
 
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Minow Veterano | 
 # jan/10 
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  Andy TheCatSp Se você fizer isso, estará tocando nada menos do que a escala de E. As notas que você toca podem ser interpretadas de várias maneiras, o que vai caracterizar tudo é a harmonia sobre a qual você está tocando. Como eu disse, acho que você não entendeu direito o conceito dos modos. Você entende o que são os modos?
 
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Andy TheCatSp Veterano | 
 # jan/10 
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  Minow entendi. estou estudando isso agora ^^ valeu pela ajuda ;D
 
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Andy TheCatSp Veterano | 
 # jan/10 
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  Minow entendi o que voce disse, mas assim, simplificando tudo, qual é a hora certa de usar os modos gregos ?
 
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Thiago0 Veterano | 
 # jan/10 · Editado por: Thiago0 
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  Andy TheCatSp Isso mesmo assim tenho mais liberdade na hora de improvissar ,fora que fica mais facil achar as notas no braço todo
  A unica correção é que eu estarei improvissando sobre o Campo harmonico de E,então se quiser posso caracterizar um determinado acorde como vc esta falando tipo a 6 no Dorico
 
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Minow Veterano | 
 # jan/10 
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  Andy TheCatSp qual é a hora certa de usar os modos gregos ?
  Quando você estiver com vontade...?
 
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Andy TheCatSp Veterano | 
 # jan/10 
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  Minow ok.
  Thiago0 entendi. valeu pela ajuda parceiro ;D
 
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Andy TheCatSp Veterano | 
 # jan/10 
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  alguem me ajuda ?
 
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Minow Veterano | 
 # jan/10 
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  Andy TheCatSp Qual a dúvida?
 
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Kyuss_Age Veterano | 
 # jan/10 
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  Todo solo que eu toco eu misturo pentas com modos na boa.
  Se colocar teoria na parada aí bagunça a minha cabeça. (rs)
 
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Andy TheCatSp Veterano | 
 # jan/10 
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  Minow aquela hora voce disse que as notas usadas sao as mesmas, o que muda é a harmonia. entao quer dizer que a mesma escala que uso no metal, tmb uso na bossa nova?
 
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Andy TheCatSp Veterano | 
 # jan/10 
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  Kyuss_Age mas que modos voce usa, e quando sabe a hora certa de usar tal modo ?
 
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Minow Veterano | 
 # jan/10 · Editado por: Minow 
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  Andy TheCatSp a mesma escala que uso no metal, tmb uso na bossa nova?
  Ué, por que não?
  quando sabe a hora certa de usar tal modo ?
  Cara, os modos são escalas, basta saber a formação dos acordes da harmonia e a formação dos modos pra saber aonde você pode usar qual escala ou modo. Vale lembrar que a escala maior e menor também são modos.
 
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Andy TheCatSp Veterano | 
 # jan/10 
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  Minow entendi valeu parcero ;D
 
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LeandroP Moderador | 
 # jan/10 
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  C#m7 - Eólio B9 - Mixolídio F#m - Dórico E - jônio
 
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MauricioBahia Moderador | 
 # jan/10 
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  LeandroP
  Quando crescer quero saber tanto quanto vc! :-) É sério!
  Abs
 
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Kyuss_Age Veterano | 
 # jan/10 
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  Andy TheCatSp
  Uso todos os modos. 
  Depois que eu sei o tom correto da música, me baseando pela penta que inicio o solo aplico os modos... é meio simples até mas não sei explicar.
 
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LeandroP Moderador | 
 # jan/10 
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  MauricioBahia
  Valeu!  Não sou uma referência muito boa não °.°
 
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mjcmello Veterano | 
 # jan/10 
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  Andy TheCatSp
  Vamos por partes:
  Na improvisação vc pode trabalhar de várias formas.
  1 - Usando pentatônicas - Este é o modo mais fácil pois evita algumas "notas problema". No caso que vc citou pode usar a penta maior de E ou sua relativa menor (C#m). Vc pode ficar o tempo todo nessa escala que vai dar certo.
  2 - Usando pentatônicas diferentes para cada acorde - vc analisa as notas que fazem parte do acorde e procura pentatônicas que vão utilizar aquelas notas. Ex: No F#m vc pode tocar a penta de F#m mesmo, pode usar a pentatônica Bm (analise a penta de Bm que vc vai ver que tem várias notas do acorde F#m)
 
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mjcmello Veterano | 
 # jan/10 
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  3 - Usando a escala do tom da música. No caso E maior ou qualquer escala dos seus modos derivados (F# dorico, G# frigio, A lidio, B mixolídio, C# eolio,  D# lócrio).
  4 - Usando o mesmo raciocínio usado no caso da pentatônica para cada acorde. Por exemplo no F#m poderíamos usar F# eólio, F# frígio ou F# dórico que são modos menores. Lembrando que cada modo tem um "colorido" próprio, sua percepção e gosto é que vão determinar quando usar cada uma. 
  Dá pra usar outras escalas também (escalas de tons inteiros, menor melódica, harmônica, dom-dim, etc). 
  Melhor que decorar isso tudo é aprender formação de acordes e campo harmônico (conforme dito acima) para que vc "entenda" tudo isso.
 
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