Esquema para tirar de ouvido

    Autor Mensagem
    GuitarSlayer
    Veterano
    # jan/10


    Eai pessoal ! Eu toco nos cultos na minha igreja, muitas vezes sem cifra, o pesoal lá é tudo bom, conseguem tirar de ouvido sem cifra alguma (tecladistas).

    Meu professor falou que não é para levar as cifras por que é uma boa oportunidade para treinar o ouvido, ele me ensinou um esquema básico que parece que funciona. Ex : Descubro o tom da música, Digamos que ela está em G, á partir do G tenho uma sequência de 4 acordes, : G, A, B, C, D e então pega o 1º, o 4º e 5º acorde da sequência, com esses acordes, G, C, D posso tirar de ouvido uma música básica , está certo se eu fizer isso ?

    Marc Snow
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Nossa! Que técnica...bizarra!
    Cara, já fala onome "de ouvido". SE é "de ouvido", ESCUTE o que está sendo tocado, e toque. Não tem regra alguma.

    Metahler
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    cara, ouvido qualquer um consegue com o tempo, nao importa se vc começa a treina-lo agora ou depois, esse negocio de nao pega cifras ajuda em criar mais intimidade com a guitarra, descobrir o que vc pode fazer da guitarra, muito chamam isso de musicalidade, mas ajudar em ouvido, tanto faz com cifra ou sem cifra.
    (na minha opniao)

    Niandra Lades
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    sim sim... muitas musicas seguem esse ciclo de T - 4 - 5..
    mas é claro que isso é mto básico...
    vai funcionar mais para hinos, e tal.. musicas simples... (e olha lá)...

    Claro que disso vc vai partir para outros acordes...

    outra coisa que rola muito são as caídas de 5 - 4 - 3 - 6 - T
    ou com o 2 no lugar do 6...

    Abração!

    Marc Snow
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    E outra, a maioria das cifras e tabs que estão na net estão erradas, ou transcritas em regiões que o guitarrista que compôs a música não toca. Ou seja, treine e depois confie no seu ouvido.

    Vai chegar uma época em que voce vai perceber até em que corda e região do braço está sendo tocado.

    GuitarSlayer
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Niandra Lades

    é, mais é pra isso mesmo, hinos, é bem básico, só fica nessas coisas mesmo, é tipo, vc descobre o tom e COM O OUVIDO encaixe os acordes na música, masnão na sequência, muitas vezes a sequência é diferente.

    Tenho usado este método e parece ser bem eficiente e meu professor é muito bom, tanto que ele tem aula com o Mozart Mello..

    Se alguém souber outros métodos que ajudem a tirar de ouvido postem ai :D

    GuitarSlayer
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Marc Snow

    é, isso ai eu ja desenvolvi um pouco, já manjo das regiões mais graves ás agudas, em que corda que está sendo tocado..

    Niandra Lades
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    É bem por aí cara....
    vai fazendo isso... usando esses acidentes.. esses acordes.. que já já vc acompanha musicas sem nunca ter ouvido elas!

    Abração!

    DaniloReis
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Decora os campos harmônicos e problema resolvido :p Qualquer coisa olha pro baixista.

    djvini10
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Mais tipo quando você nunca pegou ela de ouvido ela esta sendo tocada na hora, tipos da harpa na igreja... tem como???

    D-R-D
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    GuitarSlayer
    Negocio eh ir treinando...nao tem essa de esquema...
    pegue umas musicas q vc gosta...coloka no som e tenta tirar elas de ouvido...
    =)
    Espero ter ajudado

    Niandra Lades
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    djvini10
    Aí vc precisa de um ouvido intuitivo... rsrs que "descobre" oq vai ser tocado antes de realmente ser tocado...
    é saber oq a musica "pede"...

    são outros 500.... teóricamente precisa de mais bagajem

    Lucas RX20
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    "tipo quando você nunca pegou ela de ouvido ela esta sendo tocada na hora, tipos da harpa na igreja"

    É isso que eu fico confuso, eu até aprendi o campo harmonico de C.D.E.F.G.A.B, onde é maior ou menor ou sustenido, mas na hora de tirar algo de ouvido, eu acho o tom, sabendo o tom eu fico atirando acorde pra tudo quanto é lado e nada, e quando eu posso pausar a musica e talz eu até acho os acordes mas é tentando cada acorde até a achar o certo, e as vezes fico na dúvida se é aquele mesmo, eu fico furioso tem gente que não fez metade das aulas que eu fiz e toca as músicas na igreja na hora sem nunca ter ouvido elas! eu perguntei pra um deles como eles fazem mas me disseram que vem do kra mesmo, ¬¬"
    alguém me explica como fazer isso por favor! ou como vc faz! POR FAVOR!!!

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Lucas RX20

    Cara, nem sei como te explicar... Acho que aprende com a prática. Você se acostuma a ouvir uma música e sentir quais notas ela "pede", mesmo que não conheça tal música.

    Lucas RX20
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ok, mas oq tu me recomenda a praticar?
    por exemplo ficar ouvindo as musicas aleatoriamente e buscando os acordes?

    muito obrigado!

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Lucas RX20

    Talvez.... Eu toco há algum tempo e nunca parei pra fazer isso aleatoriamente. Antes das cifras via internet, eu tinha que sentar com o violão, ouvir as músicas e tentar tirar os acordes. Antes eu fazia aleatoriamente, depois com a prática, acostumei a perceber melhor e sacar a sonoridade de cada acorde.

    _rockcity
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: _rockcity
    · votar


    Lucas RX20

    Vou te dizer cara... Fica tranquilo. Eu já toquei na Igreja uma vez, e sei bem como é.
    Uma boa dica que eu te dou é você tirar a música não com acordes e sim com notas. É bem promissor. Você também pode usar power chords, as notas com 5, (exp: G5, C5, D5) sempre tendo em mente o campo harmônico. Conheça a melodia, repita ela na sua mente, e o mais importante, não se preocupe. Vá tirando algumas músicas com seu professor, e chegando em casa o faça sozinho. A prática o conduzirá a perfeição.
    É isso ai, boa sorte.

    vintagentleman
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Apesar de iniciante, com um ano e meio de prática, já tirei algumas músicas simples de ouvido, em relação aos acordes tocados. Às vezes só de ouvir uma vez já tenho alguma noção de que acordes tocar, desde que sejam dos mais comuns, como um ré ou um sol, por exemplo. Com a prática parece que vai ficando mais intuitivo, como já disseram, e eu acredito que qualquer desses antigões do fórum possa fazer isso com naturalidade e rapidamente.
    O que não tenho muita paciência é de ficar copiando solo de ouvido, apesar de um amigo músico ter me dito que é ótimo exercício. Às vezes faço uns improvisos ainda toscos na escala certa e é engraçado como eu conheço a escala e não fico pensando nela na hora de tocar. Mesmo tocando em várias áreas do braço, na maior parte do tempo saem as notas que compõem a escala, salvo alguns erros. Notei que isso também fica intuitivo, daí a importância de praticar os shapes em vários locais do braço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Esquema para tirar de ouvido