Autor |
Mensagem |
Renan24hGuitar Veterano |
# jan/10 · Editado por: Renan24hGuitar
Olá pessoal,boa noite. Tôu quase desistindo da guitarra de raiva mesmo.. Bom,vamos supor que eu to com um amigo e ele fica tocando guitarra no acorde de Sól (G),ai ele faz a base eu 'solo'.
Bem,a escala pentatonica maior é formada por: Primeiro,segunda,terceiro,quinto e sexto grau,ou seja.
Pentatonica de Sól (G) Sol Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Ré Mi
Bom agora vamo por essas 5 notas no braço da guitarra né? Ficaria assim..(eu acho)
E|-------------------------------| B|-------------------------------| G|------------------------------| D|------------------------------| A|----2(B)----5(D)--7(E)-----| E|-3(G)---5(A)----------------|
E tem um negócio de tom,tom,semitom,tom,som,semiton.. (sei lá) Isso ajuda montar a escala pentatonica?
Ai está minha dúvida,é isso mesmo? •Eu ja procurei no forum inteiro,o que eu achei ta tudo mal explicado.. •Quem puder ajudar,me ajude por favor..
Obrigado a todos![b][/b]
|
LeandroP Moderador |
# jan/10
· votar
Renan24hGuitar
A pentatônica é uma escala derivada da escala diatônica (aquela escala de 7 notas).
Bem, você vai encontrar nesta escala intervalos de tom e de um tom e meio, isso porque você "pula" algumas notas da escala diatônica.
Pense na pentatônica maior como sendo uma escala diatônica maior sem o IV° e o VII° grau.... Fica mais simples.
Ou então pense nas notas do acorde (T, 3 e 5) com mais dois intervalos: 2 e 6.
Boa sorte!
|
FLO7v Veterano |
# jan/10 · Editado por: FLO7v
· votar
Renan24hGuitar
vc irá usar o tom tom semitom.. apenas pra aplicar o shape da escala "horizontalmente" ou qlqr outra escala como por exemplo a dos modos gregos..
abç
|
# jan/10
· votar
Ainda não consigo entender,num conheço nenhuma escala e nada, to começando a aprender a teoria agora,alguém teria que me explicar com mais detalhes..
Mais valeu a ajuda de vocês,valeu mesmo! Alguém mais?
|
LeandroP Moderador |
# jan/10
· votar
Renan24hGuitar
Estude melhor os intervalos, que vai ser a sua unidade de medida pra muitos assuntos relacionados a harmonia.
A escala diatônica de Dó maior (a mais simples por não ter nenhum acidente - # ou b) é formada pelas notas:
C, D, E, F, G, A e B
A pentatônica desta escala subtrai os graus IVº e VII°, respectivamente as notas F e B, sendo:
C, D, E, G e A
Como você subtraiu duas notas, entre os graus III° e V° terá uma distância de 1 tom e meio, e entre os graus VI° e I° terá uma distância de 1 tom e meio também. Isso quebra aquela regrinha de T, ST (tom, semitom) da escala diatônica, com saltos maiores de intervalos.
Siga o meu conselho: estude muito bem os intervalos. É um assunto muito simples, mas que se não tiver bem esclarecido pode bloquear sua evolução em teoria e até mesmo prática ;)
|
mjcmello Veterano |
# jan/10
· votar
Renan24hGuitar
É por isso que o pessoal daqui do forum sempre recomenda arranjar um professor. Mas vamos lá:
Decora os shapes da pentatônica. No exemplo abaixo temos a pentatônica de C maior ou de A menor. Para outros tons é só subir e descer no braço.
http://4.bp.blogspot.com/_OX5m0XEpfYc/R7G9D6Ap37I/AAAAAAAAA8A/6JwxxYWf CtY/s1600-h/twin-guitar1.GIF
Foi retirado deste site:
http://riffsesolos.blogspot.com/2008/02/5-shapes-de-pentatnica-para-so uthern.html
|
paulinho pc Veterano |
# jan/10
· votar
Renan24hGuitar
Entendeu? Não? Aí vai...
1.° modelo pent "G" e----1-------3------------------------------------------- B----1-------3------------------------------------------- G--0---------3------------------------------------------- D--0---------3------------------------------------------- A----1-------3------------------------------------------- E----1-------3-------------------------------------------
2.° modelo pent "G" e---------3-------------6-------------------------------- B---------3-------------6-------------------------------- G---------3---------5------------------------------------ D---------3---------5----------------------------------- A---------3---------5-------------------------------- E---------3-------------6--------------------------------
3.° modelo pent "G" e---------------6-------8-------------------------------- B---------------6-------8-------------------------------- G------------5-------7---------------------------------- D------------5----------8-------------------------------- A------------5----------8-------------------------------- E--------------6--------8--------------------------------
A sequencia que vc se refere no primeiro post,é sobre a escala diatônica.A pentatônica tem mais dois modelos...mas com esses três já dá pra vc brincar bastante.Lembrando que a sequencia de notas,é só vc ir subindo os tons no braço da guita. Espero ter lhe ajudado. Abraços.
|
# jan/10
· votar
Agora eu entendi,valeu galera,seis são fodas! =D Vo lá tenta ver no que dá,boa noite povo!
|