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steve não vai Veterano |
# jan/10
Strateiros de plantão, gostaria da opinião de vcs, faz tempo que eu me pergunto isso:
Por que será que algumas empresas principalmente a Fender faz os captadores singles com os polos staggered, principalmente a Fender em quase todos os modelos da marca.
Os polos da 3ª e 4ª cordas ficam lá em cima enquanto os da 1ª e 2ª cordas ficam lá embaixo, daí acontece o seguinte:
se tentar aproximar os captadores das cordas por causa da 1º e 2º polo ser bem mais baixo acontece que o 3º e 4º polo se aproxima muito das cordas causando o indesejável entonação por causa da força dos ímãs. Se afastar os caps das cordas pra atenuar essa atração do ímã causado pelos 3º e 4º polos, daí o 1º e 2º polo fica muito distante das cordas ficando com o volume das notas um pouco baixo...caramba parece que não tem solução isso!!! Dá vontade até de cerrar o 3º e 4º polos pra igualar aos demais rsrsrs brincadeirinha, não vou fazer isso).
Pergunto: Não seria bem mais fácil se fabricassem os caps com os pólos todos na mesma altura? Ou pelo menos acompanhando o raio de curvatura da escala?
Stratomaníacos, poderiam me dizer porque eles fabricam esses caps assim? Alguém aí passa ou já passou por esse mesmo problema que eu?
Obs: instalei na minha Strato um trio de Fender Texas Special que tem os polos staggered.
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Tetanossauro Rex Veterano |
# jan/10
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steve não vai Fabricam os caps assim porque é assim que Leo Fender fez.
Isso de os 4 ultimos polos serem mais altos é devido às quatro últimas cordas serem enroladas, e vibrarem menos (na época a corda sol também era enrolada), e essa foi a solução para ter menos diferença de volume
No mais, vários fabricantes de captadores fabricam caps não staggered.
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Symptom Veterano |
# jan/10
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Tetanossauro Rex No mais, vários fabricantes de captadores fabricam caps não staggered.
Inclusive a Fender...
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steve não vai Veterano |
# jan/10
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Tetanossauro Rex Isso de os 4 ultimos polos serem mais altos é devido às quatro últimas cordas serem enroladas, e vibrarem menos (na época a corda sol também era enrolada), e essa foi a solução para ter menos diferença de volume
Sim, mas há vários anos a 3ª corda é desencapada na maioria dos encordoamentos principalmente se são cordas para strato, não justifica eles continuarem fabricando caps com o polo da 3ª corda mais alto do que todos.
Symptom No mais, vários fabricantes de captadores fabricam caps não staggered.
Inclusive a Fender...
Sim, mas por exemplo se quero um trio de Fender Texas Special, Fender 69, Fender 57/62 etc... Não tenho como optar se quero eles staggered ou normais. Só existem eles staggered.
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Symptom Veterano |
# jan/10
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steve não vai
Sim, mas isso porque eles são vintage e na época que foram criados era assim.
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Zedin Veterano |
# jan/10
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Eu tenho um SD Vintage Staggered com os pólos lixados. As alturas ficaram iguais. Pra quem curte single recomedo ;)
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Ant-- Veterano |
# jan/10
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steve não vai Os polos da 3ª e 4ª cordas ficam lá em cima enquanto os da 1ª e 2ª cordas ficam lá embaixo, daí acontece o seguinte:
Não é bem assim. Cada polo é ajustado para uma corda específica de maneira que o som fique mais balanceado. A corda SI, por exemplo, tende a produzir um som mais alto. Por isso em captadores estagiados o polo da SI é bem baixo, muitas vezes abaixo do nível da capinha.
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steve não vai Veterano |
# jan/10
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Zedin
Foi vc mesmo quem lixou os polos ou mandou fazer num luthier? Como foi feito o lixamento?
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Ismah Veterano |
# mai/16
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Eu gosto de sons vintage, mas gosto de recursos também. Comprei os Malagoli S2 mid e neck, a tempos atrás, que tem os pinos/polos de parafusos allen.
O mid foi plug'n'play, mas o neck não me agradava. Percebi recentemente que o mid é levemente estagiado, coisa de menos de milímetro, mas é. Me encarnei em mexer nisso no neck, e consegui resultados absurdos. 1/8 de volta trás a tona nuances incríveis.
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